Commons:Categorias

From Wikimedia Commons, the free media repository
Jump to: navigation, search
A página de projecto Categorias noutras línguas:

Alemannisch |català |čeština |Deutsch |English |español |français |magyar |italiano |日本語 |Nederlands |tgpolski |português |română |русский |svenska |

Uma categoria é uma característica do software MediaWiki, uma página que pretende reunir páginas e mídia relacionados entre si. Na prática, implica que um único assunto seja associado a uma dada categoria. O nome da categoria deve ser suficientemente claro para deixar perceber o assunto, embora possa ser adicionado algum texto para a definir de forma mais precisa.

Categorias no Wikimedia Commons[edit]

A estrutura da categorização é o modo principal de organizar e encontrar ficheiros no Commons. É essencial que qualquer ficheiro possa ser encontrado ao navegar pela estrutura de categorias. Para permitir que tal aconteça, cada ficheiro deve ser colocado directamente numa categoria e/ou numa galeria que esteja categorizada. Cada categoria deverá estar ela própria em categorias mais gerais, formando uma estrutura hierárquica.

Categorias e/ou galerias?[edit]

Note o "e/ou" acima. Alguns usuários são de opinião que quando uma imagem se encontra numa galeria, é suficiente categorizar essa galeria. Outros acreditam que cada imagem deve ser também categorizada. O consenso neste ponto, determinado nesta votação, é que ambos os sistemas são igualmente válidos e devem ser utilizados. Não remova categorias só porque a imagem se encontra numa galeria categorizada. Espera-se que no futuro, o software seja capaz de fundir as funcionalidades de galerias e categorias num só sistema. As ferramentas automáticas para procura de imagens necessitam de categorias e galerias para efectuarem a busca.

Estrutura de categorização no Wikimedia Commons[edit]

Não crie ligações como esta seta vermelha!

A estrutura de categorização é (idealmente) multi-hierárquica, contendo apenas uma única categoria-raiz, Category:CommonsRoot. Todas as categorias (excepto CommonsRoot) devem encontrar-se incluídas em pelo menos uma categoria, e não devem existir ciclos (isto é, uma categoria não deve conter-se a si própria, directa ou indirectamente). A estrutura das categoria deve reflectir uma hierarquia de conceitos, do mais genérico ao mais específico.

Para mais detalhes, veja também Meta:Help:Category#Category structure.

Categorias principais[edit]

As categorias de topo (as contidas directamente em CommonsRoot) dividem a estrutura de categorização de acordo com o seu propósito:

  • Category:Commons – Esta categoria é a raiz comum global de categorização de páginas de manutenção e de projecto e ajuda (Commons:- e Help:-), exceptuando-se os ficheiros mídia. As páginas traduzidas devem ser categorizadas sob cada categoria da língua correspondente, no molde "Category:Commons-CÓDIGO DE LÍNGUAS ISO". A estrutura disposta em Category:Commons-en serve de exemplo para a categorização noutras línguas.
Existe uma subcategoria Category:Commons maintenance content que serve pata a manutenção especial de conteúdos comuns globais do Wikimedia Commons e que não é traduzida. TODOS os ficheiros multimédia deverão encontrar-se categorizados sob as seguintes quatro categorias, mas APENAS ficheiros com problemas e em necessidade de serem avaliados deverão encontra-se também na subcategoria Category:Commons maintenance content.
  • Category:Image sources – Esta categoria é a categoria raiz comum global de ficheiros media, categorizados pela FONTE, ou seja, de onde provêm (livros, colecções, sites, etc).
  • Category:Copyright statuses - Esta categoria é a categoria raiz comum global de ficheiros media, categorizados pela LICENÇA. TODOS os ficheiros devem estar categorizados nesta categoria com uma predefinição adequada de licença.
  • Category:Media types - Esta categoria é a categoria raiz comum global de ficheiros media, categorizados pelo TIPO DE MEDIA. Note por favor que por vezes a categorização é omitida para imagens, já que estas constituem a vasta maioria dos ficheiros do Commons.
  • Category:Topics - Esta categoria é a categoria raiz comum global de ficheiros media, categorizados pelo TÓPICO. TODOS os ficheiros devem estar categorizados nesta categoria para ajudar outros a encontrá-los procurando por tópico.
  • Category:User – serve para categorias que contenham usuários do Commons, divididos por tópicos como, por exemplo, a língua que falam. Também contém a Category:User galleries, que serve para galerias específicas de usuários (isto é, que não se encaixam num tópico).

Como utilizar categorias[edit]

Você deve colocar sempre os ficheiros que carrega em categorias e/ou galerias de acordo com o tópico, de modo a que as suas contribuições possam ser encontradas e utilizadas por terceiros.

É raramente necessário criar uma nova categoria (veja no entanto uma excepção em Pessoas, abaixo). Antes de criar uma categoria, assegure-se de que se encontra familiarizado com a estrutura de categorização e com os costumes e políticas do Commons. Por favor verifique se existe um esquema de categorização ou um projecto relacionado com o seu tópico e siga as convenções descritas nessas páginas.

Por favor, providencie o máximo possível de informação com o ficheiro que carrega – veja a predefinição Information para sugestões do que deverá incluir. Você tem também de providenciar informação sobre a licança do material que carregar – veja Commons:Licenciamento para mais detalhes. Veja Commons:Critérios para inclusão para informação sobre que tipo de media é adequado carregar no Commons.

Nome da categoria[edit]

Os nomes das categorias devem ser em Inglês (exceptuando-se organismos vivos, para os quais deve ser utilizado o nome científico em Latim). Os nomes de categorias referentes a objectos ou grupos de pessoas devem geralmente encontra-se no plural: Category:Tools, Category:Artists, Category:Lakes, etc., em contraste com Category:History (História), Category:Weather (Meteorologia), Category:Music (Música). Ver também Commons:Naming categories para mais informação.

Ainda não temos internacionalização dos nomes de categorias, mas este problema deverá ser resolvido com futuras mudanças apropriadas ao software MediaWiki (ver bugzilla:5638). A criação de estruturas entrelaçadas de categorias em diferentes línguas só pioraria o problema.

Para uma discussão geral da categorização feita pelo MediaWiki, por favor veja o m:Help:Categories|manual sobre categorias]].

Categorização de páginas[edit]

Para adicionar uma página (seja ela uma imagem, uma galeria ou uma categoria) a uma categoria, adicione o seguinte código no fim da página:

[[Category:Nome da categoria]]

Por exemplo, se você carregar um diagrama mostrando órbitas de cometas, você poderia acrescentar o seguinte à página de descrição da imagem:

[[Category:Astronomy diagrams]]
[[Category:Comets]]

Isto fará com que o diagrama apareça nas categorias Astronomy diagrams (diagramas de astronomia) e Comets (cometas).

Para infomação sobre como encontrar boas categorias para os seus ficheiros e galerias, por favor leia a secção Categorizando os seus ficheiros abaixo.

Criando uma nova categoria[edit]

Para criar uma nova categoria:

  1. Adicione primeiro a ligação à categoria numa página, tal como descrito acima ([[Category:...]]).
  2. Siga então a ligação (a vermelho) para essa categoria, clicando no link – você pode agora editar a página da categoria, como qualquer outra página wiki.
  3. Uma página de categoria deve conter a seguinte informação (por ordem de importância):
    • Ligações a categorias que a coloquem numa ou mais categorias de hierarquia superior;
    • Um texto descritivo curto que explica o que deve encontrar-se na categoria. O Inglês é a língua preferida, mas outras línguas podem ser acrescentadas (com a predefinição {{pt|...}} para descrição em Português, {{en|...}} para descrição em Inglês, etc, tal como listado em Commons:Predefinições para galerias).
    • Ligações interwiki para categorias ou páginas sobre o mesmo tópico em Wikipédias (isto é, interwikis [[pt:...]] para a página na Wikipédia lusófona, [[en:...]] para a página na Wikipédia anglófona, etc.).

Renomeando ou movendo categorias[edit]

Por favor, veja Commons:Rename a category.

Para categorização mais apropriada[edit]

As páginas (incluindo páginas de categorias) são categorizadas de acordo com o seu assunto e não o seu conteúdo, por o conteúdo não ser, em geral, uma característica permanente de uma categoria; em particular, você poderá encontrar momentaneamente conteúdo inadequado numa página de categoria.

Por exemplo: Imagine que a categoria Category:Spheres (esferas) contém apenas imagens de bolas de cristal. Você não deve adicionar Category:Glass (vidro) a essa categoria, de acordo com o conteúdo actual, pois você pode ter esferas feitas de diversos materiais. Normalmente, uma imagem mostrando um objecto de vidro deverá estar categorizada em Category:Glass (ou numa subcategoria desta). Por isso, se a categoria Category:Spheres está cheia de imagens de bolas de cristal, então será melhor ideia criar uma nova categoria, tal como "Category:Glass spheres" (esferas de vidro) ou "Category:Crystal balls" (bolas de cristal), categorizada em Category:Spheres e Category:Glass.

Em geral, os ficheiros devem encontrar-se apenas na categoria mais específica que existe para um determinado tópico. Por exemplo, ficheiros na categoria Category:Paris não devem estar também na categoria Category:France (França) (ver sobre-categorização abaixo). Se você não encontrar uma categoria que sirva o seu interesse, você pode criá-la – mas por favor leia cuidadosamente a secção Utilizando categorias.

Isto não significa que uma imagem pertença a apenas uma categoria; significa apenas que as imagens não deverão encontrar-se em categorias redundantes ou não específicas. Por exemplo, uma imagem de um urso polar sendo salvo de um icebergue com um helicóptero deve estar em Category:Ursus maritimus, Category:Icebergs, Category:Helicopters (helicópteros) e Category:Search and Rescue (Procura e salvamento). Não deve estar, porém, na categoria Category:Ursidae ou na Category:Aircraft (transportes aéreos).

Dicas de categorização[edit]

As categorias (ou galerias) que você escolhe para os seus uploads devem responder a pelo menos uma das seguintes questões:

  • O quê? / Quem?: O que ou quem é representado no ficheiro? Por exemplo, Category:Houses (casas) ou Category:Jimmy Wales.
  • Onde?: Onde foi feita a imagem? Isto é, obviamente, especialmente importante para imagens de lugares. Por exemplo, Category:Saxony (Saxónia).
  • Quando?: Deve ser providenciado algum contexto histórico, se relevante. Um exemplo seria Category:World War II (Segunda Guerra Mundial).
  • Como?: Deve ser dada alguma informação sobre o tipo de ficheiro, tal como Category:Audio.
  • De quem?: Se o artista é bem conhecido, como Category:Rembrandt, faz sentido categorizar por artista; você pode também utilizar páginas do domínio Creator ("Criador") como moldes para conseguir esta divisão. Veja Commons:Creator para mais detalhes.

Encontrar uma categoria adequada[edit]

Para encontrar categorias adequadas para os seus uploads, você pode navegar a estrutura de categorias, começando numa categoria genérica. Estreite a sua busca a subcategorias até encontrar a categoria mais específica adequada ao seu ficheiro. Você pode navegar pela estrutura de categorias seguindo ligações para subcategorias, ou expandindo a árvore de categorias clicando nos símbolos + que aparecem junto dos nomes de subcategorias. A secção sobre estrutura de categorias, mais abaixo, fornece um ponto de partida e a secção como categorizar: guia por tópico faz a cobertura de mais tópicos. Você pode também tentar a ferramenta CommonSense, feita para ajudar na categorização baseando-se nalgumas palavras-chave.

Sobre-categorização[edit]

A sobre-categorização acontece quando uma imagem é colocada em diversas categorias que pertencem à mesma árvore de categorias. A regra geral é colocar sempre uma imagem nas categorias mais específicas e não nos níveis acima destas. Um exemplo:

vamos assumir que esferas amarelas são esferas de cor amarela. Podemos pensar numa categoria Category:Yellow spheres (esferas amarelas) e Category:Spheres (esferas). A imagem a ser categorizada mostra berlindes amarelos. Nós categorizamos o ficheiro em Category:Yellow spheres. Agora, se categorizarmos a imagem em Category:Spheres, isto é sobre-categorização, porque já sabemos que os berlindes amarelos são esferas. Isto aplica-se à maioria das imagens; tal como mencionado acima, ficheiros na categoria Category:Paris não devem estar também na categoria Category:France (França), ficheiros em Category:Albert Einstein não devem estar em Category:Physicists from Germany (Físicos da Alemanha), etc.

Porque a sobre-categorização é um problema[edit]

É muitas vezes assumido que quanto mais categorias uma imagem tiver, mais simples será de a encontrar. Outro exemplo: usando esta lógica, toda a imagem mostrando um homem deveria estar na categoria Category:Men (homens), porque mesmo que não se saiba mais nada sobre essa pessoa a não ser que é um homem, ainda assim será possível encontrá-la. O resultado é o preenchimento da categoria superior, tornando-se necessário percorrer centenas (neste caso até, provavelmente milhares) de imagens até encontrar a que você deseja. Provavelmente você não encontrará o que quer; além disso, aqueles que procuram uma imagem genérica de um homem, para ilustrar artigos como pt:Homem, encontrar-se-ão perdidos no meio de imagens de estrelas de cinema, cientistas e políticos.

Em níveis inferiores, o problema é menor, já que o número de imagens será também menor – podem ainda ser centenas de ficheiros, no entanto. Sobra no entanto ainda um problema que pode ser ilustrado com um exemplo: Sabendo que Einstein é um físico, poderemos procurá-lo na categoria Category:Physicists, onde encontramos uma imagem entre centenas. Como havia aí uma imagem, contentamo-nos com isso e não procuramos mais, em vez de verificarmos a categoria Category:Physicists from Germany, que levaria a encontrar a Category:Albert Einstein, onde potencialmente existirá uma imagem melhor. Assim, a sobre-categorização provocou dois problemas: a categoria de topo está cheia e os usuários não procuram uma categoria mais relevante, por terem chegado a uma que contém uma imagem de interesse.

A categorização inadequada de categorias causa sobre-categorização[edit]

Por muito estranho que possa soar, um défice de categorização pode levar a uma sobre-categorização. Isto acontece quando uma categoria não se encontra devidamente categorizada, levando os usuários a sobre-categorizar uma imagem para a incluir nas categorias relevantes. Por exemplo: a categoria Category:Eivør Pálsdóttir encontrava-se categorizada apenas em Category:People by alphabet (Pessoas por alfabeto). Por isso, se adicionarmos à imagem a categoria Category:People of the Faroe Islands (Pessoas das Ilhas Faroe) e Category:Vocalists (Vocalistas) por sabermos quem ela é, estaremos a adicionar inutilmente a imagem a categorias de topo, causando sobre-categorização. A Category:Eivør Pálsdóttir deveria estar ela própria nestas duas categorias.

Um problema relacionado: a categoria Category:Notting Hill encontrou-se por mais de um mês na Category:London (Londres). Ao adicionar uma imagem, seria tentador adicionar à categoria Category:Kensington and Chelsea, que é onde se encontra Notting Hill. Em vez disto, cada imagem deve estar nas categorias mais específicas possível e estas também devem estar nas categorias mais específicas possível.

Quando encontrar esta situação, por favor recategorize as categorias de forma adequada, se souber fazê-lo. Isso ajuda não só a evitar sobre-categorização, como também facilita a navegação pela árvore de categorias.

Como categorizar: guia por tópico[edit]

Para algumas categorias, existem guias específicos de como distribuir melhor o conteúdo dentro de dentro dessas categorias. Alguns desses guias encontram-se nesta secção. Existe também, por vezes, instruções no topo da página da categoria, no domínio Category. Assim, por exemplo, algumas instruções para categorizar pessoas encontram-se no topo de Category:People e algumas na secção Pessoas abaixo.

Pessoas[edit]

O conteúdo mostrando pessoas pode ser colocado em categorias e/ou galerias que as descrevam, tais como Category:Economists from the United States (Economistas dos Estados Unidos). Comece por explorar Category:People.

Poderá não existir muito conteúdo de algumas pessoas notáveis, ou alguns nomes não muito conhecidos, fazendo com que haja a necessidade de criar uma categoria ou uma galeria usando o seu nome, tal como Category:Albert Einstein (este é um caso em que você poderá criar frequentemente categorias, isto é, de cada vez que carrega uma imagem de uma pessoa notável). Utilize nomes comuns e ortografia em Inglês para a categoria ou galeria; é uma pena sermos forçados a utilizar o Inglês para todos os nomes do mundo, mas, como já notado acima, a utilização de categorias em Inglês no Commons é feita por uma questão de limitação técnica.

Assim que exista uma categoria ou galeria com o nome de uma pessoa, então todas as categorias que descrevam essa pessoa são aplicáveis a todas as imagens dessa pessoa. Tais categorias devem por isso ser aplicadas à categoria ou galeria da pessoa e não a imagens individuais dessa pessoa. cada imagem deverá ter uma ligação à categoria ou galeria de cada pessoa representada e possivelmente categorias que distingam uma imagem de determinada pessoa de outras imagens semelhantes.

Todas as categorias e galerias com o nome de uma pessoa devem estar incluídas na categoria category:People by alphabet (pessoas por alfabeto) e distribuídas de acordo com o seu nome de família: [[Category:People by alphabet|Nome de família, nome próprio]]. Não categorize, no entanto, imagens dentro desta categoria! Existem tantas imagens de pessoas notáveis que a sua inclusão directa iria sobrecarregar a categoria. A limitação da categoria Category:People by alphabet a páginas de categorias e galerias reduz significativamente o número de entradas.

Ver também[edit]