Commons:Esplanada/Arquivo6

From Wikimedia Commons, the free media repository
Jump to navigation Jump to search

Transição de licença

Acabo de traduzir o MediaWiki:Copyrightwarning/pt, o aviso que aparece por baixo da caixa de edição avisando dos termos de licenciamento das contribuições. Agora, em vez de se referir à GFDL, indica proeminentemente a CC-BY-SA, de acordo com a atualização de licenciamento dos projetos Wikimedia. Por favor verifiquem o texto e corrijam se algo estiver errado.

PS - também atualizei o layout com o formato base que está agora a ser usado. Acho que ficou mais bonitinho :) --Waldir talk 20:48, 16 June 2009 (UTC)

Tem que alterar na Wikipedia PT.Hyju (talk) 01:35, 19 June 2009 (UTC)

Acervo Jornal Última Hora

Gostaria de saber: o acervo do extinto Jornal Última Hora (digitalizado pelo Arquivo Público de São Paulo) pode ser incluído no Wikimedia Commons?

Sorocabano 32 (talk) 19:02, 18 June 2009 (UTC)

Se o autor da obra já tiver morrido a 70 ano tudo bem, se não então não se pode incluir no Wikimedia Commons. Mas neste caso pergunte a eles qual é a licença que este acervo tem.--Econt (talk) 01:58, 19 June 2009 (UTC)

Direitos de imagens

Olá a todos, e como sou novo por aqui, tenho várias dúvidas sobre direitos de propriedade de imagens, que gostaria de ver de resolver antes para evitar problemas futuros:
Uma foto de uma paisagem tirada por mim poderia ser carregada mo Commons? Como eu provaria que ela é minha para não ser apagada?
E uma foto tirada por mim de outras pessoas? Poderia ser livremente carregada ou teria que pedir permissão aos fotografados?
No caso acima, se o fotografado for uma celebridade, uma pessoa da mídia, ou um político como o governador de um estado ou o presidente da república?
E fotos de uma pessoa já falecida?
Uma foto feita por mim de uma obra de arte: por exemplo uma estátua numa praça pública ou de um quadro numa exposição, deverá ter autorização do escultor ou do pintor das obras?
Se para a Wikipedia lusófona é vedado fair use, impossibilitando que imagens de personagens de HQ's sejam carregadas, outros personagens como Drácula e Hércules que estão em domínio público (pelo que sei) podem ter suas imagens carregadas sem dor na consciência?
Muito obrigado e até logo.--Rodmarq72 (talk) 19:44, 18 June 2009 (UTC)

Leia Commons:Licenciamento e Commons:Obra derivada --Econt (talk) 02:06, 19 June 2009 (UTC)

A maioria das fotos tiradas hoje em dia são em câmera digitais e todas possuem metadados (metadata ou exif) que mostra a configuração da câmara. Isso pode provar que a câmara é de uma tal pessoa pois os metadados não são iguais. Porém se um usuário carrega várias imagens alegando que são suas e possuem metadados diferentes provavelmente as fotos não são dele, já que as câmeras são caras, a não ser que ele seja fotografo. Mas geralmente não há problema algum, só se encontrarem a mesma foto que vc carregou aqui alegando que é sua, mas ela puder ser encontrada em outro local sendo alegado o copyright por outra pessoa.
Fotos de paisagens geralmente são permitidas dependendo do local, Brasil e Portugal não tem problema algum, mas Noruega entre outros pode haver. Ver Commons:Freedom of panorama.
Quando se tira foto de alguém é presumido que a pessoa deixou tirar a foto então vc tem o direito da imagem, mas não tem o direito de zoar a cara da pessoa. Se é uma pessoa que vc tirou foto por aí em um lugar público tb não há problema já que o lugar é público e se for um artista que é uma pessoa pública muito menos. Mas se a foto for de uma situação embaraçosa é necessário que o rosto da pessoa seja censurado para denegrir sua imagem.
Fotos de pessoas falecidas há 70 anos estão em domínio público e podem ser usadas sem problemas (alguns países como China e Japão são 50 anos). Do contrário é necessário ter permissão do detentor da foto para poder usá-la.
No Brasil e em Portugal não há problema tirar foto de uma escultura e qualquer obra de arte que esteja em local público. Para saber sobre outros países ver Commons:Freedom of panorama.
Sim e não! POr exemplo, vc não pode usar imagens do Hércules da Disney mesmo o personagem em si estando em domínio público, opis a idéia de caracterização dele é original. Porém, vc pode desenhar o Hércules da forma que vc imaginava ele ser. Mizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (talk) 14:20, 19 June 2009 (UTC)


Plágio

Como denúnciar plágios no Commons?Hyju (talk) 01:46, 19 June 2009 (UTC)

Veja Commons:Deletion policy, você deve estar falando disso {{copyvio|source or reason}}.--Econt (talk) 01:48, 19 June 2009 (UTC)

Você pode usar as tags {{Copyvio}} e {{Speedydelete}}. Para facilitar seu trabalho vc pode libera-las automaticamente nas suas preferências, gadgets, maintenance tools e selecionar quick delete. Aparecerá várias opções de modos de deleção no canto esquerdo da sua tela na caixa ferramentas quando vc acessar a página de algum arquivo. Mizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (talk) 14:20, 19 June 2009 (UTC)

Creative Commons Public Domain e Zero

Por que a Creative Commons Public Domain (http://creativecommons.org/licenses/publicdomain/deed.pt) não é aceita no Brasil? e a Licença Zero (http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/)?existe alguma mídia no Commons usa alguma dessas licenças?Hyju (talk) 13:51, 19 June 2009 (UTC)

Eu li ambas as licenças e não vi ali onde diz que ela não pode ser usada no Brasil. Mizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (talk) 14:20, 19 June 2009 (UTC)

numa versão anterior do texto em português diz: "Aviso Importante "A dedicação ao Domínio Público não se aplica à jurisdição brasileira. Esta modalidade aplica-se, por exemplo, se sua obra estiver submetida ao direito dos Estados Unidos da América do Norte. Se sua obra for regida pelo direito brasileiro, a opção "Domínio Público" não produzirá quaisquer efeitos jurídicos sobre sua obra. Para o Brasil, você pode utilizar qualquer outra licença do Creative Commons, que são perfeitamente válidas e eficazes no ordenamento jurídico brasileiro." Você pode ver essas licenças na página http://creativecommons.org/license/?lang=pt"

http://web.archive.org/web/20071026152603/http://creativecommons.org/licenses/publicdomain/deed.pt utilizei o site Web Archive http://www.archive.org/index.phpHyju (talk) 14:35, 19 June 2009 (UTC)

Usuário postando logotipos de novelas da TV Globo

http://commons.wikimedia.org/w/index.php?title=User:General_Pehhers Hyju (talk) 02:49, 22 June 2009 (UTC)

Imagem do dia? imagem do Ano?

Como pode uma imagem concorrer a imagem do Ano? ou imagem do dia? Qualquer ficheiro carregado no Commons pode ser o escolhido?--Edviges (talk) 19:01, 23 June 2009 (UTC)

Primeiro tem que ser aprovada em Commons:Featured picture candidates, depois é só achar um local vazia em imagem do dia e colocar.--Econt (talk) 01:12, 24 June 2009 (UTC)

Dúvida na licença

Olá pessoal! Eu fiz uma imagem a partir de três que já existem aqui: Mittelamerika-Pos.png, CentralAmericaLocation.svg e Caribe-Político.svg. Cada imagem tem uma licança diferente: {{PD-ineligible}}; {{License migration announcement}}, {{GFDL}} e {{Cc-by-sa-3.0}}; {{PD}}. Eu carrego a imagem que eu fiz com que licença??? Łυαη fala! 23:03, 18 June 2009 (UTC)

Eu diria que a GFDL, por ser a mais "restritiva" (penso que exige que derivados sejam publicados também em GFDL). Já o share alike do creative commons é precisamente isso: partilhar numa licença "alike" -- não necessariamente a mesma, mas equivalente. Ou também há a possibilidade de duplo licenciamento, mas disso já não tenho tanta certeza. Espero ter ajudado... --Waldir talk 23:28, 18 June 2009 (UTC)

O certo seria colocar todas a licenças usadas em cada imagem e na descrição um link para as imagens de onde ela se derivou. Mizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (talk) 14:20, 19 June 2009 (UTC)

Obrigado pelas respostas. Eu já ia fazer a ligação para as imagens usadas, só faltava a parte da licença, msm. Se eu botar todas as licenças, isso inclui a PD? Mesmo ela abrigando um aviso que pede uma outra licança mais específica? Łυαη fala! 20:20, 27 June 2009 (UTC)

Deletar imagens

Por favor deletem as imagens que eu coloquei nesse site, pois li algumas regras e vi que infrigi elas. pois as imagens que eu coloquei não fui eu que fiz. — Preceding unsigned comment added by Pucnaccelli (talk • contribs) 19:32, 22 June 2009 (UTC)

✓ Done, muito honesto, obrigado. --Martin H. (talk) 20:57, 26 June 2009 (UTC)

Imagem Fair Use

File:Queen & David Bowie - Under Pressure.jpeg, já coloquei a predefinição Fair Use e sempre tiram.Hyju (talk) 01:35, 30 June 2009 (UTC)

Não a marque novamente, cara. A imagem é sim capa de um CD, mas a capa não se encontra no limiar de originalidade por ter apenas fontes e coloração simples. E por isso não é violação do autor e nem fair use. Qualquer capa de disco e livro que for simples o suficiente pode ser carregado aqui sem problemas. Mizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (talk) 03:07, 30 June 2009 (UTC)

fotos na pagina UTFPR-CP

Prezados, elaborei a pagina wiki da UTFPR-CP e adicionei imagens da UTFPR-CP. Tenho autorizacao para colocar as imagens no wiki porem um usuario excluiu-as informando "suspeita de quebra de copyright". Sabe me dizer como faco pra evitar que as imagens sejam excluidas indevidamente do commons? Na verdade, percebi que as fotos que eu mesmo tirei com minha propria maquina fotografica de lugares publicos foram tambem excluidas de outras paginas que eu estava ajudando a promover, por exemplo dos municipios "Cornelio Procopio-PR" e "Santa Mariana-PR". Solicito a gentileza de me orientar sobre como evitar que outras pessoas excluam indevidamente as imagens que carrego no commons. Agradeco a orientacao. (Nvargaspicapau (talk) 17:24, 2 July 2009 (UTC))

Você não pode carregar imagens de outrem sem provar que tens realmente permissão para usá-las. O único jeito é pedindo para os detentores das imagens lhe enviar um email especificando a permissão e vc reenviar esse email para o endereço do [[:Commons:OTRS/pt|OTRS}] que é; permissions-commons-pt@wikimedia.org. Aí vc entra as carrega normalmente no Commons colocando a tag {{OTRS pending}} junto com a licença escolhida pelos detentores das imagens em contato com algum voluntário do OTRS para confirmar a permissão. Sobre suas outras fotos elas devem ter sido marcadas pq assumiram má-fé da sua parte já que vc tinha carregado fotos alheias sem a confirmação do OTRS. Mas vc pode pedir para trazê-las de volta em Commons:Undeletion requests/Current requests e explicar que as fotos eram realmente suas. Mizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (talk) 22:29, 2 July 2009 (UTC)

Minha conta já existe

eu sou o Quark da pt wiki e acabo de me registrar. deu td certo, só que descobri rapidamente que meu nome de usuário já existia só que foi renomeado. dá pra arrumar? acho que sim, só tirar o redirect pro User:Pierre-Emmanuel_Malissin e usar a conta, né? aguardo resposta.--Quark (talk) 15:17, 3 July 2009 (UTC)

ninguém respondeu então eu já começei a usar a conta. upei um ficheiro [1] e retirei o redirect da minha talk page. vou usar a conta até alguém dizer - e explicar pq - que não pode.--Quark 14:22, 4 July 2009 (UTC)

Oi Quark. Eu não entendo nada disso. Mas a PatríciaR que é burocrata pode sanar sua vida e ajudá-lo se houver alguma complicação. Mizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (talk) 19:22, 4 July 2009 (UTC)

Vaidade

Daria para algum administrador eliminar isto? Daqui a pouco aparecerão fotografias de famílias, festas de aniversário, etc... Angeloleithold (talk) 18:16, 8 July 2009 (UTC)

  • A mulher na foto é a arquiteta e artista plástica que criou esta obra, então se ela e a obra tiverem relevancia está tudo OK.--Econt (talk) 22:01, 8 July 2009 (UTC)
Sou nascido e criado em Curitiba, trabalho em importante centro universitário... nunca ouvi falar dela... estranho... Mas aceito sua palavra. Obrigado.Angeloleithold (talk) 14:43, 13 July 2009 (UTC)

No Commons não há regras contra pesquisa inédita e os arquivos fora do escopo do projeto podem permanecer contanto que esteja em uso na página do/a usuário/a. Só o carregamento desordenado de fotos pessoais que não é permitido pois o Commons não é um Flog. Mizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (talk) 13:11, 20 July 2009 (UTC)

Como atribuir licença à capa de um livro?

Olá! Estava tentando ilustrar um artigo sobre um livro bastante popular, com a sua própria capa e gostaria de uma orientação...

O livro foi publicado pela primeira vez há 60 anos e entrou em domínio público, mas eu gostaria de ilustrar o artigo com a capa de uma edição recente que permanece com direitos autorais, mas linkaria também ao web-site do autor dos direitos com a respectiva imagem do livro. Acredito não estar infringindo direitos, pq trata-se de uma obra educativa e traduzida em quase todos os idiomas.

Porém, qdo chega na parte de "permissão" e o tipo de "licença" não sei qual adotar. Alguém me ajuda?

Grata! — Preceding unsigned comment added by Shakti.luz (talk • contribs) 04:31, 20 July 2009 (UTC)


São 60 ou 70 anos? Na maioria dos países ocidentais as obras só entram em domínio público passados 70 anos da morte do autor e em alguns também 70 anos após a 1ª publicação. Se estiver passado esses 70 anos vc pode usar a {{PD-old}}. Mizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (talk) 13:05, 20 July 2009 (UTC)

Royalty-free

Royalty-free são aceitas no Commons? Hyju (talk) 00:13, 21 July 2009 (UTC)

São. Contanto que as licenças sejam compatíveis. Temos um monte de arquivos nessas condiçõesMizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (talk)
Excuse english: No, Royality-Free means you have to pay once to get a license and you can use the image for everything forever. But this permission is restricted to you and you can not transfer this right to others. The copyright remains with the licensor who can give permission to others too. In case of Commons he must give permission to everyone. --Martin H. (talk) 19:27, 21 July 2009 (UTC)

No problem, martin. It is really nice of you trying to understand portuguese ton help us. You're always welcome. Mizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (talk) 17:54, 27 July 2009 (UTC)

Posso fazer um UpLoad de uma foto de Capa de Cd? "Can I upload a photo of a cd cover?"

Can I upload a photo of a cd cover?

No. Commons:Obra derivada. --Martin H. (talk) 00:37, 24 July 2009 (UTC)

Na verdade mais para não do que para sim. Se você conseguir permissão da gravadora vc deve encaminhar o email com a permissão para o email do OTRS que é permissions-commons-pt@wikimedia.org .A permissão deve constar uma licença aceita no projeto. Depois disso vc carrega a imagem com a devida licença e a taga {{OTRS pending}} e entra em contato com um voluntário do OTRS para confirmar o email. Porém, vc pode encontrar algumas capas aqui sem permissão por conterem apenas coloração e formas geométricas simples e simples fontes tipográficas e por isso não entram limiar de originalidade. As devidas imagens devem ser carregadas com {{PD-ineligible}}, {{PD-text}}, {{PD-shape}} e {{Trademark}}. Eis uns exemplos de capas simples File:Queen & David Bowie - Under Pressure.jpeg, File:The Image Trigger Album Art Work.jpg. Mizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (talk) 17:54, 27 July 2009 (UTC)

Carregar capas de CDs e DVDs de Música

Como eu posso carregar imagens de CAPAS de CDs e DVDs sem ter problemas com as licenças e as regras do COMMONS?? Porque eu não sei como fazer, não tem nada especificando sobre esse assunto, nas regras de carregamento. --Aangel (talk) 02:55, 25 July 2009 (UTC)

Simplesmente não pode, pois é uma obra derivada que tem seus direito de autorais protegidos. --Econt (talk) 03:09, 25 July 2009 (UTC)

Na verdade mais para não do que para sim. Se você conseguir permissão da gravadora vc deve encaminhar o email com a permissão para o email do OTRS que é permissions-commons-pt@wikimedia.org .A permissão deve constar uma licença aceita no projeto. Depois disso vc carrega a imagem com a devida licença e a tag {{OTRS pending}} e então entra em contato com um voluntário do OTRS para confirmar o email. Porém, vc pode encontrar algumas capas aqui sem permissão por conterem apenas coloração e formas geométricas simples e simples fontes tipográficas e por isso não entram limiar de originalidade. As devidas imagens devem ser carregadas com {{PD-ineligible}}, {{PD-text}}, {{PD-shape}} e {{Trademark}}. Eis uns exemplos de capas simples File:Queen & David Bowie - Under Pressure.jpeg, File:The Image Trigger Album Art Work.jpg. Mizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (talk) 17:54, 27 July 2009 (UTC)

Imagens de Famosos

A maioria das fotos dos famosos, são deles em locais públicos, como em shows ao vivo, eu queria saber se eu posso carregar qualquer imagem em um local público dos famosos, no COMMONS?--Aangel (talk) 03:49, 25 July 2009 (UTC)

Não! É necessário obter a permissão do fotografo para isso. Mizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (talk) 17:54, 27 July 2009 (UTC)

Direitos de autor

Foi publicada uma foto e retirado por violar os direitos de autor. Ora sendo nós os autores pergunto quem decidiu que o não eramos? — Preceding unsigned comment added by Noivasdeportugal (talk • contribs) Mizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (talk) 17:54, 27 July 2009 (UTC) (UTC)

É necessário uma prova que a pessoa por detrás do usuário do projeto trabalha mesmo para a empresa. No caso seria um email de permissão para o OTRS que é permissions-commons-pt@wikimedia.org . Aí é só carregar a imagem novamente coma s devidas licenças e a tag {{OTRS pending}} e então entrar em contato com um voluntário do OTRS para confirmar o email. Mizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (talk) 17:54, 27 July 2009 (UTC)

Como fica a propriedade intelectual?

Olá a todos. Não entendo muito de licenças, por isso achei melhor perguntar aqui. Estou tentando junto a agências de notícias de Taiwan a liberação de imagens relativas aos Jogos Mundiais de 2009. Mandei o e-mail certinho, com o modelo de mensagem que deveria ser respondida etc etc. Só que a Agência Central de Notícias (CNA) me respondeu dizendo que, devido a obrigações com o Serviço Público de Televisão de Taiwan (PTS) e a Associação Internacional dos Jogos Mundiais (IWGA), e considerando a proteção aos direitos de propriedade intelectual, preferiam não liberar. Isso posto, gostaria de perguntar se:

  1. Ainda há alguma possibilidade de eles mudarem de ideia, ou seja, eu deixei de explicar a eles algum detalhe sobre a liberação?
  2. Eu devo procurar a IWGA para pedir a liberação? (as imagens estão todas no site da PTS e são de propriedade da CNA)
  3. Os direitos de propriedade intelectual continuam com a CNA, mesmo com a liberação?

Acho que é isso. Obrigado. Filipe Ribeiro Msg 11:25, 24 July 2009 (UTC)

  1. Provavelmente não. Se vc explicou sobre o porjeto, as licenças aceitas, que elas ficaria livres não só aqui mas para todos e o comprometimento do projeto com a licença escolhida e os arquivos não há mais nada para ser dito =/
  2. e 3 Não! É necessário a permissão do dententor não das third-parties. Tipo, mesmo que vc consiga permissão da Fox Filmes para usar screenshots dos filmes dela essa permissão não é válida para filmes que ela faz do mundo da Marvel Comics. Ela possuiu o direito de produzir o filme nada mais. Vc terá que pedir permissão da Marvel Comics para isso. Bem chato, não!?Mizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (talk) 17:58, 27 July 2009 (UTC)
O representante da PTS me sugeriu que buscasse a liberação de imagens direto com atletas e federações, através, por exemplo, do Flickr e do Picasa. É possível carregar imagens do Picasa no Commons? Se sim, como devo fazer em relação à licença? Filipe Ribeiro Msg 20:32, 28 July 2009 (UTC)

Claro que sim. vc só deverá entrar em contato com o dono da foto/galeria e pedir permissão de uso e encaminhar o email para o OTRs como qualquer outro pedido. Mizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (talk) 00:49, 29 July 2009 (UTC)

Estou olhando o Picasa e já encontrei dezenas de fotos interessantes, mas ainda não consegui perceber como entrar em contato com usuários para poder pedir a autorização. Alguém pode me ajudar? Filipe Ribeiro Msg 02:22, 29 July 2009 (UTC)

Faz tempo que não uso o Picasa então eu loguei lá para dar uma olhadinha. Percebi que já dá para licenciar as fotos nele. E as licenças são CC. Se for uma licença CC aceita no Commons vc pode carregar tranquilo. Do contrário vc terá que se comunicar com o usuário. Diferente do Flickr o Picasa não tem um email (ao menos não encontrei). o que vc poderia fazer era deixar uma nota na foto (só dá pra fazer isso logado e é necessário um email do Gmail) pedindo permissão ou para mudar a licença para um CC aceita por aqui. O [www.deviantart.com/ DeviantART] tb tem imagens e fotos boas. Algumas CC e aceitas por aqui. outras vc terá que se cadastrar (de graça) para poder se comunicar com os donos das imagens para pedir permissão. Mizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (talk) 02:41, 29 July 2009 (UTC)

Me metendo na conversa dos outros. Isso significa que uma imagem como essa do Picasa posso carregar sem problemas? São 237.975 imagens na pesquisa por Creative Commons. Que fonte boa. Abraços a todos --Mwaldeck (talk) 02:40, 30 July 2009 (UTC)

Pode sim!Só não esqueça de preencher bem as descrições d eonde veio a foto, as licenças e tal. Mizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (talk) 03:06, 30 July 2009 (UTC)

Arquivos da Torre do Tombo

Estava hoje a ler um artigo sobre pt:Chancelaria Régia e lembrei-me de ir ver se a pt:Torre do Tombo teria alguma arquivo online de imagens. E na verdade tem mesmo [2]. Julguei então que podia ser uma boa ideia tentar contactá-los para disponibilizarem as imagens para a Wikipédia, sob um acordo semelhante aos arquivos alemães. Como não sou muito experiente no Commons, talvez alguém pudesse me indicar algum sítio sobre os detalhes de como foi feito esse acordo, ou talvez ajudar a escrever a primeira carta. GoEThe (talk) 13:17, 25 July 2009 (UTC)

GoEThe, Commons:OTRS/pt.--Econt (talk) 22:49, 26 July 2009 (UTC)

Pode-se contactar a Wikimedia Deutschland para saber mais pormenores. Ver isto. O autor desse PDF julgo ser mesmo funcionário do Local Chapter Alemão (contacto mais directo). Tudo começou com um simples email, pelos vistos. Lijealso (talk) 23:18, 28 July 2009 (UTC)

PD old

Tenho dúvida quanto a licença da foto carregada. O autor é desconhecido, portanto não sabemos quando ele morreu. A foto foi tirada em 1930, pertence a uma Coleção de Fotos. Esta disponível na internet. Algum problema quanto a validade? esta certo o "PD-old". Qual a data limite para o carregamento de uma foto com estas características? --HTPF (talk) 17:15, 29 July 2009 (UTC)

Presumindo o provável, que o fotógrafo era um adulto na época. Ele deve ter falecido a mais de 70 anos já. Nesse caso acho que não há problemas com a licença e a foto. Mizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (talk) 00:39, 3 August 2009 (UTC)
Até pode ser vivo ainda, quanto mais esperar 70 anos depois da morte!Japf (talk) 14:48, 8 August 2009 (UTC)

Algum admsinitrador já apagou a imagem. Acho que descobriram a verdade por trás dela. Mizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (talk) 17:17, 8 August 2009 (UTC)

Prefeitura Municipal de Corumbataí do Sul

Ciao. Scusate, ma non parlo portoghese. Sono un wikipediano italiano. La Prefeitura Municipal de Corumbataí do Sul (Paraná) utilizza sul suo sito una immagine di Commons: File:Parana Municip CorumbataidoSul.svg. L'immagine è chiaramente copiata da Commons o pt.wiki.

Ciao, sorry but i don't speak portoguese. I'm an italian wikipedian. Prefeitura Municipal de Corumbataí do Sul (Paraná) use this image copied from Commons or pt.wiki: File:Parana Municip CorumbataidoSul.svg. --Amarvudol (talk) 08:00, 30 July 2009 (UTC)

Haha, that was great Wikipedia and Commons being the source of goverment websites. Mizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (talk) 04:04, 1 August 2009 (UTC)

I think sending an email requesting the attribution and the link back to our page would be enough. Mizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (talk) 17:17, 8 August 2009 (UTC)

Remoção de foto

Necessito de ajuda para remover uma foto. Ela é um retrato meu que postei no Commons para colocar em minha página de usuário da Wikipédia. Esta minha foto está marcada para remoção desde 02 de julho/2009. Como faço para removê-la definitivamente? Removam por favor! O mais rápido possível! File:William_Gambardella.PNGUser:WillGambardella 00:13, 01 August 2009 (UTC)

Ajeitei melhor a foto para deleção Espero que em alguns dias ela seja logo deletada. Mizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (talk) 04:04, 1 August 2009 (UTC)

Rodar imagens

Há algum modo de pegar num ficheiro como por exemplo, com um comando do tipo [[Ficheiro:19 maia.svg|'''rotate''']] de modo a que ele rode de 90º. Ou será que tenho que criar a figura e carregá-la no commons? Só para ter uma imagem rodada, parece-me um desperdício de espaço ter várias versões da mesma coisa.Japf (talk) 14:58, 8 August 2009 (UTC)

Infelizmente não. Mas por um lado é melhor assim. as imagens são usadas em vários projetos e alguém pode não gostar da versão rotacionada. Mizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (talk) 17:17, 8 August 2009 (UTC)

Como carregar uma foto de um amigo falecido?

Media:Example.ogg Peço que me expliquem como posso carregar uma foto de um grande amigo falecido para colocar na sua biografia na pt-wikipedia. A foto foi tirada por outra grande amiga ex-esposa dele e ela me autorizou a carregá-la para tal fim.

Agradeço, Renato Costa (talk) 18:05, 8 August 2009 (UTC)

Antes de tudo vc tem que saber que a Wikipédia é uma enciclopédia online e apesar de livre ela possui algumas políticas pois não é uma anarquia. Para algo poder ser incluso na Wikipédia é preciso ter notoriedade e verificabilidade. Artigos em homenagema algo ou alguém ou para se promover não são aceitos no projeto. Mizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (talk) 17:13, 9 August 2009 (UTC)

Foto apagada

Apagaram esta foto: File:Leyabis inesdeportugal.jpg que eu carreguei após obter licença do desenhista e fotógrafo que fez a capa do livro, que mandei aqui para o Commons, será que alguém pode me explicar porque isto aconteceu, e se é possível recuperar a foto, ou se tenho de a carregar de novo? -- Darwin Ahoy! 10:49, 9 August 2009 (UTC)

Basta ir no Commons:Undeletion requests/Current requests e expor o fato (em inglês). Mizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (talk) 17:13, 9 August 2009 (UTC)

PD-shape?

eu sou o original, rs

Dúvida rápida: essa imagem poderia ser carregada aqui com a tag {{PD-shape}}? Obrigado. Filipe Ribeiro Msg 18:13, 10 August 2009 (UTC)

Aproveitando do espaço, os logos das entidades CNI, SESI, SENAI e IEL também não se enquadram nesse item, já que cada um é apenas a abreviatura da respectiva entidade? Se sim, preciso montar ou posso baixar direto e fazer o upload? Obrigado e abraços Mwaldeck msg 22:02, 11 August 2009 (UTC)
O símbolo dos jogos asiáticos é um sol que é muuuuuito parecido com o da bandeira do Uruguai que é PD como vcs podem ver ao lado. E até mais simples. Eles não podem clamar direitos de uma obra derivada de algo que é PD. Não vejo problema com a imagem.

Quantos aos logos dessas instituições essas são {{PD-textlogo}} e {{PD-shape}}. Com exceção do logo do SENAC que é só PD-textlogo. Mizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (talk) 01:19, 12 August 2009 (UTC)

Crédito para imagens

Encontrei "Guitarra Fender Avril Lavigne Telecaster (Imagem: Vitor Mazuco)" na legenda de uma das imagens no artigo da Avril. É correto colocar os créditos de quem tirou a imagem? Se for temos um longo trabalho pela frente já que a maioria das imagens não tem esses créditos. => Rjclaudio msg 18h47min de 13 de agosto de 2009 (UTC)

Depende da imagem, é obrigatório o uso da legenda com créditos, que imagem é? Lechatjaune msg 18h49min de 13 de agosto de 2009 (UTC)
Achei a imagem, é Ficheiro:Squeir telecaster.JPG e está sob licença Attribution ShareAlike 3.0, logo os créditos devem ser atribuídos. No entanto, os créditos são de um usuário chamado Balista, que está bloqueado por ser sockpuppet, suponho que dele mesmo. Lechatjaune msg 18h56min de 13 de agosto de 2009 (UTC)
Ao editar no commons você lê commons:MediaWiki:Wikimedia-copyrightwarning/pt: "...Reutilizadores serão obrigados a dar crédito a si, no mínimo, através de uma hiperligação ou URL ao artigo para o qual você está a contribuir, e você desta forma aceita que esse crédito é suficiente em qualquer meio....". A hiperligação fica na própria imagem (basta clicá-la), e a página a contribuir é a página do commons com a imagem, descrição e licenciamento (ao menos eu interpreto assim). Mas caso seja consenso nos projetos da Wikimedia Foundation a citação explícita do autor, sugiro seguir um modelo semelhante ao do citizendium. Essa segundo opção é menos agradável, pois vai gerar brigas de ego na aqui. Giro720 msg 21h16min de 13 de agosto de 2009 (UTC)

Os colegas do Commons poderiam esclarecer melhor o caso? Sempre será suficiente o crédito na página do arquivo no Commons ou existem casos em que a imagem (ou outro arquivo multimídia qualquer) deve receber os devidos créditos no local exato de sua utilização? Kleiner (talk) 23:00, 13 August 2009 (UTC)

Os créditos não são necessariamente para serem ostos como legendas onde a imagem/arquivo estiver sendo usado e sim na descrição de carregamento da imagem. Se estiver lá está tudo ok. Mizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (talk) 01:01, 14 August 2009 (UTC)
It is funny to see, that someone requires a very strong and prominent attribution in an Wikipedia article and on the other site this person tramples other peoples copyrights under foot as you can see on User:Vitor mazuco and sockpuppets. --Martin H. (talk) 20:34, 14 August 2009 (UTC)

Hehe, You don't know the troubles Mazuco has caused there. =P. Mizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (talk) 00:34, 15 August 2009 (UTC)

E agora?

The database for Commons was moved to a different cluster of servers and we lost our copy in the process. Should be fixed soon, bare with us.

Eu não tenho nem mais a data de meu "nascimento" aqui, muito menos de quantas imagens eu subi ou editei...  :/ alguém também perdeu? Rodrigo Tetsuo Argenton (talk) 18:08, 17 August 2009 (UTC)

O mesmo comigo. Do jeito que vão as coisa s, em um mês tá tudo ok xp. Mizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (talk) 00:59, 18 August 2009 (UTC)

Imagens do CDC

Essas imagens do Centers for Disease Control, como estas podem ser carregadas aqui? {{PD-USGov}} é a licença? E o autor, preencho como? Dédi's (talk) 17:21, 19 August 2009 (UTC)

Difícil de te dizer agora. Não a conhecia, mas encontrei as seguintes tags {{CDC-PHIL}}, {{PD-USGov-HHS-CDC}}. E na primeira tag deixa claro que nem todas as imagens são prmitidas que deve-se verificar a licença. mas não consigo encontrar a licença dos microorganismos. Mizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (talk) 18:16, 19 August 2009 (UTC)
Tem um exemplo aqui. E no artigo que esta imagem liga diz que algumas das imagens do artigo estão em DP, por isso estou perguntando antes de carregar. Dédi's (talk) 18:56, 19 August 2009 (UTC)

Apesar da descrição dizer que é CDC, não há um link para a página do site deles. E como há uma licença específica para fotos deles essas licença aí é imprópria. Vou perguntar na Village Pump por ela. Mizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (talk) 00:39, 20 August 2009 (UTC) Pronto. Desculpa a demora Dédis. Estive a discutir até pouco tempo sobre o assunto. A tag {{CDC-PHIL}} só vale especificamente para esse domínio. O domínio da DPD é diferente. Nem todas as imagens estão em domínio público como vc pode ver aqui. Como o ciclo de vida dos Blastocystis e Pneumocystis e os eletrons micrografos do Gnathostoma. Fora esses há outras imagens em toda a galeria que não são da DPD. Cujas imagens são atribuídas. As imagens que não possuem atribuição alguma estão em Domínio Público e a licença certa é a {{PD-USGov-HHS-CDC}} não a PD-USgov. Não esqueça de colocar o link para a página da imagem da tb. O site da DPD requer isso. Além de ficar fácil para os demais usuários checarem de onde ela proveio. Mizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (talk) 01:22, 21 August 2009 (UTC)

Caramba, que rolo danado só por causa de um simples ovinho de Tênia. Hehe ok, vê se está certo por favor: aqui. Se souber de algum site onde existe uma coleção livre de microbiologia, parasitologia, imagens de microscópio, lâminas coradas, etc me informe a Wiki carece destas imagens. Valeu... Dédi's (talk) 02:02, 21 August 2009 (UTC)

Haha, vc não viu nada. Há casos bem mais cabeludos. Tá certo sim. Da página Tênia só as fotos C e D não estão livres. Vou traduzir a licença para ajudar. E pode deixar qeu se souber de mais sites eu aviso sim ;). Disponha Mizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (talk) 02:38, 21 August 2009 (UTC)

Entendi então, tudo que for cortesia de outro lugar não pode ser carregado. Obrigado. Dédi's (talk) 17:25, 21 August 2009 (UTC)

Exato. Por nada. Mizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (talk) 04:05, 22 August 2009 (UTC)

Hey. I'm currently on the verge of autotranslating the template {{Copyvio}}. Correct me if I'm wrong, but it seems to me that the under "Apelo" isn't updated with the newest version of Template:Copyvio/en. Furthermore, you use the English template {{Namespace}}. This is rather useless, since a Portuguese text shouldn't suddenly contain an English word. Also, using {{Namespace}} in the copyvio template is not needed, since only files will be tagged with the template anyways. Thus, please replace this with the Portuguese word for "file". I'd appreciate if you could do this and look out for other possbile parts that are outdated from Template:Copyvio/en. Please advice if you have any questions. Thank you. --The Evil IP address (talk) 20:05, 14 August 2009 (UTC)

Sorry for the lateness. Well, there are many words we use in their original language. Especially in brazilian portuguese. Template updated and sorry again. Mizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (talk) 19:04, 23 August 2009 (UTC)

Fotos tiradas com a minha máquina?

Como eu eu devo carregar as fotos dos famosos tiradas com a minha máquina?? Eu tenho fotos tiradas com a minha máquina mais eu não sei como carregar, eu devo carregá-las como trabalho próprio?? --Aangel (talk) 17:31, 23 August 2009 (UTC)

Isso! Em source/fonte use a predefinição {{Own}} que ela traduzirá para cada língua existente no projeto dependendo do browser usado pelo usuário. Mizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (talk) 17:55, 23 August 2009 (UTC)

Imagens apagadas

Olá, upei 2 imagens para o commons do Picasa, essa e essa e as duas foram apagadas, mas no site está atribuído CC, as duas, pela regra, podem ser usadas na Wikipédia PT sem nenhum problema. Gostaria de saber porque foi apagada. Roni1986 (talk) 20:13, 23 August 2009 (UTC)

Essas imagens são violações dos direitos autorais. Os usuários que as carregaram não são os produtores dos seriados e por isso não podem lançá-las com a licença que bem entende. Mizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (talk) 23:48, 23 August 2009 (UTC)

Imagem girada

Carreguei uma imagem pra ilustrar o verbete Tio Souza que havia sido uma de minhas últimas propostas de edição criativa na wiki; não foi facil, já que à época eu perdera a fotografia que originalmente batera dessa personalidade, que volta e meia me visita, grande amigo que é. Ele andou sumido, já que mora em a capital e não em nossa cidade natal. Mas finalmente ele passava diante de minha janela...

O link da imagem é: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Tio_Souza_-_Filhos_de_Gandhi.JPG

Se puderem ver, é um retrato desse nome proeminente do candomblé. No meu arquivo a imagem estava na vertical - mas ao carragar aqui ela simplesmente fica "deitada".

Portanto, peço, aos que puderem/quiserem ajudar, para "endireitar" a figura e, feito isso, ainda, ilustrar o respectivo verbete na pt-wiki, se ele ainda estiver por lá...

Grato. André Koehne TALK TO ME 20:17, 26 August 2009 (UTC)

Simplesmete recarreguei e ficou certo, deve ter acorrido um but.--Econt (talk) 00:41, 27 August 2009 (UTC)

Deletar arquivo

Colegas, gostaria que um arquivo que carreguei, Joao tenorio.jpg seja deletado. Eu errei o nome e já carreguei outro arquivo correto. Deixei um aviso em inglês mas não adiantou. Obrigado.--Borowskki (talk) 21:20, 27 August 2009 (UTC)

Red Screen of Death

Olá! Não queria ter que vir até aqui, mas prefiro perguntar antes que a imagem seja apagada. É o seguinte, queria carregar essa imagem:[3] da "Tela Vermelha da Morte" que está sob fair-use na en.wiki e já foi eliminada uma vez aqui. Certo, mas eu não entendi bem isso. Um monte de letras com um fundo vermelho está protegida por direitos autorais?? Por que essas outras imagem não foram apagadas [4] [5]? 2(L.L.K.)2 (talk) 23:18, 27 August 2009 (UTC)

Há muitos fanáticos no projeto e outros desavisados. A imagem do jeito que está é inelegível de direitos autorais. mas para evitar qualquer problema seria bom se "recortasse" ad faixas cinzentas da imagem. E carregue-a como {{PD-ineligible}}. Mizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (talk) 00:51, 28 August 2009 (UTC)

Carreguei sem as faixas cinzas (mesmo que sem elas a imagem perca a realidade). Obrigado, 2(L.L.K.)2 (talk) 22:38, 28 August 2009 (UTC)

Imagem deletada sem motivo justo

A imagem File:Pavan_no_II_Festival_Paulínia.jpg, que eu retirei desse site, foi eliminada, sob a justificativa de ser VDA. Mas o site acima indicado PERMITE a reprodução dela aqui. Algum administrador poderia restaurá-la? RmSilva pode falar! 13:13, 29 August 2009 (UTC)

A Paulínia.net não permite o uso de seus arquivos para uso comercial, por isso foi apagada. O Commons só aceita imagens para quaisquer fins, inclusive comercial e obra derivada. Mizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (talk) 18:22, 29 August 2009 (UTC)
obrigado por me avisar. Mas vou contatar o administrador do site, que me autorizou a carregá-las no Commons. RmSilva pode falar! 21:07, 29 August 2009 (UTC)

É bom. Ele pode te fornecer uma permissão diferente da que está no site por email. Aí é só encaminha-lo para o OTRS. Mizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (talk) 21:49, 29 August 2009 (UTC)

Contatei o administrador do site e ele me falou que vai alterar a licença do site para Creative Commons Attribution Share Alike. Quando isso ocorrer, aviso aqui e peço a restauração das imagens. RmSilva pode falar! 18:03, 1 September 2009 (UTC)

Que bom! Será mais fontes de imagens para os projetos. Obrigado pela colaboração. Mizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (talk) 00:50, 2 September 2009 (UTC)

Dúvida OTRS

Eu tenho acesso ao OTRS, posso autorizar imagens daqui, eu conheço as licenças e tal, mas não achei se posso ou não autorizar para o Commons. Rodrigo Tetsuo Argenton (talk) 01:30, 3 September 2009 (UTC)

Pode e deve! Coloque {{User OTRS}} na sua página. Fica fácil para todo mundo saber pq vc estará fazendo essas edições. Mizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (talk) 02:39, 3 September 2009 (UTC)

Licença sobre imagem no Brasil

Todas as imagens caem sob domínio público após 70 anos da produção da mesma, ou seja, pessoas vivas podem perder seus direitos sob a imagem. Deveríamos colocar isso em algum lugar, eu ainda não achei isso aqui, alguém sabe se há essa informação? Rodrigo Tetsuo Argenton (talk) 01:30, 3 September 2009 (UTC)

Commons:Licenciamento#Brasil. A política oficial é Commons:Licensing#Brazil (inglês). Veja também Commons:Copyright tags#Brazil: {{PD-Brazil-media}}. --Martin H. (talk) 01:52, 3 September 2009 (UTC)
Humm..., é isso. Obrigado. Rodrigo Tetsuo Argenton (talk) 02:06, 3 September 2009 (UTC)
Na verdade é 70 anos da morte do autor e não da produção da obra. Veja Template:PD-old. Mas tb temos isso Template:PD-anon-70 --Econt (talk) 02:10, 3 September 2009 (UTC)

Não, se for imagem, não é da morte e sim da publicação, esse era o detalhe que deveria ser levantado. Art. 44. O prazo de proteção aos direitos patrimoniais sobre obras audiovisuais e fotográficas será de setenta anos, a contar de 1° de janeiro do ano subseqüente ao de sua divulgação.Rodrigo Tetsuo Argenton (talk) 02:15, 3 September 2009 (UTC)

Para quem interessar também há a {{PD-BrazilGov/pt}} e a {{PD-BR-1937/pt}}.Mizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (talk) 02:39, 3 September 2009 (UTC)

Distrito Federal - só no México?

A Category:Maps of Distrito Federal é um redirect para a Cidade do México. Entretanto, estou criando agora a Category:Maps of Distrito Federal (Brazil) - que difere de uma eventual Category:Maps of Brasília (que é a "cidade" com seu plano piloto). Fui categorizar um mapa e o sistema automático o colocou no México - não sei como fazer uma desambiguação (se é cabível, aqui, para categorias) - mas los Mexicanos não são os únicos a ter um DF, com a exata grafia... Peço, assim, ajuda a quem puder/souber deslindar esse pequeno caso. André Koehne TALK TO ME 14:40, 5 September 2009 (UTC)

Tutoria.

Olá! Sou novo no Commons, e gostaria de saber se aqui também tem tutoria assim com na Wikipédia. LuanSP (talk) 18:16, 5 September 2009 (UTC)

ver aqui: [6]. Lijealso (talk) 01:04, 7 September 2009 (UTC)

Não sei se alguém está vigiando a página MediaWiki talk:Edittools.js, mas deixei uma sugestão por lá... Helder 15:41, 11 August 2009 (UTC)

Geralmente quem vigia essas páginas são administradores já que só eles podem edita-las e os administradores lusófonos andam "meio" ausentes. . Mas outros administradores podem ajudá-lo. Basta deixar a tag {{Editprotected}} na discussão e o problema que vc quer ser resolvido. Os administradores que vigiam a categorias com essa preefinição verão e o atenderão.Mizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (talk) 01:19, 12 August 2009 (UTC)
O Lupo já resolveu! Obrigado! Helder 17:29, 8 September 2009 (UTC)

Proposal to change our voting policy

Hello,

A while ago I made a proposal to change our policy about the 4 votes requirement during a rfa, the last week(s) there has been a discussion on the talkpage and now I believe its time to go to the village pump.

Please raise any comments, objections or questions on the talkpage and I hope to implent it without any big objections in 2 weeks or so.

The proposal can be found here:

Best regards, Huib talk 16:38, 15 September 2009 (UTC)

Publiquei em outro lugar e quero publicar no Commons

Se eu publico uma imagem feita por mim em um blog que também é meu, eu posso colocar essa mesma imagem no commons? Rafael Max (talk) 18:31, 7 September 2009 (UTC)

Autorize isso, veja como em Commons:OTRS. Alex Pereiradisc 14:42, 10 September 2009 (UTC)
Só gostaria de saber como que faço para contactar a mim mesmo... Rafael Max (talk) 20:06, 10 September 2009 (UTC)
Acho que é só você enviar um email para o OTRS falando que você é o autor, que autoriza o uso, e fornecer as informações necessárias conforme este exemplo. Helder 14:49, 11 September 2009 (UTC)
O referido blog tem uma das licenças lifre marcando ele?--Econt (talk) 12:14, 12 September 2009 (UTC)
Não, na verdade quero colocar apenas a imagem específica como licença livre e não o blog todo. Bem, já mandei o e-mail para o OTRS. Aguardo a confirmação de algum voluntário. Rafael Max (talk) 20:55, 12 September 2009 (UTC)

Seria bom você entrar em contato com algum voluntário do OTRS, pois eles andam meio devagar. Só assim para as licenças serem avaliadas de uma forma mais rápida sem serem deletadas depois de 15 dias de espera. Mizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (talk) 04:37, 13 September 2009 (UTC)

Boa! Rafael Max, manda uma mensagem para o User:555 com o dia q vc enviou, data e assunto do email q vc enviou para o OTRS. A pagina de discussão dele automaticamente manda para o email a um aviso.--Econt (talk) 12:16, 13 September 2009 (UTC)
Obrigado pela ajuda! Rafael Max (talk) 15:55, 13 September 2009 (UTC)

Nós estamos devagar por alguns motivos, os dois principais são spans e e-mails mau enviados, recebemos tubos de e-mails que não servem, ou não veem com o link da imagem, ou não veem com o link do local de origem, ou sem a autorização escolhida... Muitas vezes nem somos nós quem demoramos, são as pessoas que nos enviam e temos que pedir que reenvie. Rodrigo Tetsuo Argenton (talk) 02:48, 16 September 2009 (UTC)

Desculpas para a tradução automatizada. Estou tentando obter uma boa imagem da http://purl.pt/5106 - com a melhor resolução que eu posso. Mas eles dizem:

"As imagens digitais são, no entanto, propriedade da BNP e podem ser usadas livremente apenas para fins de uso privado e educacionais. A utilização dessas imagens para outros fins carece de autorização prévia da BNP, designadamente quando usadas para quaiquer fins de publicação ou distribuição, onerosa ou gratuita."

Eles podem fazer isso em lei Português? Se fosse americano ou britânico que eu só usá-lo de qualquer maneira, porque eu sei que eles não poderiam dizer-me que eu podia ou não podia fazer com uma imagem no domínio público, mas porque está em Português, não tenho tanta certeza. Obrigado, Jarry1250 (talk) 20:24, 22 September 2009 (UTC)

Esta é facíl, você tambem usá-lo de qualquer maneira, pois se trata de mero trabalho mecânico e isso não confere direito a ninguem, mas use isso {{PD-scan}} para colocar no commons .--Econt (talk) 00:35, 23 September 2009 (UTC)

Gostaria que fossem restauradas imagens que eu carreguei do site acima, pois eu contatei o administrador dele e ele mudou a licença do site. RmSilva pode falar! 04:01, 28 September 2009 (UTC)


Lagoa do Foge

A fotografia da Lagoa da Foge foi tirada por mim mesmo com um celular Nokia N95 (que é da minha esposa), quando estive visitando a região e particularmente este sítio turístico. Parte da margem da fotografia foi editada e a resolução aumentada com o Photoshop. Portanto, o documento é trabalho próprio. Tenho outras fotos originais com a mesma câmera e no mesmo dia.

Obrigado Sortica Olá! --sortica (talk) 15:08, 28 September 2009 (UTC)

Espaço para Oficinas no SESC Pompéia, precisa-se voluntários!

Oi gente!

Conseguimos um espaço bacana para realizar oficinas sobre como usar e editar a Wikipédia e demais projetos no SESC Pompéia em São Paulo/SP.

As datas que nos abriram são:

  • Geral em 17, 18 e 19 de Novembro das 17h as 19h
  • Geral em 24, 25, 26 e 27 de Novembro das 17h as 19h
  • Terceira idade em 24 a 27 de Novembro das 15h as 17h

Infelizmente são sempre durante a semana, mas não precisamos usar todas as datas. Se conseguirmos realizar um ou dois dias de oficinas já seria muito bom.

Como vale para todos os projetos, isso tá sendo organizado no Meta, então quem tiver disponibilidade em qualquer desses dias pode incluir lá o nome, os dias em que pode participar e sugestões. Ou tirar dúvidas na página de discussão.

Também nos dias 18 e 25 de Novembro dispomos adicionalmente de estrutura para uma mini-conferência aberta a quem quiser participar, onde por hora propõe-se discutir o "planejamento estratégico" dos projetos. Poderíamos aproveitar a circunstância para outras discussões também, mas a idéia até então é falar do uso e adoção com educadores no dia 18 e, no dia 25, sobre expectativas para as eleições do ano que vem, que prometem fazer uso intenso da internet e portanto podemos esperar algum impacto sobre as wikis. Essa mini-conferência tá sendo discutida na mesma página no meta.

Abraços,

Ale Solstag (talk) 18:00, 1 October 2009 (UTC)

Template sem tradução automática

Por que essa predefinição não utiliza a predefinição {{Autotranslate}}? RmSilva pode falar! 19:17, 1 October 2009 (UTC)


Volunteers still needed

Hi all,
Although we soon will remove the centralnotice that is up, the Wikimedia Foundation is still looking for volunteers to serve as subject area experts or to sit on task forces that will study particular areas and make recommendations to the Foundation about its strategic plan. You may apply to serve on a task force or register your name as an expert in a specific area at http://volunteer.wikimedia.org.

The Foundation's strategy project is a year-long collaborative process which is hosted on the strategy wiki, at http://strategy.wikimedia.org. Your input is welcome (and greatly desired) there. When the task forces begin to meet, they will do their work transparently and on that wiki, and any member of the community may join fully in their work. This process is specifically designed to involve as many community members as possible.

Any questions can be addressed to me either on my talk page here or on the strategy wiki or by email to philippe at wikimedia.org.

I hope you'll consider joining us!

Philippe (talk) 03:26, 2 October 2009 (UTC)

Espaço para Oficinas no SESC Pompéia, precisa-se voluntários!

Oba!

Conseguimos um espaço bacana para realizar oficinas sobre como usar e editar a Wikimedia Commons e demais projetos do movimento Wikimedia, no SESC Pompéia em São Paulo/SP.

As datas que nos abriram são:

  • Geral em 17, 18 e 19 de Novembro das 17h as 19h
  • Geral em 24, 25, 26 e 27 de Novembro das 17h as 19h
  • Terceira idade em 24 a 27 de Novembro das 15h as 17h

Infelizmente são sempre durante a semana, mas não precisamos usar todas as datas. Se conseguirmos realizar um ou dois dias de oficinas já seria muito bom.

Como vale para todos os projetos, isso tá sendo organizado no Meta, então quem tiver disponibilidade em qualquer desses dias pode incluir lá o nome, os dias em que pode participar e sugestões. Ou tirar dúvidas na página de discussão.

Também nos dias 18 e 25 de Novembro dispomos adicionalmente de estrutura para uma desconferência aberta a quem quiser participar, onde por hora propõe-se discutir o "planejamento estratégico" dos projetos. Poderíamos aproveitar a circunstância para outras discussões também, mas a idéia até então é falar do uso e adoção com educadores no dia 18 e, no dia 25, sobre expectativas para as eleições do ano que vem, que prometem fazer uso intenso da internet e portanto podemos esperar algum impacto sobre as wikis. Essa mini-conferência tá sendo discutida na mesma página no meta.

Abraços, Rodrigo Tetsuo Argenton (talk) 04:57, 3 October 2009 (UTC)

Picasa Web Albums

Sabem se estão desenvolvendo ferramentas para recolher imagens de forma rápida do Picasa? Pois eles também têm licenças compatíveis. Rodrigo Tetsuo Argenton (talk) 20:51, 4 October 2009 (UTC)

Não sei, mas dá uma olhada em http://toolserver.org/~magnus/index.html --Econt (talk) 00:47, 5 October 2009 (UTC)

Permissão e Licença

Gostaria de saber qual a diferença entre Permissão e Licença. O usuário Martin H. marcou várias imagens que carreguei como sem Permissão. Imagens como File:Vista Serra dos Cocais Fabriciano.jpg e File:Noite em Coronel Fabriciano.jpg. Achei que Permissão e Licença eram a mesma coisa. WikiTrovão (talk) 17:34, 23 October 2009 (UTC)

Bom ele tem razão. As fotos não são sua, são da prefeitura e voce não pediu permição para eles para poder usar. Então voce tem o direito legal para definir a Licença das fotos.--Econt (talk) 19:17, 23 October 2009 (UTC)

Eu não entendi. Como assim que eu tenho o direito legal para definir a Licença das fotos? Realmente eu não pedi permissão para poder usar essas imagens, mas sei que essas as imagens da prefeitura são livres. WikiTrovão (talk) 14:04, 24 October 2009 (UTC)

Ops.. É "Você não tem o direito legal para definir a Licença das fotos". Como você sabe que as imagens da prefeitura são livres? Se eles não falam qual a licença das fotos, então pressupomos que não é livre. --Econt (talk) 01:11, 25 October 2009 (UTC)

Econt, só me diga mais uma coisa: O que devo fazer para que essas imagens não sejam eliminadas? WikiTrovão (talk) 18:55, 26 October 2009 (UTC)

See Commons:Deletion policy#Speedy deletion, mas que tal pedir a licença para a a prefeitura? Antes de deleta-las da uma olhada em Commons:OTRS/pt --Econt (talk) 10:02, 27 October 2009 (UTC)

Autor e Fonte

O usuário Martin H. marcou várias imagens como 'faltando informação essencial sobre a fonte'. São imagens como File:O Ultimo Trem.jpg, File:Coronel Fabriciano 1948.jpg e File:Antiga Estação.jpg. Está tudo preenchido, na segunda e terceira imagem coloquei como fonte 'Documentos Históricos da Prefeitura' e autor como 'populares da época'. Quero explicações.WikiTrovão (talk) 14:59, 24 October 2009 (UTC)

I dont know why I read my name here the second time, so I feel free to answer: The image was dumped here in this condition with source "Documentos históricos" and author "Populares" - you can also write nothing, actually both is no information. Please read pt:Wikipedia:Livro de estilo/Cite as fontes, this also applies to Commons. The images are 30 years old, so they are in copyright according to COM:L#Brazil. Copyright will expire in 2049. They are not free for any other obvious reason, the website fabriciano.mg.gov.br not says one word about public domain or "you can do whatever you want with this images". You fixed the source now, thank you, the next step is to provide written permission from Prefeitura Municipal de Coronel Fabriaciano, or, if they are not the copyright holder, from the copyright holder. --Martin H. (talk) 20:19, 26 October 2009 (UTC)

OTRS - construção de uma página melhor

Pelo amor de Deus, não aguento mais responder que os emails que mandam para o OTRS não servem para nada, pois ou não contém informação alguma, ou não tem um email adequado, ou que essa licença não é válida, ou não tem a ligação para a fonte, ou...

Precisamos bolar um jeito para melhorar a informação daquele texto, sei lá, uma predefinição que faça a pessoa escolher uma licença válida, que coloquem os links corretos.

Hoje temos 5 páginas de email, ou seja, 65 emails que não servem para nada, os voluntários terão que enviar respostas pedindo informações corretas, ou mais precisas, alguém tem alguma ideia de como podemos fazer isso? Rodrigo Tetsuo Argenton (talk) 14:21, 1 November 2009 (UTC)

Tamanho da imagem

Olá!

acabei de carregar aqui uma foto de Getúlio Vargas com o Gen. Edgar Facó. Aparece aqui perfeitamente encaixada na tela... Mas, quando passei a imagem para um artigo na Wikipedia, ficou grande demais -- enorme, na verdade. Como se faz para obter o tipo de efeito em q a foto aparece pequena, mas quando se clica ela aumenta?

--Betty VH (talk) 12:58, 10 November 2009 (UTC)

Apagamento de categoria

Peço pra quem puder - nomear para deleção ou apagar - a Category:Old images of the indigeous peoples of Brazil; eu já esvaziei a categ, para a correta e também já existente Category:Old images of the indigenous peoples of Brazil. Notem que há um erro na ortografia, de modo que não creio seja necessário um redirect.

Grato, André Koehne TALK TO ME 15:17, 10 November 2009 (UTC)

Imagem não aparece

A imagem Importancia-3.svg não está aparecendo. Baixei a Importancia-2.svg, modifiquei no inkscape e carregei na Importancia-3.svg mas não funcionou. Não tenho experiencia no commons, estou fazendo alguma coisa errada? Danilo.mac(discussão) 22:25, 11 November 2009 (UTC)

Dê uma olhada no final da descrição da imagem, você reverteu o que havia feito. Rodrigo Tetsuo Argenton (talk) 23:43, 14 November 2009 (UTC)
Na verdade o erro é no meu navegador, meu adblock está interpretando a imagem como uma propaganda e a ocultando. Tinham me ajudado na Wikipédia e acabei esquecendo de reportar aqui. obrigado Danilo.mac(discussão) 23:46, 15 November 2009 (UTC)

Upload de imagens

Com gentileza, alguém poderia carregar essa imagem? É porque se eu carregar essa imagem (File:509px-Herb Polski.png), ela vai ser apagada (will be deleted). Todas as imagens que eu carreguei no Commons, infelizmente, foram apagadas. Não tenho muita experiência do Commons. Eduardo P (talk) 18:09, 15 November 2009 (UTC)

re-utilização / public domain

olá, boa tarde,

é possível utilizar uma imagem, caracterizada como public domain, sem posteriormente referir a fonte?

obg

li hoje um artigo que contraria o que todos nos julgamos ser uma realidade... O petróleo não ser de origem fóssil ?

O mesmo artigo coloca algumas fotos, que naturalmente também gostava de publicar no Wikipedia

Como posso proceder ?

Cumprimentos CC

Eliminar imagens

Gostaria de saber como eliminar imagens que eu mesmo carreguei. WikiTrovãoFala 19:43, 28 November 2009 (UTC)

Socorro

Eu tentei melhorar a resolução de File:Bandeira de Coronel Fabriciano.jpg, mas só piorei as coisas. Até parece que não tem nada de errado, mas veja como a imagem fica em w:pt:Coronel Fabriciano. Alguem por favor me ajuda? queria deixa-la como File:Bandeira de Belo Horizonte.png. WikiTrovãoFala 13:21, 22 November 2009 (UTC)

Primeiro tenta achar uma imagem de tamanho grade.--Econt (talk) 15:19, 22 November 2009 (UTC)

Eu não achei. Se quiser, pode até ver a Pesquisa no Google imagens WikiTrovãoFala 16:39, 1 December 2009 (UTC)

Mapa

Carreguei o mapa File:Venues of Rio.svg, mas ele está com algum problema. No Inkscape ele fica normal, mais aqui uma tarja preta aparece no arquivo. Como eu resolvo isso? Felipe Menegaz 23:54, 4 December 2009 (UTC)

Alterar nome de usuário

Como fazer para alterar o nome de usuário? Obrigado pela atenção.CommonsBrazil (talk) 12:32, 11 December 2009 (UTC)

Veja Commons:Changing username Cumprimentos @lestaty discuţie 22:49, 11 December 2009 (UTC)

Adicionar Imagens ao artigo Sobre RuneScape, em português

Olá, eu estive tentando adicionar imagens ao artigo do RuneScape, em português. Porém devido a direitos autorais a imagem foi retirada. Todavia, ao olhar no artigo na língua inglesa, notei que lá existem imagens. Gostaria de saber o que eu devo fazer para poder adicionar imagens ao artigo em português, sem ferir os direitos autorais? Se no artigo em inglês, há imagens, é porque existe algum tipo de concessão por parte da Autora (Jagex Ltda), essa concessão não pode ser usada no artigo em português, também?

Obrigado desde já!--Thiesco (talk) 18:51, 11 December 2009 (UTC)

A Wikipédia em lingua inglesa possui fair use, a Wikipédia em língua portuguesa não. Logo as mesmas imagens usadas lá não podem ser utilizadas na em português. Cumprimentos @lestaty discuţie 22:51, 11 December 2009 (UTC)
Então até o presente momento é impossível adicionar imegens ao tal artigo?--Thiesco (talk) 23:21, 11 December 2009 (UTC)
Se forem as que estão na en.wikipedia sim, se encontrares uma outra que sirva e esteja em domínio público ou em creative commons, tudo bem. Cumprimentos @lestaty discuţie 07:08, 12 December 2009 (UTC)

Primeira imagem

Hoje estou tentanto carregar minha primeira imagem no Commons, sobre um personagem de quadrinhos. Tentei e consegui carregar, mas não consigo enviar à Wikipedia por causa da licença, creio eu. Arrumei imagem do mesmo personagem de outro site mas estou na dúvida do que fazer, mudo a licença, não tem como mandar nenhuma destas imagens? Os dois sites são: http://www.gpdesenhos.com.br/paginas/disney/penadasselvas.htm http://coa.inducks.org/character.php?c=Pena+das+Selvas&view=2

Agradeço a ajuda. --Doutorgrillo (talk) 19:58, 20 December 2009 (UTC)

Desculpe mas as imagens são propriedade da Walt Disney e portanto não podem ser carregados no commons por questões de direitos autorais. Cumprimentos @lestaty discuţie 01:26, 25 December 2009 (UTC)

Apagar Imagem

Eu queria saber como faço pra apagar essa imagem [7], pois eu tava lendo as regras e vi que não posso carrega-la aqui já que peguei de um site de jornal. obrigado. VidaLoka.

Obrigado por reportar. A imagem foi encaminhada para ser suprimida e você recebeu o aviso padrão. Cumprimentos @lestaty discuţie 17:42, 27 December 2009 (UTC)

Imagens do Projeto Gutenberg

Olá gostaria de saber se posso carregar imagens do Projeto Gutenberg no Wikipedia Commons. Obrigado - não foi assinado por Luciano4. @lestaty discuţie 19:02, 28 December 2009 (UTC)

Os ebooks do projeto Gutenberg são livres nos Estados Unidos porque o copyright expirou, entretanto em outros países as leis podem ser diferentes. Já quanto as imagens do projeto seria necessário verificar qual a licença aplicada para cada imagem. Se elas forem compatíveis com as usadas pela Wikimedia não existe problema, caso não sejam não se pode carregar. Cumprimentos @lestaty discuţie 19:02, 28 December 2009 (UTC)

Print Screens (imagens) de softwares/sistemas operacionais

Poderia ser enviado para a Wikimedia imagens (screenshots) de programas/sistemas operacionais com licensa não livre? Exemplo: Adobe Photoshop rodando em Windows Vista. Existe alguma condição para que figuras de programas sejam enviados? — Preceding unsigned comment added by Rodrigo sr (talk • contribs) 16h58min de 3 de janeiro de 2010 (UTC) -- @lestaty discuţie 07:26, 4 January 2010 (UTC)

Não é permitido, veja COM:SS. Cumprimentos -- @lestaty discuţie 07:26, 4 January 2010 (UTC)

Licenças GNU

Eu estou participando da implementação do política de conteúdo restrito (fair-use) na Wikipédia e para criar as predefinições necessárias e modelos de permissão eu estive estudando os textos das licenças Free Art License e GFDL. O problema é que a GFDL só é válida para documentos como manuais e outros trabalhos escritos e não para imagens, a licença faz inclusive várias exigências sobre seções que só existem em documentos de texto. Logo as imagens do Commons não são compativeis com essa licença e nem com a GLP, que só é válida para softwares, o projeto GNU não tem licenças para imagens, sons e videos, para isso existe a FAL, Licença de Arte Livre, que dá para essas mídias os mesmos direitos que a GFDL dá para documentos e a GLP para softwares. Portanto o mais recomendável é que todas as medias colocadas aqui sob licenças GNU tenham essas licenças modificada para FAL e não se torne mais possível escolher no formulário de carregamento a licença GFDL. Danilo.mac(discussão) 14:29, 5 January 2010 (UTC)

Recebi uma mensagem de que botei uma licença invalida na imagem após carregar uma nova versão. O problema foi resolvido mas a mensagem de que ela poderá ser eliminada ainda está la. Eu tenho que retira-la ou o brasão ainda poderá ser apagado? WikiTrovão (talk) 14:08, 10 January 2010 (UTC)

OTRS

Hello, I have a problem. Ficheiro:José Ferreiro (Filho) em plena actuação.JPG This image is related de page [José Ferreiro Júnior].Is the same. [Filho] and [Júnior]is the same in portuguese. I woud like put this image in the page [José Ferreiro Júnior], and I send a email with de conditins the [OTRS] What I do ? Thanks and regardes Pávoa de santa Iria, 14 de Janeiro de 2010 José da Palma Vargues — Preceding unsigned comment added by José da Palma Vargues (talk • contribs)

Já autorizei as imagens, note que se as imagens pertencem a você basta colocar as devidas licenças. Não é necessário enviar permissões para o OTRS exceto se as mesmas forem questionadas. E mesmo quando enviar as permissões para o OTRS pedimos que aguarde, são poucos os usuários com acesso ao OTRS e o trabalho é demasiado. Cumprimentos -- @lestaty discuţie 19:25, 16 January 2010 (UTC)

Carregar imagens

Eu quero carregar imagens que são protegidas por direitos autorais, mas não tenho permissão oficial e quero apenas carregar para usar como ilustração em sites da wikipédia. Todo artigo tem necessidade de ilustração para as pessoas que não conhecem ou querem conhecer melhor o trabalho que procuram. Então gostaria de saber o que posso fazer para carregar as imagens referentes aos artigos que editei e dar o devido reconhecimento do Autor, até porque eu não quero que a imagem seja usada para outros fins pois sou fã do trabalho de muitas pessoas.

Agradeço desde ja

Ana Carolina


Brasões e bandeiras

Qual é o melhor formato para carregar brasões e bandeiras, além do SVG? HélioVL (talk) 11:11, 19 January 2010 (UTC)

O svg é o melhor formato atualmente, portanto não temos como indicar outro melhor. -- @lestaty discuţie 21:19, 26 January 2010 (UTC)

Dúvida

Nas licenças CC-By-Sa, por exemplo, está escrito: atribuição – A obra tem de ser atribuída da forma especificada pelo seu autor ou pela entidade licenciadora (sem qualquer sugestão de que estes o apoiam ou subscrevem o seu uso da obra)., então eu posso escolher uma forma de atribuição. Que formas são possíveis? Posso pedir, por exemplo para que a imagem contenha meu nome associado diretamente ou escrever que só é necessário um link, etc? É isso? Dédi's (talk) 06:37, 21 January 2010 (UTC)

Toc, toc...Dédi's (talk) 16:29, 22 January 2010 (UTC)
Quem bate? LOL. Até o meu entendimento de acordo com a licença, você pode solicitar que lhe seja dado o crédito seja por link ou pelo seu nome, ou ambas as coisas. Era essa a dúvida? Desculpe pela demora na resposta, mas atualmente apenas eu passo por aqui para checar a esplanada. Cumprimentos -- @lestaty discuţie 20:55, 26 January 2010 (UTC)
Mas o crédito pode ser exigido que conste sempre na descrição (na legenda, por exemplo, fotografia tirada por José) da própria imagem, no caso do nome não? E onde que quem quiser ser licenciado assim informa isso? Dédi's (talk) 21:39, 26 January 2010 (UTC)
Uma vez que a imagem é carregada, automaticamente o autor já está recebendo o crédito, pois na imagem consta o nome do mesmo, no campo Autor, por isso não encontramos em todas as imagens com essa licença o nome do autor no artigo em si, e sim somente na imagem propriamente. Em casos que o autor solicite que lhe seja atribuída até mesmo em artigos, como podemos encontrar em alguns artigos de muitos projetos (tipicamente com a legenda Fotografia por: Fulano de Tal) imagino que seja necessário essa especificação no campo Permissão e em casos do OTRS, essa especificação deva constar juntamente com o template de permissão. Entretanto o mais comum a ser utilizado é apenas a especificação na página da imagem com referência ao dono da obra no campo Autor. Cumprimentos -- @lestaty discuţie 04:45, 27 January 2010 (UTC)

Banespa

A imagem File:Dark_Banespa.jpg (hoje no Commons com a licença cc-by) é originada daqui, mas a página de origem afirma que a licença é cc-by-nc (nõa permitida no Commons, até onde sei).

Por isso faço duas perguntas:

  1. O que fazer com esta imagem em específico?
  2. O que fazer se uma imagem estava um dia no local x com uma licença compatível, é carregada para o commons, e depois a página original mostra outra licença (é o que parece ter acontecido no caso acima), especialmente nos casos em que não é possível saber o que havia registrado no site no momento que a imagem foi trazida para o Commons?

Agradeço as respostas futuras! Kleiner (talk) 02:21, 23 January 2010 (UTC)

Ok por partes...
  • Não há nada a ser feito, uma vez que a imagem foi revisada, comprovando assim sua legítima licença quando a mesma foi colocada no Commons.
  • Nesses casos existe o processo de confirmação de licença, o mesmo pelo qual a imagem citada por si passou. Em casos onde não temos como comprovar a legitimidade da licença e nenhum revisor conseguiu o fazer, a mesma é suprimida.
Cumprimentos -- @lestaty discuţie 21:17, 26 January 2010 (UTC)

Renomeação de conta

Olá. Como faço para renomear meu username? Sandrokobol (talk) 19:07, 25 January 2010 (UTC)

Leia o procedimento descrito aqui Cumprimentos -- @lestaty discuţie 21:17, 26 January 2010 (UTC)

Sílvia Alberto

Oi, venho aqui pedir uma grande ajuda. Eu gostava e precisava de carregar uma imagem da apresentadora de televisão portuguesa Sílvia Alberto, no entanto não quero carregar já uma porque acaba sempre por ser apagada como outras imagens que já carreguei (não dela). Será que alguém me poderia ajudar a encontrar uma imagem que desse para utilizar na Wikipédia Portuguesa e que não fosse apagada aqui no commons? Acham que as imagens deste site poderão ser carregadas no commons? Ai tem as imagens de todos os cantores em todos os 45 FC, dos apresentadores e dos locais da competição obrigado João P. M. Lima (talk) 17:01, 29 January 2010 (UTC)

  • Quanto ao sítio indicado, não é possível utilizar essas imagens, são capas de discos, certamente violam direitos autorais. Se alguem encontrar imagens livres, por favor ajudem o João.Jo Lorib (talk) 14:42, 20 February 2010 (UTC)

VDA Símbolo de clube

Pelo que li sobre direitos autorais, esta imagem me parece VDA, já que obviamente o principal aí é o brasão, não? Bitolado (talk) 20:49, 3 February 2010 (UTC)

  • É sim... Eu certa feita copiei uma imagem aqui, para realçar uns bonecos que apareciam na foto, e foi posta em apagamento, por não atender ao princípio "de minimus", que me parece ser a única forma de aceitação de algo parecido. Tipo: ali aparece em destaque a imagem sob proteção, e em menor escala os torcedores; se fosse o oposto, poderia. André Koehne TALK TO ME 12:51, 4 February 2010 (UTC)

Vende-se

Prezados, como achar uma imagem daquelas tradicionais placas "Vende-se"? Grato, 170.66.1.236 17:35, 5 February 2010 (UTC)OPS!! desculpem-me, Nevinho (talk) 19:09, 5 February 2010 (UTC)

Pergunta

Eu gostaria de saber se a imagem carregada e tida como autor desconhecido não se precisa de Permissão certo ou seja a imagem foi publicada na internet e não se sabe o autor então a imagem deveria ser de domínio publico eu já carreguei algumas imagens e toda hora são excluídas dizendo que o copryth violation mas se o autor não se identificar nas fotos não e nenhuma violação pois a imagem dele foi posta em domínio publico o ponto que eu quero chegar e que quando há uma apresentação de equipamentos militares pessoas comuns tiram as fotos e ponham na internet o que se faz então pois eu cansei de carregar imagens e serem excluídas por que acham que que não tem informação do autor se o autor e desconhecido que informação eu vou ter me respondam.--UITINÃ (talk) 23:22, 19 February 2010 (UTC)

  • Não se pode supor nada em termos de direitos autorais, a lei não permite. Se a imagem existe, alguém é o autor e é necessária autorização expressa dele para usar a imagem aqui no Commons. Mesmo para imagens antigas, é necessário provar que se passaram 70 anos da morte do autor. A obrigação de encontrar o autor e conseguir a autorização é de quem carrega a imagem. Se não conseguir identificar e obter autorização nem provar que está em domínio público, não carregue.Jo Lorib (talk) 14:30, 20 February 2010 (UTC)

Carregar imagens

Acabei de entrar no Wikimedia Commons e queria saber como carregar uma imagem de brasão de uma cidade.--Diego L Macedo (talk) 14:49, 21 February 2010 (UTC)

  • Brazões são permitidos. Siga as instruções do tutorial, como criar uma conta(ok) e faça o upload da imagem, de preferência em formato .svg. Para o nome do arquivo, também conhecido por ficheiro ou file, escolha brasão de NOME DA CIDADE.

No local onde pedem a licença, escreva {{PD-BrazilGov}} {{insignia}} {{Convert to SVG|coat of arms}} [[Category:Coats of arms of municipalities of NOME DO ESTADO]], trocando o nome do estado pelo correto.

É meio complicadinho, mas após umas 20 tentativas deve dar certo. Boa sorte.Jo Lorib (talk) 17:20, 21 February 2010 (UTC)

Wikimedia Commons

Pode parecer uma pergunta meio estranha para alguém que está aqui mas para que serve o Wikimedia Commons?

  • O Commons armazena as mídias (imagens, vídeos, gravações de som) para os projetos da Fundação Wikimedia. Uma foto que ilustra um artigo da Wikipédia, na verdade está aqui no Wikimedia Commons. No princípio era só uma forma de economizar espaço, pois a mesma foto era armazenada nas diferentes versões da Wikipédia, em diferentes idiomas, logo se percebeu que armazenar uma vez só era suficiente para todos. Depois se tornou um enorme repositório de imagens livres, talvez o maior deles, contendo imagens doadas ou liberadas por instituições (NASA, Arquivo Federal Alemão, Museus e Galerias de todo o mundo) ou mídias criadas pelos próprios usuários. Temos imagens de milhares de cidades, espécies, obras de arte, monumentos, edifícios, que é quase mais fácil indicar o que não temos: imagens que violem direitos autorais, tudo aqui é livre e legal, pode usar à vontade. Jo Lorib (talk) 15:47, 23 February 2010 (UTC)

Acabei há pouco tempo a tradução da nova política de privacidade aprovada pelo Board of trustees Outubro passado. Agradecia se alguém pudesse verificar a tradução para que ela possa ser copiada para Commons:Política de privacidade. GoEThe (discussão) 21h50min de 11 de março de 2009 (UTC)

Dei uma olhada e aparentemente não tem erros. Cumprimentos -- @lestaty discuţie 21:23, 26 February 2010 (UTC)

mudar imagem na wikipedia

olá, não consigo mudar a imagem da página shopping curitiba na wikipedia. a nova imagem está no commons no file: Shopping curitiba 02 JPG quando a edição é feita a foto não é carregada, aparece sem imagem. Alguém pode me ajudar? obrigada, georgia natal.

A imagem que informou é cópia de outra imagem com o final 3 e a mesma já se encontra na wiki. Cumprimentos -- @lestaty discuţie 21:23, 26 February 2010 (UTC)

Imagem que movi para cá

Prezados,

Movi o File:Northfield High School.jpg da en-wiki para cá; tinha feito lá a marcação, mas resolvi fazer eu mesmo, de modo "tradicional". Entretanto, quando estava carregando o ficheiro original, a caixa do nome ficou todo o tempo "roxa", achei que já havia uma imagem com mesmo nome, então a rebatizei - mas depois fui verificar e não existe o File:Northfield1.jpg - nome original, na en-wiki.

Assim, gostaria de saber se é necessário mover a mesma para o nome de origem, ou deixo assim mesmo? Grato, André Koehne TALK TO ME 12:47, 4 February 2010 (UTC)

Se a mesma não tinha afluentes na en.wiki não há problema, embora o nome original seja sempre o recomendado. Caso existe afluentes o melhor é mover. Cumprimentos -- @lestaty discuţie 21:23, 26 February 2010 (UTC)

Abandono?

É impressão minha ou a Esplanada aqui está ao abandono? André Koehne TALK TO ME 15:12, 10 February 2010 (UTC)

A esplanada do Commons está abandonada sim, e já faz muito tempo. Sempre que posso venho responder, entretanto isso acarreta uma certa demora. Cumprimentos -- @lestaty discuţie 21:23, 26 February 2010 (UTC)

Problemas com vídeos submetidos como sons

Pessoas, submeti três vídeos (File:Mimosa pudica leaves folding when touched 1.ogg, File:Mimosa pudica leaves folding when touched 2.ogg e File:Mimosa pudica leaves folding when touched 3.ogg) com nomes errados: a extensão deveria ser "ogv", não "ogg". Depois, quando fui incluir nos artigos em que achei que seriam úteis, percebi o erro, pois os vídeos não aprensentam thumbnails. Propus a mudança do nome, mas não sei quanto tempo isso vai levar... Será que demora muito? Aliás, será que a falta de thumbnails deve-se ao nome do arquivo mesmo, ou estou equivocado?

Até! --Brandizzi (talk) 23:03, 11 February 2010 (UTC)

Se os thumbs não foram gerados, o certo é carregar novamente. Cumprimentos -- @lestaty discuţie 21:23, 26 February 2010 (UTC)
É o que pensei na primeira vez, mas li em algum lugar que o melhor seria renomear... Bem, foi feito. Obrigado, de qualquer forma!
Agora, não aparece uma imagem de preview do vídeo. Isto está certo? Tenho de solicitar a criação de thumbnails?
Obrigado, e até! --Brandizzi (talk) 04:01, 13 March 2010 (UTC)

Documentários em licença livre

Posso carregar aqui, filmes e documentários que sejam distribuídos em licença pública ou em domínio público? Ex: Steal This Film 2. -- Daniel Souza (talk) 14:10, 5 March 2010 (UTC)

Se forem úteis para ilustrar artigos e não ultrapassarem o limite de upload, sim. -- @lestaty discuţie 08:55, 7 March 2010 (UTC)

Imagens desaparecendo.

Estou adicionando imagens da exposição e de obras do Sr. Isaias Aparecido Lopes da Silva, mas estão retirando dizendo que é violação de copyright. As imagens foram tiradas por mim mesmo. O Sr. Isaias mora comigo.

Recebi e-mail do Eusebius, mas não entendi nada o que está se passando. Alguém poderia me ajudar? Como desbloqueio ou coloco meu nome?

--Tin Master (talk) 20:27, 7 March 2010 (UTC)

Leia a mensagem do Eusebius e siga as instruções da mesma, caso contrário as imagens serão apagadas. -- @lestaty discuţie 08:26, 11 March 2010 (UTC)

Foto apagada que tem autorização no Commons

Olá, algum administrador pode me ajudar? em 2007 carreguei umas imagens da Category:Agbeni Cléo Martins e Alaiandê Xirê a pedido dela, e que ela já havia enviado email para o Commons dando autorização das imagens. Hoje verifiquei que uma das imagens foi apagada e nem me comunicaram só vi quando retiraram a foto do artigo

16h19min de 23 de fevereiro de 2010 CommonsDelinker (discussão | contribs) m (32 419 bytes) (Removendo "Agbeni2.jpg", por ter sido apagado no Commons por Kameraad Pjotr: Copyright violation: Picasa review did NOT pass: Author is using NC, ND, or all rights reserved. [[commons:Category:Picasa)

Sendo que na própria foto tinha a autorização dela enviada por email, independente de estar no Picasa e também verifiquei agora que outra imagem está na página para verificação File:Agbeni.jpg que é o mesmo caso.

Cópia do email: deCléo Martins <agbeni@terra.com.br> parajuremamoliveira <juremamoliveira@gmail.com>

data13 de dezembro de 2007 13:13 assuntoRe:modelo para autorização enviado porterra.com.br

Eu afirmo por este meio que sou o criador e/ou o único detentor dos direitos autorais da OBRA "Fotos Alaiandê Xirê 2007." [ http://picasaweb.google.com.br/irrocha/AlaiandXirNOV2007?authkey=hNLsNcgQyMc]. Eu concordo em publicar aquele trabalho sob a licença livre LICENÇA [escolha uma pelo menos de http://commons.wikimedia.org/wiki/Commons:Marcas_de_direitos_autorais]. Eu reconheço que concedo para qualquer um o direito de usar a obra em um produto comercial e de modificá-lo de acordo com suas necessidades. Estou ciente que sempre detenho os direitos autorais de minha obra assim como o direito de ser reconhecido como o autor segundo os termos da licença escolhida. As modificações que outros fizerem à obra não serão atribuídas a mim. Estou ciente que a licença livre apenas concede direitos autorais e me reservo a opção de entrar com ação contra qualquer um que use esta obra em violação à outra lei como restrições a marcas registradas, difamação, ou restrições geograficamente específicas. Eu reconheço que não posso retirar este consentimento e que a imagem pode ou não ser mantida permanentemente em um projeto Wikimedia. DATA, NOME DO DETENTOR DO DIREITO AUTORAL. 13/12/2007 Nome: Cléo Martins <agbeni@terra.com.br>

Diante disso, pergunto como devo proceder? Jurema Oliveira (talk) 21:28, 7 March 2010 (UTC)

Obrigado pela resposta. Jurema Oliveira (talk) 14:49, 10 March 2010 (UTC)
Desculpe pela demora, existe apenas um (eu) lusófono no commons (oh sim acredito que existam outros, mas eles não querem ter o trabalho de se envolver em nenhum outro projeto que seja a Wikipedia, por isso as coisas aqui demoram semanas, meses... enfim...). Reclamaçõs a parte, verifiquei o ocorrido e o que acontece aqui é incompatibilidade de licenças, mesmo que a pessoa tenha enviado a autorização para você e você tenha enviado a mesma para o OTRS eu mesmo iria barrar a autorização, pois no picasa a mesma possui o símbolo © de todos os direitos reservados. O certo seria você informar para a dona das fotos que primeiro altere isso no picasa colocando lá a mesma licença que ela usar no formulário de autorização pro OTRS, após isso peça que ela envie a autorização para o OTRS e me mande uma mensagem (preferencialmente no meta onde passo maior tempo) alertando sobre isso para que eu autorize no OTRS. Mesmo que a imagem for apaga não é preciso pânico, a mesma pode ser restaurada posteriormente ou até mesmo recarregada. Cumprimentos -- @lestaty discuţie 08:23, 11 March 2010 (UTC)

Ajuda OTRS

Olá, acabei de enviar a autorização OTRS para o Commons sobre os ficheiros na categoria Category:Maria Pia de Bragança (excepto para o do edifício, que é da minha autoria). Estes ficheiros fazem parte uma grande polémica da Wiki-pt (estendida a várias outras wikipédias), e já foram apagados inúmeras vezes, por falta de autorização. Há quase um ano (!!! - shame on me) pedi a autorização de passagem desses ficheiros ao domínio público ao proprietário das imagens, o que foi concedido, e foi essa autorização que enviei agora. Agradecia se alguém pudesse verificar este caso, para saber se está tudo bem, e atalhar futuros problemas. Desde já agradeço o cuidado, -- Darwin Ahoy! 18:53, 10 March 2010 (UTC)

 On hold, Será analisado em breve. Cumprimentos -- @lestaty discuţie 08:25, 11 March 2010 (UTC)
Darwin não encontrei seu email, poderia me informar qual o título da mensagem e qual o endereço de mail que usou, se preferir use meu mail para informar esses detalhes. ---- @lestaty discuţie 09:47, 11 March 2010 (UTC)

Extinção da Categoria Centuries & anti-Centuries.

Criei a categoria Centuries & anti-Centuries e lancei 176 arquivos na mesma. Agora, confrontado por um usuário que inicialmente foi movido por motivos religiosos ou místicos e depois me recomendou ler o COMMONS:SCOPE, fui lá dar uma olhada e vi que, pelas regras do Wikimedia Commons não são aceitáveis neste os trabalhos escritos. Não vi nada sobre JPEG, JPG etc de trabalhos escritos mas, aparentemente, são considerados como trabalhos escritos. Assim sendo, solicito que alguém, dentre os Administradores com domínio da língua portuguesa, exclua ou extinga essa mencionada categoria Centuries & anti-Centuries. Cordialmente, Paulo Cesar-1 (talk) 00:06, 18 March 2010 (UTC)

Olá Paulo você mesmo pode enviar a categoria para eliminação ou solicitar isso para algum administrador (os que constam na lista na msg da esplanada). ---- @lestaty discuţie 16:06, 19 March 2010 (UTC)

imagens de livros e apostilas

caros acabo de entrar na wikipedia como colaborador e estou com duvidas sobre licenças de imagens, como eu sei se uma imagem retirada do google é de dominio livre ou não, e no caso de livros e apostilas de aula, eu devo pedir autorizaçao ao autor, por exemplo: sou da area de engenharia e achei uma foto de um componente mecanico trincado e precisaria colocar no artigo; como eu descubro se eu posso? --FabricioFPS (talk) 03:23, 18 March 2010 (UTC)

Olá Fabrício em geral a maioria das coisas na internet são copyright, as que não são possuem um aviso, tudo o que estiver marcado como Creative Commons (BY-SA 3.0) e GFDL são aceitos no Commons. ---- @lestaty discuţie 16:06, 19 March 2010 (UTC)

Ok, E como eu sei se uma imagem esta marcada como Creative Commons (BY-SA 3.0) ou GFDL ela aparece dita na google?--189.122.20.146 18:31, 19 March 2010 (UTC)

Pode ajudar usar a pesquisa avançada do google [8]. Em "direitos de uso" escolher a última opção. Lijealso (talk) 22:26, 19 March 2010 (UTC)

Agência Câmara

Colegas, gostaria de saber se banco de imagens da Agência Câmara [9], poderiam, a exemplo da Agência Senado [10] ganhar um template, que creio, atende aos quesitos do Commons.

Aproveito também para indagar se o acervo da Secretaria de Imprensa da Presidência da República [11] poderia obter a mesmo entendimento. Obrigado.

--Borowskki (talk) 23:21, 19 March 2010 (UTC)

Se estiverem em conformidade com as licenças, seja audaz! ---- @lestaty discuţie 01:50, 3 April 2010 (UTC)

Fotos da Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian do Flickr - marcadas para eliminação

Fiz o upload do flickr de várias fotos da Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian, usando a ferramenta Bryan's upload tool. Ver, por exemplo: File:Jardim da Praça de Londres, Lisboa, Portugal-03.jpg. Tudo correu bem, mas agora estão marcadas para eliminação: This media file does not have sufficient information on its copyright statusItalic text.

As fotos no flickr, estão marcadas com "Sem restrições de direitos autorais conhecidas"/"No known copyright restrictions" , ver: Flickr, e no perfil da Fundção Calouste Gulbenkian afirmam: "...não se encontrem protegidas por direitos de autor ou direitos conexos...", ver: perfil. Acrescento que a Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian participa do grupo "The Commons", publicando assim as suas fotografias sob uma nova diretriz de uso chamada "sem restrições de direitos autorais conhecidas", como as outras instituições que fazem parte do grupo - The Commons.

No Flickr, existem várias dezenas ou centenas de fotos da Gulbenkian nestas condições, que seria interesante poder usar na Wikimedia commons.--JotaCartas (talk) 10:28, 20 March 2010 (UTC)

I can't really answer your questions, but you might want to try this tool instead (also available through image search). -- User:Docu at 07:04, 21 March 2010 (UTC)

Imagens da Gazeta dos Caminhos de Ferro

Tenho uma dúvida sobre se posso ou não colocar umas quantas imagens. A minha intenção é retirar as imagens de documentos em formato PDF, da Hemeroteca Digital, uma divisão da Câmara Municipal de Lisboa. Este documentos em PDF são digitalizações de uma antiga publicação portuguesa, já extinta, chamada "Gazeta dos Caminhos de Ferro".

Por exemplo, queria retirar a fotografia da Ponte Ferroviária de D. Amélia, que se encontra na página 3 do número 382, que se encontra na seguinte ligação: [12] Pedi já autorização à Hemeroteca Digital para colocar estas imagens na Wikimédia.

Eis a minha pergunta: Queria, por este meio, pedir-vos autorização para copiar algumas imagens presentes nos vossos documentos em formato PDF, digitalizados das várias edições da Gazeta dos Caminhos de Ferro. O fim destas imagens seria a sua publicação na base de dados da Internet da Fundação Wikimédia, com o propósito de as inserir em artigos relevantes na Wikipédia, um projecto de enciclopédia on-line. A resposta da instituição, recebida hoje, foi: comunicamos que poderão utilizar as imagens pretendidas. Pedimos que façam referência à fonte do seguinte modo: © Hemeroteca Municipal de Lisboa.

Por favor, digam-se se isto é suficiente para eu poder começar a carregar as imagens para a Wikimédia.Ajpvalente (talk) 20:15, 22 March 2010 (UTC)

O uso de imagens no Commons deve seguir as licensas daqui, portanto "all rights reserved" não é permitido. ---- @lestaty discuţie 01:48, 3 April 2010 (UTC)
Apesar de ter sido digitalizada por uma entidade, o facto é que muitas destas imagens têm mais de 100 anos... pelo que calculo que tenham passado ao domínio público. Ou, neste, caso, o facto de eu pretender retirar as imagens de um documento em PDF, elaborado recentemente por uma entidade, lhes atribui de novo direitos de autor? Ajpvalente (talk) 16:51, 3 April 2010 (UTC)

Atribuição de uma licença para imagem

Procurei na net uma foto para um artigo que estou a preparar para a Wikipédia. Descobri a fotografia no Google maps e identifiquei o autor. Solicitei autorização para a publicação da foto e a resposta que me foi enviada foi a seguinte: «Como se trata da Wikipédia, venho por este meio, conceder a utilização da mesma foto, desde que nesta fique referido o seu autor e a mesma só seja utilizada para esse trabalho».

Deduzo da resposta dada pelo autor da foto que ninguém poderá utilizá-la para publicação em qualquer outro trabalho , na net ou em qualquer outros meio.

Procurei nas definições das licenças e fiquei confuso. Esta questão das licenças é muito complexa e eu tenho receio de cometer um acto ilegal (ou pelo menos irregular).

Já publiquei imagens no WikiCommons nunca me tinham sido postas estas restrições. Pelo contrário, foi-me sempre dada uma grande abertura. Como devo proceder esta restrição? Existe um tipo de licença próprio para estes casos e que possa ser utilizada para publicar na Wikipédia?Ajpvalente (talk) 23:11, 2 April 2010 (UTC)

Sim as licenças são complexas de modo a inibir que sejam burladas. Bem apenas o «Como se trata da Wikipédia, venho por este meio, conceder a utilização da mesma foto, desde que nesta fique referido o seu autor e a mesma só seja utilizada para esse trabalho» não será aceito no OTRS, o autor da foto precisa mandar um email para permissions-commons-pt(@)wikimedia.org usando um dos templates que você viu, ou ele concede a foto sob os termos da licença livre ou sob Creative Commons. Em todo caso, se houver erros nós informamos no OTRS. Cumprimentos -- @lestaty discuţie 01:45, 3 April 2010 (UTC)
Estranho, não me recordo de fazer a pergunta acima referida. Apesar de estar assinada por mim, o facto é que tenho a certeza de que a única pergunta que fiz recentemente foi a das "Imagens da Gazeta dos Caminhos de Ferro". Algum erro do sistema, talvez? Ajpvalente (talk) 16:56, 3 April 2010 (UTC)

Manhattan

Amigos, uma rápida dúvida:

Editar essa imagem em domínio público de forma a refletir as informações contidas neste quadro configuraria violação de direitos autorais? ÓBVIO que não editaria a imagem de forma a ficar semelhante ao quadro, tão somente incluiria as informações relevantes - a divisão dos exércitos e a situação de Manhattan.

Desde já agradeço as orientações.

--Flávio, o Maddox go! 21:20, 1 April 2010 (UTC)

Não, acho até que a segunda figura está abaixo do linear de criatividade (use isso Template:PD-ineligible e Template:PD-text) --Econt (talk) 23:21, 1 April 2010 (UTC)
Não, não configura desde que cite que é uma derivação da obra por si citada. ---- @lestaty discuţie 01:46, 3 April 2010 (UTC)

Muito obrigado pela ajuda, amigos. Vou tentar bolar uma versão por aqui e postarei aqui. --Flávio, o Maddox go! 17:19, 3 April 2010 (UTC)

Academia Wikipédia, Exponor, Porto, Portugal, 16 de Abril de 2010

Caros, a Wikimedia Portugal (WMP) agradecia que todos colaborassem na divulgação e promoção deste importante evento. Quem tiver blog, facebook, linkedin, identica, twitter, hi5, etc, queira por favor divulgar deixando mensagens, links, o texto que reproduzo de seguida, ou o que mais se lembrarem para nos apoiar...


A Academia Wikipedia (sítio em academia-wikipedia.org) realiza-se pela primeira vez em Portugal, na Exponor, Porto, a 16 de Abril, sendo uma parceria entre a Associação Wikimedia Portugal (sítio em wikimedia.pt) e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Irá contar com diversos oradores (programa em academia-wikimedia.org/programa.php), onde se conta, por exemplo, Kul Takanao Wadhwa, Head of Business Development da Wikimedia Foundation. Docentes universitários, investigadores, editores e empresários compõem o restante painel.

A inscrição é gratuita, obrigatória e online em academia-wikipedia.org/inscricao.php. Mais perguntas? Página de contacto em academia-wikipedia.org/contacto.php e no mail press@wikimedia.pt


Queiram por favor ajudar na divulgação, somos poucos e sobrecarregados... mas extremamente ricos para vos pagar a ajuda :-) Um grande obrigado!! Epinheiro (talk) 18:34, 3 April 2010 (UTC)

Imagens a serem deletadas

Ola companheiros eu havia feito uma montagem de imagens e precisei de ultima hora dar uns ultimos ajustes.

O problema é que eu tentei dar uploud sobre a imagem ja existente e deu certo.

Porem quando eu fui olhar a imagem apareceu a antiga. Ai eu tentei reverter pra ver se dava certo e ai só piorou.

Se não for pedir muito alguem poderia deleta-las pra mim. O nome do arquivo é Anomalocaridae.PNG

PS: não confundir com o atual: Anomalocaris2.PNG

Renato de carvalho ferreira (talk) 03:03, 20 April 2010 (UTC)

AF 447 English translation request

Hi! I found File:Bussereau Câmara Brasil-França.jpg - It has a description in Portuguese, but not in English. The automatic translator gave a result, but I'm unsure if that is what the description was trying to say. Would someone mind translating the image description to English? Thanks WhisperToMe (talk) 12:50, 28 March 2010 (UTC)

I see the translate and dont have any problem. Regards ---- @lestaty discuţie 01:47, 3 April 2010 (UTC)
Thank you for checking it :) - The request has been fulfilled WhisperToMe (talk) 02:00, 4 April 2010 (UTC)

Doom 3

Gostaria de incluir o a imagem do card do DVD do jogo na mas qual licença tenho que utilizar para este arquivo que esta na google. e de autoria da empresa que fabrica o jogo idsoftware.--OptimusPraimus (talk) 18:53, 4 April 2010 (UTC)

Essa imagens não são permitidas, pois possuem direitos autorais. ---- @lestaty discuţie 04:45, 9 April 2010 (UTC)

Enviar imagens para Commons

Olá!

Como devo proceder para enviar fotos para a Wiki Commons e as mesmas são serem eliminadas por direitos autorais. De que forma devo configurar as informações de licença para que seja entendido que a imagem pertence a Sony Pictures Brasil? Informações sobre os filmes estão sendo publicadas dentro dos critérios "Projeto Cinema", porém nenhum cartaz é aceito.

Obrigada! --Cinema Virtual (talk) 21:26, 7 April 2010 (UTC)

Nenhum é aceito pois possuem direitos autorais, deve procurar imagens que se encadrem no escopo e nas licenças do projeto. ---- @lestaty discuţie 04:48, 9 April 2010 (UTC)
  • Entre em contato com a empresa; se ela se dispuser a ceder imagens para uso aqui, em GFDL, deve experimentar falar com o pessoal do canal específico de OTRS. Algumas vezes esses contatos resultam na liberação de algumas imagens. O Ziraldo, por exemplo, cedeu uma do Menino Maluquinho, tempos atrás. Espero ter ajudado André Koehne TALK TO ME 01:13, 10 April 2010 (UTC)

Licenças

Que licença devo botar para um trabalho próprio que já foi publicado em outro site? HélioVL(Hi!) 21:52, 9 April 2010 (UTC)

  • Humm... Se o trabalho é seu mesmo, disponibilize uma autorização via OTRS ou, se a imagem publicada no "outro site" for uma fotografia e lá não estiverem os dados da máquina que a produziu, experimente carregar como trabalho próprio - se a que tem é a original. A presença desses dados deve "provar" que foi mesmo o autor. André Koehne TALK TO ME 01:16, 10 April 2010 (UTC)
No meu caso é uma montagem que quero carregar com fotografias próprias que já foram publicadas em outro site. HélioVL(Hi!) 13:07, 10 April 2010 (UTC)

Video do youtube

Olá,

eu editei um vídeo sobre a inércia, com fragmento de videos do youtube. Gostaria de saber como faço pra carregar ele?

  • Se os videos que utilizou eram seus, precisa indicar os links. se utilizou vídeos que encontrou por lá, não pode carregar no Wikimedia Commons a menos que consiga autorizações formais.Jo Lorib (talk) 20:55, 14 April 2010 (UTC)

Licenças

Gente eu encontrei um site que possui desenhos que podem ser de grande valia para os artigos de animais pré-históricos. O unico problema é que o site é coreano e dessa forma não ha a minima possibilidade de eu descobrir quem é o autor ou muito menos me informar qual é a licença da imagem. O que eu fasso?Renato de carvalho ferreira (talk) 17:52, 21 April 2010 (UTC)

Obras de Mitsuteru Yokoyama

Visitei uma galeria que exibe as obras do mangaka Mitsuteru Yokoyama e tirei uma foto de um pôster enorme que mostra seus trabalhos mais importantes (Robô Gigante, Tetsujin 28-go, Babel II etc.). A galeria é de acesso livre (isto é, a entrada é gratuita ) e a exposição é permanente. Sendo assim, a foto que tirei pode figurar na Wikipédia em português como foto de uma obra de arte "exposta em local público e de caráter permanente"?--Rikaris Talk 14:46, 1 May 2010 (UTC)

  • A resposta é talvez. Veja esta foto, está no W.Commons e ninguém reclamou, pois os quadros da Beatriz Milhazes estão ao fundo, com pessoas passando na frente, etc, é claramente uma foto da estação de metro e a obra de arte está ao fundo. Se a sua foto for assim, pode carregar, mas se a obra estiver limpa, em close e possa ser recortada para mostrar só a obra do artista, ai a chance de permanecer diminui muito.Jo Lorib (talk) 17:19, 1 May 2010 (UTC)
Obrigada pela resposta rápida, Jo Lorib. Acho que vou ter de voltar lá, então, porque a foto que tirei foi em close, exatamente para não saírem as pessoas que ficavam em volta. Achei que isso iria atrapalhar...--Rikaris Talk 23:53, 1 May 2010 (UTC)

Olá a todos!

Como faço para carregar uma foto que foi digitalizada de um album de fotografias que possuo? Trata-se de uma foto (retrato) da pessoa, que quero introduzir no respectivo verbete. obrigado!

  • Possuir uma foto nem sempre quer dizer que você tem os direitos sobre a foto, se não foi você, é preciso saber quem foi o fotógrafo e sob qual licença ela foi cedida. Domínio público só após 70 anos da morte do autor. Jo Lorib (talk) 16:18, 14 May 2010 (UTC)

problemas com registo de imagens no commons e "categorias"

Olá!

Preciso de ajuda para incluir um artigo numa determinada categoria. E também para colocar imagens. Podem ajudar-me? obrigado Quiiiz (talk) 02:07, 13 May 2010 (UTC)

  • Qual artigo? Categorias são adicionadas incluindo a sintaxe [[Category:Nome da categoria]] no texto do artigo, mas é melhor você procurar antes qual categoria é a mais apropriada, tente encontrar fotos de temas parecidos ao seu. Para carregar imagens ou ficheiros, use o atalho na coluna da esquerda da página, carregar ficheiro, é como um tutorial, mas tenha certeza de não estar violando direitos autorais e escolha antes a licença, mais uma vez, olhar imagens parecidas às suas pode lhe mostrar o caminho. Tente, ninguém vai lhe bater se não fizer certo, ok?Jo Lorib (talk) 16:10, 14 May 2010 (UTC)

Imagens de seriados de TV

Olá, eu abri um vídeo no YouTube de um seriado de televisão, pausei o vídeo e tirei a imagem do vídeo. Agora, eu quero saber se eu posso enviar essa imagem ao Wikimedia Commons para usá-la na Wikipédia em português. Se eu puder, que licença eu utilizo e que dados devo fornecer? Obrigado a todos.
--Marcelo Henrique Bittencourt talk 19:13, 13 May 2010 (UTC)

Celulares

É VDA carregar imagens de celulares?

LuanSP (talk) 20:29, 13 May 2010 (UTC)

  • Por favor explique melhor. Tirou uma fotografia com a câmara de seu celular ou tirou uma fotografia de um modelo de celular? Não acho que o segundo caso seja vda, é como fotografar um automóvel ou uma geladeira. No primeiro caso depende do que você fotografou.Jo Lorib (talk) 15:58, 14 May 2010 (UTC)

Utilizar uma imagem na Wikimédia e noutro website simultaneamente

Posso ter uma imagem publicada na Wikimédia, segundo uma licença livre, e noutro website qualquer, sobre uma licença não-livre? No outro website, a imagem seria editada de forma a ter uma marca de água com o meu nome, como autor. Em princípio, isto só seria utilizado em imagens de infra-estruturas e material circulante ferroviário português. Obrigado desde já pela vossa atenção... Ajpvalente (talk) 18:17, 16 May 2010 (UTC)

  • Uma licença livre se sobrepõe a uma licença não livre. Partido do princípio que é o legítimo proprietário da obra e o faz livremente, ao licenciar a imagem aqui como PD, GFDL ou CC-by-SA está liberando-a para qualquer lugar. Poderei ir a esse segundo website, abaixar a imagem (mesmo que a resolução seja diferente), apagar ou recortar sua marca d'água e utiliza-la baseado na licença do Wikimedia Commons. Gostamos muito quando colaboram conosco, mas acho melhor pensar melhor no que pretende fazer. Talvez se explicar um bocadito mais...Jo Lorib (talk) 20:20, 16 May 2010 (UTC)
  • Sim, claro, as imagens (neste caso, fotografias) foram tiradas por mim. A imagem no outro website teria uma resolução diferente, e a marca de água consistiria numa moldura transparente com dizeres em cima da imagem - ou seja - parte da imagem seria editada para fazer a moldura, que, creio eu, é inviolável... ou pelo menos daria um bom bocado de trabalho para quem a quisesse editar. Apesar das semelhanças óbvias, a imagem nunca seria completamente a mesma. Mas também estou a pensar em atacar este problema de um modo diferente: algumas das fotografias em questão foram tiradas ao mesmo objecto com um curto espaço de tempo, de ângulos ligeiramente diferentes; ou seja, as fotografias são muito parecidas mas não completamente iguais. Não haverá problema em publicar uma fotografia aqui na Wikimédia, e a outra, de um ângulo diferente, noutro website, espero. Ajpvalente (talk) 19:50, 17 May 2010 (UTC)
  • Nunca subestime um hacker, pode ser que violem a marca d'água sim. Num caso famoso, roubamos um museu britanico que colocou tranca em imagens em domínio público. Acho a segunda solução melhor e em princípio não vejo problemas nela. Jo Lorib (talk) 20:48, 17 May 2010 (UTC)
Certo, obrigado pelas respostas, vou adoptar a segunda solução. Ajpvalente (talk) 00:43, 18 May 2010 (UTC)

Obra derivada a partir de uma imagem da Wikimédia

Posso editar uma imagem, de modo a criar novas imagens a partir de alguns pormenores da antiga, e postar essas novas imagens na Wikimédia? A ideia é isolar alguns painéis de azulejos da imagem Aveiro Train station.jpg, que está alojado aqui na Wikimédia, criando novas imagens que seriam utilizadas no artigo Estação Ferroviária de Aveiro da Wikipédia, para ilustrar a lista dos painéis. Apesar da descrição da imagem referir que é posível criar imagens derivadas, gostaria de saber se neste caso a regra se aplica. Agradeço, desde já, pelas vossas respostas. Ajpvalente (talk) 03:20, 21 May 2010 (UTC)

  • Se a licença permite compartilhar e rearranjar a imagem, claro que pode. Deve só lembrar de atribuir corretamente o trabalho original e permitir o compartilhamento. Coloque uma ligação para a imagem original. Obrigatório usar a mesma licença:

This file is licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic license. You are free:

  • to share – to copy, distribute and transmit the work
  • to remix – to adapt the work

Under the following conditions:

  • attribution – You must attribute the work in the manner specified by the author or licensor (but not in any way that suggests that they endorse you or your use of the work).
  • share alike – If you alter, transform, or build upon this work, you may distribute the resulting work only under the same or similar license to this one..Jo Lorib.(não consigo me logar deste PC)

Foto em wikipedia

Como faço pra por uma foto na wikipedia? E a imagem está no file!— Preceding unsigned comment added by Paulinho15 (talk • contribs)

Muda a palavra "file" para "ficheiro". Só colocar [[Ficheiro:Nome do arquivo.jpg|thumb (caso queira colocar legenda na foto)|o tamanho que vc quer por exemplo 250px|legenda]] Mizunoryu (talk) 20:54, 22 May 2010 (UTC)

Retícula

alguém aqui poderia incluir retículas nessa imagem? File:Manga grayscale.svg? Desde já agradeçoHyju (talk) 22:24, 22 May 2010 (UTC)

Retículas? Vc quer dizer deixá-la transparente? Se for isso já temos uma. Mizunoryu (talk) 01:42, 23 May 2010 (UTC)

não, seria como isso File:La Cara de Barcelona - 001.jpg, os pontinho vermelhos seriam retículas, são usadas em preto em branco (tiras de jornal e mangá) para simular cor, sombreamento, seria para ilustrar o artigo.Hyju (talk) 03:30, 23 May 2010 (UTC)

Entendi. Infelizmente não sei como fazer isso. Você poderia fazer um pedido aqui. Mas não é garantido que alguém o atenda =/ Mizunoryu (talk) 04:23, 23 May 2010 (UTC)

Public Domain Super Heroes

achei essa Wikia de personagens em domínio público, como posso fazer upload no commons, já que não tem a data das imagens?Hyju (talk) 03:30, 23 May 2010 (UTC)

Pode carregar normalmente. Mas que na descrição vc diga quem criou e quando o direito autoral expirou juntamente com um link para que todos possam consultar. Aí é só colocar a licença apropriada.

As seguintes são alguns exemplos:

Use a que achar mais apropriada. Se forem heróis de outros países deve haver uma tag específica para eles também. Senão houver use a PD-old. Mizunoryu (talk) 04:23, 23 May 2010 (UTC)

obrigado, valeu a informação201.51.126.168 21:17, 24 May 2010 (UTC)

e quanto aos open sources]? a Wiki está licenciada em CC BY SA, só já tive problemas com imagens cujo texto está com essa marcação e a imagem não.Hyju (talk) 17:08, 28 May 2010 (UTC)

Fotos cédulas antigas

Tudo certo em File:Um Cruzeiro 2.jpg? Ou é proibido, pois na categoria não tem quase nada? Ou falta alguma coisa? André (talk) 21:36, 24 May 2010 (UTC)

  • Tentei achar a resposta, mas não encontrei nada que indique qual é a licença, lamento André. Sei que notas de euro não podem ser carregadas.Jo Lorib (talk) 12:41, 26 May 2010 (UTC)
Tenho outras aqui também, vou carregar depois. André (talk) 16:33, 26 May 2010 (UTC)

Imagens de dinheiro brasileiro não podem ser carregadas também. É necessário algum parecer da Casa da Moeda. A não ser que seja velho o bastante. Seria legal se alguém mandasse um email para lá afim de esclarecer se são de domínio público ou não. Não podemos colocar qualquer licença pois não somos os criadores das notas/moedas. Mizunoryu (talk) 18:44, 26 May 2010 (UTC)

File:Money (reais).jpg Xiii então... Poderiam mandar proteger isso tb. Mandei o e-mail perguntando, vamos ver se respondem, foi gerado um n° de protocolo. André (talk) 01:01, 27 May 2010 (UTC)

Nem precisa mais. Fiquei encasquetado com isso e fui no site do Planalto dar uma lida naquela chatice e achei o seguinte aqui:

Seção II Dos Sinais Não Registráveis Como Marca

Art. 124. Não são registráveis como marca:

XIV - reprodução ou imitação de título, apólice, moeda e cédula da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios, dos Municípios, ou de país;

Ou seja, nossa moeda também pode ser usada. Vou fazer uma tag para ela. Mizunoryu (talk) 01:26, 27 May 2010 (UTC)

Sobre o EURO eu acho que há um equívoco. Ver Template:Money-EU. Mizunoryu (talk) 01:32, 27 May 2010 (UTC)
Existia a {{Money-REAL}} (ver este histórico), mas ela foi redirecionada para a {{Copyvio}} por causa deste pedido (aceito). Abraços Mwaldeck msg 05:36, 27 May 2010 (UTC)

Acabei de ler. Pelo o que eu li havia uma confusão com uma lei. E depois houve outra confusão quanto às restrições das imagens. Restrições essas que nesse caso é permitida no Commons. No caso é a reprodução que possa causar algum tipo de engano ou confusão, ou uso comercial (no caso de fraudulencia, dinheiro falso). A mesma coisa para o dólar e euro que são carregados no commons tb. Ver CAPÍTULO IV DOS CRIMES COMETIDOS POR MEIO DE MARCA, TÍTULO DE ESTABELECIMENTO E SINAL DE PROPAGANDA. São as mesmas restrições que permitimos para logomarcas. Mizunoryu (talk) 13:10, 27 May 2010 (UTC)

CAPÍTULO IV DOS CRIMES COMETIDOS POR MEIO DE MARCA, TÍTULO DE ESTABELECIMENTO E SINAL DE PROPAGANDA

Art. 191. Reproduzir ou imitar, de modo que possa induzir em erro ou confusão, armas, brasões ou distintivos oficiais nacionais, estrangeiros ou internacionais, sem a necessária autorização, no todo ou em parte, em marca, título de estabelecimento, nome comercial, insígnia ou sinal de propaganda, ou usar essas reproduções ou imitações com fins econômicos.

Pena - detenção, de 1 (um) a 3 (três) meses, ou multa.

Parágrafo único. Incorre na mesma pena quem vende ou expõe ou oferece à venda produtos assinalados com essas marcas.

Mizunoryu (talk) 13:11, 27 May 2010 (UTC)

Ahh ok, vou subir depois as outras notas aqui. No caso de moeda circulante cabe um [sem valor] na imagem. Obrigado. André (talk) 14:49, 27 May 2010 (UTC)

BTW, o FML foi mala em carregar uma imagem obviamente de amostra dizendo que foi ele quem tirou com uma Canon. Nem metadata tem, que mentira descarada, hauhauhua. Mas como é foto do BCB e é do nosso dinheiro não tem problema em ficar. Só mudar a licença. Mizunoryu (talk) 14:57, 27 May 2010 (UTC)

This is wrong. The law quoted in this template is not about copyright, it is about other intellectual property rights: patents, industrial designs, trademarks, geographical denominations. It has nothing to do with copyright. The section above "Dos Sinais Não Registráveis Como Marca" is about "Signs that cannot be registered as trademarks". The template should be deleted again. Lupo 15:43, 27 May 2010 (UTC)

Yeah! You're right! I'm gonna fix the template. Mizunoryu (talk) 15:51, 27 May 2010 (UTC)

  • Bom perguntei sobre licenças para o BC, todavia responderam apenas como reproduzí-las o que vai complementar as respostas que aqui foram inseridas. Segue a determinação do BC para reprodução de cédulas circulantes: I - as reproduções deverão conter a expressão "SEM VALOR", aposta diagonalmente sobre a imagem, cujo comprimento e altura deverão ser de, pelo menos, 40% e 20%, respectivamente, das dimensões da reprodução; II - Resolução da imagem virtual: até 72dpi (72 pixels por polegada ou 28,246 pixels por cm). Assim, no caso das cédulas atuais que medem 140 x 65 mm, a imagem poderá ter no máximo 397 x 184 pixels. Esta restrição é válida também quando se tratar de reproduções elaboradas com elementos individuais de uma cédula (estampa, caracteres, por exemplo). Seria bom incluir na predefinição não? André (talk) 20:05, 28 May 2010 (UTC)
Eu já encontrei nas nossas leis (vide a predefinição) que o nosso dinheiro pertence à União e que as obras da União não são do domínio dela. Ou seja, são de domínio público. Mas assim como os símbolos nacionais elas possuem restrições de uso. E vc acabou de conseguir mais informações sobre essas restrições. Deu até preguiça de ler, hehe. O ruim vai ser traduzir isso pro inglês e colocar lá :S . Mizunoryu (talk) 01:16, 29 May 2010 (UTC)

André, vc poderia enviar esse email para o OTRS? Só para constar na predefinição que ninguém está inventando nada. Mizunoryu (talk) 01:48, 29 May 2010 (UTC)

Sim. André (talk) 20:08, 29 May 2010 (UTC)
Mas como faço? Anexo alguma foto ou mando link da predefinição? André (talk) 03:33, 1 June 2010 (UTC)

Manda o link da predefinição. Diferente de foto, é bom ter na página de discussão dela, para que ocnste que falamos com o BCB a respeito do uso e como devemos proceder. Mizunoryu (talk) 00:57, 3 June 2010 (UTC)

Enviei. André (talk) 04:20, 15 June 2010 (UTC)

Usuário encrenqueiro

o usuário Belgrado, está pedindo permissão em páginas de domnío público, ele foi expulso da Wiki em espanhol Belgrado.Hyju (talk) 03:26, 30 May 2010 (UTC)

Como usar imagens de outros sites no wikipedia

http://www.limpbizkit.com/photos/

Como faço para poder utilizar qualquer das imagens do site acima no wikimedia e posteriormente no wikipedia?


--Jessadidas (talk) 07:24, 30 May 2010 (UTC)jess

Entrando em contato com eles por email, pedindo permissão para que deixem usar as imagens sobe uma licença livre aceita no Commons e para quaisquer fins (obras derivadas e uso comercial). Então encaminhe o email para o OTRS. Depois disso feito vc poderá carregar as imagens. Mizunoryu (talk) 08:57, 30 May 2010 (UTC)

Licença de image de uma Wikipédia

Boas.

Recentemente, carreguei o ficheiro File:Rexhep Qosja 2.JPG, proveniente da página homónima na Wikipédia albanesa. Lá, ela tem a etiqueta PD (domínio público) mas não diz porquê, nem quem é o autor. Essa imagem provavelmente vai ser eliminada ou há algo que se possa fazer para a manter? Obrigado, Malafaya (talk) 16:23, 18 June 2010 (UTC)

  • Acho que provavelmente vai ser deletada. Não existe nenhuma indicação do autor, que é quem poderia colocar em domínio público e a imagem não parece antiga o suficiente para PD-old. O arquivo também não traz nenhuma indicação da câmera e dados da foto que as máquinas modernas indicam. Difícil. 189.102.5.126 17:03, 18 June 2010 (UTC)
procurar saber quem é o autor para ver se ela entrou em pd de acordo com a morte do autor, ou se pd por outra causa. Nisso é só colocar na descrição da imagem para comprovar. Mizunoryu (talk) 18:01, 18 June 2010 (UTC)

Eliminar imagem

Alguém poderia eliminas essa imagem para mim? irei carregar outra igual, porém melhor e com o mesmo nome. HélioVL(Hi!) 16:34, 5 July 2010 (UTC)

Vc pode carregar por cima. Basta clicar em "Enviar uma nova versão deste arquivo" logo abaixo do histórico do arquivo. Mizunoryu (talk) 16:54, 5 July 2010 (UTC)

Essa Licença?

Alguém pode me explicar por que essa licença CC-BY-NC não é asseita aqui no Commons? É só uma duvida que eu gostaria de esclarecer. Truu (talk) 23:32, 10 July 2010 (UTC)

Essa licença veda o uso para fins comerciais e por isso não é aceita. O Commons só aceita arquivos livres para quaisquer tipos de utilização. Mizunoryu (talk) 06:09, 11 July 2010 (UTC)

direitos de autor

Estou a terminar um livro sobre utilização de plantas em medicina a pedido de uma editora e destinado a alunos de medicina e a medicos. Para ilustrar algumas plantas que não existem em Portugal tenho utilizado imagens de herbário cujo autor morreu em 1880 ou imagens fotográficas recolhidas na Wikipedia ou na wikimedia. Derá possível publicálas referindo apenas a fonte: isto é, o autor do herbário ou a wiki? fLima — Preceding unsigned comment added by Figueiredo lima (talk • contribs) Mizunoryu (talk) (UTC)

As imagens da Wikimedia não precisarão ser carregadas já que são daqui. Já as demais fotos é só indicar a fonte do autor do herbário. Mizunoryu (talk) 06:09, 11 July 2010 (UTC)

Translation request

Would someone mind adding a Portuguese translation to this template? User:Raboe001/licence - Thanks WhisperToMe (talk) 22:58, 23 June 2010 (UTC)

Produção de Imagens gifs

Pessoal, já levei um cartão amarelo e uma advertência, to quase sendo expulso de campo. Eu sou novato e dei umas vaciladas. Eu gostaria de saber se eu posso pegar imagens da Commons, editá-las no flash e criar gifs para uso na wikipedia? Se puderem me responder na minha página de discussão ficarei grato. abrax Diovanimangia (talk) 10:38, 13 July 2010 (UTC)

Pode! Se são imagens livres você pode fazer qualquer tipo de edição que não infrinja a integridade de alguém. Mizunoryu (talk) 16:27, 13 July 2010 (UTC)

Fotos do Flickr

Tenho algumas fotos que postei no Flickr com licença livre. Posso carrega-las também aqui. 2 eu ainda tenho no computador e outra mais antiga, perdi o original.Outra coisa, elas tem marca d'água colocada por mim.--Paulo rsmenezes (talk) 21:07, 11 July 2010 (UTC)

  • Indique o link das imagens no Flickr, para melhor avaliação, as imagens devem ter uma licença compatível e ter alguma possível utilidade para os projetos.Jo Lorib (talk) 23:03, 11 July 2010 (UTC)
Esta é uma delas [13] que eu queria usar em um artigo sobre o filme na wikipédia. Infelizmente não tenho mais o original. Qualquer problema com a licença posso alterar já que sou o proprietário no Flickr. As outras 2,das quais tenho o original, são [14] e [15].Para mim não teriam uso, talvez em artigos sobre natureza ou astronomia. Aproveitando a ocasião, posso fazer montagens com cenas de filmes que estão em dominio público no emol e internet archive, para criar cartazes de filmes antigos?--Paulo rsmenezes (talk) 12:33, 12 July 2010 (UTC)
  • Olhei apenas a primeira imagem; trata-se de imagem derivada de várias outras que, pelo que pude observar, estariam em domínio público. Costumo, para fazer montagens, utilizar imagens que encontro aqui mesmo no Commons - pois deve apontar todas as licenças e fontes das mesmas: ou seja, especificar qual a origem e licença de cada uma das fotografias que usou: não pode, simplesmente, atribuir por si mesmo uma licença - ou transformá-la em trabalho próprio. Uma solução melhor seria carregar - se possível - cada imagem separadamente e, depois, fazer a montagem. Mas, de já, fica também o meu crivo crítico: se for usar a montagem para ilustrar um verbete de filme posterior - ela ficará inapropriada; isso, para não dizer que, com a redução dela no verbete, os detalhes irão desaparecer; também não se costuma aceitar imagens que tragam legendas ou texto de copyright nas mesmas...

Só lembrando: olhei apenas a primeira montagem, não vi as demais. André Koehne TALK TO ME 08:57, 17 July 2010 (UTC)

Avisos de copyvio

1- Ficheiro:Reinaldo_azevedo2.jpg 2- Ficheiro:Tatu China.JPG Jo Lorib (talk) 15:55, 15 July 2010 (UTC)

Já mandei pra deleção. Obrigado. Mizunoryu (talk) 16:18, 15 July 2010 (UTC)

Pedidos de imagens

existe a possibilidade de eu fazer um pedido de imagem. Estou em construção de um artigo na wikipedia mas a commons não tem as imagens necessárias, eu preciso de fotos da estela de Tel Dan. Obrigado Diovanimangia (talk) 14:20, 17 July 2010 (UTC)

A paiência é um dom divino, um dia alguèm vai colocar imagens livres no Commons, seu artigo não vai fugir.189.100.239.98 14:42, 17 July 2010 (UTC)

Rsrs... terei paciência... Diovanimangia (talk) 16:25, 17 July 2010 (UTC)

Direito Autoral.

O Utilizador Eikenls postou uma imagem de minha autoria. Gostaria de saber como posso entrar em contato com esse Utilizador que é o Sr. Eike Nogueira, para corrigirmos esse problema. A foto está na Wikipédia, na página RESENDE (Rio de Janeiro) assim descrita "Vista do Bairro Campos Elísios da Ponte Nilo Peçanha e ao fundo, a Igreja Matriz de Resende." e com o seguinte link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Ponte_Nilo_Pecanha_e_Igreja_Matriz.jpg Grato, Fernando Lemos - Jornalista (MTB-RJ: 16555)

Se deseja que a imagem seja apagada eu mesmo posso mandá-la para eliminação, por violação de direitos do autor. Se deseja que ela permaneça e conversar com ele a respeito é só deixar algum recado nessa ligação. Mizunoryu (talk) 06:09, 11 July 2010 (UTC)

Gostaria que a imagem permanecesse, porém gostaria de falar com o Sr. Eike Nogueira a respeito, para que o crédito de autoria seja corrigido por ele.— Preceding unsigned comment added by 187.3.233.142 (talk • contribs) Mizunoryu (talk) 12:49, 22 July 2010 (UTC) (UTC)

~::Você pode falar com ele aqui ou aqui. Ou mandar um e-mail por ele aqui (para mandar e-mail é necessário se registrar). Mizunoryu (talk) 12:49, 22 July 2010 (UTC)

Imagens de Capas

Talvez esta não seja a primeira vez que alguém toca neste assunto, mas, como sou novo por aqui, vou contar com a paciência e boa vontade de todos:

Na wikipedia em inglês, capas de filmes são exibidas sob uma licença que considera a utilização destas imagens (em baixa resolução) como fair use. Como ficaria isso para o nosso caso?

Pergunto isso pois eu gostaria de contribuir (principalmente para incrementar artigos na wikipedia) com algumas capas de CDs e de DVDs mas não sei se isso será legal. Obrigado!

Paulonatrium (talk) 12:33, 20 July 2010 (UTC)

Nós da Wiki-pt vamos ter que esperar as regras do EDP/Uso restrito serem formuladas e aceitas no Meta para podermos carregar tais imagens. E essas imagem serão carregadas na própria Wiki-pt, não no Commons. O Commons só aceita conteúdo livre. Entretanto há capas que são simples o bastante (constando apenas de combinação simples de core e forma e fontes tipográficas) a ponto de serem inelegíveis de direitos autorais por não se encontrar no limiar de originalidade e por isso podem ser carregadas aqui. Eis alguns exemplos:

lembrando que tais imagens não podem receber quaisquer licenças, pois ainda assim foram registradas. Ao carregá-las use {{PD-ineligible}} e {{Trademark}}. Mizunoryu (talk) 12:48, 20 July 2010 (UTC)

Obrigado! Paulonatrium (talk) 12:57, 20 July 2010 (UTC)

Upload de logomarca

Estou encontrando muita dificuldade para fazer o upload de um logo para o perfil em português de uma empresa. Mesmo preenchendo todos os campos solicitados, a permissão não é concedida. Como devo proceder?— Preceding unsigned comment added by CosanSA (talk • contribs) ~~ (UTC)

  • Logomarcas são protegidas pela lei, não pode colocar aqui, violaria direitos autorais. O único caso em que são aceitas é quando contem apenas letras, não sei se é o caso da COSAN.Jo Lorib (talk) 16:59, 29 July 2010 (UTC)

Encontrei dois tipos de logos com o nome Cosan no Google, não sei qual dos dois você deseja carregar. Mas ambos ao meu ver não se encontram no limiar de originalidade . Não vejo problemas para carregar qualquer uma das duas. No campo permissão ou abaixo dos campos coloque apenas as marcas {{PD-textlogo}} {{PD-shape}} e {{Trademark}} que estará tudo bem. Ou se preferir, você que trabalha na própria empresa pode emitir um e-mail de permissão para o OTRS escolhendo uma de nossas licenças livres para que o arquivo seja carregado no projeto. Mizunoryu (talk) 17:59, 29 July 2010 (UTC)

  • È bom avisar ao Garoto Cosan que se tiver autoridade legal para licenciar o logo da empresa e o fizer aqui no Commons, estrá licenciando a imagem para qualquer uso lícito, inclusive comercial, melhor verificar se é isso mesmo que deseja, não tem volta.Jo Lorib (talk) 15:22, 1 August 2010 (UTC)

Publicações Oficiais do Brasil

Qual a política sobre publicações oficiais do governo brasileiro?

  • Exemplo 1: Foto de um livreto de receitas usando café, publicado pelo Ministério da Industria e Comércio e o extinto Instituto Brasileiro do Café (IBC). Não tem impresso nenhuma informação de edição.
  • Exemplo 2: Folder distribuido aos visitantes de um parque de conservação público, com informações sobre o mesmo. Editado pela Prefeitura com participação do governo federal.--Paulo rsmenezes (talk) 03:02, 1 August 2010 (UTC)
  • O que se pode usar com certeza de não estar violando direitos: brasões e bandeiras dos municípios brasileiros; símbolos nacionais, desde que para uso lícito; fotos da Agência Brasil (veja a foto do artigo sobre o presidente brasileiro, clicando nela aparece a licença), porque um editor do Commons solicitou e eles gentilmente concordaram. Todo o resto não pode ser carregado no Commons, seja municipal, estadual ou federal, com uma ou outra exceção que deve estar explicitada no local original da imagem, materiais sem licença aparente não são livres. Embora produzidos com verba pública, pertencem ao governo e não ao povo brasileiro e demandam autorização explícita e formal do governante e na forma aceita pelo Commons (GFDL ou CCbySA, sem restrições quanto a uso comercial).Jo Lorib (talk) 15:13, 1 August 2010 (UTC)

Imagens de Scanner

Olá!

Eu li o artigo Help:Scanning, mas fiquei com dúvidas quanto aos direitos autorais (copyright), o artigo não explica muito sobre isso. Posso carregar imagens de qualquer livro? Quais são as regras? --Minerva97 (talk) 21:07, 21 July 2010 (UTC)

  • O artigo é mais sobre como escanear. Os direitos autorais são os mesmos que para qualquer outra imagem, só pode escanear livros que estejam em dominío público ou com licenças compatíveis, nada que viole direitos autorais, ok.Jo Lorib (talk) 22:18, 21 July 2010 (UTC)
  • Como saber o domínio de um livro? o.0
Eu queria esse aqui: Fast Ladies – female racing drivers 1888 to 1970. --Minerva97 (talk) 19:47, 24 July 2010 (UTC)
  • Em cada uma das páginas do livro está escrito materiais com direito autoral, então não pode usar no Commons. Livros entram em domínio público 70 anos após a morte do autor.201.68.89.189 20:26, 25 July 2010 (UTC)

Ou passado 70 anos desde a publicação do trabalho. Alguns livros possuem imagens em domínio público. Abaixo da foto muitas vezes há um rodapé dizendo quem é o autor e/ou a data de publicação da foto. A partir dessas informações você pode saber se as imagens são livres ou não. Mizunoryu (talk) 17:59, 29 July 2010 (UTC)

pode ou não pode

Eu gostaria de postar essa imagem na wikipedia, eu já até falei com a dententora dos direito da imagem, como pode ser visto nos recados abaixo da imagem. porém, ela disse que foi aconselhada por um adm da wiki que a wikipédia não aceita imagens para fins não comerciais. o que pode ser feito sobre isso? ou não pode ser feito nada? como podem ver, ela está disposta a dar a permissão de postar a imagem na wiki. Lucazeppelin (talk) 01:11, 3 August 2010 (UTC)

  • O Commons não aceita a restrição ao uso comercial, então a imagem não pode ser carregada. É mais fácil convencer uma pessoa ou uma comunidade inteira? Acho que você ainda não esgotou todos os argumentos com a LLC 149. Existem também fotos na Category:Misha Collins que pode usar.Jo Lorib (talk) 11:55, 3 August 2010 (UTC)

Licença para foto da Internet

Qual licença usar para inserir foto pesquisada na Internet. Qual licença usar para inserir foto pesquisada na Internet.— Preceding unsigned comment added by Paulothiagomarianno (talk • contribs) Mizunoryu (talk) (UTC)

A licença reivindicada pelo o autor da foto. Quando não há uma licença explícita geralmente no rodapé do site há um © ou ®, ou algo dizendo todos os: "direitos reservados". Nesse caso o conteúdo desse site não é permitido. Você pode entrar em contato com ele e pedir permissão (Ver Commons:Modelo de mensagem) de uso do conteúdo que vc quer. Depois envie o e-mail para o OTRS ( permissions-commons-pt@wikimedia.org ), carregue a imagem colocando a licença escolhida pelo autor e a tag {{OTRS pending}}. Depois peça a um verificador checar se está tudo ok.Mizunoryu (talk) 16:24, 10 August 2010 (UTC)

Formulário

Existe algum formulário próprio para solicitar autorização de uso de imagens não-livres diretamente ao autor? Dornicke (talk) 16:21, 10 August 2010 (UTC)

Ver Commons:Modelo de mensagem. Mizunoryu (talk) 16:24, 10 August 2010 (UTC)

Kelheim

  • O ficheiro File:Kehlheim panorama.jpg está com o nome da cidade errado, o correto é Kelheim. Como se altera o nome de um ficheiro ? Você sabe, Mizunoryu? Jo Lorib (talk) 12:41, 13 August 2010 (UTC)

Não dá para mover os nomes de arquivos assim como as categorias. O que pode ser feito é recarregar o arquivo com o nome certo dessa vez, e marcar o arquivo com nome errado com a tag {{nome do arquivo certo}}. Mizunoryu (talk) 06:57, 14 August 2010 (UTC)

Licenças

Tenho três dúvidas com relação a licenças de autor, espero que alguém possa me ajudar...

  1. Digamos que eu queira carregar no Commons uma imagem que não de minha autoria; falo com o autor e ele permite que eu a publique. Devo carregá-la normalmente? Num caso desses, o que deve ficar nos campos "Autor", "Fonte de origem" e "Permissão"? Quanto à licença, o autor deve escolher na lista do carregamento normal, ou existem predefinições especiais no caso de o usuário que carrega o ficheiro não ser o autor?
  2. Digamos que eu encontre na internet uma fotografia muito antiga, que date de 1880 (exemplo), mas seu autor é desconhecido. Devo carregar essa imagem no Commons, mesmo sabendo que seu autor já morreu há mais de 70 anos? Se sim, o que deve ficar no campo "Autor"?
  3. Se eu pretendo carregar uma imagem cujo autor morreu há menos de 70 anos, devo fazer? Se o autor não pode mais licenciar a imagem, mas ainda não perde os direitos autorais, a quem devo pedir autorização? SLRTDM (talk) 20:29, 15 August 2010 (UTC)
Pela ordem:
  1. É preciso que o autor da foto conceda uma licença formal pelo OTRS, clique no link e siga as instruções. Uma outra opção é licenciar a imagem no sítio onde foi primeiramente colocada, muitas fotos do Flickr são utilizadas aqui por terem licença compatível, alguns usuários chegam a contar autores de fotos postadas para solicitar alteração de licença, veja um exemplo ai em cima. Sem isso não carregue nenhuma imagem de terceiros. A marcação vai ser a que o dono da imagem solicitar;
  2. Você deve poder provar que a imagem está em Domínio Público e que é de 1880, através do link para onde encontrou a imagem, vão verificar, pode ter certeza;
  3. Não carregue. Aos detentores dos direitos: herdeiros, editores, proprietários da obra. como contatá-los é outro problema.
Jo Lorib (talk) 13:03, 16 August 2010 (UTC)

Imagem

eu pus uma imagem na Wikipédia, que não tinha nada de mal. e alguém acusou-me de copyright e outras coisas, e retiraram-na. a imagem não tinha nada de mal, foi criada por mim e a minha turma. era um mapa com territórios descobertos pelos portugueses. mas nem todos os territórios fizeram parte do império português, pois houve territórios descobertos pelos portugueses ao serviço de outros países. exemplo: Fernão Magalhães ao serviço de Espanha. alguém pode-me explicar o que aconteceu. porquê a imagem foi retirada do Wikipédia? o que posso fazer para voltar a ter a imagem?

A descrição do registro era 08h23min de 27 de Agosto de 2009 Yann (discussão | contribs) eliminou "File:MUNDO PORTUGUÊS.JPG" ‎ (Copyright violation) (global usage; delinker log)

e sua descrição:|Description=

English: tHIS IS PORTUGUESE EMPIRE.
Português: É o império Português no seu Máximo. ( comtém descobertas só sabidas agora)

|Source=LIVROS HISTÓRICOS |Author=EU |Date= |Permission= |other_versions= }} ).

Parece que você não indicou nenhuma licença e retirou material de livros sem indicá-los.Se tinha permissão para usar esses dados deveria indicar, bem como o nome das fontes.Jo Lorib (talk) 16:23, 21 August 2010 (UTC)

Ajuda

Meus caros, eu quero carregar esta imagem do flickr, o autor/detentor disse que para a "wikipédia é livre", e que devo atribuir com o nome dele, claro. EU posso ou não posso carregar a imagem?Estou no aguardo. Obg Lucazeppelin (talk) 20:53, 25 August 2010 (UTC)

  • Deve solicitar ao autor que modifique a licença para CCbySA 3.0, comercial inclusive. Como está hoje a foto não pode ser carregada no Commons por ter uma tag do CC noncomercial.Jo Lorib (talk)
Nota: A mesma pergunta tinha sido colocada na minha página de discussão, e na do Dantadd. Respondi aqui. Ao Lucazeppelin: Não dupliques mensagens enviadas a editores específicos, pois isso tomará o tempo de todos, e as respostas serão redundantes. Podes criar um tópico aqui na esplanada e indicar o link a editores específicos, se quiseres. --Waldir talk 11:42, 30 August 2010 (UTC)

Licença adequada

Essa imagem é livre com alguns direitos reservados, sendo aceita no commons. Mas qual licença deve ser utilizada na página do ficheiro? HélioVL(Hi!) 17:56, 31 August 2010 (UTC)

Imagem descrição errada

Podem dar uma olhada e ver se este carregamento está nos conformes? O link apresentado é da Globo, mas a imagem é da Funai e está descrita como se fosse da Agência Brasil. André (talk) 04:03, 5 September 2010 (UTC)

  • Contatei o editor a esclarecer a questão, mas parece que não, as fotos de divulgação da Funai não são da Agência Brasil e necessitam de permissão, o que não foi solicitado, mas aguardemos.Jo Lorib (talk) 15:33, 5 September 2010 (UTC)
  • Foi engano meu, procurei outras fotos relacionadas à Funai no Commons e achei que a licença da Agência Brasil também se aplicava, por serem órgãos do governo federal. De qualquer forma já entrei em contato com a instituição solicitando autorização, favor proceder com a eliminação da referida imagem caso necessário. --Viniciusmc (talk) 03:45, 6 September 2010 (UTC)

pedido

Alguém com alguma experiência em OTRS (é essa a sigla?) poderia tentar obter a permissão dos logos da campanha de 2010 para o Dia Mundial Contra a Raiva? A página de download das imagens, com link para o contato com ARC é esta - e temos ali a versão em vários idiomas, certamente eles irão autorizar seu uso na wiki... Acho. De já agradecido (se puderem, ainda, encaminhar o pedido à versão em inglês da Esplanada, idem), André Koehne TALK TO ME 12:18, 6 September 2010 (UTC)

  • Mandei um email para o Peter e ele trocou a licença da página para CCbySA3.0, agora pode usar no Commons e na Wikipédia.Jo Lorib (talk) 17:23, 7 September 2010 (UTC)
    • Só pra constar: a duras penas consegui fazer o carregamento (duras penas porque sempre me embanano quando a licença difere da CC normal - GFDL - ou PD old). Eu até copiei o nome aqui e colei, mas não deu certo) - e já está ilustrando inicialmente o verbete sobre a raiva... Valeu. André Koehne TALK TO ME 19:56, 11 September 2010 (UTC)

Ajuda com imagem

Olá, gostaria de saber como colocar uma imagem em um artigo. não sei quem é o autor da imagem, mas acredito que sei quem é o dono.--Icaroaol (talk) 21:16, 11 September 2010 (UTC)

Deleção zero...

Tempos atrás mandei para apagamento umas capas de discos do Anísio Silva e elas ainda estão por aqui. Hoje mandei uma cacetada de imagens para apagamento, algumas há anos carregadas por aqui e ainda fáceis de encontrar de onde foram copiadas...

Fico a pensar: os adms daqui sumiram? Temos algum adm lusófono, ativo? E, lembrando os meus desenhos apagados, alguns sob alegações as mais estranhas, fico a pensar na eficácia desse projeto... in-commons! André Koehne TALK TO ME 20:23, 23 September 2010 (UTC)

  • Por quê não se candidata? Imagens não são a minha praia, se carreguei umas vinte foi muito, só me interesso um pouco por direitos autorais e só ando respondendo nesta Esplanada por que fiquei com dó.Jo Lorib (talk) 22:40, 23 September 2010 (UTC)

Se você quer agilizar a deleção, ao invés de abri uma DR, marque com speedydelete ou copyvio e mostre a fonte de onde e pq o arquivo é uma infração. Se marcar para DR pode esperar meses para ser encerrado, aí mais de não houver link ou nada que prove que o arquivo seja infração. Mizunoryu (talk) 01:39, 24 September 2010 (UTC)

Não entendo os critérios da Wikimedia para exclusão de algumas imagens!

Olá. Quero saber o critério adotado para apagar as imagens que eu carrego aqui no wikimedia. Pois não violo nenhum direito autoral, não me aproprio das imagens como sendo minhas, não ganho dinheiro por exibi-las aqui, nem nada disso, apenas quero ilustrar algum artigo no wikipedia, quero ajudar a construir ou a melhorar alguns artigos colocando imagens sobre os mesmos, porém toda vez que tento fazer algo do tipo a imagem é excluída! Por exemplo: quero fazer o carregamento da imagem de um cartaz de um determinado filme, para ilustrar um artigo sobre este mesmo filme, coloco a licensa correta e mesmo assim a imagem é excluída? Por quê? Só estou tentando melhorar o artigo! Porque podemos escrever e editar algo facilmente mas na hora de colocarmos uma imagem tem toda essa dificuldade!? Já vi outros artigos sobre filmes na qual existe uma ilustração com o cartaz do mesmo, porém quando eu tento fazer isso, não consigo! Já estou cansado de fazer o carregamento da mesma imagem sempre! Por que os outros podem e eu não posso? O que eles fizeram para poder carregar o cartaz do filme sem serem incomodados com exclusões idiotas? A administração do wikimedia deixa muito a desejar nesse aspecto, tem que se preocuparem com as pessoas que carregam imagens ofensivas, desrespeitosas, etc. Não com quem tenta ajudar a melhorar um artigo. Antes de excluir algo, tem que saber onde a imagem está sendo utilizada, no que ela está sendo usada, e só no caso de uma violação relevante, ele seria encaminhada para exclusão, aí sim, teríamos uma administração mais justa e a wikipedia seria realmente uma enciclopédia livre!

Williamcandido47 (talk) 19:10, 24 September 2010 (UTC)

  • Imagens que não são livres, como os cartazes de filmes a que se refere, não podem ser carregadas no Commons mas podem ser carregadas diretamente na Wikipédia em português, depois que foi aprovado o URC, um sistema semelhante ao fair use, verifique em pt:Wikipedia:Conteúdo restrito. É um tanto complicado, mas peça lá que alguém lhe ajuda.Jo Lorib (talk) 21:39, 24 September 2010 (UTC)
  • Obrigado pela atenção e pela dica, vou fazer o que tu me disses, procurar alguém que entenda melhor desse assunto e que possa me ajudar, pois é muito chato querer melhorar algo e não poder por causa de motivos banais. Feito. Valeu. 201.22.227.84 20:33, 25 September 2010 (UTC)
  • Manter um arquivo só com imagens de uso livre, a proposta do Wikimédia Commons, de modo algum é um motivo banal, muito chato é receber críticas de quem não viu, não entendeu e não gostou. O conceito dos projetos da Wikimedia é disponibilizar informação livre, no mesmo sentido do software livre, como o Linux, por exemplo, se isso dá um pouco mais de trabalho que dar uma busca no Google, é válido para o que esta comunidade se propõe. Mas existe o carregamento em URC, é uma permissão que a própria lei concede, a lei permite que você se apodere do trabalho de outro, sob determinadas condições, mas deve ser carregado localmente, pois a lei varia conforme o país e as diferentes versões da Wikipédia possuem liberdade editorial.Jo Lorib (talk) 14:57, 26 September 2010 (UTC)

Ajuda com imagem

Olá gostaria de pedir ajuda com licenças.

http://commons.wikimedia.org/wiki/File:RafaelMineiro01.jpg

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Fulvio.jpg

Coloquei os autores das fotos, mas não sei o que escrever na licença, sou novato queria aprender como funciona essas leis e tal, procurei informações aqui, mas achei tantos tópicos que fiquei perdido. Na verdade não sei se posso utilizar as imagens.

grato --Icaroaol (talk) 01:18, 26 September 2010 (UTC)


Quando vejo a foto na internet. Onde posso conseguir informações dela para que eu possa saber a licença??--Icaroaol (talk) 01:25, 26 September 2010 (UTC)

  • Essas duas fotos não podem ser carregadas no Commons, lamento mas marquei como copyvio. A própria página de onde as copiou indica ao final:© 2009-2010 LNB - Liga Nacional de Basquete. Todos os direitos reservados . Na verdade é muito difícil achar fotos livres na Internet, a regra para as licenças é:se não fala nada-não pode usar; se indica direitos reservados ou o símbolo © ou ®, não pode; se indica uma licença CC-Creative Commons e não tiver restrição comercial, ai pode usar. Duas saídas para você:tire suas próprias fotos ou de buscas no Flickr por imagens com licença CCbySA3.0. Algumas vezes se pedir com jeito, o autor da foto muda a licença, por exemplo, peça ao autor desta foto para mudar a licença para CCbySA3.0, dai vai poder carregar aqui e usar. Aliás tem foto de um time inteiro.Jo Lorib (talk) 14:43, 26 September 2010 (UTC)

Substituição de logotipia e Conteúdo Página Rádio Record AM 1000 kHz na Wikipédia

Prezados, trabalho no Marketing da Rádio Record AM 1000 kHz, meu e-mail é xxxxxxxxxxxxxxx, e estou tentando há dias, em vão, mudar o logo da Rádio, assim como alguns dados referentes à história da Rádio, pois temos fontes confiáveis da própria empresa, e materiais diversos para colocarmos no CCommons e tambem na Wiki. Como proceder? O sistema não aceita minhas modificações...

Deixo aqui meu contato de usuário: xxxxxxxxxxxxxxxxx. Meu contato comercial segue acima... Grato.

Fernando

  • Existe um perigo muito grande em colocar o logo da sua empresa no Commons, só aceitamos arquivos sob uma licença do tipo CCbySA 3.0 (comercial inclusive), isso significa que qualquer um poderá utilizar seu logo, inclusive para fins comerciais, é isso mesmo que você quer? Tem autorização de seus superiores para isso? Acho que ainda bem que não conseguiu. O logo antigo que ilustra o artigo foi carregado diretamente na pt-Wikipédia sob o argumento de uso racional URC, e se já existe uma imagem em URC para ilustrar o artigo, não pode carregar outra usando o mesmo argumento. Retirei seus endereços de email para evitar spam em sua conta.Jo Lorib (talk) 22:56, 30 September 2010 (UTC)

substituição de imagem

Só marcar a duplicata de baixa resolução com {{duplicate|File:Nome do arquivo melhor.jpg}}. Mizunoryu (talk) 14:20, 14 October 2010 (UTC)

Museu Britânico

Bom dia, como possa saber se essa imagem está protegida por direitos autorais, é uma imagem do museu britânico. http://www.britishmuseum.org/images/ps326416_l.jpg

Onde está a página de formatações

Olá pessoal. Onde encontro a página de formatações???

201.75.23.105 01:25, 13 October 2010 (UTC)

imagem do Censo 2010

http://www.tvtapajos.com.br/94fm/images/censo_2010_ibge.jpg

Fenixdois.jpg

  • A primeira imagem não pode ser carregada no Commons, não é livre, a página raiz indica "2002-2010 notapajos.com Todos os direitos reservados. " Não entendi o significado de Fenixdois.Jo Lorib (talk) 20:47, 14 October 2010 (UTC)

Bandeiras de escolas de samba

Recentemente, o usuário Lennar adicionou diversas bandeiras de escolas de samba no commons, dizendo-se autor das fotos, e atribuindo-lhes domínio público. As bandeiras estão sendo usadas nos artigos das escolas na wiki-pt, o que até seria permitido pela regra do fair-use recentemente aprovada. Mas hospedar essas bandeiras no Commons eu entendo que não é possível, pois obviamente a informação de que o Lennar é o autor, é falsa.

Será que não seria possível mover essas bandeiras pra wiki-pt sob o fair-use, e apagá-las daqui? Exemplos do que to falando [16] [17] [18] Leandro Rocha (talk) 00:04, 16 October 2010 (UTC)

Mas não tinha como mover pra wiki-pt sob fair-use? eu não tenho como. Leandro Rocha (talk) 00:44, 20 October 2010 (UTC)

✓ Done Mizunoryu (talk) 02:29, 20 October 2010 (UTC)

Thanks, obrigado Mizu. Quando tiver mais um tempinho, taí o resto:Tradição, Caprichosos, Rocinha, Estácio, Cubango, Inocentes, Império da Tijuca, Santa Cruz, Renascer, Alegria, Viradouro, Vila Isabel, Unidos da Tijuca, Mocidade de Padre Miguel, Imperatriz, São clemente, União da Ilha, Portela, Mangueira e Salgueiro. Vou avisar ao usuário pra que ele não poste mais aqui, antes que ele tente postar todas as 70 e poucas. abç! Leandro Rocha (talk) 02:50, 20 October 2010 (UTC)

Pergunta

Porque encontrei fotos pornograficas no Widimedia Commons? 189.72.88.173 15:33, 17 October 2010 (UTC)Luciana

Luciana, o commons é um repositório de todos os tipos de imagens, ele não é censurado, por isso há todos os tipos de imagens aqui. Entretanto, não há "pornografia" no sentido estrito do termo. Nudez não significa pornografia, e as fotos que cá estão que contem nudez são para fins ilustrativos dos artigos. Entretanto estas categorias estão delimitadas e você não precisa entrar nelas se não quiser. Béria Lima msg 16:01, 17 October 2010 (UTC)

Actually, o Commons aceita fotos pornográficas para descrever artigos sobre sexo, pornografia etc. Então elas possuem um certo valor educativo mesmo não parecendo. ~Mas imagens de má qualidade e mais do mesmo são geralmente apagada. Há uma grande controvérsia sobre tudo isso, mas elas são de fato algumas delas são necessárias em certas partes. Mizunoryu (talk) 02:29, 20 October 2010 (UTC)

Fair use / pt.wp

Now that pt.wp allows it you may please correct some of the forms and instructions here. Commons:Upload/pt e.g. (I assume that the verb is now in a wrong plural after I removed Wikipedia from that warning sentence). --Martin H. (talk) 23:20, 17 October 2010 (UTC)

You need just to change this word "permitem" to "permite". I can do it, but the page is full protected and it is a abuse of my steward tools hehe. Thanks. -- @lestaty discuţie 23:27, 17 October 2010 (UTC)

Monumentos Nacionais português

Olá a todos.
Estou desolado per escrever em Inglês. (I'll wondered if someone could translate, muito obrigado). I'm French and I'm involve in the French Monument Historique project (monumentos históricos francês) on the French Wikipedia and Wikimedia Commons. We have create a template on Commons for the Portuguese monuments almost like the French one (Template:Mérimée) called Template:IGESPAR (which categorise in Category:IGESPAR). I assume you don't really know why we do this... In fact there is more than one interest :

  • Find errors on the official database (nobody is perfect) as we have find some on the French one (fr:Projet:Monuments historiques/Base Mérimée/erreurs)
  • Report them when there are a lot (that's could be increase the credibility of our projects to the government acuity)
  • Put a source/reference /link to a better information on the pictures/articles
  • Categorise the historical monuments in order to short them by regions (Category:Monuments historiques in France)
  • Verify by regional categories if articles have the geocoordonates

… You also could use the sheet here to search something.

  • In fact the most amazing thing with this stuff is the result:

fr:Catégorie:Monument historique de la Charente + fr:Modèle:KML gives some links at the top (to Openstreetmap, google maps, yahoo maps,...) like [19] … May be more... I need to inform you also, that the Netherlands also make a project nl:Wikipedia:Wikiproject/Erfgoed/Nederlandse Erfgoed Inventarisatie I hope you enjoy this news. Muito obrigado, de novo estou desolado. Otourly (talk) 21:34, 18 October 2010 (UTC) PS: Text published also on pt:Wikipedia:Esplanada/geral/Monumentos Nacional português (18out2010).

Hi, thanks for contacting us. You shouldn't have tried so hard for "speaking" portuguese. It's a difficult language even for us native speakers, hehe. But we appreciate your initiative. That was kind of you. That's a great project. Thanks for inform us. I hope you succeed in this project and get some valuable helpers from Wiki-pt. Best regards. Mizunoryu (talk) 02:29, 20 October 2010 (UTC)
Could you help me to create a help project page on commons like the french one ? Otourly (talk) 17:06, 20 October 2010 (UTC)
Trabalho sobre a página User:Otourly/projet_Monuments_portugais para ajudar os utilizadores. Otourly (talk) 21:24, 26 October 2010 (UTC)

Ho criardo este predefinição para as categorias dos distritos de Portugal. Espero que servirá. Regards, Otourly (talk) 17:57, 25 October 2010 (UTC)

Imagem com problemas de certificação de DP

Ficheiro:Gilberto Kassab 22092007.jpg

Investiguei o link de origem da imagem acima e constatei ser o mesmo link "fechado" para visualização. Trata-se de uma imagem postada no Flickr sem acesso, nem mesmo a cadastrados no site de imagens. Recomendo ao editor que a postou confirmar a sua condição. VIGI-AP (talk) 15:50, 28 October 2010 (UTC)

A "condição" da imagem já foi confirmada - conforme se vê na página, ainda em 2007, VIGI.
Flávio "Maddox" go! 16:11, 28 October 2010 (UTC)
Talvez queira discutir o assunto com o Dantadd (talk · contributions · Statistics) que carregou a imagem e que é também administrador do commons. Leandromartinez (talk) 19:36, 28 October 2010 (UTC)

Categ

Alguém sabe lá qual categ fica este File:Geraldina Pio dos Santos.png? Procurando o dito cujo que se casou com a criatura, achei-a... Em PD, trouxe para cá - mas não encontrei como categorizar em "pessoas (ou mulheres) do Brasil do séc. XIX", ou roupas, costumes, do século XIX no Brasil...

Grato, se alguém puder me ajudar... André Koehne TALK TO ME 21:15, 28 October 2010 (UTC)

Fotografias de políticos

É permitido carregar no Commons fotografias de políticos produzidas pelas respectivas assessorias de imprensa? Se for permitido, que tipo de licença deve ser usado?Py4nf (talk) 17:27, 31 October 2010 (UTC)

  • A origem da foto não importa muito, importante é sob qual licença a foto é disponibilizada. Aceitamos CCbySA 3.0, que permita inclusive a reutilização ou reelaboração e o uso comercial. Muitas vezes pedidos diretos são atendidos. É notório o licenciamento de imagens especialmente para a Wikipédia pelo Fórum Mundial de Davos, simplesmente por que algum editor solicitou.Jo Lorib (talk) 11:01, 1 November 2010 (UTC)

PS: Só reparei depois de responder, mas a foto da Dilma que aparece na página principal é da assessoria de imprensa e foi carregada no Commons, pois o próprio site indica uma licença CCbySA3.0, perfeitamente compatível.

A imagem carrega no Commons, mas quando coloco-a no artigo diz que ela não existe.

Por favor, alguém me ajuda?

Eu quero colocar uma imagem no artigo da Gol Transportes Aéreos.

No caso seria a imagem Gologo.jpg, eu coloco o código no HTML da página, mas quando aperto pra salvar ele não e depois de um tempo é excluído automaticamente da página, e agora? o que está acontecendo ?

  • Primeiramente você carregou o logotipo da Gol como trabalho seu, o que não é verdade, o logotipo é da empresa, só por isso vai ser apagado do Commons. Quando conseguir autorização para carregar esse logotipo, é só voltar no artigo e colocar no mesmo local, mas sem escrever file:, basta o nome. jpg.Jo Lorib (talk) 17:29, 3 November 2010 (UTC)

Desisti

Desisti de contribuir com a Wikipédia.

Estou tentando eliminar os seguinte ficheiros, mas não consigo:

Ficheiro:Saulo Luís da Silva.jpg

Ficheiro:Logo LQPN.png

Ficheiro:Logo(png) Saulo-pt.png

Ficheiro:C. warnerii semi alba.jpg

Por favor, elimine-os.

grato

Saulo Luís da Silva (talk) 21:30, 5 November 2010 (UTC)saulo luis da silvaSaulo Luís da Silva (talk) 21:30, 5 November 2010 (UTC)

Não to vendo ficheiro nenhum com esse nome, mas após vc postar no commons, não pode pedir pra excluir sem um motivo válido. Deu ta dado. Leandro Rocha (talk) 19:18, 7 November 2010 (UTC)

Foto de um Político

Posso publicar a foto de um político do Rio de Janeiro - Brasil copiada de seu próprio blog, onde a mesma foi postada por ele mesmo? Template:Não assinou

Não, não pode.A não ser que no blog esteja dizendo que a foto é de domínio público. Caso vc more no RJ, é muito melhor vc ir até ele e pedir pra tirar uma foto. Leandro Rocha (talk) 19:16, 7 November 2010 (UTC)

Minhas fotos

Olá. Recebi um recado que tenho que enviar uma autorização para minhas fotos ficarem no commons. Gostaria de melhores detalhes de como fazer isso.Adriana Lobo (talk) 22:48, 7 November 2010 (UTC)


Falei com o autor da marcação de eliminação. Sinceramente, discordo. Vc é autora do trabalho, é a retratada na obra, e vc própria posta as fotos, colocando-as sob domínio público. Está explícito nas informações das fotos td isso. Vou remover as marcações que ele colocou até explicar melhor. Leandro Rocha (talk) 00:51, 8 November 2010 (UTC)

Licença

Aí Galera, Estou Tendo Problema Com A Licença... EU Enviei Uma Imagem Mais Não Sei Como Conseguir A Licença Para Ela... A Imagem É Uma Capa Do CD Do Capital Inicial [20]. Por favor me Ajudem!!! Não Deixem Ela Ser Excluida De Novo... ƑЄ˩∫ƤЄ... (talk) 04:54, 13 November 2010 (UTC)

  • Essa página não é compatível com o Commons e fatalmente vai ser apagada, mesmo que você indique uma licença. É copyvio, violação de direitos autorais, não tente enganar o sistema enviando falsas permissões. No entanto a imagem poderá ser carregada diretamente na pt-Wikipedia pelo argumento do URC (também conhecido como Fair-use), se você cumprir os requisitos mínimos. Veja mais em pt:Wikipedia:Conteúdo restrito.Jo Lorib (talk) 17:29, 13 November 2010 (UTC)

Imagem do Rio Branco Atlético Clube

Olá, preciso de ajuda para regularizar as imagens do Rio Branco Atlético Clube, pois não estou conseguindo fazer de forma correta.

  • Tzacche, seu problema é parecido com o utilizador acima, usou uma imagem que não é livre File:Brasao Oficial vetorizado.gif e não vai conseguir mante-la no Commons. Deve utilizar URC na própria Wikipéda em língua portuguesa.Jo Lorib (talk) 17:06, 15 November 2010 (UTC)
Poste essa imagem na própria Wikipedia direto aqui. O Commons só aceita material sob domínio público, já algumas wikipedias (pt, en) aceitam material sob fair-use, ou URC. Leandro Rocha (talk) 16:59, 16 November 2010 (UTC)

Bandeiras de escolas de samba

Recentemente, o usuário Lennar adicionou diversas bandeiras de escolas de samba no commons, dizendo-se autor das fotos, e atribuindo-lhes domínio público. As bandeiras estão sendo usadas nos artigos das escolas na wiki-pt, o que até seria permitido pela regra do fair-use recentemente aprovada. Mas hospedar essas bandeiras no Commons eu entendo que não é possível, pois obviamente a informação de que o Lennar é o autor, é falsa.

Será que não seria possível mover essas bandeiras pra wiki-pt sob o fair-use, e apagá-las daqui? Exemplos do que to falando [21] [22] [23] Leandro Rocha (talk) 00:04, 16 October 2010 (UTC)

Mas não tinha como mover pra wiki-pt sob fair-use? eu não tenho como. Leandro Rocha (talk) 00:44, 20 October 2010 (UTC)

✓ Done Mizunoryu (talk) 02:29, 20 October 2010 (UTC)

Thanks, obrigado Mizu. Quando tiver mais um tempinho, taí o resto:Tradição, Caprichosos, Rocinha, Estácio, Cubango, Inocentes, Império da Tijuca, Santa Cruz, Renascer, Alegria, Viradouro, Vila Isabel, Unidos da Tijuca, Mocidade de Padre Miguel, Imperatriz, São clemente, União da Ilha, Portela, Mangueira e Salgueiro. Vou avisar ao usuário pra que ele não poste mais aqui, antes que ele tente postar todas as 70 e poucas. abç! Leandro Rocha (talk) 02:50, 20 October 2010 (UTC)

Pergunta

Porque encontrei fotos pornograficas no Widimedia Commons? 189.72.88.173 15:33, 17 October 2010 (UTC)Luciana

Luciana, o commons é um repositório de todos os tipos de imagens, ele não é censurado, por isso há todos os tipos de imagens aqui. Entretanto, não há "pornografia" no sentido estrito do termo. Nudez não significa pornografia, e as fotos que cá estão que contem nudez são para fins ilustrativos dos artigos. Entretanto estas categorias estão delimitadas e você não precisa entrar nelas se não quiser. Béria Lima msg 16:01, 17 October 2010 (UTC)

Actually, o Commons aceita fotos pornográficas para descrever artigos sobre sexo, pornografia etc. Então elas possuem um certo valor educativo mesmo não parecendo. ~Mas imagens de má qualidade e mais do mesmo são geralmente apagada. Há uma grande controvérsia sobre tudo isso, mas elas são de fato algumas delas são necessárias em certas partes. Mizunoryu (talk) 02:29, 20 October 2010 (UTC)

Fair use / pt.wp

Now that pt.wp allows it you may please correct some of the forms and instructions here. Commons:Upload/pt e.g. (I assume that the verb is now in a wrong plural after I removed Wikipedia from that warning sentence). --Martin H. (talk) 23:20, 17 October 2010 (UTC)

You need just to change this word "permitem" to "permite". I can do it, but the page is full protected and it is a abuse of my steward tools hehe. Thanks. -- @lestaty discuţie 23:27, 17 October 2010 (UTC)

Monumentos Nacionais português

Olá a todos.
Estou desolado per escrever em Inglês. (I'll wondered if someone could translate, muito obrigado). I'm French and I'm involve in the French Monument Historique project (monumentos históricos francês) on the French Wikipedia and Wikimedia Commons. We have create a template on Commons for the Portuguese monuments almost like the French one (Template:Mérimée) called Template:IGESPAR (which categorise in Category:IGESPAR). I assume you don't really know why we do this... In fact there is more than one interest :

  • Find errors on the official database (nobody is perfect) as we have find some on the French one (fr:Projet:Monuments historiques/Base Mérimée/erreurs)
  • Report them when there are a lot (that's could be increase the credibility of our projects to the government acuity)
  • Put a source/reference /link to a better information on the pictures/articles
  • Categorise the historical monuments in order to short them by regions (Category:Monuments historiques in France)
  • Verify by regional categories if articles have the geocoordonates

… You also could use the sheet here to search something.

  • In fact the most amazing thing with this stuff is the result:

fr:Catégorie:Monument historique de la Charente + fr:Modèle:KML gives some links at the top (to Openstreetmap, google maps, yahoo maps,...) like [24] … May be more... I need to inform you also, that the Netherlands also make a project nl:Wikipedia:Wikiproject/Erfgoed/Nederlandse Erfgoed Inventarisatie I hope you enjoy this news. Muito obrigado, de novo estou desolado. Otourly (talk) 21:34, 18 October 2010 (UTC) PS: Text published also on pt:Wikipedia:Esplanada/geral/Monumentos Nacional português (18out2010).

Hi, thanks for contacting us. You shouldn't have tried so hard for "speaking" portuguese. It's a difficult language even for us native speakers, hehe. But we appreciate your initiative. That was kind of you. That's a great project. Thanks for inform us. I hope you succeed in this project and get some valuable helpers from Wiki-pt. Best regards. Mizunoryu (talk) 02:29, 20 October 2010 (UTC)
Could you help me to create a help project page on commons like the french one ? Otourly (talk) 17:06, 20 October 2010 (UTC)
Trabalho sobre a página User:Otourly/projet_Monuments_portugais para ajudar os utilizadores. Otourly (talk) 21:24, 26 October 2010 (UTC)

Ho criardo este predefinição para as categorias dos distritos de Portugal. Espero que servirá. Regards, Otourly (talk) 17:57, 25 October 2010 (UTC)

Imagem com problemas de certificação de DP

Ficheiro:Gilberto Kassab 22092007.jpg

Investiguei o link de origem da imagem acima e constatei ser o mesmo link "fechado" para visualização. Trata-se de uma imagem postada no Flickr sem acesso, nem mesmo a cadastrados no site de imagens. Recomendo ao editor que a postou confirmar a sua condição. VIGI-AP (talk) 15:50, 28 October 2010 (UTC)

A "condição" da imagem já foi confirmada - conforme se vê na página, ainda em 2007, VIGI.
Flávio "Maddox" go! 16:11, 28 October 2010 (UTC)
Talvez queira discutir o assunto com o Dantadd (talk · contributions · Statistics) que carregou a imagem e que é também administrador do commons. Leandromartinez (talk) 19:36, 28 October 2010 (UTC)

Categ

Alguém sabe lá qual categ fica este File:Geraldina Pio dos Santos.png? Procurando o dito cujo que se casou com a criatura, achei-a... Em PD, trouxe para cá - mas não encontrei como categorizar em "pessoas (ou mulheres) do Brasil do séc. XIX", ou roupas, costumes, do século XIX no Brasil...

Grato, se alguém puder me ajudar... André Koehne TALK TO ME 21:15, 28 October 2010 (UTC)

Fotografias de políticos

É permitido carregar no Commons fotografias de políticos produzidas pelas respectivas assessorias de imprensa? Se for permitido, que tipo de licença deve ser usado?Py4nf (talk) 17:27, 31 October 2010 (UTC)

  • A origem da foto não importa muito, importante é sob qual licença a foto é disponibilizada. Aceitamos CCbySA 3.0, que permita inclusive a reutilização ou reelaboração e o uso comercial. Muitas vezes pedidos diretos são atendidos. É notório o licenciamento de imagens especialmente para a Wikipédia pelo Fórum Mundial de Davos, simplesmente por que algum editor solicitou.Jo Lorib (talk) 11:01, 1 November 2010 (UTC)

Bandeira de Camaçari

Olá pessoal! Algum desenhista aí de primeira (pode ser tb um "tirado a desenhista", "ilustrador", ou outra coisa do tipo) pode fazer isso? Luan fala! 21:56, 30 November 2010 (UTC)

Eu sei disso. Eu queria saber se alguém pode criar um arquivo com a bandeira (de preferência vetorizado - .svg), uma vez que a imagem da notícia é uma fotografia da bandeira de Camaçari (creio eu, então, que deva ter algum direito autoral sobre ela - a foto). Eu fiz um pedido em en:Wikipedia:Graphic Lab/Illustration workshop#Camaçari's flag, mas não tive sucesso. Luan fala! 15:29, 15 December 2010 (UTC)

Usar imagem

Preciso usar uma imagem, só que ela está na wikipedia em hebraico... como faço pra usa-la???? grato

link da imagem =>Estela de Tel Dan em hebraico

Diovanimangia (talk) 03:35, 21 December 2010 (UTC)

Fiber

Olá, preciso tirar uma dúvida quanto a imagens que irei fazer uploads. 1- esta imagem ficará visível a todos mesmo que em algum momento do upload eu diga que a imagem não é publica? 2- fiz um teste no meu site e a imagem não apareceu. fiz o upload no site co commons, peguei a tag da imagem e adicionei no meu site, mas não fincionou. Como fazer?,

Romualdo.fiber (talk) 11:58, 22 December 2010 (UTC)

  • Todas as imagens colocadas no Commons são públicas e com uma licença livre, simplesmente não aceitamos restrições, se não quer tornar a imagem pública, não a carregue aqui. O Wikimedia Commons é um local de armanezamento de midias livres para os projetos da Fundação, como a Wikipédia, não um local para armanezamento de imagens para seu site, não somos um serviço público como o Picasa ou o Flikr, não temos a obrigação de fornecer suporte técnico para usos que desvirtuam sua função. Não sei muito bem o que quer fazer mas muito provavelmente está no local errado.Jo Lorib (talk) 22:36, 24 December 2010 (UTC)

Será que o Sr. Jimmy Wales daria uma resposta tão mal educada como essa? É certo que não, pois é um visionário e tem espírito colaborativo sem igual. É uma pena que ele tenha pessoas míopes envolvidas no seu projeto. São adversários do seu ideal e se tivessem um pouco de vergonha na cara, não atuariam desagregando valor de maneira tão contundente.

  • Obrigado pela sua resposta. Não ajudou muito na minha dúvida, mas o que posso esperar. Bem terei que continuar pesquisando em fontes terceiras, pois os criadores não sabem como fazer.

E só pra esclarer que não estou no lugar errado, depois que instalei esta nova versão do software no meu site não consegui mais carregar as imagens. Então foi onde descobri através de outras pessoas que passaram pelo mesmo problema, que não permitem mais que eu carregue as minhas imagens pro banco de dados do meu site onde o wikipedia está instalado. Só permitem que eu carregue as imagens atraves do Commons(uma espécie de monopolio de imagens. Por isso que existe esta postagem aqui. Ficou dificil de utilizar. Fiber consulting (talk) 17:29, 28 December 2010 (UTC)

"Romualdo.fiber", desculpe a intromissão mas está bem confuso as idéias aqui. O Wikimedia Commons serve para armazenar imagens e pode ser utilizada com um link direto, como [[ Image:Juglans_regia_2009_G2.jpg ]] nos sites da Fundação Wikimedia como Wikipédia, Wikibooks, Wikiquote, Species, etc, se você tem um site seu que utiliza o software MediaWiki (www.mediawiki.org) você pode carregar a sua imagem em http://www.seusite.com/wiki/Special:Upload ou utilizar um link do Commons como http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Juglans_regia_2009_G2.jpg e direcionar para seu site. --leonardo (talk) 02:34, 29 December 2010 (UTC)
  • Sr.Romualdo Fiber, com certeza o Jimbo não é tão mal educado quanto eu o o senhor, mas na essência a resposta dele seria a mesma: O Wikimedia Commons é um repositório de imagens livres, para uso nos projetos da Fundação Wikimédia, não são aceitas restrições quanto à privacidade das imagens. O Leonardo já ensinou como utilizar a imagem. Estranhamos sua informação de que não consegue carregar imagens em seu próprio site, mas para suporte ao MediaWiki deve se dirigir ao local apropriado. Não gostam do modo que respondo, façam melhor, voluntários não remunerados fazem o que podem, nem sempre é o melhor. Wikiférias para mim.Jo Lorib (talk) 12:06, 29 December 2010 (UTC)

Tradução

Alguém poderia traduzir o Special:UploadWizard (assistente de carregamentos) para português brasileiro? Eduardo P (talk) 22:21, 26 December 2010 (UTC)

Pra que colocar em Português brasileiro? Ambos os dialetos são perfeitamente compreensíveis entre si, o bonito da língua é sua diversidade. Um abraço! Leandro Rocha (talk) 01:14, 27 December 2010 (UTC)

A tradução do Special:UploadWizard (assistente de carregamentos) para português. Eu não gosto de ver o tutorial divertido, em inglês. E a tradução para outras línguas, como: espanhol, francês, alemão, suíço-alemão, flamengo, basco, italiano, catalão, galego, sueco, polonês, dinamarquês, norueguês, finlandês, holandês, baixo-alemão, russo, búlgaro, ucraniano, sérvio, grego, turco, árabe, japonês, chinês simplificado, chinês tradicional, coreano, tailandês, vietnamita, etc. Desculpe pelo exagero, na hora de citar as línguas. Eduardo P (talk) 00:48, 29 December 2010 (UTC)

Sobre Imagens de Bandas e Capas de Albums...

Olá, entrei na wikipédia com o objetivo de adicionar as capas dos albums e imagens de bandas em seus respectivos artigos,pois tenho muito tempo livre para contribuir com a Wikipédia, porem utilizo o Google Imagens como fonte de pesquisa,logo apos carragar o ficheiro na sessão "É uma obra de outra origem" ponho infomações como Nome do ficheiro de destino,Fonte de origem (que coloco o link direto da imagem),Autor(cujo ponho o nome da gravadora ou o nome da banda),Descrição (Descrevo em português), e Licença ("Eu encontrei a imagem no Google ou em um site qualquer) mas mesmo assim o ficheiro é apagado.Gostaria de saber como carregar ficheiros e o que tenho que fazer para que eles não sejam apagados?--FC Kida (talk) 22:40, 28 December 2010 (UTC)

  • Copiar imagens da Internet como está fazendo é violação de direitos autorais e proibido no Commons. A alternativa é verificar o URC na Wikipédia em língua portuguesa, é uma espécie de fair use permitido pela legislação, por favor siga o link indicado e procure entrar em contato com alguém de lá. Existem várias restrições, não é toda imagem que pode ser utilizada e nem todo mundo é autorizado a crregar imagens, mas já é uma alternativa.Jo Lorib (talk) 12:11, 29 December 2010 (UTC)

Ajuda

Vocês sabem qual licença eu posso por nessa imagem para que ela fique nos conformes? Nessa edição eu experimentei colocar uma predefinição, quero sabe se caso eu fiz a ação certa de simplesmente substituir as predefinições eu estou garantindo que ela não seja apagada? Bruno Ishiai 05:22, 1 January 2011 (UTC)

Foi vc que realmente tirou a foto? Leandro Rocha (talk) 20:48, 3 January 2011 (UTC)

Carreguei uma imagem errado

Estava querendo carregar uma imagem, mas renomeei no meu pc o arquivo errado, e consequentemente, carreguei a imagem errada. Poderia alguem por favor apagar esta imagem[25] ou então renomear para algo como "Papai Noel do Madureira Shopping em 2010"? A imagem que eu queria carregar não tinha nada a ver com isso, mas não me oponho a colocar essa que tb é trabalho próprio, disponível com a mesma licença. Leandro Rocha (talk) 20:37, 3 January 2011 (UTC)

Renomear imagem sem perder o histórico

Não é possível renomear imagens sem perder as outras versões carregadas? como exemplo, não é possível alterar o nome dessa imagem sem que as outras duas versões já carregadas se percam? --HélioVL (talk) 10:21, 30 December 2010 (UTC)

Oi HélioVL! Your image is now here: File:Colégio Angélica - Coronel Fabriciano.jpg. Please do not overwrite other images. Cheers --Saibo (Δ) 00:15, 31 December 2010 (UTC)

Please, could make these renamings?

It is a standard that I wish to do in the Category:Coronel Fabriciano. --HélioVL (talk) 10:44, 7 January 2011 (UTC)

✓ Done. Hélio, desculpe por eu ter feito um erro na hora de mover um arquivo. Erros acontecem. O erro já foi consertado por mim. Eduardo P (talk) 01:53, 9 January 2011 (UTC)

Muito obrigado, Eduardo. --HélioVL (talk) 13:43, 9 January 2011 (UTC)

Violação de direitos autorais

Essa imagem: File:Tiago Leifert.jpeg é da Rede Globo, não pode ser carregada aqui. 201.95.99.165 11:10, 6 January 2011 (UTC)

10º Aniversário da Wikipédia em Portugal

A Wikimedia Portugal convida todos os Wikimedistas para o evento comemorativo dos 10 anos da Wikipédia a celebrar no próximo Sábado, dia 15 de janeiro no Instituto Superior Técnico em Lisboa. O programa e página de inscrição para o evento estão disponíveis em http://dez-anos.wikipedia.pt/. A participação é gratuita, mas requer inscrição devido à limitação de lugares. O programa inclui a exibição do documentário Truth in Numbers? seguido de um painel de discussão. Mais detalhes na página indicada. Obrigado a todos!

GoEThe (talk) 17:35, 9 January 2011 (UTC)

Acervo de ilustrações e fotografias do jornal Última Hora

O Arquivo Público do Estado de São Paulo é detentor de um acervo do jornal Última Hora que abrange 166 mil fotografias, 600 mil negativos, 2.223 ilustrações e uma coleção de edições do Rio de Janeiro entre os anos de 1951 e 1970. Parte deste material está disponível online, e de acordo com a página de abertura as fotos e ilustrações são passíveis de serem republicadas:

As imagens podem ser utilizadas livremente para finalidades educativas, desde que não atendam a interesses comerciais. Solicitamos a menção ao Arquivo Público do Estado como detentor do acervo e o crédito ao autor. Caso haja interesse em aquisição dos direitos autorais, o interessado deverá entrar em contato com o autor ou seus herdeiros.

Fica a dúvida: este aviso configuraria uma licença CC-BY-NC, portanto não permitida no Commons, correto? Dada a importância do acervo, e já que houve esta abertura para fins educativos, gostaria de saber também o que acham da idéia de contactar o Arquivo Público para uma definição da licença, com a possibilidade inclusive de formar uma parceria ao estilo do projeto Commons:Bundesarchiv.

Aproveitando o tópico, destaco ainda que outras imagens estão disponíveis em vários locais do site do Arquivo, muitas em domínio público e portanto passíveis de serem transferidas para o Commons. --viniciusmc (talk) 05:14, 13 January 2011 (UTC)

A ideia é muito interessante, mas o obstáculo dos fins comerciais podem ser um tanto difícil de superar. Além disso, os direitos autorais são difusos, o que torna a tarefa hercúlea. Dantadd 23:09, 14 January 2011 (UTC)


Eliminação de imagens iguais

Algum administrador, poderia apagar todas as minhas imagens que eu nomeei para eliminação? Ah, eu ficaria muito feliz pela eliminação. Consultem minha página de contribuições. Eduardo P (talk) 01:58, 17 January 2011 (UTC)

Os administradores e eliminadores estão demorando muito para apagarem todas imagens, nomeadas para eliminação. Eduardo P (talk) 02:01, 17 January 2011 (UTC)

Ninguém tá querendo apagar, minhas imagens nomeadas para eliminação. Ficaria lixos sem fim no Commons. Eduardo P (talk) 02:08, 17 January 2011 (UTC)

Desculpe por eu estar prendendo conversa. Eduardo P (talk) 02:08, 17 January 2011 (UTC)

Alguém poderia apagar essas imagens? O nome está escrito errado. Não é rua Nossa Senhora... E sim Avenida Nossa Senhora... :

Não vale a pena esses arquivos permanecerem no Commons. Eduardo P (talk) 14:36, 17 January 2011 (UTC)

Então porque não se renomeia?? Béria Lima msg 14:39, 17 January 2011 (UTC)

Nesse caso, eu acho que é melhor apagar. Porque eu movi de outro jeito. Eduardo P (talk) 14:50, 17 January 2011 (UTC)

Não moveste, fizeste uma moção "copiar e colar" (proibida aqui também). Para moveres um ficheiro precisas ser membro do grupo "file movers". Eu movi a segunda imagem e pedi o fechamento da DR que abriste. A primeira já tem a tua "segunda imagem movida" marcada como duplicada e será apagada em breve para ser movida. Béria Lima msg 15:25, 17 January 2011 (UTC)

Tem imagens que eu não movi. Criei duas iguais, porque uma imagem não ficou boa. Agora já está bem melhor, as duas imagens foram apagadas. Eduardo P (talk) 16:57, 17 January 2011 (UTC)

Desculpe por eu ter cometido erros. Eduardo P (talk) 16:57, 17 January 2011 (UTC)

Explica lá de novo porque as imagens tem que ser apagadas? Ser uma imagem em baixa qualidade não é um problema. É duplicado? É violação de copyright? Se não for nao tem motivo para deletar as imagens. Béria Lima msg 20:55, 17 January 2011 (UTC)

As imagens são duplicadas. Exceto File:Rua Francisco Paranhos.jpg. Eduardo P (talk) 21:08, 17 January 2011 (UTC)

Entrão mostre quem é duplicado de quem e dê uma razão para deletar essa imagem que não é duplicada? Béria Lima msg 21:19, 17 January 2011 (UTC)

O special:uploadwizard, tem horas, que ele tem problemas, mas ele volta ao normal. Tem vezes que ele (o software) demora para carregar e pára bem no fim do upload. Eduardo P (talk) 23:01, 17 January 2011 (UTC)

Normal... a extensão ainda está em "desenvolvimento". ---- @lestaty discuţie 21:50, 20 January 2011 (UTC)

Licença

Quando coloco {{self|cc-by-3.0}} como licença de alguma imagem de autoria própria, como faço para especificar uma forma para atribuir meu trabalho? E posso mudar a licença de alguma imagem própria já carregada? --HélioVL (talk) 20:29, 19 January 2011 (UTC)

Pessoal, falei agora com o Kul, diretor da Wikimedia Foundation, e, após longa semana dele trabalhando no Campus Party, vamos marcar um encontro no restaurante Sujinho, no próximo domingo, dia 23 de janeiro de 2011, às 12. Fica na R. Consolação, perto do final da Av. Paulista. Apareçam, mesmo que seja para tomar um suco. []'s, --Everton137 (talk) 19:38, 21 January 2011 (UTC)

Como inserir imagens de capas de álbuns/dvds sem ferir os direitos de licença?

Meu maior problema é que gosto de editar artigos sobre cantores e álbuns porém acabo sempre advertido por ferir direitos de licença, outra coisa é que já observei que existem algumas capas de álbuns hospedadas e por conseqüência usadas na Wikipedia, gostaria de saber como "declarar" tais imagens no momento de upload para poder adicioná-la à Wikipedia sem ferir os direitos autorais.

--Rhaell Demétrio (talk) 15:25, 22 January 2011 (UTC)

  • Aqui no Commons não poderá colocar essas imagens, exatamente por ferir as licenças autorais. Mas não se desespere, elas podem ser carregadas diretamente na Wikipédia em língua portuguesa, confira no link pt:WP:URC, pergunte no Café dos novatos.Jo Lorib (talk) 20:09, 22 January 2011 (UTC)

Ok, obrigado pela informação! --Rhaell Demétrio (talk) 16:19, 23 January 2011 (UTC)

Erro no carregamento de imagens

Eu não estou conseguindo carregar imagens no Commons. Parece que os softwares de carregamento desse site, estão com problema. Ou o lugar que eu estou. Eduardo P (talk) 00:28, 27 January 2011 (UTC)

Logotipo de Faculdade

Olá! Estava editando na Wikipédia o artigo referente a "Faculdade de Direito de Franca"[26] e não existe o logotipo da faculdade no commons para que eu possa adicionar no artigo citado. Porém, tenho o logotipo da faculdade em meu computador, sendo retirado a imagem de um livreto para os calouros que recebi da própria faculdade. No livreto não existe nenhuma informação a respeito da imagem, nem se possui direitos autorais. A faculdade se trata de uma autarquia municipal. Nesse caso, posso adicionar o arquivo no commons ou estarei ferindo as normas? aguardo resposta.--ROCP (talk) 19:55, 6 February 2011 (UTC)

  • Segundo a legislação brasileira a cessão de direitos tem que ser formal, o fato do livreto não indicar copyrights não implica que eles não existam. O fato de ser uma autarquia municipal não muda nada, lamento mas não poderá carregar essa imagem no Commons a menos que tenha uma autorização formal do detentor e nos termos do Commons, CCbySA3.0(inclusive uso comercial). Para ilustrar o artigo talvez fotos do edifício tiradas por você mesmo surtam um melhor efeito, sem problemas legais.Jo Lorib (talk) 16:16, 7 February 2011 (UTC)

Freguesias

Olá| Eu não sei qual a origem que devo atribuir a um mapa das freguesias de um dado município português. Esse mapa fui buscá-lo ao site da Comissão Nacional de Eleições, mas efetuei várias modificações ao nível da cor, para poder assinalar cada freguesia, e também pretendo carregar apenas a localização das freguesia no município a que pertence. Joãofcf (talk) 23:01, 8 February 2011 (UTC)

Olá, Joãofcf. O mapa original deve estar licenciado segundo uma licença livre (ver Commons:Obras derivadas). Não sei se esse mapa pode ser considerado do domínio público por pertencer ao CNE, é possível... Mas se for o caso, pode atribuí-lo ao CNE com modificações por Joãofcf. GoEThe (talk) 16:38, 9 February 2011 (UTC)
E onde é que eu vejo a licença desse mapa no site, já procurei mas não encontro nada disso. Esta aqui o endereço do site que tem os mapas em questão, é só ampliar que logo conseguimos ver em pormenor as freguesias. Obrigado Joãofcf (talk) 13:48, 10 February 2011 (UTC)
Acho que o link não deve ser esse, esse é de um acórdão do TC. Não tem mapa. GoEThe (talk) 13:52, 10 February 2011 (UTC)
Lol - enganei-me no endereço, o que eu queria colocar é este. Joãofcf (talk) 18:13, 10 February 2011 (UTC)
Bem me parecia :). Nessa página diz ©2007 CNE - Comissão Nacional de Eleições, pelo que parece não ser possível usar. A não ser que os contacte para usar esses mapas aqui. Veja OTRS. GoEThe (talk) 19:27, 10 February 2011 (UTC)
Duvido que concedam a licença, mesmo assim, mais para a frente vou ver se encontro um exemplo de um e-mail para me basear e lhes enviar. Em último caso carrego mesmo na Wikipédia. Obgdº na mesma. Joãofcf (talk) 21:19, 10 February 2011 (UTC)

colocação de imagens na wikipedia

Por favor, quero colocar imagens em agumas paginas da wikipedia de artigos que escrevi ou complementei: a) Todas elas (fotos, fotos feitas por mim de telas a oleo e/ou de outras fotos), todas com mais de 90 anos. Como devo classifica-las no commons para nao serem rejeitadas? b)e para fotos de pessoas que foram feitas por um fotografo comercial qualquer,com menos de 70 anos, como devo proceder?

Grato capeto47 Em Tempo: Esclareço que são fotos de pessoas da familia e de meu acervo pessoal.— Preceding unsigned comment added by capeto47 (talk • contribs) 10:06, 14 February 2011 (UTC)

Olá Capeto, em relação aos trabalhos mais antigos, caso o autor já tenha falecido há mais de 70 anos pode usar a licença {{PD-OLD}}. Em relação às outras, em alguns casos particulares podem eventualmente não estar cobertas por copyright, mas geralmente estão. Se foram tiradas por membros da sua família, pode enviar a autorização OTRS, caso seja o proprietário desse copyright. Se as fotos sobre o tema que pretende ilustrar são impossíveis ou muito difíceis de conseguir sob licença livre, pode ainda carrega-las localmente na wiki-pt, com uma justificação de uso apropriada. Espero ter sido de alguma ajuda, -- Darwin Ahoy! 10:15, 14 February 2011 (UTC)
Muito obrigado Darwin, vou tentar coloca-las, porem como sou muito ruim para essas cousas, se perdido, espero poder aborrece-lo, novamente, e contar com seu gentil socorro. Abraços, Capeto47 (talk) 10:53, 14 February 2011 (UTC)
Ok, qualquer dúvida pode contactar-me na minha discussão, que tentarei ajuda-lo. :) -- Darwin Ahoy! 17:56, 14 February 2011 (UTC)

Imagem proposta para eliminação

Carreguei uma imagem no commons e foi proposta para eliminação por causa que a mesma esta protegida por direitos autorias. Queria saber como adcionar a licença correta para ela? Ajudem, sou usuário inexperiente no commons. Micael 106 (talk) 03:06, 16 February 2011 (UTC)

Olá, Micael 106. Pelas mensagens na sua página de discussão, parece que as imagens estão licenciadas com uma licença Creative Commons não compatível com o Commons. Para ser possível carregar no Commons, é preciso que as imagens permitam Uso Comercial e Modificações. GoEThe (talk) 09:49, 16 February 2011 (UTC)

Imagens propostas para eliminação

Carreguei imagens para artigos da Wikipedia lusófona utilizando páginas do projeto Wikia — Chuck (série de TV) e Two and a Half Men, no caso — e elas foram propostas para eliminação. Como reverter essa eliminação? Essas imagens não podem ser utilizadas para qualquer projeto Wikimedia? Queiram, por favor, me esclarecer essa dúvida terrível, pois aprecio muito o trabalho bem feito em um artigo da Wikipedia e gostaria de melhorá-los cada vez mais. Fabsouza11 (talk) 16:53, 22 February 2011 (UTC)

Pedido

Alguém se habilita a colocar essa imagem no artigo Nirvana (banda) e essa para o Anexo:Discografia de Nirvana? T.R.Elven (talk) 18:00, 22 February 2011 (UTC)

Mas tem uma wiki que tem uma mesma imagem: ms e colocando sobre URC não pode? Só falta uma imagem principal mesmo no artigo. T.R.Elven (talk) 21:02, 22 February 2011 (UTC)

  • Essa wiki usa o argumento do fair use, que não é aceito aqui no Commons, mas poderia tentar carregar na pt-wp sob o mesmo argumento, lá fair use chama-se Uso Restrito de Conteúdo, procure ajuda com, por exemplo, o Vitor Mazuco. A Category:Nirvana (band) tem algumas (poucas )fotos.189.102.8.91 14:14, 23 February 2011 (UTC)

Parque do Harry Potter

Eu fiz o upload dessa foto no Commons, mas ela foi deletada por ser considerada infração de copyright. A licença da foto é Creative Commons Atribuição, então esse não foi o problema.

Eu imagino que tenha sido considerado um trabalho derivado. Então eu fui conferir a política do Commons: se o objeto ficar permanentemente em um local público, a foto pode ser enviada sem problema.

Então a minha pergunta é a seguinte: o Wizarding World of Harry Potter pode ser considerado um lugar público? Mateus XD (talk) 00:47, 26 February 2011 (UTC)

O Parque é um lugar público, o problema aqui é que nem os Estados Unidos muito menos a França (onde os dois parques da Disney estão localizados) aceitam a liberdade de panorama. Logo, sendo público ou privado o local, tens que pedir permissão ao dono do parque para colocar a foto no Commons. Béria Lima msg 09:41, 26 February 2011 (UTC)
Ok, obrigado. Mateussf (talk) 00:24, 27 February 2011 (UTC)

COMO CARREGAR IMAGENS

Senhores: Dúvida: 1) O Wikimedia Commons é único para todo o planeta? Ou tem arquivos separados por idiomas? 2) Existe um tutorial para que eu possa fazer um teste antes de carregar o arquivo?

Obrigado.

Anilto Martins

  • O Wikimedia Commons é um projeto multilingual, um banco único de imagens (e outras médias, também podemos arquivar arquivos de áudio e vídeo) que pode ser utilizado por todos os projetos da Fundação Wikimedia, isso inclui as Wikipédias, em todos os idiomas. Isso no entanto não impede carregamentos locais, por exemplo a Wikipedia em língua inglesa carrega qualquer imagem localmente e a Wikipédia em língua portuguesa aceita imagens sob o argumento do Uso Restrito de Conteúdo. Mas uma imagem que não tenha restrições de direitos autorais e que sirva a artigos em vários idiomas estará melhor aqui no Commons. Para começar, experimente Primeiros passos, basta clicar na palavra grafada em azul, é um link para o tutorial.Jo Lorib (talk) 17:23, 28 February 2011 (UTC)

biografias de mulheres portuguesas

Exmos. Senhores, Gostara de saber qual a razão da grande parte das mulheres destacadas de Portugal não existem referências biográficas en Wikipedia? Quais as condições para se contribuir com trabalhos próprios sobre mulheres portuguesas muito estimadas pelas mulheres portuguesas ? Agradeço informação sobre o assunto.

m.natal.guerreiro@gmail.com

Obrigada, Maria Natal Guerreiro

Como localizar uma foto arquivada?

Prezados, Procedí como indicado para arquivar uma foto para ser editada em uma página que criei. O nome do arquivo fornecido foi File: LEOANTER.JPG, porém toda que vez o digito em busca surge "arquivo inexistente". Agradeço orientar como proceder. Grato, Flavio Monteiro monteirodemattos@click21.com.br

  • File:LEOANTER.jpg, a foto está no Commons, talvez esteja fazendo a busca em outro local, como a Wikipédia. Pode usar as fotos daqui nos artigos de lá usando a sintaxe padrão ([[nome da fotoJPG|tamanho em pixelspx|right]]), mas o campo de busca só acusa arquivos do próprio site.Jo Lorib (talk) 05:12, 13 March 2011 (UTC)

Não qual licença atribuir

Qual licença é mais apropriada para esta imagem]? Eu usei a tradução automatica e acabei descobrindo que o autor da foro permite o uso da imagem para fins educativos e acadêmicos. Embora essa informação, ainda não sei que tipo de licença atribuir a ela. Esta imagem seria importante para o artigo Sapo-parteiro-bético pois nele não há nenhuma foto das larvas (girinos). Ajudem-me.

  • Licença nenhuma, a foto tem um baita aviso de copyrights. Essa foto só pode ser carregada na pt-wp sob o argumento de URC, é só o que ele esta permitindo, uso sob fair use. Contate algum usuário lá para lhe ajudar.Jo Lorib (talk) 05:17, 13 March 2011 (UTC)

Apagar categoria

Como posso fazer pra apagar esta categoria ? Leandro Rocha (talk) 04:01, 11 March 2011 (UTC)

Valeu! Acabei de fazer. Vou anotar na minha página de usuário depois pra não esquecer mais. Leandro Rocha (talk) 05:50, 19 March 2011 (UTC)

Posso carregar no commons?

Pretendo usar esta imagem no artigo Rolete (curva). Posso carregá-la no commons? Que licença atribuir?--Kaktus Kid (talk) 13:58, 16 March 2011 (UTC)

Logos de Escolas de Samba

Olá! Eu gostaria de uma ajuda. Eu upei dois símbolos de escolas de samba e sei que possuem copyright. Mas pelo que vi a política da wikimedia permite o uso de símbolos apenas para ajudar na apresentação da página sendo para fins educativos. O problema é que não sei como configurar a página para explicar isso. As imagens são SIMBOLO 2010.JPG e File:Perolanegra.png --Marceloml (talk) 02:05, 6 March 2011 (UTC)

  • Se sabia que as imagens possuíam copyrights não deveria ter carregado as imagens no Commons, é proibido carregar imagens assim, elas já foram até deletadas. Jo Lorib (talk) 20:28, 6 March 2011 (UTC)
Marcelo, carregue-as diretamente na Wikipedia. O Commons é um repositório de imagens livres, por isso ele não pode aceitar essas imagens. Mas a Wikipedia é um repositório de textos, por isso ela aceita essas imagens como fair-use (uso justo). Leandro Rocha (talk) 03:55, 11 March 2011 (UTC)
Leandro Rocha, a sua resposta foi mto boa, respondeu exatamente minha dúvida, obrigado! Já em relação a primeira resposta de outro usuário, é por esse tipo de tratamento(grosseiro) que mtos editores iniciantes desistem de continuar editando --Marceloml (talk) 08:42, 13 March 2011 (UTC)