Commons:Galerias

From Wikimedia Commons, the free media repository
Jump to: navigation, search
A página de projecto Galerias noutras línguas:

català | Deutsch | English | español | français | italiano | português | română | 中文(繁體)‎ | +/−

As galerias servem para apresentar aos leitores colecções estruturadas do conteúdo da Wikimedia Commons. Normalmente, uma galeria é uma amostra ou resumo dos conteúdos multimédia disponíveis sobre um dado assunto.

Começar uma galeria[edit]

Ao criar uma galeria nova, deve incluir sempre as seguintes:

  1. O elemento galeria (<gallery></gallery>) com o respectivo conteúdo. Consulte m:Help:Images and other uploaded files#Gallery.
  2. Obviamente, conteúdos multimédia (imagens, sons e vídeos).
  3. Uma descrição breve do tema (se for necessária)
    • A Commons não é uma enciclopédia. O objectivo não é educar os leitores através de texto. Se o leitor pretende ler mais sobre um assunto, é para isso que existe a Wikipédia.
    • A Commons é multilingue. Pode usar a língua que quiser. É provável que outros utilizadores acrescentem traduções da descrição da galeria. Mantenha isto em mente ao colocar texto numa galeria. Para a maioria dos assuntos, será suficiente uma frase ou duas.
  4. Categorias
    • Todas as galerias devem ser categorizadas. Coloque a galeria na categoria que tem o mesmo nome ou, se esta não existir, nas categorias relevantes (consulte Commons:Categorias).
  5. Links interwikis para artigos da Wikipédia
    • Os links interwikis são extremamente úteis para conduzir os leitores a artigos da Wikipédia. Use-os.
    • Novamente, como a Commons é multilingue, não é adequado colocar na página links do tipo «ver também» ou «leia o artigo principal» que conduzam à Wikipédia, porque o destino desses links está numa língua específica. Adicionalmentes, colocar links do tipo «leia o artigo principal» para todas as Wikipédias também não é adequado porque ocupa muito espaço. Já existe uma forma padronizada para o mesmo efeito: o uso de links interwikis, que aparecem na barra lateral.

Outras coisas que pode incluir[edit]

Dependendo do assunto, há outras coisas que pode querer incluir numa galeria. Por exemplo, uma barra de navegação, uma caixa taxinómica, links para outros projectos associados (para além da Wikipédia), entre outras coisas específicas desse assunto.

Algumas áreas têm um projecto próprio, especialmente dedicado a essa área, como o Projecto Árvore da Vida. Os projectos podem ter normas próprias para galerias relacionadas com essa área de interesse.

Convenções de nomenclatura[edit]

Ver também: Commons:Normas linguísticas.

Ao contrário da nomenclatura de categorias, onde o inglês é quase sempre usado, o nome das galerias deve estar na língua mais próxima do assunto. Isto aplica-se a pessoas, lugares, arte, cultura, etc. Para assuntos gerais, ou que não estejam associados a nenhuma língua em particular, deve ser usado o nome que mais provavelmente será pesquisado (normalmente em inglês). Uma excepção a esta regra é a nomenclatura de galerias de organismos e de assuntos nos quais os nomes em latim são considerados universais. Estas devem seguir as mesmas orientações que as categorias e devem partilhar o mesmo nome.

Criação de galerias[edit]

Nem todos os assuntos precisam de uma galeria dedicada, mesmo que tenham uma categoria dedicada. Da mesma forma, nem todos os assuntos precisam de uma categoria, mesmo que tenham uma galeria. Não se deve criar galerias que só dupliquem a função de uma categoria. No entanto, isto não significa que as galerias criadas devam ser eliminadas ou «fundidas». As categorias serão sempre categorias, mas as galerias podem vir a ser muito mais.

Na Commons não existe equivalência para os «esboços» da Wikipédia. O nosso objectivo não é o de ter uma galeria sobre todos os assuntos importantes ou dignos de nota. As galerias devem ser criadas com um objectivo específico. Uma só imagem numa página, não é uma galeria.

Criação de redireccionamentos[edit]

É recomendável que sejam criados redireccionamentos dos títulos em outras línguas, especialmente se o título de uma galeria não estiver em inglês. Os redireccionamentos das formas plurais e de outras variações também podem ser úteis.

Na ausência de uma galeria, ou se uma galeria tiver pouco ou nenhum conteúdo, o título da galeria pode ser redireccionado para a categoria correspondente (um redireccionamento entre espaços nominais). Para impedir que o redireccionamento categorize a página, em vez de a redireccionar, certifique-se de que precede o espaço nominal «Category» com um sinal de dois pontos (:), por exemplo:

#REDIRECT [[:Category:Nome da categoria]].

Auxiliares de redireccionamento[edit]

Galerias ou categorias[edit]

O maior problema das galerias é a sua relação com as categorias. Muitas vezes, os dois mecanismos parecem gerar redundâncias, mas não é (ou não deve ser) esse o caso. Ambas podem coexistir. Tanto as galerias como as categorias preenchem o mesmo objectivo, que é ajudar o utilizador a encontrar conteúdos, mas de formas bastante diferentes. Uma categoria deve conter todos os ficheiros relacionados com o seu assunto, enquanto que a respectiva galeria deve conter uma amostra desses ficheiros. O ideal é que as galerias contenham o melhor que temos. Todos os ficheiros têm de pertencer a uma categoria, mas nem todos têm de aparecer numa galeria.

As vantagens das galerias[edit]

As galerias podem fazer algumas coisas que as categorias não podem. Podem mostrar legendas e informação relativa a cada imagem e agrupar as imagens em secções. As imagens numa galeria podem estar por ordem cronológica, geográfica, temática, ou por qualquer outra ordem informativa. As galerias podem excluir as imagens de menor qualidade e redundantes, que enchem algumas categorias e estorvam os utilizadores quando estes só procuram uma imagem boa para, por exemplo, ilustrar um artigo da Wikipédia. Por outro lado, para os utilizadores que procuram uma imagem muito específica, a escolha alargada disponível na categoria será concerteza útil.

As desvantagens das galerias[edit]

Acrescentar imagens novas às categorias é mais rápido e fácil do que acrescentá-las às galerias. Para incluir uma imagem numa categoria, o utilizador nem precisa de deixar a página de descrição da imagem. É mais provável que já exista a categoria apropriada do que a galeria apropriada. É possível colocar ficheiros em categorias inexistentes, mas não em galerias inexistentes. As categorias agrupam todas as imagens relacionadas, o que ajuda a criar galerias, mas o mesmo não se verifica no sentido oposto se as galerias só contiverem as melhores imagens.

Ver também[edit]