Commons:Imagens do Flickr

From Wikimedia Commons, the free media repository
Jump to: navigation, search
A página de projecto Imagens do Flickr noutras línguas:

čeština | English | русский | français | magyar | Հայերեն | português | +/−

Notice Somente as imagens do Flickr etiquetadas como BY (CC-BY) ou BY SA (CC-BY-SA) são permitidas no Commons.
Copyright (Todos direitos reservados), ND (CC-ND) e NC (CC-NC) não são permitidas no Commons (também não em combinação com BY ou SA).
Em caso de dúvidas, por favor use a ferramenta Flinfo ou pergunte na página de discussão.
Algumas informações mais avançadas podem ser encontradas em Commons:Imagens do Flickr/Guia.

O Flickr (link) permite hospedagem gratuita de imagem sob várias licenças, alguns livres algumas não-livres. O Flickr permite que os seus usuários selecionem uma licença da sua escolha e a troque a qualquer momento, sem qualquer log do status da primeira anterior da imagem. Isto significa que não há nenhum modo fácil de verificar se transferiram de uma imagem atualmente marcada como não-livre sob uma licença gratuita. Isto causa problemas do uso dessas imagens nos projetos da Wikimedia.

O Commons tem dois sistemas para verificar o status dos direitos autorais de imagens do Flickr:

  • O sistema FlickrLickr é um bot colaborativo que permite que usuários selecionem imagens no Flickr para carregar no Commons. O bot só permite que imagens gratuitas sejam transferidas, assegurando a sua autorização correta.
  • Há também um processo de revisão, que leva em conta a verificação de imagens livremente autorizadas por um bot ou usuário confiável (admins e usuários aprovados pela comunidade) e a identificação de imagens onde a licença do Commons é diferente. Este método não pode contar se a imagem esteve alguma vez disponível livremente.

Esses projetos têm diferentes objetivos mas convergentes. O FlickrLickr aspira a encontrar conteúdo gratuito no Flickr para a Wikimedia, e a revisão do Flickr aspira a verificar o status gratuito das imagens do Flickr transferidas para o Commons.

Flickr review[edit]

Em conseqüência da revisão do Flickr, pelo bot e pelo ser humano, centenas de imagens foram identificadas como possivelmente não livre. No passado, quando as imagens Flickr foram nomeadas para eliminação, não houve geralmente nenhum consenso sobre se é preciso eliminar essas imagens. Os fatores como o valor da imagem, quão digno de confiança o carregador é tempo entre transferência de dados e descoberta do status possivelmente não livre são todos relevantes para uma decisão no que fazer com essas imagens.

Se tornando um usuário confiável[edit]

Um usuário que não é administrador pode solicitar uma permissão da comunidade para rever imagens em Commons talk:Flickr images/reviewers. A comunidade tem sete dias para apresentar qualquer objeção à permissão de revisão.

Os revisores que regularmente erram ao marcam imagens podem ter sua permissão revogada nesta subpágina.

Imagens duvidosas do Flickr[edit]

Alguns usuários do Flickr podem transferir imagens eles não têm os direitos sobre, logo autorizam aquelas imagens como livre. O Commons:Questionable Flickr images lista usuários do Flickr e discussões onde concluímos que certas imagens marcadas como livremente autorizadas nno Flickr são também licenças duvidosas para Wikimedia Commons.

Guias[edit]

  • Usuários são encorajados a usar o projeto FlickrLickr para transferir imagens do Flickr.
  • Essas imagens devem ser consideradas livres, independente da licença atual no Flickr.
  • As imagens não transferidas pelo FlickrLickr devem ser marcadas com {{flickrreview}} para a revisão pelo bot ou usuário confiável.
  • As imagens verificadas como livremente disponível devem ser consideradas gratuitas, mesmo se a licença no Flickr mudar.
  • As imagens que não são mais livremente disponíveis no tempo da revisão devem ser marcadas como possivelmente sem liberdade pendente de uma decisão do que fazer com elas no Commons talk:Flickr images.

Ligações estáticas[edit]

Um problema ao verificar as licenças das imagens que vêm do Flickr é que alguns usuários fornecem a conexão estática à imagem no Flickr, em vez da página de descrição mostrando a licença. Isto torna a verificação muito difícil porque você tem de procurar as imagens do Flickr esperando encontrar a boa etiqueta que o conduzirá à boa imagem.

Aqui está um modo fácil de encontrar a página de descrição de uma conexão estática. Extraia a ID da imagem do URL estático e acrescente-o a http://www.flickr.com/photo.gne?id=. Por exemplo, a página da descrição de http://farm1.static.flickr.com/153/357298706_b406a56e06.jpg está disponível em http://www.flickr.com/photo.gne?id=357298706.

Manual[edit]

O Commons no Flickr[edit]

O Commons no Flickr hospeda um número de arquivos de várias instituições que dizem ter "nenhuma restrição de copyright".

O que isto significa para o Wikimedia Commons não é claro, e ter cuidado que algumas instituições (como a Smithsonian Institute’s Right Statement) de modo plano contradiz "nenhuma restrição de direitos autorais conhecida", afirmando direitos autorais e "Nenhum uso comercial". Há que ser assim cauteloso sobre transferir tais imagens ao Wikimedia Commons.

Ver: {{Flickr-no known copyright restrictions}} e uma carta no commons-l, com uma discussão por George Oates, empregado do Flickr encabeçando o Commons de lá, expressando algumas reservas (O Commons no anúncio do Flickr).

Procurando no Flickr[edit]

Uma grande maneira de encontrar imagens no Flickr que possam ser carregadas ao Commons é usando as ferramentas de busca no Flickr. Você pode encontrar imagens que são licenciadas by-2.0 ou by-sa-2.0. Além disso, o modelo {{Flickr free}} permite pesquisar imagens sob uma licença.

Trocando licenças[edit]

Mesmo aquelas imagens com licenças Creative Commons (uma pequena minoria), apenas cerca de 20% têm uma licença Commons compatível (marrom e setores amarelo, ver imagem).

Contudo, já que as licenças não são estabelecidas na pedra, pedir ao carregador que troque a licença é uma possibilidade. Mais muitas vezes do que não, não haverá nenhuma imagem do Creative Commons, ou nenhuma imagem Creative Commons de forma alguma. Se este é o caso, você pode decidir em perguntar educadamente àqueles que transferiram a imagem se eles estariam preparados para lançar-lhe direitos. Isso funciona em muitos casos, e se não, você pode tentar por uma resolução mais baixa, na qual permite, que também funciona muitas vezes para aqueles não têm vontade em lançar a versão padrão. Fazendo isto, ser específico no seu pedido: a foto deva ser licenciada com CC-BY (attribution, atribuição) ou CC-BY-SA (attribution and ShareAlike, atribuição e compartilhamento). A permissão concedida sem a licença na página da imagem sendo modificada é indesejável, especialmente em casos onde a permissão é concedida via mensagem privada, que é não verificável.

Imagens de baixa qualidade[edit]

Uma imagem de baixa resolução liberado através de uma permissão por e-mail

Alguns uploaders não estão dispostos a liberar as versões de máxima resolução de todas ou algumas das suas fotos. Alguns podem liberar imagens mais pobres, mas não seus favoritos. Outros podem ser fotógrafos e, portanto, pouco provável a liberar o material a partir do qual eles ganham a vida. Em alguns casos, outras imagens estão disponíveis e podem ser usados ​​em vez disso, mas se não houver outra opção, pode ser sábio para dar-lhes esta escolha também. Muitos estão preparados para lançar uma versão reduzida da imagem (por exemplo, o tamanho "pequeno" mostrado como uma prévia). A autorização pode ser dada de três maneiras: levando-os a carregar a imagem como um novo arquivo em baixa resolução e licenciá-lo de forma diferente, ter-lhes que envie um comentário sobre a imagem como "eu libero esta imagem sob CC-BY-SA 2.0 a 240 por 180, ou resoluções inferiores" (isso vai exigir um usuário confiável para aprovar o upload depois de inspecionar o comentário); ou a permissão recebida por e-mail (ver Commons:OTRS). A última opção pode ser mais fácil, já que você pode simplesmente enviar a sua declaração de permissão enviadas através de correio Flickr (via e-mail externo) para permissions-commons@wikimedia.org (mas certifique-se a sua declaração deixa claro o arquivo(s) estão sendo liberados e sob qual licença). Ao fazer upload de uma imagem note (por exemplo, na descrição) que só a versão de baixa resolução é gratuito. Outras formas de diminuir a qualidade pode também ser usado, por exemplo, cortadas ou em preto-e-branco versões.

Carregando imagens[edit]

Guias[edit]

Quando você está transferindo as imagens do Flickr, por favor:

  • transferir a maior versão da imagem, e
  • usar a ferramenta Flinfo para fornecer uma versão já preenchida do Template:Information para uma foto no Flickr identificada pelo seu id.

Ferramentas[edit]

As ferramentas seguintes podem ajudar:

  • Carregue o trabalho do Flickr
    Esta necessita carregar a imagem ao seu computador e depois carregá-lo; considere em vez dessa essas ferramentas diretas:

Vídeos[edit]

Um vídeo enviado do Flickr. O Flickr tem muitos vídeos curtos como este
Ver também: Commons:Video

O Flickr agora permite que os arquivos de vídeo sejam carregados. No entanto, estes não podem atualmente ser transferidos facilmente como fotos. Para obter uma cópia do upload do vídeo, você pode baixá-lo ou pedir ao uploader que lhe forneça uma cópia (por exemplo, por e-mail). Para baixá-los, use o Flickr api explorer. Digite o ID do vídeo (o número do url). No resultado para "Site MP4" baixe o url na "fonte" de campo. Porque esses arquivos estão em formato MP4 que não são aceitos no Commons, eles devem primeiro ser convertidos antes do upload (veja help:converting video para opções).

Os vídeos podem ser enviados a partir da página Carregar trabalho do Flickr, embora os software toolserver (Flickr2Commons e Flickr web tools) só possam manipular imagens a partir de janeiro de 2009.