Commons:Imagens do Flickr/Guia

From Wikimedia Commons, the free media repository
Jump to: navigation, search
Imagens do Flickr em outros idiomas:

English | فارسی | português | +/−

Nota: Se quiser consultar a versão original em inglês deste documento veja Commons:Flickr images/Guide

O Flickr oferece grandes oportunidades para o Wikimedia Commons, mas também apresenta alguns riscos inerentes de violação de direitos autorais (copyright). Este guia se destina a ajudá-lo a detectar se uma imagem está violando direitos autorais e, por isso, deve ser apagada do Commons. Este guia se destina também a ser de utilidade para administradores e usuários que revisam as imagens, para determinar se elas devem ser aceitas ou apagadas.

Imagens questionáveis do Flickr[edit]

Primeiro consulte as Imagens questionáveis do Flickr para averiguar se o usuário em questão do Flickr costuma publicar trabalhos que têm sido considerados inadequados para o Commons. Também consulte Fontes problemáticas.

Tempo e data[edit]

Você deve sempre verificar se a imagem que você está importando do Flickr ou está revisando já não existe no Commons. Se uma imagem foi publicada no Flickr há muito tempo, por favor pesquise mais a fundo no Commons, especialmente se se tratar de um tema popular. Se a imagem é recente ou o tema é pouco popular, então é menos provável que ela já esteja no Commons, mas é sempre uma boa idéia verificar.

O tempo e a data da imagem podem ser bastante úteis na determinação se a imagem é autêntica e, especificamente, se foi criada pelo usuário em uma data posterior. Convenções, estréias de filmes, desfiles de moda e coisas assim sempre terão uma data facilmente verificável, a qual deve constar nos dados EXIF da imagem. Contudo, nem todas as pessoas ajustam corretamente a data em suas câmeras. Uma série de fotos com imagens supostamente tomadas no mesmo evento, mostrando diferentes datas nos dados EXIF, é algo suspeito, mas vinte imagens com o mesmo problema se tornam menos suspeitas, indicando um ajuste incorreto do equipamento.

Dados EXIF[edit]

Os dados EXIF são seus amigos. As câmeras digitais ainda não são suficientemente baratas para que todos os usuários do Flickr possuam vários modelos. Assim, quando você visitar o Flickr para confirmar se a imagem está liberada sob uma licença livre, você deve verificar se o fotógrafo está usando um ou mais modelos de câmeras digitais, o que indica com maior probabilidade que ele mesmo é o autor das fotos.

Se um usuário do Flickr tem fotos tiradas com diversas câmeras, considere a possibilidade de que ele está carregando lá imagens provenientes de vários websites, incluindo o Commons. Contudo, alguns fotógrafos realmente trocam de equipamento com freqüência, e eles usualmente demonstram coerência nas aquisições, digamos, passando de uma Canon EOS 300D para uma 350D e depois para uma 400D. Nestes casos é prudente verificar se um dos modelos usados o é durante algum tempo, e depois se um modelo novo toma o seu lugar, e assim por diante, sugerindo que as câmeras estão sendo substituídas.

Os dados EXIF também podem fornecer a data de quando a imagem foi tomada. Se sobre um grupo de imagens foi declarado que foram tiradas no mesmo momento ou lugar, as datas de tomada e de publicação combinam com o que foi afirmado?

A fotografia[edit]

A fotografia também é sua amiga. Uma vez que você determinou que o usuário do Flickr não está carregando imagens aleatórias da internet, você precisa se certificar de que ele não está roubando imagens de um ou dois websites escolhidos, como o de algum fotógrafo profissional. As imagens podem mostrar alguns indícios disso. Fotografias tiradas em áreas VIP durante, por exemplo, uma estréia de cinema, usualmente são comercialmente valiosas para um fotógrafo, e será raro encontrar alguma com uma licença livre. Da mesma forma, é improvável que um fotógrafo que pretende liberar suas imagens sob uma licença livre tenha acesso a uma área VIP. Mas alguns de fato liberam tais imagens sob uma licença livre depois de algum tempo, mas é sempre prudente averiguar.

Os fundos, cenários e outros elementos secundários de uma imagem também podem fornecer boas informações. Se um evento é aberto ao público em geral é de esperar vermos público no fundo; se é uma convenção, os participantes terão distintivos ou crachás, etc. Preste atenção aos detalhes que possam sugerir se a imagem é legítima ou não. Se se trata de algum astro de cinema, ele aparece na imagem como nos cartazes promocionais ou como uma pessoa participando de um evento público?

Licença Creative Commons[edit]

Muitas pessoas preferem carregar imagens encontradas no Flickr usando a opção de busca avançada, consultando os campos Creative Commons junto ao fim da página, antes do que procurando alguma outra imagem adequadamente licenciada entre os outros trabalhos do fotógrafo. Isso infelizmente abre a possibilidade de que estejamos importando trabalhos licenciados inadvertidamente com uma licença errada. Vale a pena gastarmos alguns momentos para averiguar se apenas uma ou duas imagens são licenciadas sob uma licença Creative Commons ou, se todas as imagens daquele fotógrafo possuem uma licença Creative Commons, se ele escolhe uma versão que permite uso comercial e trabalho derivado, ou normalmente libera suas imagens sob uma versão da licença que proíbe comércio e a produção de obras derivadas.

Se parecer que a imagem que você encontrou foi licenciada por engano com uma licença Creative Commons, ou se outros trabalhos do mesmo fotógrafo usam diferentes licenças, por favor considere contatá-lo diretamente para confirmar a situação legal das imagens. Desejamos promover e preservar ótimas relações de trabalho com o Flickr, e dado que a comunidade do Flickr é usualmente muito unida, se tentarmos usar uma imagem que o fotógrafo original licenciou acidentalmente como CC-BY ou similar, podemos estar aborrecendo os usuários do Flickr.

Flickr[edit]

Leia o perfil dos usuários e consulte as suas outras imagens, leia a informação anexa que é dada em suas galerias, se for o caso. Veja se ele de costume produz o mesmo tipo de fotos nas dezenas de imagens que fez em um mesmo evento de que participou, se ele tem fotos de anos anteriores, etc. Isso tem duas vantagens: você pode encontrar outras imagens que sejam de interesse para o Commons e nossos projetos irmãos, e você vai ter uma boa idéia do tipo de fotos que o usuário tira. Pode ser interessante manter uma lista dos fotógrafos que são ativos em campos determinados, e quando uma imagem específica for solicitada, será mais fácil consultar uma lista para ver onde procurar uma imagem potencialmente útil.

Se você procura apenas por alguma imagem específica no Flickr, mas você encontra várias que poderiam ser úteis, se você puder carregue todas para o Commons, e neste caso você pode achar útil usar o robot de carregamento Flickr, se você não tiver familiaridade com o processo de carregamento múltiplo. Se você não tem tempo para isso, ou tem dúvidas de qualquer natureza, por favor peça a alguém carregá-las por você.

Procure por imagens apagadas[edit]

O Flickr pode ser usado para contornar (ou tentar contornar) o controle do Commons sobre os direitos autorais – há usuários que carregam imagens proibidas, e eles agora estão começando a criar contas no Flickr, carregam lá estas imagens, e depois recarregam-nas para o Commons dando o Flickr como fonte. Por favor verifique se este usuário teve recentemente imagens apagadas por problemas de copyright, especialmente se as imagens possuem nomes semelhantes, ou se ele carregou por exemplo três imagens do Flickr, mas teve antes três imagens apagadas.

Usuários antigos do Flickr normalmente possuem uma conta com um nome de usuário, como o meu, mas as contas novas tipicamente terão apenas uma identificação de números aleatórios, como esta. Dada a grande quantidade de participantes no Flickr é muito difícil, especialmente para um usuário novo, escolher lá um nome de usuário, e com isso as contas novas tendem a ser facilmente identificáveis; mas, como sempre, verifique.

Finalmente, também veja se as fotos em questão foram carregadas para o Flickr depois que o usuário teve algumas imagens apagadas no Commons, o que pode indicar que o Flickr está sendo usado indevidamente como legitimador de ilegalidades. Se houver qualquer dúvida, peça a algum administrador para verificar as imagens no Flickr.