Commons:Press releases/Picture of the Day RSS/pt

From Wikimedia Commons, the free media repository
Jump to: navigation, search

English | español | français | 日本語 | português | русский | +/−

Wikimedia Commons: http://commons.wikimedia.org/

Wikimedia Commons, o repositorio educativo de arquivos multimídia publicados sob licenças livres, alegra-se em anunciar a criação do RSS de seu popular "Imagem do dia".

Sobre o Wikimedia Commons[edit]

O Wikimedia Commons é um repositorio de arquivos multimídia livres, dirigido pela Wikimedia Foundation, fundação sem fins lucrativos. Utiliza wikis do mesmo modo que a Wikipédia e é mantida totalmente por voluntários. Seu conteúdo consiste em arquivos multimídia livres doados por voluntários, bem como alguns trabalhos realizados por governos e colocados sob o domínio público e obras antigas cujo direitos de autor tenham expirado. Isso também aumenta o acesso multilíngue.

Wikimedia Commons foi fundado em 2004 e em pouco menos de dois anos adquiriu por volta de um milhão de fotografias, diagramas, mapas, arquivos de áudio, videos e animações. Em Março de 2007, possuía cerca de 1,2 milhões de arquivos.

Sobre a Imagem do dia[edit]

A Imagem do dia é uma tradição que começou pouco antes de completar-se um mês da fundação do Wikimedia Commons. Desde o início de 2007, todas as imagens do dia deverão ser primeiro qualificadas como imagens de qualidade ou imagens em destaque, que representam o melhor do melhor de conteúdo livre multimídia da atualidade.

A Imagem do dia aparece na Página principal e os usuários do Wikimedia Commons também podem ter a imagem atualizada cada dia em suas páginas de usuário. Agora, a Imagem do dia se fez mais acessível a todos os usuários da internet.

Como acessar à imagem do dia[edit]

Existem diversas maneiras de acessar à imagem do dia de Wikimedia Commons:

Usando a via RSS[edit]

Um leitor RSS é parte de um software ou site web onde os usuários obtêm as URLs dos feeds RSS (geralmente em blogs), e são capazes de ter acesso aos conteúdos "atualizados automaticamente" desde os feeds. Dois populares leitores em meio web são Google Reader e Bloglines. Blogbridge é um leitor de Código aberto (GPL) programado para Windows, Mac VOS X e Unix.

Uso e re-uso da Imagem do dia[edit]

Todas as imagens do dia estão disponíveis sob termos de licença livre, o que significa que alguns direitos de re-uso estão garantidos:

  • direito de uso do trabalho para qualquer propósito, inclusive comercial
  • direito de uso do trabalho sem a necessidade de contatar ao autor para obter permissão (no entanto, sempre se agradece uma notificação)
  • direito a mudar ou modificar o trabalho
  • direito a mostrar, imprimir e disseminar o trabalho

Alguns termos de acordos das licenças também implicam algumas responsabilidades:

  • a responsabilidade de atribuir o autor do trabalho ("atribuição")
  • a responsabilidade de licenciar qualquer modificação sob os termos da mesma licença ("compartilhar de forma similar")
  • a responsabilidade de prover uma cópia completa da licença quando se distribua ou se apresente o trabalho.

Quando for feito um uso não pessoal do trabalho, recomenda-se aos usuários revisar o texto das licenças relevantes para determinar quais são as responsabilidades que tangem. Ao re-utilizar uma imagem, geralmente é necessário: lincar à imagem original no Wikimedia Commons, atribuir a autoria e lincar ao texto da licença. Perguntas sobre licenças podem ser feitas na Ajuda. Recomenda-se fortemente, aos sites web que tenham tráfico alto, que façam uma cópia local da Imagem do dia.

Novos contribuintes[edit]

As novas contribuições de trabalhos educativos são sempre bem-vindas! As pessoas interessadas em doar seus trabalhos deverão ler os Primeiros passos para dicas a respeito de como fazê-lo.

Difunda a idéia![edit]

O Wikimedia Commons incentiva ativamente à re-utilização de todo seu material. Por favor, divulgue as formas de acessar a nossa Imagem do dia a alguém que acredite que possa estar interessado.