Commons:Recursos Multimédia de utilização livre

From Wikimedia Commons, the free media repository
Jump to navigation Jump to search
This page is a translated version of a page Commons:Free media resources and the translation is 91% complete. Changes to the translation template, respectively the source language can be submitted through Commons:Free media resources and have to be approved by a translation administrator.
Outdated translations are marked like this.
Shortcut

Esta página resume os recursos de mídia com licença livre (também domínio público) que podem ser usados como fontes para arquivos carregados na Wikimedia Commons. Porém, nunca carregue cegamente tudo dessas páginas. Por favor, sempre confira se a mídia está realmente licenciada com a licença livre e se ela é útil para os projetos Wikimedia Commons. Sendo assim, se espera que observe atentamente os seguintes pontos.

Antes de carregar no Commons qualquer mídia dessas fontes:

  • Verifique se ela já não está disponível na Wikimedia Commons - Veja a página de busca.
  • Verifique se a mídia tem uma licença livre que pode ser usada na Wikimedia Commons - Veja licenças requeridas e licenças utilizadas.
  • Não se esqueça de incluir uma boa descrição, créditos ao autor, fonte e a marcação da licença correta (e justifique, por que essa marca de direitos autorais está correta) - Veja os critérios para inclusão.

Por favor, não carregue material inútil

Nem todos os recursos são úteis para os projetos Wikimedia. Exemplos de recursos inúteis são: imagens sem valor informativo (fotografias de festas, obras de arte de pouco interesse sem fim informativo), mídia muito antiga que pode conter defeitos, conteúdos de ponto de vista parcial. Veja critérios para inclusão.

Antes de adicionar a ligação da fonte

  • Verifique se o website com a ligação possui o seu conteúdo em licença livre com as licenças utilizadas.
  • Coloque as ligações na subpágina apropriada.
Fontes por tipo de mídia
Ferramentas de procura de conteúdos livres e outros diretórios gerais
  • [[[Special:MyLanguage/Commons:Free media resources/General Public Domain sources|Fontes gerais de Domínio Público]]: coleção de fontes gerais (principalmente do Governo dos Estados Unidos da América) que estão no Domínio Público.
  • Ferramentas de procura de conteúdos livres e índices: principalmente de material licenciado do Creative Commons. Fique atento, pois materiais não aceitos do Creative Commons, por não terem a licença livre, estão também inseridos nas buscas realizadas.

Por favor, dê também uma olhada em más fontes que não são aceitas para a Wikimedia Commons a fim de evitar erros comuns.