Commons:Reutilização de conteúdo fora da Wikimedia

From Wikimedia Commons, the free media repository
Jump to: navigation, search
A página de projecto Reutilização de conteúdo fora da Wikimedia noutras línguas:

Alemannisch | català | čeština | Deutsch | English | español | français | italiano | македонски | 日本語 | 한국어 | Nederlands | occitan | português | русский | slovenščina | suomi | 中文(简体)‎ | 中文(繁體)‎ | +/−

Esta directriz deverá ser compreendida mais como uma descrição que uma prescrição. O seu objetivo é retirar um pouco a carga depositada no OTRS e nas caixas de correio dos contactos de imprensa. Para mais informações ver também como usar conteúdo (em inglês) e a página de discussão deste artigo em inglês.

Esta página serve àqueles que desejam reutilizar material (texto e/ou gráficos) de algum dos projectos Wikimedia. Direcciona-se especialmente para o conteúdo do Commons, já que este projecto tem por objectivo formar uma base de ficheiros multimédia para reutilização.

A Wikimedia Foundation não detém a posse de quase nenhum dos conteúdos existentes nos sites Wikimedia — os direitos do conteúdo são retidos pelos seus criadores individuais. No entanto, quase todo o conteúdo disponibilizado pelos projetos Wikimedia pode ser utilizado livremente sem ser necessária autorização individual, sob os termos da licença atribuída pelos autores ao conteúdo que disponibilizam nesses projetos — ou seja, você não precisa de obter uma declaração específica de permissão para uso do material alojado.

Mesmo assumindo que os direitos de autor e licença atribuídos a cada ficheiro/imagem estão correctos, a Wikimedia Foundation não pode fornecer nenhuma garantia quanto à sua veracidade. Se decidir reutilizar ficheiros do Commons, especialmente de forma comercial, é aconselhável que faça a sua própria confirmação relativamente aos direitos de autor de cada ficheiro, tal como faria para obter ficheiros de outras fontes.

Licenças utilizadas nos projectos Wikimedia

Texto

Todos os textos presentes em todos os projectos Wikimedia, exceptuando o Wikinews, são possuídos pelos seus criadores originais e/ou licenciados sob a Licença Livre GNU. Alguns contribuidores atribuem às suas contribuições também licenças adicionais.

O Wikinews está licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 2.5 (CC-BY).

Fair use

Aviso. Algum conteúdo existente nos servidores Wikimedia não está disponível sob uma licença livre, particularmente imagens presentes na Wikipédia em inglês. Muito deste conteúdo é disponibilizado nos termos do chamado "Fair use", previsto pela lei de direitos de autor dos Estados Unidos da América. Antes de reutilizar algum desse conteúdo, deverá determinar se o seu objectivo de uso está de acordo com as directrizes do "fair use" ou com alguma outra lei local de direitos de autor equivalente. Como se trata de uma área complexa dos direitos de autor, e caso não seja um especialista na área, é importante que procure aconselhamento legal antes de utilizar tal conteúdo.

Logos da Wikimedia Foundation

O logótipo da Wikimedia Foundation e dos seus respectivos projectos (como a Wikipédia e o Commons) são marcas registadas cujos direitos de autor são possuídos pela própria Wikimedia Foundation . Estas http://commons.wikimedia.org/wiki/Special:Searchlogótipos não estão geralmente disponíveis para outros usos, embora a sua reutilização na imprensa e nos média, para assuntos relacionados com o projecto, seja explicitamente permitida. Leis locais de "fair use" (para fins académicos ou críticos) também poderão ser aplicadas consoante a jurisdição. Para qualquer outro uso, por favor contacte a Wikimedia Foundation .

Como obedecer às licenças

As secções abaixo são sumários simples dos termos das licenças.

Se um trabalho é publicado sob uma única licença, todos os termos dessa licença deverão ser seguidos. Se a um trabalho são atrubuídas mais que uma licença, o reutilizador poderá escolher quais os termos das licenças que deseja seguir. Exceptuando materiais que se acredite estarem no domínio público, é fornecido sempre, na página da descrição do ficheiro, um link para o texto completo de cada licença (ou licenças). Algumas licenças também têm um sumário disponível.

A Wikimedia Foundation , ou qualquer criador de material presente nos sites Wikimedia, fornece aconselhamento legal. Se necessita de informação sob que licença se aplica a determinada situação, sugerimos que contacte um advogado ou outro profissional de direito na sua jurisdição.

Licenças GNU

GNU Free Documentation License

Com a GNU Free Documentation License, reutilizadores são livres para fazer trabalhos derivados, copiar, distribuir, apresentar e utilizar o trabalho mesmo para fins comerciais. No entanto deverá ser dado crédito aos últimos cinco maiores contribuidores, ou aos criadores do trabalho, assim como deverá ser incluída uma cópia completa da licença GFDL (link para site de internet ou impresso).

A metodologia utilizada para determinar os cinco contribuidores mais substanciais, segundo os termos da GFDL, não está definida em termos legais, mas é aconselhável a utilização de um método consistente, como a contagem de edições, de palavras, horas de contribuição, ou outro método de natureza similar.

Todos os trabalhos derivados de um trabalho sob a licença GFDL deverá permanecer sob a mesma licença.

GNU GPL e LGPL

A GNU General Public License (GPL) e a GNU Free Document License (GFDL) não são compatíveis, o que significa que material com uma das licenças atribuídas não pode ser licenciado simultaneamente com a outra.

Têm havido sugestões por parte da Wikimedia Foundation para que no futuro estas licenças sejam compatíveis, mas ainda não é o caso. É possível utilizar as licenças GFDL e GPL simultaneamente, mas isso causa complicações legais adicionais, que só serão resolvidas com aconselhamento profissional.

A licença GPL é mais comumente utilizada para software informático, e não tanto para materiais textuais. Mesmo assim, algum conteúdo, como imagens no Commons, foram lançadas sob a licença GPL. É recomendado utilizar este conteúdo com alguma cautela.

A Lesser General Public License (também Library GPL or simplesmente LGPL) é uma versão simplificada da GPL, criada principalmente para permitir que software de informática sob a licença GPL seja usado como biblioteca funcional para software de computador licenciado e de fins comerciais. É recomendado pela Free Software Foundation que esta licença não seja utilizada para outro fim, já que não oferece a mesma protecção legal que a GPL.

Creative Commons

CC-BY

Com a Creative Commons Attribution license (CC-BY), reutilizadores são livres para fazer trabalhos derivados, copiar, distribuir, apresentar e utilizar o trabalho mesmo para fins comerciais.

Deverá ser dado crédito ao(s) autor(es) e, quando reutilizando ou distribuindo o trabalho, deverão ser mencionados os termos da licença ou fornecido um link para eles. Poderá escolher se quer manter a sua versão sob a licença CC-BY.

diferenças entre 1.0, 2.0 e 2.5, e diferentes países

CC-SA

Com a Creative Commons Attribution license (CC-SA), reutilizadores são livres para fazer trabalhos derivados, copiar, distribuir, apresentar e utilizar o trabalho mesmo para fins comerciais.

Quando reutilizando ou distribuindo o trabalho deverão ser mencionados os termos da licença ou fornecido um link para eles. Deverá manter a sua versão sob a licença CC-SA.

CC-BY-SA

Com a Creative Commons Attribution license (CC-BY-SA), reutilizadores são livres para fazer trabalhos derivados, copiar, distribuir, apresentar e utilizar o trabalho mesmo para fins comerciais.

Quando reutilizando ou distribuindo o trabalho deverá ser dado crédito ao(s) autor(es) e deverão ser mencionados os termos da licença ou fornecido um link para eles. Deverá manter a sua versão sob a licença CC-BY-SA.

Outras licenças para conteúdo livre

Ver Commons:Copyright tags#Copyleft Attitude License e Commons:Copyright tags#Other free tags (em inglês).

Contactando o responsável pelo carregamento ou o autor do texto

Se deseja utilizar conteúdo sob outros termos que não sejam os de uma licença livre, ou caso deseje verificar o estatuto de direitos de autor de determinado ficheiro, o responsável pelo carregamento desse conteúdo é a pessoa indicada para o assistir.

O autor de determinado texto será o editor que inseriu o texto, e que pode ser identificado seguindo a aba „histórico“ no topo da respectiva página. O responsável pelo carregamento de um ficheiro (aquele que o colocou no servidor Wikimedia), que tanto pode ser o criador original do ficheiro, como outra pessoa que simplesmente trouxe o conteúdo livre de outro lugar, está identificado na seção „história“ na parte inferior da página de descrição do respectivo ficheiro.

Poderá conseguir contactar o responsável pelo carregamento de modo a obter mais informação sob os direitos de autor de determinado ficheiro. O criador original de um ficheiro „poderá“ também estar disponível a conceder outras permissões. Os responsáveis por carregamentos poderão também ter acesso a imagens de maior resolução do que aquelas presentes nos servidores, especialmente se se tratar de trabalho seu.

A Wikimedia Foundation geralmente „não pode“ assistir na localização de contribuidores que tenham carregado material. Você poderá tentar contactar estes contribuidores de diversas maneiras:

  1. Alguns deles têm informação sobre contactos na sua página de usuário, como nome, morada ou número de telefone.
  2. Alguns poderão ser contactados via e-mail, indo à respectiva página de usuário e clicando em "email this user" (contactar este utilizador) no menu da esquerda.
  3. Poderá deixar uma mensagem na página de discussão do usuário, clicando na aba "discussion" (discussão) no topo da página de usuário, e clicando em seguida na aba "+" no lado direito de "edit" (editar). Insira a sua mensagem e clique em "save" (salvar página). A sua mensagem ficará então visível ao público.

Ligações directas

A Wikimedia geralmente não permite serviços de ligação directa, em que, cada vez que alguém faz uma busca em determinado site, a mesma busca é redireccionada para o nosso site. Reutilizadores devem copiar o conteúdo (item a item de cada vez, ou grandes quantidades dos dumps), ou ainda contactar a Wikimedia Foundation de modo a obter um "live feed" (em tempo real), que é fornecido como serviço pago.