Category:Wayside cross in Tibães

From Wikimedia Commons, the free media repository
Jump to: navigation, search
Português: O cruzeiro de Tibães levanta-se sobre um amplo soco de nove degraus quadrangulares, de pouca elevação, sobre uma plataforma cortada nos ângulos por pilaretes equadrangulares encimados por bolas; no último degrau assenta um paralelepípedo ao alto, apoiado por leões, tendo as quatro faces decoradas com molduras em forma de cartelas de desenhos distintos, uma da quais apresenta o emblema beneditino (sendo o mosteiro, na altura, a casa-mãe da Ordem em Portugal).

Sobre o tabuleiro quadrado que encima o pedestal eleva-se a base do fuste, uma coluna monolítica de secção circular, com decoração distinta no terço inferior, ornado de motivos estrelados, e nos terços superiores, com caneluras. O capitel é um exemplo quase puro da aplicação da ordem coríntia, de acordo com a sua utilização renascentista mais erudita. A rematar o conjunto, e sobre um pequeno acrotério, uma grande esfera serve de base a uma singela cruz latina, de secção quadrada, rematada por pontas de diamante.

As únicas diferenças entre este cruzeiro e do Campo das Hortas encontram-se na decoração dos pedestais


IGESPAR

This monument is classified as Monumento Nacional.
It is indexed in the IGESPAR database (Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico), under the reference 70175.
It is indexed in the SIPA database (Sistema de Informação para o Património Arquitectónico) under the reference 210.


English | Português | +/−
SIPA
Object location 41° 33′ 28.19″ N, 8° 28′ 43.51″ W View this and other nearby images on: OpenStreetMap - Google Earth - Proximityrama info

Media in category "Wayside cross in Tibães"

The following 4 files are in this category, out of 4 total.