Commons:Administradores/pt/Revogação de privilégios

From Wikimedia Commons, the free media repository
Jump to navigation Jump to search
A página de projeto Administradores/pt noutras línguas:

Deutsch | English | español | français | 日本語 | português | português do Brasil | +/−

Shortcut: COM:DEADMIN · COM:DESYSOP

Atividade[edit]

A coordenação desta parte da norma é tratada na secção Commons:Administrators/Inactivity section.

Tal como na norma de acesso de administrador na Meta-Wiki, os administradores inativos na wiki Commons (incluindo aqueles com privilégios de burocrata, verificador e supervisor) perdem os privilégios. Um «administrador inativo» é aquele que executou menos de 5 ações administrativas na wiki Commons nos últimos 6 meses. Para este fim, uma «ação administrativa» é uma operação executada através das ferramentas de administração e que fica registada como tal, de acordo com a ferramenta adminstats.

Contudo, se um administrador colocar uma mensagem no quadro de avisos dos administradores avisando que estará ausente por um período não superior a 12 meses, e qual a data esperada de regresso, não deve ser tomada nenhuma ação por inatividade até dois meses após essa data.

Processo de revogação de privilégios em resultado de inatividade[edit]

  1. Tem de ser colocado, na página de discussão do administrador inativo, um aviso com uma hiperligação para esta norma e uma explicação de que os privilégios podem ser perdidos. Também deve ser enviada uma mensagem por correio eletrónico. Se o administrador tiver indicado através de uma caixa Babel que não compreende inglês, o aviso e a mensagem devem ser feitos numa língua que o administrador compreenda.
  2. Se, no prazo de 30 dias, não for recebida uma resposta do administrador a pedir que os privilégios sejam mantidos, tal como é pedido no aviso, os privilégios serão removidos.
  3. Se o administrador responder ao aviso como é pedido, mas depois não executar cinco ações administrativas num período de seis meses a contar da data da notificação, os privilégios serão removidos sem direito a mais qualquer aviso.

Os administradores que tenham perdido os privilégios de administração por inatividade, mas que esperam tornar a estar ativos, podem voltar a pedir os privilégios pelo processo normal.

Processo de revogação de privilégios em resultado de abusos de poder[edit]

No caso raro em que a comunidade considere que um administrador não está a agir de acordo com as normas e está a abusar repetidamente do seu estatuto, pode pedir a revogação dos privilégios de administrador da mesma forma que é pedida a atribuição desses privilégios. Note, por favor, que este processo deve ser usado para falhas graves em que parece existir um consenso para a remoção dos privilégios; para problemas entre indivíduos, use Commons:Administrators' noticeboard/User problems. Os pedidos de revogação dos privilégios de administrador que sejam abertos sem discussão prévia, donde resulte algum consenso, podem ser fechados por um burocrata por serem inadmissíveis. O arquivo de casos anteriores pode fornecer algumas orientações.

Embora o processo não seja uma votação, não se aplica o padrão normal de consenso dos pedidos de privilégios de administrador (RfA, Request for Adminship). Usa-se o «consenso de maioria», pelo qual, qualquer consenso superior a 50% em favor da revogação é suficiente para que os privilégios sejam retirados.

Remoção dos privilégios[edit]

Quando um administrador perde os privilégios ao abrigo desta norma, a remoção deve ser feita através de um pedido a um assistente (steward) na Meta-Wiki (os burocratas e administradores locais não têm o poder de remover privilégios de administração). O ex-administrador deve ser notificado através de uma mensagem na sua página de discussão.