Commons:Categorias

From Wikimedia Commons, the free media repository
Jump to navigation Jump to search
This page is a translated version of a page Commons:Categories and the translation is 58% complete. Changes to the translation template, respectively the source language can be submitted through Commons:Categories and have to be approved by a translation administrator.
Outdated translations are marked like this.
Other languages:
Alemannisch • ‎Deutsch • ‎English • ‎Nederlands • ‎als • ‎català • ‎español • ‎français • ‎italiano • ‎magyar • ‎polski • ‎português • ‎română • ‎svenska • ‎čeština • ‎русский • ‎українська • ‎فارسی • ‎ไทย • ‎中文 • ‎日本語

Shortcuts: COM:C· COM:CAT

Uma categoria é uma funcionalidade do software MediaWiki, uma página especial que pretende agrupar as páginas e multimédia relacionados. Na prática, isto implica que irá associar um único assunto a uma dada categoria. O nome da categoria deveria ser suficiente claro para adivinhar o assunto, embora algum texto extra possa ser útil para a definir de forma mais precisa. A estrutura da categoria é o modo principal para organizar e encontrar ficheiros na Commons. É essencial que cada ficheiro possa ser encontrado ao navegar pela estrutura da categoria. Para permitir isto, cada ficheiro deve ser colocado diretamente numa categoria. Cada categoria deverá estar ela própria em categorias mais gerais, formando uma estrutura hierárquica.

Guia rápido

1. How to find the appropriate categories

  • Find categories with the search engine (see #Categorization tips)
  • or check how similar files are categorized (some may not be categorized though)
  • or start from the main topical category (Category:Topics)
  • Starting from these categories, check their parent or sub-categories to find an appropriate category. Avoid picking too general categories.

2. Add the categories to the file

Estrutura de categorização na Wikimedia Commons

Princípios

Os princípios principais são:

Princípio de hierarquia

A estrutura de categorização é (idealmente) uma multi-hierarquia, com apenas uma única categoria raiz Category:CommonsRoot. Todas as categorias (exceto [[:Category:CommonsRoot|"CommonsRoot") deveriam encontrar-se incluídas em pelo menos uma outra categoria. Não deveriam existir ciclos (por exemplo, uma categoria não deveria conter-se a si própria, diretamente ou indiretamente).

Princípio de modularidade

The page (file, category) should be put in the most specific category/categories that fit(s) the page (not directly to its parent categories). A category can have more parent categories. A category can combine two (or more) different criteria; such categories are called "compound categories" or "intersection categories". E.g. the root category Category:Churches and the root category Category:Russia have a common subcategory Churches in Russia.

Princípio de simplicidade

This principle suggests not to combine too many different criteria.

Princípio da seletividade

We should not classify items which are related to different subjects in the same category. The category name should be unambiguous and not homonymous.

Princípio da universalidade

Identical items should have identical names for all countries and at all levels of categorization. Categorization structure should be as systematical and unified as possible, local dialects and terminology should be supressed in favour of universality if possible. Analogic categorization branches should have analogic structure.

Tipos de relações refletidas

The category structure should reflect a hierarchy of concepts, from the most generic one down to the very specific. The structure uses and combines more types of relation, e. g.

  • Hyponymy: a sort/kind/type of… (typically in biological taxonomy)
  • Meronymy: a part of…, a member of… (typically for geographical division, building/room, device/component etc.)
  • Attributes:
    • Qualitative and general attributes (color, shape, size, ability or disability, nationality, technique, quality, awards…)
    • Location: where, in…, from… (place/event, place/building, place/exhibit, place/people, country/language, source/work, factory or country/product etc.)
    • Timing: when (time/event, time/depicted situation, time of birth, inception or construction, time of death, demolition or termination etc.)
  • Agentive and influence relations: (creator/work, device/product, company/product, discipline or profession/their subjects and terms, parent/children, subordination, owner/property, initiator/follower, subject/other subjects dedicated to it or named after it, subject/its duplicate, imitiation, depiction or symbol etc etc.)
  • Modification: original/modified or modified/original (avoid cyclic structure) – renamed, rebuilt, repurposed or transformed subjects.

Categorias principais

As categorias de topo (as contidas diretamente em CommonsRoot) dividem a estrutura de categorização de acordo com o seu propósito:

  • Categoria:Tópicos - Esta categoria é a categoria raiz comum global dos ficheiros de multimédia categorizados por TÓPICO. 'TODOS' os ficheiros de multimédia deveriam estar categorizados sob esta categoria para ajudar os outros a encontrá-los por tópico. As categorias correntes não deveriam ser incluídas nos modelos.
  • Categoria:Estados de direitos de autor - Esta categoria é a categoria raiz comum global dos ficheiros de multimédia categorizados por LICENÇA. 'TODOS' os ficheiros de multimédia deveriam estar categorizados sob esta categoria com uma marcas de licença. Este tipo de categoria é adicionado ao inclui-lo nos modelos.
  • Categoria:Fontes de imagem – Esta categoria é a categoria raiz comum global dos ficheiros de multimédia categorizados por FONTE, ou seja, de onde provêm (livros, coleções, sites, etc). Este tipo de categoria é geralmente adicionado pelo modelo.
  • Categoria:Tipos de multimédia - Esta categoria é a categoria raiz comum global dos ficheiros de multimédia categorizados por TIPO DE MULTIMÉDIA. Por favor, note que por vezes a categorização é omitida para as imagens, porque constituem a vasta maioria dos ficheiros da Commons.
  • Categoria:Commons – Esta categoria é a raiz comum global de categorização de páginas de manutenção e de projecto e ajuda (Commons:- e Help:-), exceptuando-se os ficheiros mídia. As páginas traduzidas devem ser categorizadas sob cada categoria da língua correspondente, no molde "Category:Commons-CÓDIGO DE LÍNGUAS ISO". A estrutura disposta em Category:Commons-en serve de exemplo para a categorização noutras línguas.
Existe uma subcategoria Categoria:Conteúdo de manutenção da Commons que serve pata a manutenção especial de conteúdos comuns globais do Wikimedia Commons e que não é traduzida. TODOS os ficheiros multimédia deverão encontrar-se categorizados sob as seguintes quatro categorias, mas APENAS ficheiros com problemas e em necessidade de serem avaliados deverão encontra-se também na subcategoria Category:Commons maintenance content.
  • Categoria:Utilizador – serve para categorias que contenham usuários do Commons, divididos por tópicos como, por exemplo, a língua que falam. Também contém a Categoria:galerias do utilizador, que serve para galerias específicas de usuários (isto é, que não se encaixam num tópico).

Como utilizar as categorias

Você deve colocar sempre os ficheiros que carrega em categorias e/ou galerias de acordo com o tópico, de modo a que as suas contribuições possam ser encontradas e utilizadas por terceiros.

É raramente necessário criar uma nova categoria (veja no entanto uma excepção em Pessoas, abaixo). Antes de criar uma categoria, assegure-se de que se encontra familiarizado com a estrutura de categorização e com os costumes e políticas do Commons. Por favor verifique se existe um esquema de categorização ou um projecto relacionado com o seu tópico e siga as convenções descritas nessas páginas.

Nome da categoria

Os nomes de categoria deveriam estar geralmente em inglês (consulte Commons:Política de Idiomas). No entanto, existem exceções, como alguns nomes próprios, táxones biológicos e nomes para os quais o nome que não é o inglês é mais comummente utilizado no idioma inglês (ou não há evidências de utilização de uma versão em inglês). Os alfabetos latinos são utilizados ​​na forma original, incluindo diacríticos e letras derivadas; alfabetos não latinos são transcritos para o script em latim inglês. Os carateres ingleses básicos (ISO/IEC 646) são preferidos a variantes nacionais ou conjuntos de carateres de extensão (por exemplo, apóstrofos 'retos' em vez de 'curvos'), sempre que razoável.

Também existe uma proposta falhada relacionada.

Categories grouping subcategories by name should generally be named "by name" rather than "by alphabet" (e.g. Category:Ships by name).

Ainda não temos internacionalização dos nomes de categorias, mas este problema deverá ser resolvido com futuras mudanças apropriadas ao software MediaWiki (ver bugzilla:5638). A criação de estruturas entrelaçadas de categorias em diferentes línguas só pioraria o problema.

Para uma discussão geral da funcionalidade de categorização do MediaWiki, consulte o manual sobre as categorias.

Categorização de páginas

Para adicionar uma página (seja ela uma imagem, uma galeria ou uma categoria) a uma categoria, adicione o seguinte código no fim da página:

[[Category:Nome da categoria]]

Por exemplo, se você carregar um diagrama mostrando órbitas de cometas, você poderia acrescentar o seguinte à página de descrição da imagem:

[[Category:Astronomical diagrams]]
[[Category:Comets]]

Isto fará com que o diagrama apareça nas categorias Astronomical diagrams (diagramas de astronomia) e Comets (cometas).

Para infomação sobre como encontrar boas categorias para os seus ficheiros e galerias, por favor leia a secção Categorizando os seus ficheiros abaixo.

Criando uma nova categoria

Para criar uma nova categoria:

  1. Adicione primeiro a ligação à categoria numa página, tal como descrito acima ([[Category:...]]).
  2. Siga então a ligação (a vermelho) para essa categoria, clicando no link – você pode agora editar a página da categoria, como qualquer outra página wiki.

Uma página de categoria deve conter a seguinte informação (por ordem de importância):

  • Ligações a categorias que a coloquem numa ou mais categorias de hierarquia superior;
  • Um texto descritivo curto que explica o que deve encontrar-se na categoria. O Inglês é a língua preferida, mas outras línguas podem ser acrescentadas (com a predefinição {{pt|...}} para descrição em Português, {{en|...}} para descrição em Inglês, etc, tal como listado em Predefinições para galerias.
  • Ligações interwiki para categorias ou páginas sobre o mesmo tópico em Wikipédias (isto é, interwikis [[pt:...]] para a página na Wikipédia lusófona, [[en:...]] para a página na Wikipédia anglófona, etc.).

See also #How to categorize: guidance by topic for guidance on specific classes of category, e.g. categories about #People.

Renomeando ou movendo categorias

Por favor, veja Commons:Alteração dos nomes de categorias.

Para categorização mais apropriada

As páginas (incluindo páginas de categorias) são categorizadas de acordo com o seu assunto e não o seu conteúdo, por o conteúdo não ser, em geral, uma característica permanente de uma categoria; em particular, você poderá encontrar momentaneamente conteúdo inadequado numa página de categoria.

Por exemplo: Imagine que a categoria Category:Spheres (esferas) contém apenas imagens de bolas de cristal. Você não deve adicionar Category:Glass (vidro) a essa categoria, de acordo com o conteúdo actual, pois você pode ter esferas feitas de diversos materiais. Normalmente, uma imagem mostrando um objecto de vidro deverá estar categorizada em Category:Glass (ou numa subcategoria desta). Por isso, se a categoria Category:Spheres está cheia de imagens de bolas de cristal, então será melhor ideia criar uma nova categoria, tal como "Category:Glass spheres" (esferas de vidro) ou "Category:Crystal balls" (bolas de cristal), categorizada em Category:Spheres e Category:Glass.

Em geral, os ficheiros devem encontrar-se apenas na categoria mais específica que existe para um determinado tópico. Por exemplo, ficheiros na categoria Category:Paris não devem estar também na categoria Category:France (França) (ver sobre-categorização abaixo). Se você não encontrar uma categoria que sirva o seu interesse, você pode criá-la – mas por favor leia cuidadosamente a secção Utilizando categorias.

Isto não significa que uma imagem pertença a apenas uma categoria; significa apenas que as imagens não deverão encontrar-se em categorias redundantes ou não específicas. Por exemplo, uma imagem de um urso polar sendo salvo de um icebergue com um helicóptero deve estar em Category:Ursus maritimus, Category:Icebergs, Category:Helicopters (helicópteros) e Category:Search and Rescue (Procura e salvamento). Não deve estar, porém, na categoria Category:Ursidae ou na Category:Aircraft (transportes aéreos).

Dicas de categorização

As categorias (ou galerias) que você escolhe para os seus uploads devem responder a pelo menos uma das seguintes questões:

  • O quê? / Quem?: O que ou quem é representado no ficheiro? Por exemplo, Category:Houses (casas) ou Category:Jimmy Wales.
  • Onde?: Onde foi feita a imagem? Isto é, obviamente, especialmente importante para imagens de lugares. Por exemplo, Category:Saxony (Saxónia).
  • Quando?: Deve ser providenciado algum contexto histórico, se relevante. Um exemplo seria Category:World War II (Segunda Guerra Mundial).
  • De quem?: Se o artista é bem conhecido, como Category:Rembrandt, faz sentido categorizar por artista; você pode também utilizar páginas do domínio Creator ("Criador") como moldes para conseguir esta divisão. Veja Commons:Creator para mais detalhes.
  • Como?: Deve ser dada alguma informação sobre o tipo de ficheiro, tal como Category:Audio.

The above questions cover the main aspects of the image to be categorized. For some images it makes sense to use all, for other images only one or two are reasonable. In addition there are several other aspects of the images that can be used to categorize the image:

This last set is useful and important but should always be done in addition of the main set of criteria.

Categorization of Wikimedia Commons is more detailed and deep than categorization of Wikipedia projects. Comparing to them, Commons have more categories of individual subjects – places, people, organizations, events, terms etc. Almost every article of Wikipedia can have a corresponding category of Commons. However, even if there exist more images of an ordinary person or incidental event, it is practical to group them into special category and categorize the category instead of categorize all similar images individually to identical set of parent categories.

Encontrar uma categoria adequada

Para encontrar categorias adequadas para os seus uploads, você pode navegar a estrutura de categorias, começando numa categoria genérica. Estreite a sua busca a subcategorias até encontrar a categoria mais específica adequada ao seu ficheiro. Você pode navegar pela estrutura de categorias seguindo ligações para subcategorias, ou expandindo a árvore de categorias clicando nos símbolos + que aparecem junto dos nomes de subcategorias. A secção sobre estrutura de categorias, mais abaixo, fornece um ponto de partida e a secção como categorizar: guia por tópico faz a cobertura de mais tópicos. Você pode também tentar a ferramenta CommonSense, feita para ajudar na categorização baseando-se nalgumas palavras-chave.

Sobre-categorização

A sobre-categorização acontece quando uma imagem é colocada em diversas categorias que pertencem à mesma árvore de categorias. A regra geral é colocar sempre uma imagem nas categorias mais específicas e não nos níveis acima destas.

Um exemplo: vamos assumir que esferas amarelas são esferas de cor amarela. Podemos pensar numa categoria Category:Yellow spheres (esferas amarelas) e Category:Spheres (esferas). A imagem a ser categorizada mostra berlindes amarelos. Nós categorizamos o ficheiro em Category:Yellow spheres. Agora, se categorizarmos a imagem em Category:Spheres, isto é sobre-categorização, porque já sabemos que os berlindes amarelos são esferas.

Isto aplica-se à maioria das imagens; tal como mencionado acima, ficheiros na categoria Category:Paris não devem estar também na categoria Category:France (França), ficheiros em Category:Albert Einstein não devem estar em Category:Physicists from Germany (Físicos da Alemanha), etc.

Porque a sobre-categorização é um problema

É muitas vezes assumido que quanto mais categorias uma imagem tiver, mais simples será de a encontrar. Outro exemplo: usando esta lógica, toda a imagem mostrando um homem deveria estar na categoria Category:Men (homens), porque mesmo que não se saiba mais nada sobre essa pessoa a não ser que é um homem, ainda assim será possível encontrá-la. O resultado é o preenchimento da categoria superior, tornando-se necessário percorrer centenas (neste caso até, provavelmente milhares) de imagens até encontrar a que você deseja. Provavelmente você não encontrará o que quer; além disso, aqueles que procuram uma imagem genérica de um homem, para ilustrar artigos como pt:Homem, encontrar-se-ão perdidos no meio de imagens de estrelas de cinema, cientistas e políticos.

Em níveis inferiores, o problema é menor, já que o número de imagens será também menor – podem ainda ser centenas de ficheiros, no entanto. Sobra no entanto ainda um problema que pode ser ilustrado com um exemplo: Sabendo que Einstein é um físico, poderemos procurá-lo na categoria Category:Physicists, onde encontramos uma imagem entre centenas. Como havia aí uma imagem, contentamo-nos com isso e não procuramos mais, em vez de verificarmos a categoria Category:Physicists from Germany, que levaria a encontrar a Category:Albert Einstein, onde potencialmente existirá uma imagem melhor. Assim, a sobre-categorização provocou dois problemas: a categoria de topo está cheia e os usuários não procuram uma categoria mais relevante, por terem chegado a uma que contém uma imagem de interesse.

A categorização inadequada de categorias causa sobre-categorização

Por muito estranho que possa soar, um défice de categorização pode levar a uma sobre-categorização. Isto acontece quando uma categoria não se encontra devidamente categorizada, levando os usuários a sobre-categorizar uma imagem para a incluir nas categorias relevantes. Por exemplo: a categoria Category:Eivør Pálsdóttir encontrava-se categorizada apenas em Category:People by alphabet (Pessoas por alfabeto). Por isso, se adicionarmos à imagem a categoria Category:People of the Faroe Islands (Pessoas das Ilhas Faroe) e Category:Vocalists (Vocalistas) por sabermos quem ela é, estaremos a adicionar inutilmente a imagem a categorias de topo, causando sobre-categorização. A Category:Eivør Pálsdóttir deveria estar ela própria nestas duas categorias.

Um problema relacionado: a categoria Category:Notting Hill encontrou-se por mais de um mês na Category:London (Londres). Ao adicionar uma imagem, seria tentador adicionar à categoria Category:Kensington and Chelsea, que é onde se encontra Notting Hill. Em vez disto, cada imagem deve estar nas categorias mais específicas possível e estas também devem estar nas categorias mais específicas possível.

Quando encontrar esta situação, por favor recategorize as categorias de forma adequada, se souber fazê-lo. Isso ajuda não só a evitar sobre-categorização, como também facilita a navegação pela árvore de categorias.

Exception for images with more categorized subjects

A file that depicts only one relevant subject should not be over-categorized. Where a file depicts additional relevant subjects, and the additional subjects do not have their own subcategories, consideration can be given to temporarily categorizing the image in both the subcategory and the parent category.

For example, this situation might arise in the case of a photograph of three politicians, one of whom is Angela Merkel (who has her own Commons category), with two other politicians who do not yet have their own categories. While the image would undoubtedly be categorized in Category:Angela Merkel or one of its subcategories, it would typically be considered to be over-categorization to also include it in Category:Politicians of Germany. Users would, however, be unlikely to search for the two other politicians in the Merkel category. Ideally, we would create specific subcategories for the two other politicians (where warranted), or find other relevant subcategories (e.g. Category:Politicians of Bavaria or Category:Members of the FDP, etc.), that would enable us to avoid over-categorization. In some circumstances, however, we may need to temporarily categorize the image in Category:Politicians of Germany where other appropriate subcategories do not yet exist.

Como categorizar: guia por tópico

Para algumas categorias, existem guias específicos de como distribuir melhor o conteúdo dentro de dentro dessas categorias. Alguns desses guias encontram-se nesta secção. Existe também, por vezes, instruções no topo da página da categoria, no domínio Category. Assim, por exemplo, algumas instruções para categorizar pessoas encontram-se no topo de Category:People e algumas na secção Pessoas abaixo.

Pessoas

O conteúdo mostrando pessoas pode ser colocado em categorias e/ou galerias que as descrevam, tais como Category:Economists from the United States (Economistas dos Estados Unidos). Comece por explorar Category:People.

Poderá não existir muito conteúdo de algumas pessoas notáveis, ou alguns nomes não muito conhecidos, fazendo com que haja a necessidade de criar uma categoria ou uma galeria usando o seu nome, tal como Category:Albert Einstein (este é um caso em que você poderá criar frequentemente categorias, isto é, de cada vez que carrega uma imagem de uma pessoa notável). Utilize nomes comuns e ortografia em Inglês para a categoria ou galeria; é uma pena sermos forçados a utilizar o Inglês para todos os nomes do mundo, mas, como já notado acima, a utilização de categorias em Inglês no Commons é feita por uma questão de limitação técnica.

Assim que exista uma categoria ou galeria com o nome de uma pessoa, então todas as categorias que descrevam essa pessoa são aplicáveis a todas as imagens dessa pessoa. Tais categorias devem por isso ser aplicadas à categoria ou galeria da pessoa e não a imagens individuais dessa pessoa. cada imagem deverá ter uma ligação à categoria ou galeria de cada pessoa representada e possivelmente categorias que distingam uma imagem de determinada pessoa de outras imagens semelhantes.

Todas as categorias e galerias com o nome de uma pessoa devem estar incluídas na categoria category:People by alphabet (pessoas por alfabeto) e distribuídas de acordo com o seu nome de família: [[Category:People by alphabet|Nome de família, nome próprio]]. Não categorize, no entanto, imagens dentro desta categoria! Existem tantas imagens de pessoas notáveis que a sua inclusão directa iria sobrecarregar a categoria. A limitação da categoria Category:People by alphabet a páginas de categorias e galerias reduz significativamente o número de entradas.

Please see Commons:Category scheme People for details on how to name and organize these categories.

Landscapes, outdoor views

Content depicting a given subject from a common vantage point are grouped in Views of Subject from Viewpoint categories such as Views of Cathedral of Seville from the Giralda. Such categories should be subcategories of both the subject's category (Cathedral of Seville in this example) and the viewpoint's category (Giralda in this example).

In this example, the Views of Cathedral of Seville from the Giralda category is not placed directly in the subject and viewpoint categories, but in Views of the Cathedral of Seville and Views from Giralda. Such intermediate categories are often necessary to create structure and avoid over-categorization, particularly for views of a city from a vantage point located within the city. For example, Views of Rome from the Pincio needs the intermediate category Views of Rome to avoid placing it directly in Rome, which would constitute over-categorization.

Texts

Texts, such as scans of books, should normally have a category for each version of the scan and each edition of the text. Thus a book published in three separate editions would have a parent category for the book, three subcategories for each text, and further subcategories for the text as a jpeg, a DjVu, etc., assuming each version had actually been uploaded. (Categories would not be created for editions not held on Commons.) This is particularly important for files in formats other than DjVu and PDF, where the category is the only practical means of keeping the scans together; see eg. Category:The Chronicles of England, Scotland and Ireland, Holinshed, 1587 which contains 2857 jpeg images of page scans.

GLAMs

For categorization issues related to mass content donations from GLAMs (Galleries, Libraries, Archives & Museums), please see Commons:Guide to batch uploading#Categories.

Categorization workflow

Currently, a bot checks if newly uploaded files are categorized in topical categories and attempts to categorize files that are not. Before 17 June 2015, CategorizationBot was responsible for this job. As of June 2019, SteinsplitterBot occasionally checks for uncategorized files. The workflow is the following:

  1. User uploads a new file and adds categories (or not).
  2. A bot checks if the file is categorized.
  3. Users categorize files further (e.g. category diffusion below)

See also: User:CategorizationBot#Process, categorization statistics

Other, if manual, categorization workflows are possible :

  • Category filling: Use appropriate keywords in the search engine to find the files that should be in a given category, and put them there.
  • Category diffusing: Go to Category:Categories requiring diffusion, select a crowded category, create appropriate subcategories if needed, and move the files to the subcategories. Gadgets like Cat-a-lot and Hotcats can help.

Categories marked with "HIDDENCAT"

Shortcut
COM:HIDDENCAT

Many non-topical categories are marked with __HIDDENCAT__ or {{Hiddencat}} on the category page. For example, see Category:PD NASA in edit mode.

While categories are generally visible on every page, categories marked __HIDDENCAT__ are only visible:

  • on the edit screen: at the end of the screen, below the edit box
  • on category pages:
    • on subcategories to the hidden category: in the normal location, but on a separate line with a smaller typeface and the label "Hidden category."
    • on parent categories: in the same way as other categories
  • on file description pages and gallery pages: for logged-in users who have selected to "Show hidden categories" in their appearance preferences. This is activated for all newly registered users.

This feature is generally used for template-based categories, such as license tag based categories. For example, placing {{PD-old-100}} on a file description page adds the file to Category:Author died more than 100 years ago public domain images, which is marked with __HIDDENCAT__.

For more details, see the help section on hidden categories for Mediawiki (the software that Commons uses).

Templates for categories

Some templates are designed for use on category pages - see Category:Category namespace templates. If the category is linked to a Wikidata entry, then you can use:

which displays a summary of the topic's information that is available on Wikidata, and also auto-adds birth/death/name/monument ID categories.

Some of the more commonly used ones are Category:Category header templates such as:

Tools

Further information: Commons:Tools

Ver também