Commons:Ficheiros antigos com direitos adquiridos

From Wikimedia Commons, the free media repository
Jump to navigation Jump to search
This page is a translated version of a page Commons:Grandfathered old files and the translation is 79% complete. Changes to the translation template, respectively the source language can be submitted through Commons:Grandfathered old files and have to be approved by a translation administrator.
Outdated translations are marked like this.

Shortcuts: COM:GOF • COM:GRANDFATHER • COM:OLDFILES

É prática generalizada na wiki Wikimedia Commons provar que existe autorização para divulgar ficheiros criados por terceiros com uma licença livre, obtendo desses terceiros um correio eletrónico de confirmação enviado para a equipa OTRS. Contudo, o sistema OTRS só começou a ser usado na wiki Wikimedia Commons em 2006. O endereço de correio eletrónico do OTRS foi mencionado pela primeira vez em Commons:Primeiros passos a 15 de março de 2006 e o Commons:OTRS foi criado a 11 de setembro de 2006.

Existem, portanto, muitos ficheiros anteriores a 2006 na wiki Wikimedia Commons que foram carregados sem existir uma autorização por correio eletrónico. Entre 8 de janeiro de 2006 e 15 de março de 2006, foi pedido aos carregadores que adicionassem uma citação da autorização dada pelo detentor do direito de autor. Uma revisão mais antiga da página «Commons:Primeiros passos» menciona que o campo de autorização da predefinição {{Information}} deve conter: Citação breve da autorização do detentor do direito de autor da imagem, no caso de uma autorização individual.

Antes de 8 de janeiro de 2006, só era exigido que o ficheiro tivesse uma licença adequada e que fosse feita a devida atribuição, sem ser necessária nenhuma declaração específica de autorização na página da imagem.

Como lidar com ficheiros antigos

Tem sido costume na wiki Wikimedia Commons manter estes ficheiros, granjeando-lhes direitos adquiridos de permanência, em vez de eliminá-los. Veja, por exemplo, esta discussão no quadro de avisos dos administradores.

Se existem razões para duvidar da autoria ou da autorização do autor de um destes ficheiros, devem ser envidados esforços para entrar em contacto com o autor nomeado, para caracterizar melhor a situação (e, de preferência, obter provas no COM:OTRS). Continua a aplicar-se o princípio da precaução – se existe uma dúvida genuína, o ficheiro deve ser eliminado através de um pedido de eliminação.

Encontra aqui um exemplo de um ficheiro antigo que adquiriu o direito de ser mantido (grandfathered olf file, GOF), entretanto eliminado e mais tarde restaurado com base neste direito.

Os ficheiros com direito de permanência adquirido devem ser marcados com a predefinição {{Grandfathered old file}} que os coloca na categoria oculta Category:Grandfathered old files. Esta etiqueta só pode ser aplicada a ficheiros carregados antes de 1 de janeiro de 2007.

See also

Ajuda

Maneiras de obter ajuda

Outras normas e orientações