Commons:Primeiros passos/Qualidade e descrição

From Wikimedia Commons, the free media repository
Jump to: navigation, search
Primeiros passos
Contato inicial
Carregamento
Dicas
Miscelânea
Nota: as informações contidas nesta página serão melhor compreendidas se estiver selecionado a opção do idioma "pt - Português" ou pt-br - Português do Brasil" em sua preferências de usuário.
Como optimizar o carregamento de imagens

Qualidade

Uma imagem de Titã, uma das luas de Saturno, tirada por uma sonda espacial, carregada com a máxima resolução possível e com uma completa e detalhada descrição da imagem (clique sobre a imagem para ver a sua página de descrição)

No geral, a qualidade dos arquivos deve ser a mais alta possível, assim por exemplo, as imagens podem ser usadas em impressões de alta qualidade. Com o formato JPEG — que é recomendado para fotos mas não para diagramas — ou o formato PNG, utilize uma alta resolução. Desde 19 de outubro de 2005 que o software da MediaWiki não suporta PNGs maiores que 12.5 megapixels — aproximadamente 3500x3500 pixels — mas imagens com alta resolução já são boas. O software também é incapaz de modificar as escalas de GIF animados, portanto deverás carregar a imagem no tamanho desejado.

Só são permitidos certos tipos de arquivo na Wikimedia Commons. Se tentares carregar um tipo diferente de arquivo, receberás uma mensagem de erro.

Para fotografias, utilize JPEG. Apesar do TIFF oferecer uma qualidade mais alta, os arquivos tendem a ter um tamanho demasiado grande e o software não os converte rapidamente (esta é a razão porque o formato não é permitido atualmente no Commons). O PNG usa uma compressão com menos perdas bem como é teoricamente melhor para imagens, mas infelizmente ele não funciona muito bem com fotografias. O formato GIF é permitido mas não recomendado no Wikimedia Commons. É entretanto, a melhor escolha para imagens animadas. Para diagramas SVG é o tipo preferido, por ser fácil de mudar o tamanho de sua escala e editar. Se modificares a imagem dos outros, por favor, carregue-a com um nome diferente de arquivo e acrescente uma ligação à outra imagem na página de descrição da mesma.

Formatos de arquivos de som suportados são: MIDI (.mid) e Ogg Vorbis (.ogg) e para arquivos de vídeo apenas Ogg Theora (.ogg). Na Wikimedia Commons não são permitidos outros formatos de arquivos de som muito utilizados como MP3 e formatos de vídeo como MPEG devido às patentes. Da mesma forma que com as imagens, a qualidade do som e dos arquivos de vídeo não deve ser muito baixa. O limite máximo para o tamanho dos arquivos é de cerca de 20 MB, então a escolha da qualidade dependerá da duração de teu arquivo de mídia.

Descrição detalhada do arquivo

Uma boa descrição do arquivo fornece uma completa informação sobre ele, incluindo informação legalmente exigida tais como seu copyright e fonte, assim como uma descrição informativa sobre o que ele mostra e como foi feito. Para te auxiliar na colocação das informações, existe uma predefinição padrão para imagens. É altamente recomendado o uso dessa predefinição. Basta copiar o código abaixo, colá-lo no campo “Sumário” durante o carregamento do arquivo e preencher os espaços em branco:

{{Information
|Description = 
|Source = 
|Date = 
|Author = 
|Permission = 
|other_versions = 
}}
Foto da Nebulosa de Órion com a recomendada descrição informando como a imagem foi feita e a autorização explícita de seu autor
Os campos são usados da seguinte maneira

Se não puderes preencher tudo, use o sinal ‘-’ (sem as aspas) nos campos vazios. Por favor, não deixe espaços em branco, ou o modelo não funcionará da maneira esperada.

Description
Descrição do conteúdo. O que é que se pode ver, ouvir, ou perceber? Se for uma obra de arte, por favor, providencie um breve resumo histórico. No caso de dados científicos, um breve resumo científico do arquivo. As descrições podem ser em qualquer idioma, mas é sempre aconselhável incluir também uma descrição em inglês. Se tiveres fluência em outras línguas, considere a possibilidade de fazê-la também em todas elas.

Poderias usar predefinições para citar o idioma(s) da descrição. Pode-se parecer com:

{{Information|
|Description=
{{cs|Nějaký český popisek.}}
{{en|Some description in English.}}
...
|Source=...
Source
Use uma declaração como “Own work.” (trabalho próprio) ou algo semelhante, se o arquivo for de tua criação própria. Caso contrário, por favor, providencie:
  • Uma ligação com a página web que contém o arquivo original e uma ligação direta com esse arquivo
  • Número do catálogo
  • Nome da instituição
  • Fonte bibliográfica
  • etc.
Date
Data da criação (ou data da publicação), preferivelmente em formato ISO 8601, tal como “2006-01-15” para 15 de janeiro de 2006.
Author
Autor(es) do arquivo. Se não sabes o nome de nenhum dos autores, use o nome da instituição(ões) que o publicaram. No caso de trabalho próprio, coloque seu verdadeiro nome e seu nome de usuário entre parênteses, como por exemplo, “John Q. Public ([[User:JQPublic|JQPublic]])”, que aparecerá como “John Q. Public (JQPublic)”. Também podes ligar diretamente teu nome verdadeiro ao nome de usuário como em “[[User:JQPublic|John Q. Public]]”.
Permission
Forneça uma curta citação da permissão do copyright que o proprietário do arquivo te deu. No caso de uma permissão geral (por exempo, Domínio Público dos Estados Unidos ou licenças de conteúdo livre) coloque uma ligação àquele aviso legal ou ao acordo da licença. Se fores o dono do copyright, insira um pequeno aviso como “Dual-licensed under the GFDL and CC-By-SA-2.5, 2.0, and 1.0”, mas também podes escrever “See below” (Ver abaixo) para indicar a etiqueta da licença depois da informação do arquivo.
Nota: Ainda assim, precisas colocar a etiqueta na imagem com a predefinição da licença apropriada! Se não sabes como, leia Commons:Primeiros passos/Seleção de licença.
Other versions of this file
Se existem outras versões deste arquivo dentro da Wikimedia Commons (por exemplo, uma versão em preto-e-branco de uma imagem colorida) utilize este campo para fazer a ligação com essas versões.

Nota: Por favor, leia também Primeiros passos/Catalogar e classificar.

Resumo do carregamento

Quando estiveres carregando um arquivo, o formulário de carregamento te dará um local para colocares o Sumário. Os primeiros 255 caracteres de seu sumário aparecerão permanentemente na página de descrição da imagem, na seção "Histórico das imagens".

Se estiveres carregando a primeira versão de um arquivo (não existe outro arquivo com o título que selecionastes), então seu sumário do carregamento será também copiado para a página de descrição da imagem. É comum nestes casos fornecer a informação completa no sumário, tal como foi detalhado mais acima.

Caso tenhas carregado uma nova versão de um arquivo, é importante especificar, mais detalhadamente possível, como modificastes o arquivo. Esta informação é importante porque pode ser difícil para os outros perceberem a diferença entre os dois arquivos. Por exemplo, para uma imagem, poderias dizer

Reduzido 25 pixels da parte superior, clareado com Photoshop, salvo com 95% da qualidade

Leituras adicionais

Páginas do Wikimedia Commons:

Manual MediaWiki: