File:Ministério da Cultura - Encontro Camboja, Brasil e Tailândia.jpg

From Wikimedia Commons, the free media repository
Jump to navigation Jump to search

Original file(4,256 × 2,832 pixels, file size: 2.31 MB, MIME type: image/jpeg)

Captions

Captions

Add a one-line explanation of what this file represents

Summary[edit]

Description

O Ministro da Cultura do Brasil e Presidente do Comitê do Patrimônio Mundial, Juca Ferreira (c), cooperou para o encontro, após 2 anos de silêncio do Vice-Primeiro Minsitro do Camboja, Sok An, e Vice Primeiro Ministro e Ministro do Meio Ambiente da Tailândia, Sr. Suwit Khunkitti no Salão Brasília, no Palácio do Itamaraty em Brasília

Foto: Pedro França/MinC

--

“O Patrimônio Mundial da Humanidade teve uma grande vitória hoje. E a maior contribuição foi da diplomacia brasileira.” As palavras do ministro da Cultura e presidente do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), Juca Ferreira, definem o resultado da reunião de hoje do Comitê, em que Camboja e Tailândia disputam a região fronteiriça onde se encontra o Templo de Preah Vihear.

Os dois países já não se falavam e havia várias reivindicações de ambos os lados. Segundo Juca Ferreira, as nações terão um ano de negociação para chegar a um acordo. “Conseguimos pela primeira vez que as duas partes se reunissem sem a presença de ninguém e isso foi fundamental para termos construído o diálogo”, afirma Ferreira. Ontem, pela primeira vez os dois representantes dos países apertaram as mãos.

“Temos nos dedicado muito intensamente a fortalecer a Unesco e o ambiente de entendimento. O fato de essa reunião estar acontecendo no Brasil é importantíssimo para nós”, ressalta o presidente.

Durante o anúncio do acordo, na plenária do Comitê do Patrimônio Mundial, a delegação da Tailândia agradeceu Juca Ferreira e o embaixador da Unesco no Brasil, João Carlos Souza Gomes, pela compreensão da delicadeza do assunto. Também agradeceram por permitir que os dois países estudassem com detalhes o documento até o momento em que fosse possível chegar a uma boa solução para ambos.

A delegação do Camboja também agradeceu a todos os envolvidos e afirmou que o processo de negociação demonstrou a tamanha importância do papel do Comitê do Patrimônio Mundial.

Templo de Preah Vihear

O sítio é um templo hindu do século XI que está situado na fronteira entre os dois países. Em 7 de julho de 2008, foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco pertencente ao Camboja, na reunião de Quebec. O local tem sido alvo de disputas nos últimos 40 anos e, em outubro de 2008, houve confronto militar entre as duas nações.

Texto: Carolina Monteiro/MinC
Date
Source Encontro Camboja, Brasil e Tailândia
Author Ministério da Cultura

Licensing[edit]

w:en:Creative Commons
attribution
This file is licensed under the Creative Commons Attribution 2.0 Generic license.
You are free:
  • to share – to copy, distribute and transmit the work
  • to remix – to adapt the work
Under the following conditions:
  • attribution – You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
This image was originally posted to Flickr by Ministério da Cultura at https://www.flickr.com/photos/47979536@N05/4843014289. It was reviewed on 11 February 2011 by FlickreviewR and was confirmed to be licensed under the terms of the cc-by-2.0.

11 February 2011

File history

Click on a date/time to view the file as it appeared at that time.

Date/TimeThumbnailDimensionsUserComment
current17:14, 11 February 2011Thumbnail for version as of 17:14, 11 February 20114,256 × 2,832 (2.31 MB)Boing-boing (talk | contribs){{Information |Description=O Ministro da Cultura do Brasil e Presidente do Comitê do Patrimônio Mundial, Juca Ferreira (c), cooperou para o encontro, após 2 anos de silêncio do Vice-Primeiro Minsitro do Camboja, Sok An, e Vice Primeiro Ministro e Mini

Metadata