File:Parque Urbano do Rio Ul - São João da Madeira - Portugal (49249982511).jpg

From Wikimedia Commons, the free media repository
Jump to navigation Jump to search

Original file(3,888 × 2,592 pixels, file size: 3.33 MB, MIME type: image/jpeg)

Captions

Captions

Add a one-line explanation of what this file represents

Summary[edit]

Description

UM ANFITEATRO VERDE PARA EXPLORAR.

A diversidade biológica, as valências culturais e patrimoniais, a centralidade e fácil mobilidade tornam o Parque do Rio Ul num anfiteatro privilegiado da cidade, onde é possível desenvolver atividades multifacetadas que não só celebram a herança cultural e patrimonial de S. João da Madeira, mas igualmente o ambiente, a sustentabilidade, o bem-estar e a boa vizinhança.

PARQUE DO RIO UL, UMA ENTIDADE ATIVA DO CONCELHO.

Reconhecendo este potencial, o Parque do Rio Ul pretende constituir-se como uma entidade ativa que oferece aos cidadãos uma programação regular e diversificada. Entregar o Parque a quem pertence. O Parque pertence à cidade pelo que se deseja que os cidadãos e organizações possam também ser agentes ativos nas ofertas de atividades e eventos que estimulem novas formas de fruição.

OFERECER UMA PROGRAMAÇÃO CONJUNTA E DIVERSIFICADA.

O Parque deseja cooperar com todas as entidades e cidadãos que partilhem os seus princípios orientadores, disponibilizando gratuitamente os seus espaços, recursos e canais de comunicação aos interessados em realizar atividades no Parque. Em conjunto com os seus dinamizadores, o Parque ambiciona oferecer ao público uma programação anual alternativa e multifacetada, que abrace várias temáticas e dinâmicas.


PRINCÍPIOS ORIENTADORES PARA A DINAMIZAÇÃO DO PARQUE:

>reconhecer o Parque enquanto “entidade verde”; >respeitar e preservar o património natural e construído; >promover a cidadania responsável e a educação ambiental; >aproximar os Sanjoanenses de um estilo de vida mais sustentável: >oferecer à sociedade conteúdos e atividades diferenciadoras.

PARQUE DO RIO UL - PROJETO DE CONSERVAÇÃO E DINAMIZAÇÃO

O Parque do Rio Ul tem sido amplamente usado pelos Sanjoanenses nas caminhadas e atividades desportivas, nos momentos de descanso, passeio e contemplação. Hoje, o Parque quer ser também um espaço para reavivar a história e estórias, dar a conhecer o património natural e cultural e proporcionar novas oportunidades de aprendizagem e experimentação.


Com estes intentos, o Município de S. João da Madeira concebeu e candidatou o projeto “Conservação e Dinamização do Parque do Rio Ul – Promoção do Parque”, cofinanciado no âmbito do Norte 2020, contemplando os seguintes objetivos: •Aumentar o conhecimento sobre os valores naturais e fomentar os habitats; •Recuperar o património construído e valorizar a história do espaço; •Melhorar a experiência de visitação e fruição do espaço; •Criar condições para o envolvimento de cidadãos e organizações na dinamização ativa do Parque; •Promover a educação ambiental; •Afirmar o Parque como um espaço de excelência (arquitetura e educação).


DESCUBRA TODOS OS PARQUES QUE HÁ NO PARQUE DO RIO UL

O conceito “Descubra todos os parques que há no Parque do Rio Ul” surge pela dimensão simbólica da diversidade de elementos e ambientes, reais e virtuais, tangíveis e intangíveis, do passado ao futuro, da pequena à grande escala, presentes no Parque ao longo dos tempos. Nesta perspetiva, o Parque assume-se como um órgão composto por inúmeros “parques” que, embora estejam sempre presentes, emergem especialmente quando nos dedicamos a desfrutá-los, a observar ou analisar com maior detenção. Descubra todos os parques que há no Parque do Rio Ul é assim o desafio e uma promessa que no âmbito deste projeto o município faz a quem aqui reside ou visita.


UM PARQUE MULTIFACETADO PARA USUFRUIR E EXPLORAR

O Parque do Rio Ul é um espaço de excelência para o desenvolvimento de várias atividades e eventos e é por isso que deseja cooperar com todos aqueles que partilhem os seus princípios orientadores e que procurem aproximar os sanjoanenses de uma vida mais sustentável, contribuindo também dessa forma para a animação conjunta da cidade e para novas formas de fruição do nosso parque urbano.

Para além do seu vasto espaço ao ar livre, em breve o Parque disporá de equipamentos multifacetados para apoiar a realização de atividades práticas e de conhecimento da sua história, cultura e património (em reabilitação).

O parque está ainda mais próximo de si.

<a href="https://www.cm-sjm.pt/pt/ambiente-parque-do-rio-ul" rel="noreferrer nofollow">www.cm-sjm.pt/pt/ambiente-parque-do-rio-ul</a>
Date
Source Parque Urbano do Rio Ul - São João da Madeira - Portugal 🇵🇹
Author Vitor Oliveira from Torres Vedras, PORTUGAL
Camera location40° 53′ 43.88″ N, 8° 29′ 03.69″ W Kartographer map based on OpenStreetMap.View this and other nearby images on: OpenStreetMapinfo

Licensing[edit]

w:en:Creative Commons
attribution share alike
This file is licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic license.
You are free:
  • to share – to copy, distribute and transmit the work
  • to remix – to adapt the work
Under the following conditions:
  • attribution – You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
  • share alike – If you remix, transform, or build upon the material, you must distribute your contributions under the same or compatible license as the original.
This image was originally posted to Flickr by Portuguese_eyes at https://flickr.com/photos/21446942@N00/49249982511 (archive). It was reviewed on 29 December 2019 by FlickreviewR 2 and was confirmed to be licensed under the terms of the cc-by-sa-2.0.

29 December 2019

File history

Click on a date/time to view the file as it appeared at that time.

Date/TimeThumbnailDimensionsUserComment
current13:54, 29 December 2019Thumbnail for version as of 13:54, 29 December 20193,888 × 2,592 (3.33 MB)Tm (talk | contribs)Transferred from Flickr via #flickr2commons

There are no pages that use this file.

Metadata