File:Sé de Lisboa - Portugal (50933843456).jpg

From Wikimedia Commons, the free media repository
Jump to navigation Jump to search

Original file(3,482 × 2,592 pixels, file size: 2.23 MB, MIME type: image/jpeg)

Captions

Captions

Add a one-line explanation of what this file represents

Summary[edit]

Description

A Sé Catedral de Lisboa, conhecida inicialmente como igreja de Santa Maria Maior, é um dos mais antigos monumentos da cidade. A sua construção começou em 1150 (no local onde se erguia uma mesquita), logo após a conquista de Lisboa aos árabes, pelo rei D. Afonso Henriques. A sua edificação seguiu os planos militarizados de frei Roberto, que a dotou de uma estrutura robusta, com torres e ameias defensivas. Martirizada pelos terramotos que abalaram a cidade no século XIV e em 1755, a Sé é uma mistura de estilos arquitetónicos, em resultado de sucessivas obras de reconstrução. Foi edificada com três naves, trifório (galeria estreita) sobre as naves laterais, transepto (galeria transversal que separa o coro da nave maior) saliente e cabeceira (lado oposto à entrada principal) tripartida. A fachada românica é ornamentada por uma janela em rosácea e duas torres sineiras. A capela de Bartolomeu Joanes, o mercador que a fundou e que aí está sepultado, fica a norte da entrada principal.


Catedral em expansão permanente


Interior Sé de LisboaNo século XIV, a capela-mor foi reorganizada como deambulatório (passagem que circunda a área central, com nove capelas radiais. As obras do claustro gótico, por onde se entra através da terceira capela do deambulatório, iniciariam-se nessa época. Este claustro apresenta duplos arcos decorados com capitéis esculpidos e numa das capelas está um portão de ferro forjado do século XIII. D. Afonso IV foi o primeiro rei a ser sepultado em Lisboa, tendo-se depositado o seu túmulo na capela-mor, no panteão familiar que aí mandou erigir. Ao lado, na capela de Santo Ildefonso, estão os sarcófagos de Lopo Fernandes Pacheco, companheiro de armas de D. Afonso IV e da sua mulher, decorados com as suas figuras esculpidas. Uma nova sacristia foi construída no século XVII, com a particularidade de todas as estátuas serem aqui de santos portugueses.


A riqueza do tesouro da Sé


À esquerda da entrada da Sé de Lisboa, encontra a capela que guarda a pia onde Santo António de Lisboa (o santo padroeiro de Portugal desde 1934) foi batizado em 1195. Esta capela está decorada com azulejos que retratam o santo pregando aos peixes. O tesouro da Sé está no topo da escadaria que fica à direita da entrada principal. É composto por uma rica coleção de trajes eclesiásticos, peças de ourivesaria religiosa, estátuas, manuscritos decorados com iluminuras e relíquias de São Vicente, o santo padroeiro de Lisboa. A peça mais preciosa é a arca que contém os restos mortais de São Vicente. Diz a lenda que dois corvos se mantiveram em vigília permanente sobre o barco que transportou estas relíquias até Lisboa. Os corvos e o barco tornaram-se assim no símbolo da cidade.


Dos romanos até monumento nacional Claustros da Sé de Lisboa


Após o terramoto de 1755, ruíram algumas partes da Sé, como a capela-mor que foi reconstruída por D. José, já em estilo neoclássico. No início do século XX, Augusto Fuschini iniciou novo restauro que procurou devolver o estilo original à Sé, que se tornou monumento nacional em 1907. Dentro dos claustros, escavações arqueológicas evidenciam a ocupação do sítio desde a idade do Ferro. Há vestígios da época romana, constituídos por uma via ladeada por lojas e tabernas, que ligava o Teatro Romano à zona portuária da cidade. Datada do século I depois de Cristo, esta via foi encerrada 300 anos mais tarde, convertendo-se num espaço de habitações particulares. Do período visigótico, são visíveis restos estruturais e da época islâmica descobriu-se um grande edifício público, fossas e tanques. <a href="http://www.ezimut.com/pois/se-de-lisboa" rel="noreferrer nofollow">www.ezimut.com/pois/se-de-lisboa</a>
Date
Source Sé de Lisboa - Portugal 🇵🇹
Author Vitor Oliveira from Torres Vedras, PORTUGAL
Camera location38° 42′ 35.23″ N, 9° 07′ 58.97″ W Kartographer map based on OpenStreetMap.View this and other nearby images on: OpenStreetMapinfo

Licensing[edit]

w:en:Creative Commons
attribution share alike
This file is licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic license.
You are free:
  • to share – to copy, distribute and transmit the work
  • to remix – to adapt the work
Under the following conditions:
  • attribution – You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
  • share alike – If you remix, transform, or build upon the material, you must distribute your contributions under the same or compatible license as the original.
This image was originally posted to Flickr by Portuguese_eyes at https://flickr.com/photos/21446942@N00/50933843456. It was reviewed on 10 March 2021 by FlickreviewR 2 and was confirmed to be licensed under the terms of the cc-by-sa-2.0.

10 March 2021

File history

Click on a date/time to view the file as it appeared at that time.

Date/TimeThumbnailDimensionsUserComment
current22:26, 10 March 2021Thumbnail for version as of 22:26, 10 March 20213,482 × 2,592 (2.23 MB)Tm (talk | contribs)Transferred from Flickr via #flickr2commons

There are no pages that use this file.

Metadata