File:Saíra Viúva.jpg

From Wikimedia Commons, the free media repository
Jump to navigation Jump to search

Original file(1,024 × 684 pixels, file size: 244 KB, MIME type: image/jpeg)

Captions

Captions

Add a one-line explanation of what this file represents

Summary[edit]

Description
Português: Saíra-Viúva

Pipraeidea melanonota (Vieillot, 1819)

Assunto(s): Ave Sexo: Macho Idade: Adulto

Autor: Murilo Nascimento

Local de Observação Município: Taquaritinga do Norte/PE Bioma Predominante: Caatinga Feita em: 23/07/2016 Câmera: Canon PowerShot SX50 HS

Saíra-viúva A saíra-viúva é uma ave passeriforme da família Thraupidae.

Nome Científico

Seu nome científico significa: Pipraeidea = Gênero Pipra = Tangará; e do (grego) eidos = aparência, aspecto, forma; ( referência ao bico desta ave assemelhar-se ao do Tangará); e do (grego) melas = preto; e notos = dorso, costas. ⇒ (Ave com) aparência de um Tangará com as costas pretas.

Características

Mede entre 14 e 15 centímetros e pesa entre 18 e 25 gramas. O macho da espécie nominal apresenta inconfundível coloração azul-claro brilhante do alto da cabeça que se estende até a nuca. A face apresenta uma máscara ocular negra e garganta de coloração mais clara que as demais partes inferiores e pela coloração amarelo-ferrugíneo do peito ventre e crisso. O manto é preto, uropígio azul claro e retrizes centrais negras, as retrizes laterais são azuis. As asas apresentam alula na cor azul claro, coberteiras e rêmiges escuras com bordas de coloração azul cobalto. Olhos castanhos escuros. O bico é preto e os tarsos e pés são escuros. A fêmea da espécie nominal é bastante similar ao macho, mas apresenta a coloração do alto da cabeça que se estende até o manto na coloração azul esverdeado. Faixa supra ocular de coloração azul-claro que termina próximo ao encontro. Coberteiras e rêmiges escuras com bordas de coloração azul esverdeada ao invés de azul cobalto do macho. O imaturo é muito semelhante a fêmea, mas com a coloração mais apagada e acinzentada nas partes superiores do que os adultos.

Plumagem aberrante

O leucismo é a ausência total ou parcial de melanina nas penas de aves. Um indivíduo de saíra viúva com plumagem leucística foi registrado por Cavarzere & Tonetti 2015 na Serra da Cantareira em mais de uma ocasião. Subespécies

Possui duas subespécies reconhecidas:

Pipraeidea melanonota melanonota (Vieillot, 1819) - ocorre no leste do Paraguai, nordeste da Argentina (Missiones, Corrientes e Buenos Aires) e no sul do Uruguai; no Brasil ocorre do estado da Bahia até o estado do Rio Grande do Sul. Populações localizadas são encontradas no sudoeste do estado de Mato Grosso e no estado de Pernambuco. Pipraeidea melanonota venezuelensis (P. L. Sclater, 1857) - ocorre nas montanhas do norte, nordeste, sudeste e sul da Venezuela; localmente nos Andes de Lara até Táchira; monte Yaví e no monte Taracuniña; no oeste, centro e leste da cordilheira dos Andes da Colômbia, no Equador, no Peru, Bolívia e no noroeste da Argentina (Tucumán e Catamarca). Aves Brasil CBRO - 2015 (Piacentini et al. 2015); (Clements checklist, 2014).

Alimentação

Alimenta-se de frutos, insetos e sementes de alguns tipos de ervas daninhas que são colhidos no topo das árvores, no tronco e nos galhos. Capturam borboletas através de voo curto e rápido em pleno ar. Reprodução

O ninho é confeccionado com musgos, a cerca de 15 a 20 metros de altura, escondido entre epífitas, sobre um ramo de árvore.

Hábitos

Habita florestas, restingas e às vezes em paisagens semi-abertas. São vistas sozinhas ou em casais. Fazem parte do grande número de pássaros que se reúnem nas árvores frutíferas se destacando pelo seu colorido.

Distribuição Geográfica

Ocorre de Pernambuco ao Rio Grande do Sul, ocorrendo, também, no Uruguai, Argentina, Paraguai e a encosta interna dos Andes, chegando ao nordeste do Amazonas e Venezuela.
Date
Source Own work
Author Murilo Nascimento
Camera location6° 05′ 49″ S, 35° 57′ 21″ W  Heading=0° Kartographer map based on OpenStreetMap.View this and other nearby images on: OpenStreetMapinfo

Licensing[edit]

I, the copyright holder of this work, hereby publish it under the following license:
w:en:Creative Commons
attribution share alike
This file is licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International license.
You are free:
  • to share – to copy, distribute and transmit the work
  • to remix – to adapt the work
Under the following conditions:
  • attribution – You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
  • share alike – If you remix, transform, or build upon the material, you must distribute your contributions under the same or compatible license as the original.


File history

Click on a date/time to view the file as it appeared at that time.

Date/TimeThumbnailDimensionsUserComment
current14:50, 18 May 2017Thumbnail for version as of 14:50, 18 May 20171,024 × 684 (244 KB)Murilo Nascimento (talk | contribs)User created page with UploadWizard

There are no pages that use this file.

Metadata