User talk:Rodrigo.Argenton

From Wikimedia Commons, the free media repository
Jump to: navigation, search
Stop hand nuvola alternate.svg


There are some never edits as suggested on that car photo. You can check in again. Enligthened to some normal level, other would spoil it. --Mile (talk) 17:52, 19 May 2015 (UTC)

Quality Image Promotion[edit]

Caqui chocolate em fundo preto 01.jpg
Your image has been reviewed and promoted

Congratulations! Caqui chocolate em fundo preto 01.jpg, which was produced or nominated by you, was reviewed and has now been promoted to Quality Image status.

If you would like to nominate another image, please do so at Quality images candidates.

Quality Image Promotion[edit]

Caqui chocolate em fundo preto 02.jpg
Your image has been reviewed and promoted

Congratulations! Caqui chocolate em fundo preto 02.jpg, which was produced or nominated by you, was reviewed and has now been promoted to Quality Image status.

If you would like to nominate another image, please do so at Quality images candidates.

Quality Image Promotion[edit]

Abacate em fundo preto.jpg
Your image has been reviewed and promoted

Congratulations! Abacate em fundo preto.jpg, which was produced or nominated by you, was reviewed and has now been promoted to Quality Image status.

If you would like to nominate another image, please do so at Quality images candidates.

Sobre o WLE[edit]

Olá Rodrigo! Como vai você? Olha, uma coisa você há de concordar comigo: os vencedores do WLE Brasil 2015 não estão entre os melhores WLE. Basta comparar os da Alemanha e os da Rússia. Muito melhores. Mas a vantagem desse concurso é que muitas imagens agradáveis foram carregadas (muitos usuários abriram uma conta aqui só para carregar suas imagens, o que eu acho incrível essa participação do público externo). E você? De um modo geral, o que você achou do concurso? 😄 ArionEstar 😜 (talk) 21:20, 7 July 2015 (UTC)

E ai, beleza @ArionEstar:?
Eu não consigo ver com imparcialidade esse concurso. Você tem noção de quanto fora gasto para trazer aqueles "vencedores"? 8.700 USD, ou 25'000 reais... E no ano de 2014 foi mais grana ainda, quem o realiza não é uma pessoa que confio, e que muitos tem paúra no Movimento Wikimedia.
E sim, uma pessoa, e só, sendo que nos outros países temos ai uma equipe de voluntários fazendo as coisas juntos e tal. Tanto não tem interação com as comunidades, que o uso na Wikipédia da versão brasileira é próximo de 1%, a versão alemã é perto de 12% [1]. E ter tanta gente nova, no segundo ano do concurso, não é bom na verdade. Pois isso significa que o concurso anterior teve baixa retenção de voluntários, ou seja, poucos do que contribuíram com o WLE ficou por aqui (na verdade dos 900 participantes do ano passado, acho que ficou 1 ou 2...)
Além disso você coloca um preço na contribuição das pessoas, e imagine precificar as contribuições de certos voluntários, isso desestimula voluntários que fazem por querer contribuir pela causa.
E quando as pessoas fazem por dinheiro, não pela vontade de colaborar, a qualidade cai, as restrições aumentam e tal (veja isso, tem a ver).
Pode ver que a qualidade é baixa Category:Images from Wiki Loves Earth 2014 in Brazil clique no "good pictures", tem uma imagem. Em 2015 vc fez passar umas ae que eu não consideraria FP... Além de trazer muitas coisas como
E quem tem que ir atrás para deletar essas coisas nada a ver, é nóis que não ganhamos nada com o concurso, enquanto que quem o fez, garante viagens, eventos... também desvalorizando o trabalho de voluntários e cria mais trampo de corno para quem está por aqui.
Agora vão gastar a mesma coisa com o WLM no Brasil, só que monumento, fotos do tipo do David, que são um tanto quanto mais complicadas do que essas do WLE, e feitos da mesma forma o resultado vai ser...
Não tem como eu ficar me opondo sozinho a esses gastos exorbitantes de dinheiro de doação, para eventos que não trazem muito para comunidade.
Resumindo, de modo geral, acho que é pior do que qualidade ruim, é prejudicial para a comunidade e gasto de verba que poderia ser melhor utilizada.
Mas deixa eu lhe perguntar uma coisa, vc vive aqui, mas não faz upload de fotos, tem alguma razão? -- RTA 22:22, 7 July 2015 (UTC)
Eu gosto de fotografia, mas sou péssimo em fotografia (e edição, mas algumas coisas de edição eu consigo fazer). Eu prefiro ajudar aqui no Commons com contribuições. Também prefiro ler as páginas a respeito dessa comunidade e informações de lugares do mundo (conheci mais o mundo graças ao Commons). Vejo que você tem uma habilidade promissora em fotos técnicas, e me parece que, olhando seus carregamentos, você também é bom em edição. FPs são eleitas por consenso, ou seja, de forma democrática e sistemática. Você tem todo o meu apoio em avaliar qualquer foto no FPC (mas eu penso que me bloquear por semanas por causa das minhas nominações não foi um pouco justo, já que existem pessoas que também não nomeiam fotos boas e isso não é contra as regras (seria se eu estivesse nomeando 10 fotos de uma vez só, vandalizando nomeações, etc)... Mas você tem todo o direito de expressar a sua opinião sobre as minhas edições, nunca levo isso como ofensa...).
Sobre o WLM, eu queria que existisse um incentivo gratuito aos fotógrafos profissionais de várias comunidades do país para ajudar no WLM. Quem trabalha no Wikimedia sabe o tanto de poder informacional e de divulgação que o Wikimedia tem (em termos de mídia).
Sobre o WLE, sou contra a premiação em dinheiro, sou a favor à conscientização local à fotografia carregada no Commons. Acredito que existem fotos melhores que as vencedoras deste ano.
Eu (como você e várias pessoas aqui) trabalho aqui no Commons sem sequer receber um centavo por isso. E amo o que eu faço. Acho que essa comunidade é uma fonte de informação interminável, e também uma rede de compartilhamento de conhecimento e ideias. Somos todos uma família "Commons". O problema é que o Brasil não sabe o que está perdendo por não desfrutar deste local que aqui trabalhamos pois os brasileiros acham que o que está aqui não é confiável, é mentira. Não é bem verdade: temos muita informação útil. Pior: têm pessoas que nem sabem da existência dessa comunidade. Mas isso uma questão cultural.
Não estou muito animado com a hegemonia europeia no FPC (a grande maioria das FPs são da Europa (não dizendo que não é para ter FPs europeias, mas temos que ter também mais FPs da África, da América do Sul, do Oriente Médio, Sudeste Asiático, etc, que são cantos do mundo que são pouco explorados por fotógrafos profissionais). Aliás, um outro assunto em que eu queria saber a sua opinião. O que você acha da hegemonia europeia no FPC? 😄 ArionEstar 😜 (talk) 23:28, 7 July 2015 (UTC)
ArionEstar, estou indo viajar, então vou responder rapidão, mas a "hegemonia europeia" é reflexo do trabalho que os chapters realizam, somados a uma cultura mais rica e acesso mais fácil à equipamentos. Aqui, depois de politicagem pesada, e má interferência da WMF e de capítulos europeus e ibéricos, não temos um chapter, e temos hoje 3 grupos que concorrem para fazer atividades e não é uma convivência salutar entre estes.
Não adianta cavar fotos na Wikimedia Commons, se as fotos não são tiradas. Para melhorar a quantidade de imagens FPC do Brasil, só incentivando brasileiros a tirarem fotos. Se reparar as fotos das frutas que coloco são parte de um programa, que não envolve somente frutas, virá coisas mais interessantes em breve.
Quem escolheu os vencedores não entende de foto, não acho que nenhuma das escolhidas passaria por ser FPC. Alias, está uma boa atividade pra vc :D
E fotografia é treino, tem que clicar para melhorar.
Não falei em te bloquear, mas sim coibir sua contribuição para algo que não parecia estar fazendo com critério, eu sei, foi idiota, mas tá foda, tem muita coisa bem mais ou menos que vc puxa para ser FP, e não chega nem pra ser QI. E vota também sem muito critério... tudo bem que eu pareço a Britney votando, mas o nível tem que aumentar, se o nível médio das FP aumenta, o nível das contribuições médias aumenta, por contaminação social, repare nas fotos de igrejas antes do David e depois... -- RTA 00:28, 8 July 2015 (UTC)

PS:Acho que vejo mais pro fazendo fotos nesses lugares que vc postou do que em lugares batidos, como temos aqui...

Sabe o que eu penso? Acho que seria bom se os fotógrafos profissionais europeus da comunidade viessem pro Brasil pra ajudar a quebrar essa hegemonia. 😄 ArionEstar 😜 (talk) 00:37, 8 July 2015 (UTC)
[2] Fui! Volto em uns 5 dias. -- RTA 00:42, 8 July 2015 (UTC)
Acho muito engraçado isso: comunidade "sem fins lucrativos, mas que dá prêmios para vencedores de concursos realizados dentro dela". Beeeeem coente essa frase, né?!?
P.S.: Desejo a você uma boa viagem, e boas futuras fotos! 😄 ArionEstar 😜 (talk) 00:49, 8 July 2015 (UTC)
Acho que este é um dos poucos momentos em que eu concordo com o RTA --The Photographer (talk) 19:48, 8 July 2015 (UTC)
  • Bem-vindo de volta! Clin 😄 ArionEstar 😜 (talk) 20:09, 14 July 2015 (UTC)
    • @ArionEstar: só estou de passagem, viajo de novo no fim da semana. -- RTA 00:40, 15 July 2015 (UTC)

Quality Image Promotion[edit]

Pera rocha em fundo preto 01.jpg
Your image has been reviewed and promoted

Congratulations! Pera rocha em fundo preto 01.jpg, which was produced or nominated by you, was reviewed and has now been promoted to Quality Image status.

If you would like to nominate another image, please do so at Quality images candidates.

ProPhoto RGB[edit]

I would genuinely like to understand why you upload your JPGs as ProPhoto RGB. I can understand doing this if you upload 16-bit TIFF files, but an 8-bit JPG simply doesn't have the bits to do that colourspace justice. ProPhoto RGB is so huge that about 13% of its "colours" are outside of the reality, so is a very chunky scale to use for natural colour photographs.

A comparison I can think is that if you were tasked with measuring butterflies and had the choice of a 15cm ruler with mm markings or a 1m stick with 1cm markings, the job would be better done with the small ruler. Since there are no commercially available monitors that can display wider than AdobeRGB (short of specialist devices for film-makers that cost $$,$$$), and 99% of monitors struggle to show even sRGB, I can't figure out why one might reasonably use ProPhoto RGB as an export for the internet. It is actually theoretically impossible to create a RGB-based display that can show ProPhoto RGB since it requires RGB primaries that do not exist in reality (imaginary colours). It's a mathematical working-space, not a display-space.

I have read many books and articles on colours and all of them recommend ProPhoto RGB as as "working" colourspace for photo manipulation in 16-bit in Photoshop but none of them recommend its use in JPGs. Do you know different?

Please can you engage on this issue rather than complain of "baby talk". Perhaps both of us can learn something. -- Colin (talk) 13:26, 9 July 2015 (UTC)

@Colin:, you are talking about now, lets think in another aspect, why should we have photos bigger than 1080p, if 90% do not have a bigger screen, and 95% of the used of this images are used as 300px wide...?
And yeah, tiffs are better, but you also cry about that...
Another point, this images are free ones, we should have the possibility to edit they, so you have your answer in your question. JPG is a piece of crap to edit, we should have invested in DNG files years ago, but who cares...?
I am between trips, so this is a very shallow answer, but you can think about it... -- RTA 18:23, 14 July 2015 (UTC)
Can you just concentrate on the one thing: why are you using ProPhoto RGB in JPG? Nobody recommends it. Everyone using mobile browsers to view Wikipedia will see really dreadful colours rather than your real ones. And you already see that it causes posterisation in tonal graduations. Really, you are trashing your images by using that colour profile. Have a look at User:Colin/BrowserTest with your photo or tablet and see how terribly your PhoPhoto RGB images are displayed. That is not likely to change any time soon (doing full colour management on a mobile browser would make it slow and uses up your battery quicker). We can discuss editable/archive formats another time. Let's concentrate on the images we display either on Wikipedia or by those who re-use our images elsewhere. You are welcome to upload 16-bit ProPhoto RGB TIFF files in addition to JPGs, but it is best to stick to sRGB JPG for featured pictures. There is no point in the future when ProPhotoRGB will be a recommended format for JPG -- no monitor can display it since two of its primaries are imaginary colours. It's like negative numbers -- useful for mathematics but one can't have negative bottles of beer in reality. It's only purpose is during post-processing in Photoshop. -- Colin (talk) 19:00, 14 July 2015 (UTC)

Quality Image Promotion[edit]

Pera rocha em fundo preto 02.jpg
Your image has been reviewed and promoted

Congratulations! Pera rocha em fundo preto 02.jpg, which was produced or nominated by you, was reviewed and has now been promoted to Quality Image status.

If you would like to nominate another image, please do so at Quality images candidates.

Quality Image Promotion[edit]

Igreja Matriz São Luiz de Toloza (interior).jpg
Your image has been reviewed and promoted

Congratulations! Igreja Matriz São Luiz de Toloza (interior).jpg, which was produced or nominated by you, was reviewed and has now been promoted to Quality Image status.

If you would like to nominate another image, please do so at Quality images candidates.

Pergunta[edit]

Olá! Uma pergunta: será que há a possibilidade da sua foto de interior de casa de ópera se tornar FP? 😄 ArionEstar 😜 (talk) 12:58, 22 July 2015 (UTC)

  • @ArionEstar: por mais que eu goste da foto, e ache que ela é melhor que as atuais da Ópera, não acho que é uma FP. Ela está bastante distorcida, e não está no máximo da qualidade que eu poderia tirar do meu equipamento (que não é muito), não está muito sharp (esqueci em pt hehehe) e tem aberrações cromáticas, que eu fiquei com uma preguiça desgraçada de arrumar, que terá que ser na mão. Além de que, a meu ver, o céu teria que estar bem mais interessante que esse treco branco (o que é complicado em Curitiba) e talvez algum elemento no palco poderia ser interessante, daí sim seria uma foto destaque. -- RTA 14:47, 22 July 2015 (UTC)
Ah sim! Essa foto já é um ótimo começo para uma foto digna de destaque no Commons. Sharp = Nítido, diga-se de passagem. 😄 ArionEstar 😜 (talk) 15:25, 22 July 2015 (UTC)
Embora vc apontasse esses pontos negativos, há inegavelmente pontos em destaque: uma boa resolução, um bom ângulo e, o mais importante para uma foto destacadas: o fator wow; ela transmite grandeza, maravilhosidade (se é que essa palavra existe!). 😄 ArionEstar 😜 (talk) 15:33, 22 July 2015 (UTC)
@ArionEstar: igreja não é a minha, muito trampo, dá um pulo no http://fb.com/argenton que acho que vc vai entender qual a minha praia, além das fotos de frutas :P, que é mais algo para cá do que algo que eu super curta fazer. -- RTA 15:36, 22 July 2015 (UTC)
ver nice!, could you upload it like emotions?. --The Photographer (talk) 16:44, 22 July 2015 (UTC)

As minhas 10 imagens favoritas do WLE[edit]

Eu sei que o WLE já passou, as imagens escolhas não representam bem o Brasil no concurso. Eu, como um leviano sobre fotografia, tenho como as 10 imagens que mais gosto:

Eu sei que a maioria delas não estão no padrão FP, mas são visualmente melhores que as oficiais. 😄 ArionEstar 😜 (talk) 02:09, 29 July 2015 (UTC)

@ArionEstar:, eu realmente não me dei o trabalho de encontrar as top 10, e todas as imagens que ganharem um approval da comunidade será utilizada como argumento para se gastar mais 20, 30 mil reais para o nível dos "ganhadores", não quero fazer parte disso, se merecer, blz, mas não vou indicar. E como o nível dos "ganhadores" é baixo faz com que futuras contribuições sejam cada vez pior ("poh, a minha foto tá moh melhor, e não ganhei nem terceiro")...
E para o prêmio, eu espero isso:[3] [4] [5]. O que é um mundo de diferença disso: [6], que provável que por essa grana conseguíssemos um dia com ele...
Anyway, Brasil é muito bonito para ser tão mal representado. ;) -- RTA 02:51, 29 July 2015 (UTC)
Essa última frase sobre o Brasil resume tudo. Países que têm ainda menos cultura Commons que o Brasil possuem fotos vencedoras melhores. Poxa, que tristeza... :( 😄 ArionEstar 😜 (talk) 02:56, 29 July 2015 (UTC)
Não somente "países com menos cultura que o Brasil", o problema e que outros países ten mais cultura fotográfica e provavelmente um melhor nível de vida o que faz que as pessoas comprem melhores Câmaras. --The Photographer (talk) 11:42, 29 July 2015 (UTC)
Boas notícias!!!!!!! Charlesjsharp está pensando em vir para o Brasil nos próximos meses (!!!!!), como podemos observar na minha página de discussão. 😄 ArionEstar 😜 (talk) 01:54, 31 July 2015 (UTC)
Arion, ele não esta pensando em vir para o Brasil, ele fala que pode ser que em um futuro ele poderia vir aqui, não entanto, o futuro e incerto. E uma questão mais de educação e de possibilidade existente, mas, remota. --The Photographer (talk) 12:01, 31 July 2015 (UTC)
Exatamente, só pensou. ;) 😄 ArionEstar 😜 (talk) 13:59, 31 July 2015 (UTC)
Peraí, Wilfredo! É esse aqui! 😄 ArionEstar 😜 (talk) 14:45, 31 July 2015 (UTC)

┌─────────────────────────────────┘
Vocês são tudo bocó viu! Bom, que ele faça um bom trabalho em setembro, eu tenho muita preguiça para fotografar bicho :D. -- RTA 16:06, 31 July 2015 (UTC)

Não sei se isso ajuda, mas o User:Poco a poco está estava na América do Sul, talvez ele possa poderia dar um pulinho aqui no Brasil. 😄 ArionEstar 😜 (talk) 13:43, 9 August 2015 (UTC)
Desta vez será difícil, estou de volta na Europa, talvez da próxima vez ...Poco2 14:39, 9 August 2015 (UTC)
@Poco a poco: Que português incrível! 😄 ArionEstar 😜 (talk) 16:15, 9 August 2015 (UTC)
graças a Google (infelizmente)... Poco2 16:49, 9 August 2015 (UTC)
Brasil tampoco esta muy seguro, infelizmente --The Photographer (talk) 17:16, 9 August 2015 (UTC)

Como se Venezuela fosse segura...

Eu falaba isso porque tudo o equipo de Poco a Poco foi na Argentina. Cara, e com certeza Venezuela debe ser o lugar com mais insegurança do mundo, especialmente no Caracas, não entanto, não por isso Brasil deixa de ser insegura, especialmente Manaus. Por certo, em toda mia vida na Venezuela não foi atracado, mas, recentemente, faz treis semanas casualmente, eu foi robado no centro de São Paulo, ciudade considerada como segura de Brasil. Eu não posso emitir opinão alguma do que acontece aqui, mas, você como Brasileiro deve sempre fazer comparação com as coisas boas, sempre habera um lugar mais ruim, não entanto, vôce debe sempre melhorar continuamente e caminhar para se convertir no melhor pais e o exemplo do continente. Si mi vecinho esta doente de cancer e eu tenho gripe, isso não debe fazerme sentir melhor --The Photographer (talk) 22:37, 9 August 2015 (UTC)
Porra, centro de SPaulo também, né???
E eu moro aqui há 25 anos e nunca fui roubado... isso não significa nada.
Europa também não é segura, principalmente com turista, com cara de turista, só não apontam uma arma na sua cara... -- RTA 23:02, 9 August 2015 (UTC)
Europa não e um país, por favor, tenta dar uma olhada aqui, e claro, seguramente eu foi robado nesa etatistica minoritaria, não entanto, tenta olhar dados objetivos. --The Photographer (talk) 23:18, 9 August 2015 (UTC)
Minha opinião: não acho a Venezuela inferior ao Brasil, pelo contrário, acho que, os dois, junto com Chile, Argentina e Uruguai são os melhores países da América do Sul. A questão de insegurança é relativa. Pode ser causada por vários fatores: pobreza, guerra, etc. A Venezuela tem insegurança pois, além da pobreza, uma crítica crise política se instalou. Mas os dois têm o mesmo potencial, tanto econômico quanto social. Venezuela é um dois maiores países produtores de petróleo do mundo, e o Brasil um dos maiores produtores de alimentos agrícolas, como soja, café, cana, etc. Não temos nem segurança dentro do próprio congresso, veja o que já aconteceu dentro dos congressos venezuelano e brasileiro... Enfim, como dois países subdesenvolvidos, praticamente estamos no mesmo nível. 😄 ArionEstar 😜 (talk) 01:34, 10 August 2015 (UTC)
zzzzzzzzz
Próximo tópico...

Japanese schools[edit]

Hi, Rodrigo!

Two of three three Japanese schools in Brazil still have their own articles.

This means that it will be good for Wikipedians to get photographs of the schools. WhisperToMe (talk) 23:02, 15 August 2015 (UTC)