File:Convento de Nossa Senhora da Graça (Évora, Portugal).JPG

From Wikimedia Commons, the free media repository
Jump to navigation Jump to search

Original file(3,396 × 2,726 pixels, file size: 5.63 MB, MIME type: image/jpeg)

Captions

Captions

Add a one-line explanation of what this file represents

Summary[edit]

Description
Português: Situada no centro histórico da Cidade de Évora o Convento de Nossa Senhora da Graça, da Ordem de Santo Agostinho, remonta a épocas antigas, indocumentadas, mas a sua grandiosidade arquitectónica deveu-se a D. João III e aos condes de Vimioso D. Francisco de Portugal e D. Joana de Vilhena, nos primeiros anos da década de 1530, quando a corte do Piedoso estagiava na Cidade.

Os titulares padroeiros tiveram jazida na Capela-mor, em mausoléus cinzelados pelo escultor francês Chanterene, que, igualmente, lavrou as janelas perspectivadas, os frisos de magníficos medalhões clássicos e, provavelmente, os atlantes do pórtico, infelizmente deteriorados pela acção do tempo.

A igreja, o primeiro exemplo da Renascença ensaiado na Província, inspirado em protótipo romano, paladiano ou bramantino, teve como mestres de obras – segundo se admite Miguel de Arruda e Diogo de Torralva.

Na comunidade viveram duas figuras de notória projecção na Cultura Portuguesa: a poetisa Pública Hortênsia de Castro, que teve sepultura no claustro (1595), e o escritor Padre José Agostinho de Macedo.

O templo sofreu derrocada da abóbada em 1884 e, durante a profanação, foi despojado do recheio sumptuário – altares, imagens, sinos, que se reconstituiu nas igrejas de S. Francisco e Espírito Santo.

O pórtico, granítico, de pesadas colunas dóricas e duplo frontão, está engalanado por panóplias, discos, rosetões flamejantes, anjos e pelas quatro celebérrimas figuras apoiados em globos de fogo, que a lenda afirma representarem os primeiros mártires da Inquisição queimados em Évora no ano de 1537.

O edifício monástico, contrafortado, com varandas e urnas clássicas, severo e alto campanário, mantém, no interior, de valimento artístico, o notável claustro, da ordem toscana e puro exemplar da Renascença, o primitivo refeitório quinhentista, de abóbada de nervagem delicada, e as escadarias revestidas de alizares de azulejos monocromos, com arabescos de azul e branco e de fins do Séc. XVII.

Depois de totalmente restaurado pelos Monumentos Nacionais aqui foi instalada a Messe de Oficiais do Exército Português em Évora, que entrou em funcionamento em 1 de Julho de 1975.
Date
Source Own work
Author Jose Manuel
Camera location38° 34′ 21.29″ N, 7° 54′ 31.19″ W  Heading=93.75° Kartographer map based on OpenStreetMap.View this and other nearby images on: OpenStreetMapinfo

Licensing[edit]

I, the copyright holder of this work, hereby publish it under the following license:
w:en:Creative Commons
attribution share alike
This file is licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International license.
You are free:
  • to share – to copy, distribute and transmit the work
  • to remix – to adapt the work
Under the following conditions:
  • attribution – You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
  • share alike – If you remix, transform, or build upon the material, you must distribute your contributions under the same or compatible license as the original.

File history

Click on a date/time to view the file as it appeared at that time.

Date/TimeThumbnailDimensionsUserComment
current04:43, 28 November 2015Thumbnail for version as of 04:43, 28 November 20153,396 × 2,726 (5.63 MB)Jose Manuel (talk | contribs)Different angle and perspective photo.
04:30, 28 November 2015Thumbnail for version as of 04:30, 28 November 20153,499 × 2,411 (6.31 MB)Jose Manuel (talk | contribs)User created page with UploadWizard

File usage on other wikis

Metadata