File:Fotor 149378155762911.jpg

From Wikimedia Commons, the free media repository
Jump to navigation Jump to search

Original file(2,816 × 1,880 pixels, file size: 1.3 MB, MIME type: image/jpeg)

Captions

Captions

Add a one-line explanation of what this file represents

Summary[edit]

Description
Português: Pintor-verdadeiro

A saíra-pintor-verdadeiro (Tangara fastuosa) é uma ave passeriforme da família Thraupidae.

Também conhecida como pintor, sete-cores-do-nordeste e saíra-pintor.

Pintor-Verdadeiro Tangara fastuosa (Lesson, 1831)

MAve Sexo: Fêmea Idade: Adulto

Autor: Murilo Nascimento

Local de Observação Município: Taquaritinga do Norte/PE Bioma Predominante: Caatinga Feita em: 29/10/2016 Câmera: Canon PowerShot SX50 HS

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (tupi) Tangará do (tupi) ata = andar; e carã = em volta; e do (latim) fastus = orgulho; fastuosa, fastuosus = orgulhoso, altivo.⇒ Dançarino orgulhoso.

Características

Mede por volta de 13 cm e é um dos poucos traupídeos que apresentam tons de roxo-violeta e alaranjado na plumagem. Há um dimorfismo sutil entre os sexos, que para olhos mais treinados resolvem os problemas para a sexagem em campo. Basta expor as aves sob a luz do sol, quando recém coletadas na Natureza para estudos e soltura, e olhando-se atentamente de cima, nota-se claramente a tonalidade azul-clara metálica da cabeça do macho, diferente da fêmea, que possui tonalidade verde-amarelada metálica. Outro detalhe é que quase sempre os machos possuem cabeça um pouco maior que a das fêmeas.

Subespécies

Não possui subespécies.

Alimentação

Alimenta-se de frutos, brotos, insetos e pequenos vermes.

Reprodução

Geralmente de setembro a dezembro. Ninho em forma de taça, mas há relatos de ninhos semi-fechados, muitas vezes feitos com folhas de várias plantas da família das taquaras, e postura média de 2 a 3 ovos, tendo 2 a 3 ninhadas por temporada. Estes ninhos são geralmente construídos dentro de bromélias epífitas em árvores relativamente altas. Os filhotes e imaturos apresentam plumagem de coloração verde-oliva uniforme.

Hábitos

Vive em ambientes que vão desde matas bem preservadas a outras severamente transformadas, entre elas zonas costeiras de restinga, florestas úmidas e áreas do Rio Grande do Norte conhecidas como tabuleiros. Alguns fragmentos de mata que ainda restam nos grotões de propriedades das usinas de cana-de-açúcar do Nordeste tem sido verdadeiros refúgios para a espécie. Por vezes freqüenta pomares, próximos às pequenas matas nativas onde ainda subsiste precariamente. Diferente de sua congênere do Sul e Sudeste, a saira-sete-cores (Tangara seledon), o pintor-verdadeiro quase não é visto em bandos mistos, sendo mais comum em pequenos grupos familiares. É agressivo e territorialista. Pode ser atraído pela imitação de Glaucidium brasilianum como constatado em Sirinhaém, Pernambuco.

Distribuição Geográfica

É um endemismo notável do Nordeste brasileiro; sendo restrito principalmente no litoral dos estados de Pernambuco, Alagoas e Paraíba, havendo relatos para os Estados de Sergipe e Rio Grande do Norte. Segundo alguns pesquisadores, no intuito de diminuir a ameaça de extinção que paira sobre essa espécie, muitas aves capturadas ao tráfico, foram soltas em áreas não divulgadas, onde quase não existem outros traupídeos; como algumas reservas do Centro-Oeste e mesmo em algumas ilhas do litoral brasileiro. Infelizmente a introdução desta espécie em outros ambientes pode ocasionar consequências não previstas. Lembremos que a introdução de qualquer espécie exótica em um ambiente que não o seu pode prejudicar em vez de ajudar a biodiversidade.
Date
Source Own work
Author Murilo Nascimento
Camera location6° 05′ 49″ S, 35° 57′ 21″ W  Heading=90° Kartographer map based on OpenStreetMap.View this and other nearby images on: OpenStreetMapinfo

Licensing[edit]

I, the copyright holder of this work, hereby publish it under the following license:
w:en:Creative Commons
attribution share alike
This file is licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International license.
You are free:
  • to share – to copy, distribute and transmit the work
  • to remix – to adapt the work
Under the following conditions:
  • attribution – You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
  • share alike – If you remix, transform, or build upon the material, you must distribute your contributions under the same or compatible license as the original.

File history

Click on a date/time to view the file as it appeared at that time.

Date/TimeThumbnailDimensionsUserComment
current12:23, 3 May 2017Thumbnail for version as of 12:23, 3 May 20172,816 × 1,880 (1.3 MB)Murilo Nascimento (talk | contribs)User created page with UploadWizard

There are no pages that use this file.

Metadata