File:Igreja Matriz de Mazedo - Portugal (16447696722).jpg

From Wikimedia Commons, the free media repository
Jump to navigation Jump to search

Original file(3,776 × 2,488 pixels, file size: 2.11 MB, MIME type: image/jpeg)

Captions

Captions

Add a one-line explanation of what this file represents

Summary[edit]

Description

História

Nas Inquirições de 1258, a Ecclesia de Maazedo encontrava-se incluída no conjunto das igrejas pertencentes ao Cabido de Tui (Costa, 1981). Foi taxada em 400 libras pelo rei D. Dinis, em 1320.


Em 1320, uma concessão papal concedeu a D. Dinis a faculdade de receber, durante três anos, as contribuições das igrejas do reino para a guerra contra os Muçulmanos. S. Salvador de Mazedo foi taxada em 400 libras. No respectivo arrolamento estava adstrita ao ‘Archidiaconatus de Cerveria’(Costa, 1981: 165).

Por bula do Papa Eugénio IV, de 14-VII-1444, e a pedido do regente D. Pedro, a comarca eclesiástica de Valença foi separada do cabido de Tui (na altura adepta do papa de Avinhão) e anexada à diocese de Ceuta (idem, ibidem: 137).

Em 20-IX-1512, por um contrato celebrado entre o D. Diogo de Sousa, arcebispo de Braga, e D. Frei Henrique, bispo de Ceuta, a administração eclesiástica de Valença passou a pertencer à diocese de Braga, enquanto que a administração de Olivença ficou na posse da diocese de Ceuta (idem, ibidem: 145).

A igreja de Mazedo passou, então, a ser administrada pelo Arcebispado bracarense. No “Memorial feito em tempo de Dom Manuel de Sousa (1545-1549) considera-se como pertencente á ‘Terra de Monção’ e declara-se que ‘estaa arrendada em duzentos e ciquenta mil réis e por aqui se saberá o que há de pagar o Licenciado João Álvaro que se diz lhe ser confirmado neste benefício com a taerça parte da renda ou o que for. A vigairia confirmada esta igreja me disserão ter em dinheiro seis mil réis e o pee de altar’ (Costa, 1981: 199-200).

Em 1722 foi dotada na capela mor do retábulo e tribuna, obra dos entalhadores Tomé de Araújo, morador no Campo da Senhora-a-Branca, cidade de Braga; e seu camarada Miguel Coelho, assistente na mesma cidade. O respectivo contrato foi celebrado no notário Rafael Gomes, de Monção. em 17 de Dezembro daquele ano (ADVC, 1722). Ambos os mestres eram autores da planta apontamentos e obrigaram-se a ‘fazer o embazamento em forma de impedir o ressalteamento do Retábollo; e juntamente huma táboa bem liza sobre o altar;...pellos ditos elleitos foi dito que sendo nessessário mudarem-se as frestas da dita Igreja pêra fiquar mais capaz a obra da dita trebuna e por esse respeito correr qualquer prejuízo ou risquo as paredes da dita Igreja; seria tudo à sua conta" (idem, ibidem). Pela descrição no Dicionário Geográfico de 1758 pode concluir-se tratar-se da igreja actual pois o pároco memoralista afirma: “tem a igreja bastante grandeza, com cinco altares… E tem a dita igreja sua torre com dois sinos” (IANTT, 1758). Acrescentava ainda que “o parocho se intitula reitor e hé aprezentado pella meza archiepiscopal e o actual o hé pello Sereníssimo Senhor Dom Jozé, que Deos em sua Santa Gloria haja. Renderá o benefício ao parocho cento e vinte e cinco mil réis, pouco mais ou menos, a dizimaria hé do Colégio da Companhia de Sam Paullo da cidade de Braga e hé notorio lhe fez mercê della o senhor Dom Frei Bartholomeu dos Mártires, sendo Prelado de Braga, com o cargo de dar o dito colégio huma cadeira de Moral” (idem, ibidem).


Descrição

A igreja insere-se em meio rural, com adro e espaço circundante em plataforma elevada e murada acedida por escadaria frontal de um lanço. É construída em alvenaria rebocada e pintada a branco excepto embasamento, cunhais, cornijas, molduras, ornamentos e coruchéu que exibem pedra ‘à vista’.

Desenvolve-se segundo planta rectangular em nave e capela-mor com coberturas diferenciadas de duas águas. Adossado, do lado sul, apresenta um corpo coberto a quatro águas.

Na frontaria, orientada a nascente, destaca-se o portal com arco pleno ladeado de dois pares de pilastras sustentando frontão de enrolamentos interrompido para alojar nicho ladeado de dois óculos ovalizados. Um entablamento metopado, que se prolonga para a torre, separa o remate em frontão triangular, no qual se insere óculo circular, tendo nas extremidades pináculos boleados e cruz latina no vértice.

A torre, em três registos, apresenta a particularidade de possuir uma passagem inferior em arco; campanário com quatro sineiras encimado por coruchéu piramidal em escamas e rodeado por pináculos; e, ainda, gárgulas em forma de canhão.

No interior, na capela-mor, encontra-se um retábulo barroco da fase do ‘estilo nacional’ com grande densidade de motivos entalhados privilegiando as folhas de acanto, parras e ‘putti’ nas colunas pseudo-salomónicas e nas arquivoltas que encerram tribuna com trono. Na nave, do lado norte, salienta-se o Altar das Almas num barroco de grande policromia, com a representação, na base, do Purgatório seguida, a meio, pelas imagens de S. Miguel Arcanjo, pela de um frade e pela de Nossa Senhora. Ao cimo, a Santíssima Trindade. <a href="http://acer-pt.org/vmdacer/index.php?option=com_content&task=view&id=175&Itemid=67" rel="nofollow">acer-pt.org/vmdacer/index.php?option=com_content&task...</a>
Date
Source Igreja Matriz de Mazedo - Portugal
Author Vitor Oliveira from Torres Vedras, PORTUGAL
Camera location42° 03′ 29.08″ N, 8° 29′ 19.5″ W Kartographer map based on OpenStreetMap.View this and other nearby images on: OpenStreetMapinfo

Licensing[edit]

w:en:Creative Commons
attribution share alike
This file is licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic license.
You are free:
  • to share – to copy, distribute and transmit the work
  • to remix – to adapt the work
Under the following conditions:
  • attribution – You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
  • share alike – If you remix, transform, or build upon the material, you must distribute your contributions under the same or compatible license as the original.
This image was originally posted to Flickr by Portuguese_eyes at https://flickr.com/photos/21446942@N00/16447696722. It was reviewed on 15 April 2019 by FlickreviewR 2 and was confirmed to be licensed under the terms of the cc-by-sa-2.0.

15 April 2019

File history

Click on a date/time to view the file as it appeared at that time.

Date/TimeThumbnailDimensionsUserComment
current04:19, 15 April 2019Thumbnail for version as of 04:19, 15 April 20193,776 × 2,488 (2.11 MB)Tm (talk | contribs)Transferred from Flickr via #flickr2commons

There are no pages that use this file.

File usage on other wikis

The following other wikis use this file:

Metadata