User:Alexandre Frederico Koester

From Wikimedia Commons, the free media repository
Jump to navigation Jump to search

Sobre Freddy Koester

[edit]
   


Nascido no Ceará, Freddy Koester cresceu e se profissionalizou no Rio de Janeiro.



Morro do Pão de Açucar - Baía de Guanabara - Rio de Janeiro
Por Freddy Koester


Com formação técnica em eletrônica, na área de telecomunicações. Porém, não foi essa a sua opção profissional.


Apaixonado pelas artes, autodidata, conheceu, desde cedo, cada uma das linguagens fotográficas. Do esporte à moda, as mais variadas formas de expressão fotográfica fazem parte do trabalho deste descendente de alemães. Sempre como free-lance, atuou em jornais e revistas do Rio de Janeiro e São Paulo. Por mais de oito anos, trabalhou na Editora Abril, publicando em praticamente todas as suas revistas.


Muito ligado à natureza, Freddy Koester se dedica há muitos anos à ecologia, filosofia tão em voga nos dias de hoje. Carregando alguns prêmios em sua bagagem profissional, a fotografia de Freddy Koester se caracteriza pela diversidade de assuntos e qualidade técnica. Seu trabalho expressa uma forte individualidade e uma generosidade de assuntos para o prazer de quem olha.


Em 1989, criou o Núcleo de Imagem, proposta bastante inovadora, espaço aberto a todos aqueles que se interessasse pela fotografia como forma de expressão profissional ou de lazer. Realizou atividades didáticas e culturais valorizando a manifestação individual no trabalho em grupo.


       " - O exercício livre e nunca necessariamente o formato padrão, o encomendado, com o intuito de provocar o estímulo da visão pelo sentimento da alma, dessa forma, transformar o lúdico em realidade, que revela o lado saudável da foto como expressão dos sentimentos do artista”.


Dessa forma, Freddy Koester estimulou seus alunos no envolvimento com essa arte tão efêmera. Seus ensinamentos renderam bons frutos. Promoveu grupos para exercícios práticos na rua e no estúdio. Qualquer lugar, qualquer coisa estimularia o olhar.


Sempre com a mesma desenvoltura e empenho, abriu frentes de trabalho para futuros profissionais, pesquisando técnicas e organizando eventos, muita gente boa, que atua hoje no mercado editorial e publicitário.


Com mais de 40 anos de profissão, Freddy Koester começou sua carreira na área de dramaturgia na TV Globo. Mas foi no jornalismo, nas redações, na novidade do dia-a-dia que encontrou sua verdadeira identidade.


A Editora Abril foi sua grande escola, prestou serviços para a extinta revista O Cruzeiro. Fez parte do grupo que fundou o movimento Photogaleria que elevava a fotografia à categoria de obra de arte e ao mercado de arte.


Hoje, com sua empresa, a FK Multimidia, atua no mercado de publicidade e editorial como fotógrafo, designer gráfico, no mercado de internet e é produtor, roteirista e diretor de comerciais e documentários em cinema e vídeo.


Freddy Koester tem dois grandes projetos a realizar: o primeiro, ecológico, sobre a conscientização da população a respeito de poluição urbana, com o objetivo de convocar o carioca (ligação externa) a participar interativamente do tema e denunciar através da fotografia os problemas de degradação da Baía de Guanabara. Serão "Mil Olhos Sobre a Baia de Guanabara".


O outro, “Retratos”, sobre a vida dos pacientes internados em hospitais psiquiátricos. Tem o objetivo de mostrar a realidade desses pacientes, homens e mulheres confinados em manicômios. E ainda a árdua tarefa e incessante luta dos profissionais da área de saúde mental, na tentativa de reeducar e estimular esses pacientes, oferecendo-lhes um alento de existência. Uma busca incansável de sua reintegração ao convívio social.


Ambos os projetos a espera de um bom patrocínio.




--Freddy Koester (talk) 18:41, 8 April 2009 (UTC)