User:Fundação Manuel Cargaleiro

From Wikimedia Commons, the free media repository
Jump to navigation Jump to search

A Fundação Manuel Cargaleiro foi criada em 1990 pelo artista Manuel Cargaleiro, com fins de natureza cultural, artística e pedagógica, tendo por principal objetivo a criação, organização e administração do Museu Cargaleiro, como forma de estudar, investigar, conservar, divulgar e dinamizar o acervo artístico da Coleção de Arte da Fundação Manuel Cargaleiro.

A Fundação Manuel Cargaleiro, pessoa coletiva n.º 502452013, com sede na Rua dos Cavaleiros n.º 23, Castelo Branco, foi instituída por escritura pública de 31 de janeiro de 1990 e reconhecida por portaria publicada no Diário da República II Série, n.º 124, de 30 de maio de 1990. Por despacho do Primeiro-ministro, publicado em portaria no Diário da República II Série, n.º 79, de 5 de abril de 1991, obteve a declaração de utilidade pública ao abrigo do Decreto-Lei n.º 460/77, de 7 de novembro.

A história da Fundação Manuel Cargaleiro, a sua criação e a sua atividade, confunde-se com o próprio percurso do artista Manuel Cargaleiro numa perspetiva de entendimento da sua produção artística e da sua vertente de colecionador, em prol do estudo e da divulgação da Arte e Cultura Portuguesa e internacional. A Fundação Manuel Cargaleiro é herdeira e detentora de um significativo património, com larga predominância de valor artístico, histórico e cultural e que se assume como "Coleção da Fundação Manuel Cargaleiro". Aquando da criação da Fundação, o Mestre Manuel Cargaleiro doou uma parte considerável da sua coleção pessoal para dar início à Coleção da Fundação Manuel Cargaleiro, de modo a garantir o seu estudo, conservação e salvaguarda, para além da sua divulgação através da produção de exposições temporárias e itinerantes. Presentemente a Fundação Manuel Cargaleiro comporta um acervo de cerca de dez mil obras, que integram obras da autoria de Manuel Cargaleiro, bem como obras de outros artistas de diversas nacionalidades.

À data da sua instituição a Fundação Manuel Cargaleiro estava sedeada em Lisboa, tendo o Arquiteto Álvaro Siza Vieira realizado estudo, entre 1991 e 1995, para o projeto arquitetónico da sede da Fundação Cargaleiro na Praça de Espanha em Lisboa, que não se concretizou. Atualmente, e através de parceria com a autarquia de Castelo Branco, a Fundação Manuel Cargaleiro encontra-se sedeada na Rua dos Cavaleiros, em plena zona histórica da cidade de Castelo Branco.