User:João Vicente

From Wikimedia Commons, the free media repository
Jump to navigation Jump to search

Hans Magnus Enzensberger, nascido em Kaufbeuren, na Baviera, em 1929, estudou Literatura, Línguas e Filosofia em Erlangen, Hamburgo, Friburgo e Paris (Sorbonne). Escreve os seus primeiros livros na Noruega e em Itália (Defesa dos lobos; A língua nacional). Organizador de influentes antologias e colecções de poesia, será o responsável pela primeira selecção representativa da obra de Fernando Pessoa na Alemanha. Em 1965, praticamente interrompe a sua actividade poética para se dedicar à revista político-cultural "Kursbuch" (Roteiro), por ele próprio fundada e que só abandonará em 1975. Nela aparecem alguns dos seus mais significativos ensaios de intervenção.

Viajará muito durante os anos sessenta e setenta, pelos Estados Unidos, México, União Soviética, América do Sul e Central e pela Europa Meridional, com estadas prolongadas em Cuba (1968-69) e Nova Iorque (1974-75). Em pleno “Verão quente”, estava Mausoléu pronto para ser publicado, Enzensberger desloca-se a Portugal, onde dinamiza vários encontros com escritores e intelectuais portugueses.

Foram-lhe atribuídos numerosos prémios, de entre os quais se destacam o Prémio Georg Büchner da Academia Alemã de Língua e Poesia, o Prémio Heinrich-Böll, o Prémio Ernst Robert Curtius de ensaio, o Prémio Príncipe das Astúrias de Comunicação e Humanidades e a Ordem Pour le Mérite.

Na década de 90 publicou, para além de quatro livros de ensaios, quatro livros de poesia (Música do Futuro; Quiosque. Novos Poemas; Mais Leve Que o Ar. Poemas Morais; Vozes Espectrais. Traduções e Imitações) e um romance (Por Onde Tens Andado, Roberto?).

H. M. Enzensberger vive desde 1980 em Munique.