File:Casa da Quinta das Lapas - Lapas Grandes - Portugal (42746371922).jpg

Fonte: Wikimedia Commons
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Ficheiro original(3 888 × 2 537 píxeis, tamanho: 3,72 MB, tipo MIME: image/jpeg)

Legendas

Legendas

Adicione uma explicação de uma linha do que este ficheiro representa

Descrição do ficheiro[editar]

Descrição

A Quinta das Lapas é um dos mais importantes monumentos do concelho de Torres Vedras, situando-se em Monte Redondo. Encontra-se classificado pela Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN),[1] datando a sua construção de finais do século XVII, mandado construir pelo 1º Marquês do Alegrete, Manuel Telles da Silva, Conde de Villar Maior, e concluída no século XVIII.

Durante o século XIX a casa foi ampliada para dois pisos, mantendo a traça original até aos dias de hoje. A casa Quinta das Lapas é de arquitectura civil residencial, de estilos barroco e neoclássico: casa nobre barroca e de planta em U, fechada por alas de serviço e muro; a organização dos jardins é também tipicamente barroca, criando uma pequena casa de fresco no paredão facetado que enquadra o Lago da Sereia. A ampliação do século XIX adicionou-lhe traços neoclássicos de que é exemplo a capela com uma fachada com colunatas neoclássicas e onde se encontra a Nossa Senhora do Rosário, conservando todavia a capela-mor azulejos setecentistas com símbolos das ladainhas. A entrada principal é constituída por uma imponente arcada que contém o brasão, a qual dá acesso ao pátio quadrangular com um jardim central. O interior da casa é tão imponente como o exterior, destacando-se os tectos altos que têm caprichosas quadratas com largas sancas. A outrora sala de música conserva ainda o seu esplendor e algum mobiliário de época, e no piso superior encontram-se os quartos de dormir.

O jardim é enquadrado por um muro com painéis de azulejos figurando cenas galopantes, interrompido regularmente por bancos de pedra. No seu centro encontra-se uma fonte quadribolada. Ao cimo, a Avenida das Palmeiras e a mata, povoada de sobreiros, carvalhos, tilias e árvores exóticas, assim como mais de vinte veados. Na entrada da mata encontra-se a Capela de Santa Maria Madalena. Nos jardins exteriores são de notar os azulejos do princípio do século XVIII e que forram as paredes do Lago da Sereia no qual, rodeado por balaustrada e mármore, a água brota de todos os lados fluíndo de cinco fontes, entre as quais a do Veado e a do Frei João.

A Quinta das Lapas, em particular os seus azulejos foram objecto da tese de doutoramento da Senhora Doutora Rosário Salema de Carvalho, concluída com Distinção e Louvor, intitulada “A pintura do Azulejo em Portugal [1675-1725]. Autorias e biografias – um novo paradigma”[2], na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e que contou com a colaboração da Dianova, especificamente com a sua sede localizada na Quinta das Lapas, monumento classificado edificado a partir do séc. XVII, em Monte Redondo – Torres Vedras.

Entre o seus ilustres e nobres visitantes encontram-se o Rei D. João VI, a Rainha D. Carlota Joaquina, o Infante D. Pedro Carlos, o Rei D. Carlos I, a Rainha D. Amélia, o Infante D. Manuel e o Infante D. Afonso. <a href="https://pt.wikipedia.org/wiki/Quinta_das_Lapas" rel="nofollow">pt.wikipedia.org/wiki/Quinta_das_Lapas</a>
Data
Origem Casa da Quinta das Lapas - Lapas Grandes - Portugal 🇵🇹
Autor Vitor Oliveira from Torres Vedras, PORTUGAL
Localização da câmara 39° 06′ 36,54″ N, 9° 12′ 26,6″ O Kartographer map based on OpenStreetMap.Esta e outras imagens nas suas localizações em: OpenStreetMapinfo

Licenciamento[editar]

w:pt:Creative Commons
atribuição partilha nos termos da mesma licença
A utilização deste ficheiro é regulada nos termos da licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 2.0 Genérica.
Pode:
  • partilhar – copiar, distribuir e transmitir a obra
  • recombinar – criar obras derivadas
De acordo com as seguintes condições:
  • atribuição – Tem de fazer a devida atribuição da autoria, fornecer uma hiperligação para a licença e indicar se foram feitas alterações. Pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de forma a sugerir que o licenciador o apoia ou subscreve o seu uso da obra.
  • partilha nos termos da mesma licença – Se remisturar, transformar ou ampliar o conteúdo, tem de distribuir as suas contribuições com a mesma licença ou uma licença compatível com a original.
Esta imagem foi originalmente carregada no Flickr por Portuguese_eyes em https://flickr.com/photos/21446942@N00/42746371922. Ela foi revisada em 28 de março de 2019 pelo robô FlickreviewR 2, que confirmou o licenciamento da imagem sob os termos de cc-by-sa-2.0.

28 de março de 2019

Histórico do ficheiro

Clique uma data e hora para ver o ficheiro tal como ele se encontrava nessa altura.

Data e horaMiniaturaDimensõesUtilizadorComentário
atual21h50min de 28 de março de 2019Miniatura da versão das 21h50min de 28 de março de 20193 888 × 2 537 (3,72 MB)Tm (discussão | contribs)Transferred from Flickr via #flickr2commons

Não há nenhuma página que use este ficheiro.

Utilização global do ficheiro

As seguintes wikis usam este ficheiro:

Metadados