File:Leonardo Bandeira vaqueiros.jpg

From Wikimedia Commons, the free media repository
Jump to navigation Jump to search

Leonardo_Bandeira_vaqueiros.jpg(800 × 533 pixels, file size: 391 KB, MIME type: image/jpeg)

Captions

Captions

Add a one-line explanation of what this file represents

Summary[edit]

Description
Português: Localizado no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador, o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) recebeu a visita do secretário de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia, Leonardo Bandeira, na tarde da última quinta-feira (19). O titular da pasta foi recebido pela presidente e idealizadora do projeto “O vaqueiro e suas raizes”, e pelo diretor do Ipac, João Carlos Oliveira, que o acompanharam em visita ao Espaço Salvaguarda, onde acompanhou a exibição do documentário “O vaqueiro e suas raízes”, a leitura de trechos do livro de mesmo título, e ainda visitou a exposição do museu do vaqueiro.

O livro registra, de forma singular, o ofício dos vaqueiros. Já o documentário traz o relato de personagens reais e aborda a realidade desses desbravadores do Nordeste, trazendo uma cuidadosa pesquisa de fotos e de registros documentais. O documentário também enfatiza os utensílios do cotidiano do vaqueiro, traçando toda uma narrativa a respeito dos saberes desse universo tão importante para a formação do povo nordestino e brasileiro.

A iniciativa visa valorizar e preservar uma das mais antigas ocupações em solo pátrio, que possui registros de sua atividade desde 1550. Livro e documentário deixam claro o quanto os vaqueiros influenciam em nossa cultura ancestral, em evidências observadas no modo de falar, técnicas de medicina, manejo com o gado, culinária, estética, os trajes dos vaqueiros, seus cantares, mitos, e, até, uma arquitetura especifica evidenciada por esse modo de vida. Tudo isso forma o conjunto que, analisado, resultou na instituição do chamado “Oficío dos Vaqueiros” como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado.

“É de grande importância fazer referências a nossa cultura. O vaqueiro é um símbolo do nordeste, da Bahia, é um símbolo do nosso país. São eles os verdadeiros desbravadores do nosso estado, e assim devemos trabalhar, sempre fomentando a preservação da memória do povo da nossa terra”, discursou o secretário Leonardo Bandeira.
Date
Source http://www.seagri.ba.gov.br/sites/default/files/Vaqueiros.jpeg
Author

Div./Ascom Seagri

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura do Estado da Bahia

Licensing[edit]

w:en:Creative Commons
attribution share alike
This file is licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International license.
You are free:
  • to share – to copy, distribute and transmit the work
  • to remix – to adapt the work
Under the following conditions:
  • attribution – You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
  • share alike – If you remix, transform, or build upon the material, you must distribute your contributions under the same or compatible license as the original.

File history

Click on a date/time to view the file as it appeared at that time.

Date/TimeThumbnailDimensionsUserComment
current00:09, 25 October 2023Thumbnail for version as of 00:09, 25 October 2023800 × 533 (391 KB)Ajmcbarreto (talk | contribs)Uploaded a work by Div./Ascom Seagri Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura do Estado da Bahia from http://www.seagri.ba.gov.br/sites/default/files/Vaqueiros.jpeg with UploadWizard

The following page uses this file:

Metadata