File:Parque Estadual Da Serra Furada - Guilherme Augusto Chiarelli Neto (03).jpg

From Wikimedia Commons, the free media repository
Jump to navigation Jump to search

Original file(1,200 × 1,600 pixels, file size: 426 KB, MIME type: image/jpeg)

Captions

Captions

Add a one-line explanation of what this file represents

Summary

[edit]
Description
Português: PARQUE ESTADUAL DA SERRA FURADA

O Parque Estadual da Serra Furada (PAESF) é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral criada em 20 de junho de 1980, por meio do Decreto nº 11.233. A área de 1.330 ha abrange os territórios municipais de Grão-Pará e Orleans, protegendo paisagens exuberantes das encostas da Serra Catarinense.

Monumento geológico da Serra Furada

A unidade de conservação está ligada geograficamente, na porção oeste, à área do Parque Nacional de São Joaquim, aumentando a proteção da biodiversidade. O furo da serra tem aproximadamente 45 metros de altura e 8 metros de largura.

O parque é composto principalmente pelas formações rochosas Rio do Rasto, Botucatu e Serra Geral. Durante a formação Botucatu extensos campos de dunas, depositados por ação eólica, formaram o grande “deserto Botucatu” que atualmente é observado nos espessos pacotes de arenitos existentes aqui, com destaque para o monumento geológico da Serra Furada que dá nome ao parque.

Devido à sua localização geográfica, a umidade relativa do ar é alta, em torno de 85%, resultando em uma pluviosidade anual média de 1.500 mm. O Parque protege inúmeras nascentes que formam os rios Minador, do Meio, do Meio Alto e Braço Esquerdo que integram a Bacia do Rio Tubarão e Complexo Lagunar.

A relevância ecológica do Parque Estadual da Serra Furada está relacionada à conservação de ambientes formadores do corredor florestal atlântico brasileiro pertencente a um dos biomas mais biodiversos e ameaçados do planeta, a Mata Atlântica. No estado de Santa Catarina, compõe a porção sul do maior contingente florestal contínuo representado pela Floresta Ombrófila Densa e compõe parte da zona núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. O parque protege significativo número de espécies florestais raras e ameaçadas de extinção, tipos especiais de vegetação de altitude e florestas primárias de relevante importância para a regeneração florestal local.

No parque animais ameaçados de extinção encontram abrigo como os mamíferos jaguatirica (Leopardus pardalis), gato-do-mato-pequeno (Leopardus guttulus), gato-maracajá (Leopardus wiedii), gato-mourisco (Herpailurus yagouaroundi), puma (Puma concolor) e cateto ou porco-do-mato (Pecari tajacu).

O parque apresenta uma alta riqueza de aves, são 229 espécies, das quais 39 são endêmicas da Mata Atlântica, ou seja, só ocorrem neste Bioma, e algumas estão ameaçadas de extinção como o surucuá-de-barriga-amarela (Trogon viridis), macuco (Tinamus solitarius), jacupemba (Penelope superciliaris), gavião-pega-macaco (Spizaetus tyrannus) e papo-branco (Biatas nigropectus).

Muitas espécies de anfíbios encontradas no parque são bioindicadoras da qualidade ambiental, sendo intimamente relacionadas a ambientes florestais com riachos de água limpa. Até o momento foram identificadas 27 espécies de anfíbios no parque, das quais três espécies estão ameaçadas de extinção, sendo elas a rã-de-vidro (Vitreorana uranoscopa), rã-de-riacho (Hypsiboas marginatus) e Perereca-verde (Aplastodiscus ehrhardti), é comum encontrar o sapo-de-chifre (Proceratophrys boiei) que se camufla na serrapilheira da mata.

Foram registradas 14 espécies de répteis até o momento no parque, como os lagartos teiú (Tupinambis merianae) e o papa-vento (Enyalius iheringii). Entre as serpentes mais comuns de serem avistadas estão a jararaca (Bothrops jararaca) que possui peçonha, a caninana ou rateira (Spilotes pullatus) e a corredeira-do-mato (Echinanthera cyanopleura).

No Parque há um vasto campo para o desenvolvimento de estudos e pesquisas que contribuam para o conhecimento da biodiversidade local e estudos de alternativas para o desenvolvimento sustentável da comunidade do entorno, conferindo à área grande interesse científico.
Date
Source Own work
Author Guilherme Chiarelli

Licensing

[edit]
I, the copyright holder of this work, hereby publish it under the following license:
w:en:Creative Commons
attribution share alike
This file is licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International license.
You are free:
  • to share – to copy, distribute and transmit the work
  • to remix – to adapt the work
Under the following conditions:
  • attribution – You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
  • share alike – If you remix, transform, or build upon the material, you must distribute your contributions under the same or compatible license as the original.


File history

Click on a date/time to view the file as it appeared at that time.

Date/TimeThumbnailDimensionsUserComment
current19:12, 31 July 2023Thumbnail for version as of 19:12, 31 July 20231,200 × 1,600 (426 KB)Guilherme Chiarelli (talk | contribs)Uploaded own work with UploadWizard

There are no pages that use this file.