File:Porta do Museu de Santa Joana - Aveiro - Portugal.jpg

From Wikimedia Commons, the free media repository
Jump to navigation Jump to search

Original file(3,072 × 4,608 pixels, file size: 3.77 MB, MIME type: image/jpeg)

Captions

Captions

Add a one-line explanation of what this file represents

Summary

[edit]
Description
Português: Fundado em 1458, este antigo convento dominicano feminino onde viveu Santa Joana Princesa reflete a vivência da comunidade das freiras ao longo de cerca de quatro séculos, com diferentes estilos arquitetónicos.

O Museu de Aveiro está instalado no antigo Convento de Jesus da Ordem Dominicana feminina. Este convento, um dos mais antigos de Aveiro, remonta à 2ª metade do séc. XV, fundado por D. Brites Leitão e por D. Mécia Pereira. A princesa D. Joana, filha de Afonso V, entra nesta casa em 1472. Aqui leva uma vida de santidade, o que conduz à sua beatificação em 1693. O prestígio do convento ficou assim definitivamente associado à presença da Princesa Santa Joana e ao seu culto religioso.

Do séc. XVI ao séc. XVIII, o edifício sofreu inúmeras obras de ampliação, melhoramentos e enriquecimento artístico. O séc. XIX é marcado pelos ideais liberais e suas amplas repercussões na vida religiosa. Por decreto de 1834, o ministro Joaquim António de Aguiar determina a extinção de ordens religiosas no reino. A sua aplicação é imediata nos conventos masculinos, permitindo, porém, a vida de clausura nos conventos femininos até à data da morte da última freira. Assim, no Convento de Jesus, a clausura mantém-se até 1874.

Em 1882, o edifício é entregue à Ordem Terceira Dominicana, que o transforma em Colégio de Santa Joana. Com a implantação da República, em 1910, e o agravamento da intolerância religiosa, a comunidade do Colégio de Santa Joana é dissolvida. Nesse mesmo ano, o mosteiro é fechado e a igreja é classificada como monumento nacional. O Museu de Aveiro é instalado no Convento de Jesus em 1911.

O Museu de Aveiro apresenta um circuito de visita com duas partes distintas mas complementares: o percurso monumental e a exposição permanente.

No piso térreo do convento podem ver-se o coro baixo, com o túmulo de Santa Joana Princesa; a Igreja de Jesus; o claustro, com as suas capelas, sala do capítulo e refeitório.

De destacar a Igreja de Jesus, decorada com uma sumptuosa talha dourada e azulejos portugueses. Esta igreja é um notável exemplo da exuberância da decoração barroca. A capela maior foi desenhada pelos entalhadores e escultores António Gomes e José Correia e pelo pintor Manuel Ferreira e Sousa. O coro interior que contém o túmulo da Princesa Joana é uma obra-prima da arte barroca em mármore multicor com elementos escultóricos influenciados pelo gosto italiano, sendo da autoria do arquiteto real João Antunes. O claustro que remonta ao final do séc. XV e início do séc. XVI, bem como o refeitório, com a sua graciosa tribuna de leitura e paredes revestidas de azulejos são igualmente dignas de destaque.

No piso superior, o claustro dá acesso ao coro alto e às capelas devocionais que lhe são contíguas.

No espaço da exposição permanente, surgem ainda dois vestígios do antigo convento: a Sala de Lavor e a Capela do Senhor dos Passos.

Visite o Museu de Aveiro, que alberga um espólio significativo de obras de pintura, escultura, talha, azulejo ou ourivesaria, ao mesmo tempo que percorre o silêncio do espaço dominicano, por entre as arcadas do claustro, o contraste de cores dos altares da igreja, ou as pedras solenes do dormitório.
Date
Source Own work
Author CardosoSousa1988

Licensing

[edit]
I, the copyright holder of this work, hereby publish it under the following license:
w:en:Creative Commons
attribution share alike
This file is licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International license.
You are free:
  • to share – to copy, distribute and transmit the work
  • to remix – to adapt the work
Under the following conditions:
  • attribution – You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
  • share alike – If you remix, transform, or build upon the material, you must distribute your contributions under the same or compatible license as the original.


File history

Click on a date/time to view the file as it appeared at that time.

Date/TimeThumbnailDimensionsUserComment
current22:16, 1 September 2020Thumbnail for version as of 22:16, 1 September 20203,072 × 4,608 (3.77 MB)CardosoSousa1988 (talk | contribs)Uploaded own work with UploadWizard

There are no pages that use this file.

Metadata