File:Igreja de Santo António - Lisboa - Portugal (50992898663).jpg

From Wikimedia Commons, the free media repository
Jump to navigation Jump to search

Original file(2,463 × 3,835 pixels, file size: 1.83 MB, MIME type: image/jpeg)

Captions

Captions

Add a one-line explanation of what this file represents

Summary[edit]

Description

Doutor da Igreja, santo popular, padroeiro secundário de Portugal e de Lisboa, é esta a sua casa por excelência, porque edificada sobre o lugar do seu nascimento. Provavelmente, uma primeira ermida, ou um simples nicho, terá sido edificada pouco depois da rápida canonização de Frei António. Embora as primeiras notícias referentes à capela remontem apenas ao início do século XV, na Casa de Santo António funcionava a Câmara de Lisboa desde 1326, situação que se manteve até 1753. Em 1433, recebeu o privilégio da dependência directa da Santa Sé, ficando isenta da jurisdição ordinária. No século XVI, foi fundada a Confraria de Santo António, que tinha entre os seus membros os vereadores municipais. Apesar de o edifício ter perdido a função de sede camarária, é ainda hoje propriedade municipal, como que assinalando a íntima ligação entre o povo lisboeta e o seu Santo António.

Em 1495, D. João II ordena a reconstrução do templo, para que tivesse maiores e mais condignas dimensões, campanha que continua já sob o reinado de D. Manuel I. Constantemente cuidada pela cidade e pelos monarcas, no reinado de D. João V receberá uma campanha de obras e ganhará colegiada própria em 1730. Depois de destruída pelo Terramoto de 1755, salvando-se apenas a capela-mor, a nova igreja foi construída entre 1767 e 1812; o projecto coube a Mateus Vicente de Oliveira. Para a reedificação foi essencial não só o empenho do Senado, mas de todo o povo de Lisboa, particularmente das suas crianças, que então pediam pelas ruas «um tostão para Santo António», tradição que se manteve até aos dias de hoje.

EXTERIOR No largo fronteiro, encontra-se uma imagem do Santo inaugurada pelo Papa São João Paulo II em 1982, obra de Soares Branco. A igreja é antecedida por uma escadaria em leque que compensa o desnível da rua. A fachada, mais complexa e decorada do que a das demais igrejas pombalinas, merece a atenção do visitante.

No corpo anexo do lado esquerdo, pode-se visitar o Museu Antoniano, onde se expõe um espólio diversificado de objectos ligados ao Santo.

A fachada lateral sul, que acompanha o declive da subida, apresenta uma decoração de gosto neoclássico. Sob a última janela, uma lápide inscreve o breve do Papa Pio VI concedendo indulgência plenária a quem visitar esta Casa de Santo António.

INTERIOR O tecto do nártex tem pintado o brasão com as armas portuguesas e as da família Bulhões. O espaço interior é vibrante de luz e cor. No extenso tecto do sub-coro, surge um medalhão com os atributos do orago (cruz, livro e lírios), que se repetem várias vezes. No coro, o órgão, encomendado em 1872, é de origem inglesa.

No centro da igreja, a cúpula oferece uma abundante iluminação natural. Sob esta, os mármores embutidos do chão do cruzeiro são particularmente cuidados, configurando padrões geométricos.

A tela do retábulo do lado do evangelho da nave é possivelmente do século XVI, representando Santo António com as feições mais autênticas que se conservam (conhecida como a “vera efígie do Santo”), convocando grande devoção. Nos topos do transepto, dois altares de cada lado com retábulos em talha um pouco mais cuidada contendo telas da autoria de Pedro Alexandrino de Carvalho: do lado do evangelho, a Assunção de Nossa Senhora e a Natividade; do lado da epístola, o Pentecostes e o Calvário. Repare-se ainda, junto ao altar da vera efígie, na caixa de esmolas do «Pão de S. António», que consubstancia uma antiga tradição caritativa inspirada nos milagres do Santo.

No retábulo do altar da sacristia, podemos contemplar uma boa tela de Bruno José do Vale, em que se representa a Sagrada Família com São João Baptista.

A visita completa-se descendo ao coração e motivo de existência desta Casa: a cripta que assinala o lugar de nascimento de Santo António. Visitada por São João Paulo II, é um espaço simples, propício à oração ante o altar e a relíquia que aí se encontram.

CAPELA-MOR

A capela-mor mantém a mesma abundância de cores e luz. O retábulo é marcado por dois pares de colunas e, na tribuna, por um trono com baldaquino e talha dourada. Ao centro, ergue-se, a bela imagem de vulto de Santo António, em madeira estofada e pintada, sobrevivente ao Terramoto de 1755. A ladeá-lo estão as imagens de São Vicente e São Sebastião. <a href="http://stoantoniolisboa.com/igreja/" rel="noreferrer nofollow">stoantoniolisboa.com/igreja/</a>
Date
Source Igreja de Santo António - Lisboa - Portugal 🇵🇹
Author Vitor Oliveira from Torres Vedras, PORTUGAL
Camera location38° 42′ 36.61″ N, 9° 08′ 03.42″ W Kartographer map based on OpenStreetMap.View this and other nearby images on: OpenStreetMapinfo

Licensing[edit]

w:en:Creative Commons
attribution share alike
This file is licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic license.
You are free:
  • to share – to copy, distribute and transmit the work
  • to remix – to adapt the work
Under the following conditions:
  • attribution – You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
  • share alike – If you remix, transform, or build upon the material, you must distribute your contributions under the same or compatible license as the original.
This image was originally posted to Flickr by Portuguese_eyes at https://flickr.com/photos/21446942@N00/50992898663. It was reviewed on 10 March 2021 by FlickreviewR 2 and was confirmed to be licensed under the terms of the cc-by-sa-2.0.

10 March 2021

File history

Click on a date/time to view the file as it appeared at that time.

Date/TimeThumbnailDimensionsUserComment
current22:22, 10 March 2021Thumbnail for version as of 22:22, 10 March 20212,463 × 3,835 (1.83 MB)Tm (talk | contribs)Transferred from Flickr via #flickr2commons

There are no pages that use this file.

Metadata