File:Palácio da Inquisição - Évora - Portugal (52258336185).jpg

From Wikimedia Commons, the free media repository
Jump to navigation Jump to search

Original file(2,048 × 1,365 pixels, file size: 1.62 MB, MIME type: image/jpeg)

Captions

Captions

Add a one-line explanation of what this file represents

Summary

[edit]
Description

O Tribunal do Santo Ofício foi introduzido em Portugal em 1536, tendo a primeira Inquisição sido instalada em Évora.

Ao longo dos tempos, o Palácio da Inquisição sofreu diversas obras de ampliação e adaptação do edifício para vários fins, pelo que a sua estrutura atual é muito diferente da primitiva.

No tempo do Cardeal-Rei D. Henrique, Arcebispo de Évora e Inquisidor-Geral, ampliou-se muito o edifício, chegando a ligar-se os cárceres à parede ocidental do Açougue - o famoso Templo Romano, transformado em matadouro na Idade Média.

Entre 1622 e 1655, foram novamente feitas grandes obras de ampliação do edifício e ajustamento à sua função, sendo a empreitada final da traça do Arquitecto-Mor das Inquisições do Reino, Mateus do Couto. A sua planta encontra-se no Livro das plantas dos palácios das Inquisições do Reino, no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Lisboa.

No interior do edifício, destacam-se dois compartimentos, que ainda hoje se conservam, e que merecem a atenção do visitante ou do investigador: a Sala do Tribunal e o Cubículo do Inquisidor.

A primeira, do século XVII, é de planta retangular de grandes dimensões e pé alto direito, iluminada por seis janelas com moldura de granito, protegidas com grades de ferro forjado negro. As paredes são rematadas por um rodapé alto de azulejos finamente decorados, em azul e branco; mas é o teto barroco, de carvalho, que prende o olhar, com os seus caixotões retangulares e de losangos, ostentando ao centro emblema do Santo Ofício: cruz ladeada por uma oliveira e um punhal.

Das janelas laterais desta sala pode olhar-se para o jardim das Casas Pintadas e entrever, nas paredes para lá das laranjeiras e dos limoeiros, um singular conjunto de pinturas a fresco da 1ª metade do século XVI.

O Cubículo do Inquisidor, no segundo andar, conserva como mais significativo um teto de madeira com pinturas cronografado de 1712, apresentando ao centro as armas dos Francos ou Cortezes.

Extinta a Inquisição em 1821, o edifício foi comprado pelos Duques de Palmela em 1845; serviu de pousada ao lavrador Diogo Maldonado Pessanha no início do século XX e, após nova readaptação, ali funcionou, entre 1928 e 1949, o Hotel Alentejano. Em 1961 foi adquirido por Vasco Maria Eugénio de Almeida, Instituidor da Fundação Eugénio de Almeida, e todo remodelado para albergar o ISESE - Instituto Superior Económico e Social de Évora, percursor da reabertura da Universidade de Évora 200 anos após o seu encerramento.

Depois da suspensão definitiva das atividades letivas do ISESE, em 1977 a Fundação estabeleceu com o então Instituto Universitário de Évora e atual Universidade, um acordo de cedência gratuita das instalações, que terminou em 2005.

No âmbito de um grande projeto de requalificação do seu património monumental no Centro Histórico de Évora, em 2013 a Fundação deu uma nova vocação ao Palácio da Inquisição, que funciona hoje como um Centro de Arte e Cultura.

O edifício está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1950. <a href="https://www.fea.pt/centrodearteecultura/3104-historia-do-edificio" rel="noreferrer nofollow">www.fea.pt/centrodearteecultura/3104-historia-do-edificio</a>
Date
Source Palácio da Inquisição - Évora - Portugal 🇵🇹
Author Vitor Oliveira from Torres Vedras, PORTUGAL
Camera location38° 34′ 20.74″ N, 7° 54′ 26.52″ W Kartographer map based on OpenStreetMap.View this and other nearby images on: OpenStreetMapinfo

Licensing

[edit]
w:en:Creative Commons
attribution share alike
This file is licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic license.
You are free:
  • to share – to copy, distribute and transmit the work
  • to remix – to adapt the work
Under the following conditions:
  • attribution – You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
  • share alike – If you remix, transform, or build upon the material, you must distribute your contributions under the same or compatible license as the original.
This image was originally posted to Flickr by Portuguese_eyes at https://flickr.com/photos/21446942@N00/52258336185. It was reviewed on 4 August 2022 by FlickreviewR 2 and was confirmed to be licensed under the terms of the cc-by-sa-2.0.

4 August 2022

File history

Click on a date/time to view the file as it appeared at that time.

Date/TimeThumbnailDimensionsUserComment
current18:28, 4 August 2022Thumbnail for version as of 18:28, 4 August 20222,048 × 1,365 (1.62 MB)Tm (talk | contribs)Transferred from Flickr via #flickr2commons

The following page uses this file:

File usage on other wikis

The following other wikis use this file:

Metadata