User:Barrilaro

From Wikimedia Commons, the free media repository
Jump to navigation Jump to search

' Duarte Barrilaro Ruas ' é um actor, bailarino, coreógrafo, encenador, dramaturgo e argumentista, produtor, cenógrafo, figurinista, técnico de Higiene e Segurança do Trabalho e manager de músicos nascido em Coimbra em 27 de Novembro de 1967.

Actualmente reside na sua cidade natal embora tenha vivido quase toda a sua vida em Lisboa, Portugal, Roma, Itália e viajado por quase todo o mundo como actor e bailarino e coreógrafo.

Destaca-se a sua estreia no Teatro no Festival Acarte da Fundação Calouste Gulbenkian de 1988 com o Encenador Italiano Giorgio Barberio Corsetti, que após o mesmo o leva para Roma, para ser o seu "actor fetiche", onde transporta os espectáculos do Italiano aos ombros em direcção aos Prémios da crítica Italiana de todos os anos onde permanece.Viaja até à sua Pátria (Portugal), para representar e inaugurar os Encontros Acarte 91 da mesma Fundação, com o espectacular espect+áculo:"O POVO DAS CHUVAS ÁCIDAS", da sua inteira autoria cenário, textos, figurinos e encenação, introduzindo uma nova forma de fazer teatro:o TEATRO COREOGRÁFICO, tornando-se o percursor e o primeiro actor Português a ser Encenador, com apenas 23 anos de idade. Lança para a ribalta o agora famoso actor João Reis e mais tarde no seu:"ACORDEI BICÉFALO", o anão-actor David de Almeida. É agraciado com a Menção Honrosa do Prémio Madalena Perdigão 91. Em 1992 trabalha com o Coreógrafo Húngaro-Jugoslavo "Josef Nadj" (melhor aluno de Marcel Marceau) em Paris, e viaja em tournée por toda a França. Desde então funda oficialmente a sua Companhia de Teatro Anatómico (teatro Anatómico=Sala de Autópsias) e onde produz, encena, cenografa e actua, escrevendo ou adaptando textos baseados nas obras de autores como Franz Kafka, Howard Philips Lovecraft, August Derleth, Edgar Allan Poe, entre outros tais como o "policial" Flamengo Jean Ray.

É actor convidado do Teatro Nacional D. Maria II por duas vezes em espectáculos de grande envergadura e obtém bastante sucesso a trabalhar com Filipe La Féria para a Televisão, com Graça Lobo no Teatro e muito profícuo e polivalente, fazendo filmes publicitários para financiar as suas peças de Teatro e tele-filmes para a televisão Francesa, de que se destaca "Erreur de Jeunesse". Trabalha ainda com o corógrafo Paulo Ribeiro, que ajuda a fundar a respectiva Companhia com o seu(dele) nome, actuando como único actor-bailarino no espectáculo:"Sábado II", que viaja por todo o Mundo. Tem trabalhado sempre com o ilustre compositor e violinista Carlos "Zingaro" e com o Realizador Edgar Pêra, João Pinto e Laurent Simões, com quem atingiu patamares de cinema e video teatro multimedia percursores em Portugal no seu género e feitio. Anda sempre a "100 à hora" e é um optimo Relações Públicas, sendo conselheiro de diversas empresas e de particulares, a quem recorrem em último recurso, em vez da taróloga Maya, quando esta está em directos para a SIC...Possui uma das maiores Bases de dados de contactos de artistas e personalidades da vida artística Portuguesa. (diz que não esta "base de dados" não está à venda nem se oferece para dar qualquer contacto dela...)