User:Contato nox

From Wikimedia Commons, the free media repository
Jump to navigation Jump to search

Saiba o que é o Absenteísmo nas Empresas

Objetivo especifico

1- O Conceito:

O absenteísmo é uma palavra de origem latina e significa "estar fora, afastado ou ausente". De uma forma mais simples, o absenteísmo nada mais é que a ausência do funcionário no ambiente de trabalho. Na prática, refere-se ao número de horas de trabalho perdidas, seja por faltas, saídas ou atrasos, justificados ou não.

2- As causas:

Em uma empresa, o colaborador que se abstém de executar suas atividades ou funções laborais está cometendo o absenteísmo. Bons exemplos disto é o de um funcionário faltar ao trabalho devido a algum tipo de doença, problemas familiares, motivos pessoais, dificuldades financeiras, dificuldades de transporte, falta de motivação, entre outras. O que muitos empresários não têm conhecimento é que o absenteísmo traz uma série de problemas à empresa, aumentando os custos e dificultando a concretização dos seus objetivos. Como resultado, e muito negativo por sinal, o absenteísmo, uma das grandes preocupações das organizações, afeta a eficácia e eficiência da empresa.

3- Fatores:

Alguns fatores que contribuem para o absenteísmo - uma das grandes preocupações das organizações.

Infraestrutura deficiente - A falta de infraestrutura adequada, que dê suporte ao colaborador para exercer suas atividades também pode ser considerada como fator que contribui para o absenteísmo. Quem gosta de estar em um local de trabalho e se sentir de "mãos amarradas", pois não dispõe de recursos mínimos para cumprir com suas responsabilidades.

Clima organizacional - Quando o clima organizacional é pesado, isso impacta no comportamento das pessoas que tendem a se sentirem desmotivadas. Quem nunca ouviu um profissional falar algo do tipo: "Quando penso em acordar e ir para aquele lugar pesado, todos os dias... Prefiro arrumar uma desculpa e ficar em casa Qualidade de vida - O absenteísmo também aumenta quando o ambiente prejudica e a saúde do profissional, levando-o a adoecer e se afastar por doenças ocupacionais. O funcionário pode até tentar trabalhar adoentado, mas chegará o momento em que seu corpo pedirá socorro e isso pode comprometer tanto a integridade dele, como dos demais colegas de trabalho.

Problemas pessoais e imprevistos: Em grandes cidades, como São Paulo (SP), o congestionamento já é entendido como uma das causas do absenteísmo, pois os atrasos causados por esse fenômeno são vistos como ausências parciais ao trabalho.

Doenças e problemas de saúde: Todos os dias, milhares de pessoas se ausentam da organização para lidar com incômodos de ordem física, especialmente aqueles relacionados às lesões por esforços repetitivos.

4- Cuidados: Uma das fórmulas da constituição do absenteísmo para apuração das metas utilizadas na avaliação de desenvolvimento, contém as seguintes variáveis:

Horas de Faltas ou absenteísmo voluntário, assim caracterizado:

* Faltas injustificadas ao serviço; * Atrasos, saídas antecipadas ou intermediárias (artigo 58 da CLT); * Suspensões disciplinares (artigo 482 da CLT); * Perdas de descansos semanais remunerados (Lei 605/49, regulamentada pelo Decreto 27.048/49);

* Horas de atestado ou absenteísmo involuntário, assim determinado: * Atestados médicos parciais ou integrais do empregado (artigo 11 do Decreto 27.048/49), causados por doenças comuns (artigo 72 do Decreto 27.048/49), ocupacionais ou acidentes do trabalho (anexo IV do Decreto 3.048/99); e

* atestados médicos parciais ou integrais para acompanhamento de filhos (Precedente Normativo nº 95 do TST), etc.

1. Edital de Concurso Público - Reformatação do edital do processo seletivo para os cargos operacionais (carteiro, motorista e atendente comercial), introduzindo ajustes de novos critérios e especificações tais como: inclusão de teste de esforço físico e ficha de acompanhamento do recém-contratado na fase de experiência. Essa ação permite uma melhor seleção dos empregados.

2. Ficha de Acompanhamento do Novo Empregado – O sistema de acompanhamento do novo empregado foi reformulado com o objetivo de subsidiar as chefias na gestão, avaliar se o perfil do novo empregado é compatível ao cargo e identificar aspectos que possam estar interferindo na adaptação do empregado.

3. Homologação de Atestado - Novas regras para homologação e fornecimento de atestados médicos, com a atualização das normas internas, definindo novos critérios para a expedição e homologação de atestados.

4. Programa de Gestão de Pessoal – Implantação de sistema corporativo que auxilia na mensuração e controle das alterações de frequências e adicionais, permitindo uma melhor avaliação do gestor para tomada de decisões.

NA COMUNICAÇÃO

Utilizar diversos meios de comunicação para divulgar as ações em curso, corrigir rumos e estabelecer contato com todos os colaboradores e tirar dúvidas em tempo real, dentre os canais de comunicação merecem destaque:

1. Comunidade Virtual - Na comunidade em questão, os assuntos são debatidos por todos os membros dos Comitês, em tempo real e além disso são disponibilizados textos avulsos, documentos e literatura especializada. A comunidade virtual integra conhecimentos e facilita a colaboração entre as pessoas, estimulando a exposição, discussão e análise de ideias.

2. Campanha Institucional – delineara elaboração de cartazes para serem afixados nas unidades, divulgado por meio de adesivo, o slogan “Você Faz Falta” emoldurado por uma logo específica para a campanha, simbolizando a união de todos e um espaço vazio simbolizando o empregado ausente.

3. Realizar palestras com temas voltados ao absenteísmo, participar de treinamento para chefias de unidades operacionais.

NOS PROGRAMAS

1. Gestão do Orçamento Familiar - Ações que visam fornecer informações e instrumentos sobre planejamento financeiro e aumento da renda familiar por meio da capacitação profissional dos empregados e dependentes. São realizados cursos, seminários, workshops, palestras, oficinas, feiras de talentos e geração de renda.

2. Nova Etapa de Vida - Ações que visam levar o empregado a refletir e se preparar para sua evolução pessoal e profissional com vista ao pós-carreira, por meio de folders, palestras, oficinas, cursos e seminários de estímulo ao empreendedorismo e orientações sobre a fase da aposentadoria. Essas atividades demonstram a responsabilidade social corporativa com os empregados durante a sua permanência na empresa e após o seu desligamento.

3. Educação para uma Vida Saudável - Ações educativas com atenção a aspectos preventivos relacionados à AIDS, Doenças Sexualmente Transmissíveis - DST, álcool e outras drogas, alimentação adequada e adoção de hábitos saudáveis. São realizados campanhas, palestras, cursos, filmes, exposições e outras formas de disseminação das orientações que possam impactar na melhor qualidade de vida.

4. Voluntariado e Cidadania – Ação que permite ao empregado doar seu tempo, talento e trabalho contribuindo para a transformação social e acesso à cidadania de crianças, jovens, adultos e idosos em situação de maior vulnerabilidade social.

5. Esporte na Empresa - Ações ligadas ao esporte que contribuem para o bemestar e relacionamento interpessoal do empregado como “Campeonatos de Futebol de Campo, Futsal, Futebol Society”, “Incentivo à Prática de Corrida de Rua”, “Campeonato Nacional de Natação”, entre outros.

6. Arte Nossa - Realização de ações que incentivem a formação e a manutenção de grupos culturais (teatro, folclore, canto coral, grupos musicais), mostras e concursos de artes plásticas e literatura, feira de talentos, oficinas de artesanato, concertos natalinos, promoção de talentos internos através de almoços culturais e festivais de música. Essas ações são usadas para divulgação da cultura, valorização do auto estima e criatividade.

7. Ginástica Laboral - Atividade física de pouca exigência e de curta duração (de dez a quinze minutos) no próprio local de trabalho, incluindo alongamento, relaxamento, recreação e consciência corporal. Atua na prevenção de doenças originadas por sobrecarga do sistema osteomuscular, fadiga muscular, além de corrigir vícios posturais, aumentando a disposição do empregado.

8. Tabagismo - Programa Médico de Troca – Troque o Fumo por Mais Saúde - É um programa que investe em ações para reduzir a iniciação do tabagismo, promover a cessação de fumar e reduzir a exposição à fumaça ambiental do tabaco. Reduz a prevalência de fumantes e as consequentes doenças causadas pelo tabagismo.

9. Programa Preveniu, Sorriu! - É um programa corporativo que tem como objetivo principal a prevenção às doenças bucais (cárie e doença periodontal).

10. Campanhas de Saúde - Projeto que prevê ações educativas com temas relacionados à saúde, em consonância com as Diretrizes do Governo Federal. Exemplos: Dia Mundial de Combate à Hanseníase, Dia Nacional de Combate ao Câncer, Dia Mundial de Combate à Tuberculose, etc.

11. PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) - Esse programa visa desenvolver ações de saúde no trabalho e preventivamente detectar doenças e possíveis afastamentos do trabalho. Compõem o PCMSO os exames: admissionais, periódicos, de retorno ao trabalho, mudança de função ou cargo e demissionais.

12. Projeto de Ergonomia – Com foco nas áreas de atendimento, distribuição e centros de tratamento automatizados, o projeto avalia o ambiente de trabalho (layouts, equipamentos e mobiliários), visando o desenvolvimento de um ambiente de trabalho com maior conforto e atratividade para o cliente interno e externo, além da preservação da saúde e melhoria da produtividade dos trabalhadores. 34

13. Fundamentação Teórica O presente referencial aborda conceitos referentes à rotatividade e absenteísmo, relatando seu conceito e importância, além de apresentar definição sobre clima organizacional, fator este que pode causar impactos relevantes na motivação e também levando a Rotatividade e Absenteísmo como consequência.

14. Motivação Estudos e teorias sobre motivação foram os primeiros frutos da aliança entre a psicologia e administração, tendo início nos anos de 1930, e até hoje, esse tema é assunto de interesse não só entre pesquisadores, mas também entre as pessoas comuns. As primeiras teorias sobre a motivação foram relatadas pelos filósofos gregos nas discussões sobre conceito de felicidade.

De acordo com as teorias mais atuais continuam a se inspirar nessas antigas ideias que reconhecem três tipos principais de motivação que seriam: ganho material, reconhecimento social e profissional e a motivação interior da realização pessoal, cada uma dessas hipóteses sobre motivação corresponde a uma hipótese em relação à natureza humana. A motivação é um estado interior que leva uma pessoa a emitir determinados tipos de comportamentos. Motivação está associada à direção, intensidade e persistência de um comportamento no decorrer de um determinado tempo. Pode ser definida como um conjunto de fatores psicológicos (conscientes e inconscientes) de ordem fisiológica, intelectual ou afetiva, os quais agem entre si e determinam a conduta de um indivíduo, Ferreira e Fortuna (2008), o ambiente em que convivem os Petrópolis/RJ – 30 de novembro e 01 de dezembro de 2017 7 membros de uma organização, estando, portanto, relacionados com seu grau de motivação e satisfação, é influenciado pelo conjunto de crenças e valores que regem as relações entre essas pessoas, determinando o que é “bom” ou “ruim” tanto para elas como para a organização como um todo. Assim, o clima organizacional é favorável quando possibilita a satisfação das necessidades pessoais, e desfavorável quando frustra essas necessidades. De acordo com, no ambiente organizacional, a liderança é a principal responsável pelos estímulos motivacionais. Ela deve formar um ambiente que ao mesmo tempo de serenidade às pessoas, e por outro lado motive as a desempenhar seu trabalho e superar seus desafios. O sucesso da motivação, dentro de uma empresa, não consiste apenas em alcançar a meta, mas na capacidade de fazer um movimento em direção à meta.

15. Método de Pesquisa O trabalho apresenta um estudo descritivo de abordagem qualitativa. A pesquisa descritiva é caracterizada por descrever e definir fenômenos, onde o pesquisador registra, analisa e interpreta os fatos. O estudo foi realizado com funcionários administrativos de uma Instituição de Ensino Superior na cidade de Araras, São Paulo. O universo total da amostra da pesquisa é composto por 465 colaboradores administrativos. Deste total, a quantidade de respondentes da pesquisa foi de 129 funcionários. A coleta dos dados foi feita por meio de uma survey contendo questões abertas e questões de caracterização da amostra. A aplicação da survey ocorreu entre os meses de julho a agosto de 2017. Todos os respondentes aceitam participar da pesquisa mediante a aceitação do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido que lhes fora apresentado. O método de análise de dados adotado foi à análise de conteúdo. A análise de conteúdo caracteriza-se por (...) um conjunto de técnicas de análise das documentações visando obter, por procedimentos, sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo das mensagens, indicadores (quantitativos ou não) que permitem a inferência de conhecimentos relativos a condições de produção/recepção (variáveis inferidas) desta mensagem. Mesmo que a análise de conteúdo seja voltada para a avaliação qualitativa de registros, como texto, vídeo, gravações, etc, esta análise não elimina o aspecto quantitativo, uma vez que o pesquisador pode utilizar de similaridades apresentadas nos resultados para desenvolver índices quantitativos. Após a coleta de dados, a análise dos mesmos é feita por meio do agrupamento de respostas similares formando então categorias para que a interpretação se faça mais clara posteriormente.

16. Esta pesquisa teve como objetivo principal identificar como o absenteísmo e rotatividade afetam os colaboradores administrativos da IES e quais as causas e consequências dos mesmos. Observou-se que para os colaboradores da IES as principais causas da rotatividade e absenteísmo são a baixa remuneração e a ausência do plano de carreira fazendo com que os colaboradores se sintam desmotivados e sem perspectiva futuras de progresso dentro da empresa

17. Programa Nacional de Reabilitação Profissional – Destinado ao empregado que teve sua capacidade de trabalho reduzida para assumir uma nova posição de trabalho.

NA GESTÃO

1. Acompanhamento de Novos Empregados (Contrato de Experiência) - avaliação dos empregados em período de experiência em três níveis: pela chefia imediata, gerência de área e Coordenador (a).

2. Acompanhamento dos Afastados - identificação, acompanhamento e gestão periódica dos empregados afastados visando encontrar casos de inconsistência e intensificação de contato pessoal, visitas, reuniões, entrevistas, e atividades sociais junto aos afastados.

3. Ambiente de Trabalho - investimento em equipamentos e materiais de trabalho para a melhoria física do ambiente de trabalho; e intensificação do trabalho de ergonomia.

4.Plano de Comunicação: divulgação do tema “absenteísmo” - publicações em canais internos de comunicação (mural, quadro de avisos, intranet, comunidade virtual, jornal, folders, etc), mensalmente, do resultado do absenteísmo das unidades; utilização dos grupos teatrais; reunião periódica com o corpo funcional; intensificação da divulgação do tema nos treinamentos, cursos e projetos conduzidos pela Empresa; e comunicação educativa do tema com as entidades representativas dos empregados.

5. Gestão - estabelecimento de metas-padrão abordando o absenteísmo, envolvendo todos os níveis de gestores; manutenção da meta estabelecida; continuidade dos estudos visando o estabelecimento de metodologia científica capaz de avaliar o absenteísmo na empresa, levando-se em conta as características regionais, que direta ou indiretamente, influencie os resultados; e sistematização do registro de todas as ocorrências relacionadas ao desempenho e restrições do empregado, de modo a

se estabelecer banco de dados personalizado, devendo o empregado tomar ciência de cada registro.

6. Treinamento - capacitação e sensibilização do corpo funcional quanto aos conceitos e aspectos relacionados ao absenteísmo; treinamento específico de gestores enfatizando seu papel na “Gestão de Pessoas”, dando enfoque em assuntos como: “relações interpessoais”, “liderança”, “negociação”, “administração de conflitos”, “comunicação” e “ferramentas de gestão”; e disseminação de conhecimento e capacitação das equipes dos ambulatórios.

O absenteísmo nada mais é que a ausência do funcionário no ambiente de trabalho, seja por faltas, saídas ou atrasos, justificados ou não, afetando a eficácia e eficiência da empresa[edit]

Indicar para um amigo

Imprimir


O absenteísmo, palavra de difícil pronúncia, pouco utilizada e completamente desconhecida por muitas pessoas, é uma palavra de origem latina e significa "estar fora, afastado ou ausente". De uma forma mais simples, o absenteísmo nada mais é que a ausência do funcionário no ambiente de trabalho. Na prática, refere-se ao número de horas de trabalho perdidas, seja por faltas, saídas ou atrasos, justificados ou não.

Em  uma empresa, o colaborador que se abstém de executar suas atividades ou funções laborais está cometendo o absenteísmo. Bons exemplos disto é o de um funcionário faltar ao trabalho devido a algum tipo de doença, problemas familiares, motivos pessoais, dificuldades financeiras, dificuldades de transporte, falta de motivação, entre outras. O que muitos empresários não têm conhecimento é que o absenteísmo traz uma série de problemas à empresa, aumentando os custos e dificultando a concretização dos seus objetivos. Como resultado, e muito negativo por sinal, o absenteísmo, uma das grandes preocupações das organizações, afeta a eficácia e eficiência da empresa.

São vários os fatores que levam um funcionário a ausentar-se do trabalho, aumentando a taxa de absenteísmo na empresa

O que o absenteísmo revela?


O absenteísmo, por outro lado, tem o seu lado menos ruim, já que indica aos responsáveis pela empresa que algo muito desfavorável está acontecendo. Isto pode ser um indicativo, por exemplo, de que certos colaboradores estão perturbando o bem-estar do grupo; ou que os funcionários da empresa estão insatisfeitos com a forma de tratamento interna; ou que está havendo uma incorreta distribuição das tarefas, sobrecarregando uns em detrimento de outros; e muito mais.

Por que é tão importante cultivar uma boa relação interna com e entre os funcionários?


Em ocasiões diversas, o absenteísmo é apresentado por causas sociais ou psíquicas. Sendo assim, fomentar as relações humanas dentro da empresa é uma das melhores maneiras de combatê-lo.

Fatores que contribuem para o absenteísmo


1- Líderes inexperientes

Líderes despreparados delegam ordens de forma arbitrária, o que afugenta os membros de sua equipe.

2- Falta de infraestrutura

Funcionários que se sentem “amarrados” na execução de suas atividades, por não disporem de recursos mínimos para tal, devido a uma inadequada infraestrutura que os dê suporte, são fortes candidatos ao absenteísmo.

3- Metas intangíveis

O estabelecimento de metas, geralmente, já é o suficiente para causar grande estresse nos colaboradores. Quando essas metas são impossíveis de se alcançar, então, podem oprimir os colaboradores da empresa e, neste momento, talvez por não saberem lidar com a situação, fogem do ambiente de trabalho.

4- Comunicação inadequada e ineficiente

Qualquer comunicação ineficiente ou até mesmo a falta de comunicação na empresa leva os funcionários a fazerem interpretações errôneas sobre determinadas situações. Esta situação leva os integrantes da empresa a se sentirem desestimulados enquanto funcionários e, consequentemente, aumenta o número de absenteísmo na empresa.

A comunicação interna de uma empresa deve ser clara e objetiva. Quanto mais ineficiente, maior é a taxa de absenteísmo dos funcionários

5- Desmotivação

Funcionários desmotivados, devido a brigas, clima ruim entre seus companheiros, falta de pagamento, por falta de feedback de seus líderes, imaturidade profissional, ou outros motivos mais, tendem a faltar ao trabalho.

6- Doenças ocupacionais

O exercício da atividade profissional de forma inadequada faz com que o organismo do trabalhador seja agredido, seja fisicamente ou mentalmente, o que eleva a taxa de absenteísmo na empresa.

7- Assédio moral

O assédio moral, fator de extrema gravidade para a empresa como um todo, é um dos que mais contribuem para a ausência do funcionário no ambiente de trabalho. São várias as formas em que o assédio moral pode ocorre, mas o que importa é que trata-se de um assunto grave e deve ser tratado com austeridade pelas organizações.

Como calcular o nível de absenteísmo na empresa? - Cálculo individual


Suponha o período de um mês de trabalho e uma equipe de 10 pessoas.

O absenteísmo causa muitos problemas à empresa, aumentando os custos e dificultando a concretização dos seus objetivos

1- Calcule quantas horas de trabalho a equipe toda deveria trabalhar no mês, sem faltas, atrasos ou saídas antes do horário;

Por exemplo:

Cada funcionário trabalha 6 horas por dia, 5 dias na semana, 4 semanas no mês.

Então, 6 x 5 X 4 = 120 h/mês.

2- Some os atrasos, faltas e saídas antecipadas da equipe;

Por exemplo:

Se durante o mês 5 funcionários faltaram, você deverá transformar os dias perdidos em horas.

Então, 5 dias faltados x 6 horas diárias de trabalho = 30 horas perdidas no mês.

3- Agora, some os minutos de atrasos e transforme-os em horas

Por exemplo:

Imagine que em sua equipe 6 funcionários atrasaram 20 minutos durante o mês todo.

Logo 6 x 20 min/pessoa = 120 min de atraso no mês, que equivale a 2 h de atraso em toda a equipe.

4- Agora some as horas faltadas com as horas atrasadas e obtenha o numero total de horas de trabalho perdidas no mês.

Por exemplo:

2 h/atraso + 30 h/altas = 32 horas perdidas.

5- Dívida o número de horas perdidas pelo número de horas de trabalho (obtido no 1º passo) e multiplique por 100, obtendo a porcentagem de absenteísmo de toda a equipe.

Por exemplo:

32 h/perdidas em um total de 1000 horas no mês

Então, 32/1000×100 = 3,2.

3,2% de absenteísmo no mês!

Introdução Os índices de rotatividade e absenteísmo são motivos de preocupação tanto para o colaborador quanto para a organização, pois, impedem o aprendizado na formação profissional do colaborador, bem como a projeção de sua carreira Quando os funcionários faltam, a organização incorre em custos diretos de salários perdidos e na diminuição da produtividade. Além desses custos diretos, há os custos indiretos que podem resultar do número excessivo de faltas Dentro deste contexto, as Instituições de Ensino Superior (IES) não se eximem destes acontecimentos indesejados e também são vítimas destes contratempos. Hoje no Brasil, segundo dados do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anysio Teixeira) do censo da educação superior de 2013, o Brasil possuía 2391 IES´s, 1145 destas situadas na região Sudeste e 590 no Estado de São Paulo (INEP, 2017). Diante deste cenário, esta pesquisa toma como questão central de estudo a seguinte pergunta: Quais são as principais causas e consequências da rotatividade e absenteísmo de funcionários de uma IES do interior do Estado de São Paulo? O estudo tem como objetivo principal analisar como o absenteísmo e rotatividade afetam os funcionários administrativos de uma IES da região, além de apontar as causas e consequências advindas destes acontecimentos. O estudo além de buscar identificar tais fatores, pode trazer implicações gerenciais importantes para os gestores e demais instituições, pois os mesmos podem utilizar o estudo para agregar informações, auxiliando no processo de tomada de decisão

Pelos estudos aprofundado na área e com grande apoio, consegui conclui esse relatório Cientifico quase uma Biografia no serviço Publico e Privado.

Escrito pelo pesquisador, nomeado pela USP-Universidade de São Paulo.

Professor: Renato de Lima Santos

Unidade:USP[1]

Participantes: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anysio Teixeira

Conheça o Curso CPT Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1

Confira os Cursos CPT da área Gestão Empresarial