User:DA SILVA; ADRIANO PEREIRA

From Wikimedia Commons, the free media repository
Jump to navigation Jump to search

EDUCAÇÃO DIREITO OU DEVER ? O livre-arbítrio. Único salvador que sou eu mesmo !!!!


EDUCAÇÃO DIREITO OU DEVER ? Constituição Federal, em seu artigo 205, estabelece que “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

             Quando refletimos em nossa vida e concluímos e entendemos que a educação e um Direito, estamos pensando erroneamente, pois muito bem A EDUAÇÃO E UM DEVER MEU, de cada integrante da sociedade de cada estudante, eu sou o responsável, pela minha vida pelas minhas ações e decisões, cada um e responsável pelo que via estudar e aprender, assim como são responsáveis pelas consequências de nossas vidas.
              Sabemos e temos conhecimento da influencia do Estado e que de grande importância, ocorre que o Ele não é responsável por minha educação e minha vida. 
           Este conceito deve ser aplicado para muitos outro setores de nossas vidas. Examinando ao meu entorno vejo que as pessoas buscam incessantemente por seus Direitos, porem esquecem de pensar em seus deveres. 
           Provavelmente pelo fato de que seja natural pensar que alguém ira me dar o que é meu Direito,  porem se tudo der errado, a culpa e o responsabilidade e de quem?  Minha ou de terceiro ou da outra pessoa.
             Podemos pensar no Governo e no Estado, onde e porque muitas pessoas vivem dependendo do Estado ou do Governo para viver e muitas vezes até para a se alimentar?  Se não tem trabalho a culpa e do Governo, se tem trabalho a empresa ou o chefe e o culpados do trabalho ser difícil e cansativo. Na vida pessoal amorosa a culpa e sempre do outro, o problema e a esposa ou o marido, a igreja, a escola, o professor ou o diretor, e assim por diante. 
                 Nas dificuldades financeiras pessoal, torna-se comum responsabilizarmos, nosso trabalho, ou o banco, por estamos em crise financeira, sempre que estamos em situações desfavorável, alguém será culpado. Funciona desta forma, o dinheiro e meu e vou gastar como quiser: com roupas, festas, carros.  Minha educação financeira descontrolada alguém será responsável pela desordem. 
                    Ao entender que se estou bem financeiramente com sucesso e bem sucedido com a família, ou endividado e mal com a família, parabéns  para mim o único culpado sou eu mesmo. Porque eu escolhi tomei as decisões e ações, uma vez que cada ação ou ato tem uma consequência. 
                  A regra para a nossa sociedade, seria uma busca incessante na  busca de um único salvador  que existe dentro de cada de nós, trocando o salvador da pátria do Governo do Estado e das outras pessoas pelo SALVADOR QUE ESTA DENTRO DE CADA SER HUMANO CAPAZ DE DECIDIR NO SEU LIVRE ARBITRIO DE DECISÃO.

O livre-arbítrio é a capacidade de escolha autónoma realizada pela vontade humana.

O livre-arbítrio também pode estar associado a uma crença religiosa que defende que a pessoa tem o poder de decidir as suas ações e pensamentos segundo o seu próprio desejo, crença e/ou valores da vida depois da morte. 
            

Como disse Martin Luther King: Eu tenho um sonho... MEU SONHO E TER UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODAS AS PESSOAS QUE SÃO DIFERENTES NAS FORMAS DE PENSAR E DE SER.