File:- 38 - - O MAR E AS ROCHAS – III - CABO SARDÃO, ODEMIRA, PORTUGAL (4499820181).jpg

From Wikimedia Commons, the free media repository
Jump to navigation Jump to search

Original file(857 × 642 pixels, file size: 338 KB, MIME type: image/jpeg)

Captions

Captions

Add a one-line explanation of what this file represents

Summary

[edit]
Description
Español: Caros amigos,

A “Costa Alentejana”, junto ao Cabo Sardão é de uma beleza ímpare e nela podemos apreciar a acção da erosão do tempo nas arribas/escarpas e apreciar os veios de rochas, alguns dispostos na vertical, devido a movimentos tectónicos ocorridos no interior da Terra, há milhões de anos.

As fotos que hoje partilho convosco evidenciam essas características, que espero apreciem, e desde já o meu antecipado agradecimento pela vossa visita e comentários. Entre a foz do Sado, imediatamente a sul de Setúbal, e a foz da ribeira de Odeceixe, a sul da Zambujeira do Mar, estende-se a “Costa Alentejana”, uma costa paradisíaca, ora selvagem, ora acolhedora, alternando praias muito frequentadas com troços de arribas rochosas onde se pode desfrutar de uma Natureza em estado puro.

É, sem dúvida alguma, um percurso turístico maravilhoso com uma paisagem natural e uma flora de grande beleza, e onde a influência do Homem ainda não a descaracterizou de todo. Aconselho vivamente uma visita !

Uma boa semana.

Um abraço.

Celestino Manuel

“Entre Almograve e a Zambujeira do Mar fica o ponto mais ocidental da costa alentejana. Guardado por um farol, sentinela do Cabo Sardão, este é um lugar de reconciliação absoluta com a paisagem terrestre e marítima.

Não é possível ficar indiferente perante as imponentes escarpas cavadas a pique em direcção a um mar possante e ao mesmo tempo sereno, ou confrontado com um horizonte de planícies infindáveis, cobertas por uma vegetação rasteira e verdejante.

Aqui, o mundo abranda até quase parar. A brisa diurna faz esquecer preocupações, correrias e más disposições. Aqui tudo é relativo. Só importa a comunhão dos sentidos. A beleza esmagadora e a paz inebriante vão "obrigá-lo" a uma introspecção, a um abandono do supérfluo, a uma demanda fácil da felicidade. Esqueça o tempo. Faça tudo ao ritmo do voo planado de uma ave, do ar ameno, do andar mole e relaxado dos habitantes. Enfim, adaptando um ditado já muito antigo, no Alentejo, faça como os alentejanos.

Neste ambiente tão propício o céu é invadido por milhões de pontos brilhantes de luz, estrelas invisíveis na urbe, constelações mágicas.

Este é um sítio de passagem ao longo da estrada costeira que liga Almograve à Zambujeira. Para atingir o Cabo Sardão passamos pelo Cavaleiro, aldeia pouco badalada, mas onde a pesca à linha do Sargo tem uma presença constante e os Percebes têm mais sabor que em qualquer outro sítio da Costa Sudoeste.

Mais adiante, junto à falésia, pode admirar os veios cravados nas paredes rochosas, as ilhotas semeadas aqui e ali ao longo da costa, os muitos casais de cegonha-branca que só aqui e apenas nesta costa escolheram o seu local de nidificação. No resto da Europa poderá encontrá-las, mas mais para o interior. Entre as aves típicas desta região, e se estiver atento, verá também falcões-peregrinos, gralhas-de-bico-vermelho e mais raramente francelhos. Acesso: consulte a página sobre Acessibilidades.

http://www.cm-odemira.pt/PT/Visitar/Lugares_encantar/Cabosardao/Paginas/default.aspx
Date
Source # 38 # - O MAR E AS ROCHAS – III - CABO SARDÃO, ODEMIRA, PORTUGAL
Author Celestino Manuel from Vendas Novas, Portugal
Camera location37° 38′ 21.04″ N, 8° 48′ 30.46″ W Kartographer map based on OpenStreetMap.View this and other nearby images on: OpenStreetMapinfo

Licensing

[edit]
w:en:Creative Commons
attribution
This file is licensed under the Creative Commons Attribution 2.0 Generic license.
Attribution: Celestino Manuel from Vendas Novas, Portugal
You are free:
  • to share – to copy, distribute and transmit the work
  • to remix – to adapt the work
Under the following conditions:
  • attribution – You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
This image was originally posted to Flickr by Cmanuel Photography - Um olhar sobre Portugal at https://flickr.com/photos/38517620@N00/4499820181 (archive). It was reviewed on 25 September 2019 by FlickreviewR 2 and was confirmed to be licensed under the terms of the cc-by-2.0.

25 September 2019

File history

Click on a date/time to view the file as it appeared at that time.

Date/TimeThumbnailDimensionsUserComment
current16:33, 25 January 2022Thumbnail for version as of 16:33, 25 January 2022857 × 642 (338 KB)Sebastian Wallroth (talk | contribs)watermark removed; cropped
20:38, 25 September 2019Thumbnail for version as of 20:38, 25 September 2019900 × 685 (517 KB)Tm (talk | contribs)Transferred from Flickr via #flickr2commons

There are no pages that use this file.

Metadata