Commons:Etiquetas de direitos de autor

From Wikimedia Commons, the free media repository
Jump to navigation Jump to search
This page is a translated version of a page Commons:Copyright tags and the translation is 100% complete. Changes to the translation template, respectively the source language can be submitted through Commons:Copyright tags and have to be approved by a translation administrator.

Shortcuts: COM:CT • COM:TAG

Quando você carrega um arquivo para o Wikimedia Commons, você deve declarar o status da licença, que deve permitir que seja usado por qualquer pessoa, em qualquer lugar, para qualquer propósito. O Upload Wizard é a maneira mais fácil de enviar arquivos. Ele o orienta nas etapas para fornecer as informações necessárias para fazer upload de um arquivo e sugere commonly used licenses. Você também pode usar o license selector.

Consulte Commons:Licenciamento para um tutorial rápido acerca das licenças. Dependendo da licença que escolher, é inserida uma "marca de licença", tal como {{Cc-by-4.0}} na página de descrição do ficheiro. Isto irá mostrar a informação da licença na página de descrição, e categoriza o ficheiro de acordo.

As páginas resumidas aqui e vinculadas desde a barra de menu descrevem os diferentes tipos de etiquetas de licença e proporcionam listas das etiquetas mais comuns. As listas de jeito nenhum estão completas. As novas etiquetas agregam-se à medida que os colaboradores encontram novas fontes para o material que se pode carregar em Commons, ou encontram fontes que devem se evitar. Também se podem agregar novas etiquetas para refletir as mudanças nas leis locais. Category:License tags lista vários milhares de modelos de etiquetas de licença, com frequência específicas de uma fonte.

Procurar por nome para a documentação de uma etiqueta de licença:

O arquivo que deseja subir prove/provem de uma fonte, como um livro, sitio site ou organização que tem material que se pode usar livremente? Se é assim, pode encontrar uma etiqueta de licença para a fonte em Commons:Marcas de direitos de autor/Índice por fonte.

Domínio público geral

Public domain
Public domain
Página principal: Commons:Marcas de direitos autorais/Domínio público geral.

Os modelos de domínio público em general podem-se usar para descrever por que um arquivo está no domínio público em função de critérios gerais, como a publicação dos direitos de autor por parte do autor, ou a data em que morreu o autor. Se o país de origem do arquivo não é Estados Unidos, também deve ter uma etiqueta que mostre por que se encontra no domínio público nos Estados Unidos.

Consulte também Marcas de licença de DP para uma lista completa.

Etiquetas específicas de país

Página principal: Commons:Marcas de direitos autorais/Específicas do país.

As regras de direitos de autor variam de um país a outro (se veja Commons:Normas dos direitos de autor por território). Um arquivo pode ser de domínio público em seu país de origem em função da data de fallecimiento do autor, a data de publicação, o tipo de trabalho, quem encarregou o trabalho, etc. As etiquetas de licença específicas da cada país mostram a razão pela qual um arquivo carregado em Wikimedia Commons se encontra no domínio público em seu país de origem. Para um arquivo que se origina fora dos Estados Unidos, outra etiqueta deve mostrar por que está no domínio público nos Estados Unidos.

Licenças GNU

GNU head
GNU head
Página principal: Commons:Marcas de direitos autorais/Licenças GNU.

A GNU Free Documentation License (GFDL) e a GNU General Public License (GPL) são licenças gratuitas de documentação e de software de uso gratuito. Os trabalhos com licença da família de licenças GNU podem-se carregar em Wikimedia.

Licenças Livres da Creative Commons

Creative Commons License
Creative Commons License
Página principal: Commons:Marcas de direitos autorais/Licenças livres da Creative Commons.

Podem-se subir arquivos com licenças Creative Commons Attribution e Creative Commons Attribution-ShareAlike, mas só quando não incluem restrições de NonComercial ou NoDerivs. Também se aceitam licenças CC0 e CC-PS. Veja-se Commons:Marcas de direitos autorais do Creative Commons para ver uma tabela completa das licenças de Creative Commons permitidas, incluídas as licenças específicas da cada país que se baseiam nas leis de direitos de autor do país de origem.

Outras licenças livres

Public domain Copyleft Green copyright symbol
Página principal: Commons:Marcas de direitos autorais/Outras licenças livres.

Uma variedade de etiquetas de licença diferentes das licenças GNU ou licenças Creative Commons indicam por que um arquivo se pode usar livremente. Pelo geral, estes se aplicam a arquivos de uma fonte determinada, como um lugar site ou organização, que liberta material no domínio público ou que permite seu uso baixo uma licença que é aceitável para subir a Wikimedia Commons.

Licenças não livres ou incertas

Warning signFree License?
Página principal: Commons:Marcas de direitos autorais/Licenças não livres ou incerto.

Um arquivo pode ser marcado para mostrar as razões pelas quais o estado de direito de autor é não livre ou incerto. Ditos arquivos com frequência serão rapidamente revisados e removidos.

Etiquetas descritivas

Página principal: Commons:Marcas de direitos autorais/Marcas descritivos.

As etiquetas descritivas proporcionam informação útil sobre um arquivo, como as restrições sobre o uso do arquivo em algumas jurisdições. Devem complementar-se com etiquetas que descrevam por que o arquivo é gratuito ou de domínio público no país de origem e nos Estados Unidos.

Consulte também